Biweekly menu proposal: paths to safe and quality food in basic education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elizabeth Shélida Nascimento
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Alves, Milka Julyanne Dantas, Pinheiro, Liana Galvão Bacurau, Neves, Renata Alexandra Moreira das, Maia, Juliana Kelly da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do FNDE
Texto Completo: https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/72
Resumo: Os hábitos alimentares são formados no período da infância. Em meio ao fenômeno epidemiológico da transição nutricional, fatores como a globalização e ampliação de acesso a alimentos industrializados interferem diretamente na formação destes hábitos. A escola aparece como uma ferramenta essencial de promoção de saúde das crianças e, nesse contexto, no Brasil, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) exerce importante papel, tendo como objetivo atender necessidades nutricionais dos alunos e promover a alimentação saudável. O PNAE passou por recente atualização em 2020, com a Resolução CD/FNDE Nº 06, de 08 de maio de 2020, a qual estabelece normas para a execução do programa
id FNDE_44497f1fe1219eb6bf43e7e436e31baa
oai_identifier_str oai:ojs2.bomfim.fnde.gov.br:article/72
network_acronym_str FNDE
network_name_str Cadernos do FNDE
repository_id_str
spelling Biweekly menu proposal: paths to safe and quality food in basic educationProposta de cardápio quinzenal: caminhos para uma alimentação segura e de qualidade no âmbito da educação básicaPNAEAlimentação escolarCartilha informativaPlanejamento de cardápiosPNAESchool feedingInformative bookletMenu planningOs hábitos alimentares são formados no período da infância. Em meio ao fenômeno epidemiológico da transição nutricional, fatores como a globalização e ampliação de acesso a alimentos industrializados interferem diretamente na formação destes hábitos. A escola aparece como uma ferramenta essencial de promoção de saúde das crianças e, nesse contexto, no Brasil, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) exerce importante papel, tendo como objetivo atender necessidades nutricionais dos alunos e promover a alimentação saudável. O PNAE passou por recente atualização em 2020, com a Resolução CD/FNDE Nº 06, de 08 de maio de 2020, a qual estabelece normas para a execução do programaFundo Nacional de Desenvolvimento da Educação2023-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/72Cadernos do FNDE; Vol. 4 No. 08 (2023): Construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional (Edição extra); 58-59Cadernos do FNDE ; v. 4 n. 08 (2023): Construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional (Edição extra); 58-59Cuadernos FNDE; Vol. 4 Núm. 08 (2023): Construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional (Edição extra); 58-592675-1925ark:/31127/cfnde.v4i08reponame:Cadernos do FNDEinstname:Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)instacron:FNDEporhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/72/44Copyright (c) 2023 Cadernos do FNDE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Elizabeth Shélida NascimentoAlves, Milka Julyanne DantasPinheiro, Liana Galvão BacurauNeves, Renata Alexandra Moreira dasMaia, Juliana Kelly da Silva2024-01-25T05:00:09Zoai:ojs2.bomfim.fnde.gov.br:article/72Revistahttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/indexPUBhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/oaicadernosfnde@gmail.com || danilo.costa@fnde.gov.br2675-19252675-1925opendoar:2024-01-25T05:00:09Cadernos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)false
dc.title.none.fl_str_mv Biweekly menu proposal: paths to safe and quality food in basic education
Proposta de cardápio quinzenal: caminhos para uma alimentação segura e de qualidade no âmbito da educação básica
title Biweekly menu proposal: paths to safe and quality food in basic education
spellingShingle Biweekly menu proposal: paths to safe and quality food in basic education
Silva, Elizabeth Shélida Nascimento
PNAE
Alimentação escolar
Cartilha informativa
Planejamento de cardápios
PNAE
School feeding
Informative booklet
Menu planning
title_short Biweekly menu proposal: paths to safe and quality food in basic education
title_full Biweekly menu proposal: paths to safe and quality food in basic education
title_fullStr Biweekly menu proposal: paths to safe and quality food in basic education
title_full_unstemmed Biweekly menu proposal: paths to safe and quality food in basic education
title_sort Biweekly menu proposal: paths to safe and quality food in basic education
author Silva, Elizabeth Shélida Nascimento
author_facet Silva, Elizabeth Shélida Nascimento
Alves, Milka Julyanne Dantas
Pinheiro, Liana Galvão Bacurau
Neves, Renata Alexandra Moreira das
Maia, Juliana Kelly da Silva
author_role author
author2 Alves, Milka Julyanne Dantas
Pinheiro, Liana Galvão Bacurau
Neves, Renata Alexandra Moreira das
Maia, Juliana Kelly da Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elizabeth Shélida Nascimento
Alves, Milka Julyanne Dantas
Pinheiro, Liana Galvão Bacurau
Neves, Renata Alexandra Moreira das
Maia, Juliana Kelly da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv PNAE
Alimentação escolar
Cartilha informativa
Planejamento de cardápios
PNAE
School feeding
Informative booklet
Menu planning
topic PNAE
Alimentação escolar
Cartilha informativa
Planejamento de cardápios
PNAE
School feeding
Informative booklet
Menu planning
description Os hábitos alimentares são formados no período da infância. Em meio ao fenômeno epidemiológico da transição nutricional, fatores como a globalização e ampliação de acesso a alimentos industrializados interferem diretamente na formação destes hábitos. A escola aparece como uma ferramenta essencial de promoção de saúde das crianças e, nesse contexto, no Brasil, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) exerce importante papel, tendo como objetivo atender necessidades nutricionais dos alunos e promover a alimentação saudável. O PNAE passou por recente atualização em 2020, com a Resolução CD/FNDE Nº 06, de 08 de maio de 2020, a qual estabelece normas para a execução do programa
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/72
url https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/72
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/72/44
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Cadernos do FNDE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Cadernos do FNDE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
publisher.none.fl_str_mv Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do FNDE; Vol. 4 No. 08 (2023): Construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional (Edição extra); 58-59
Cadernos do FNDE ; v. 4 n. 08 (2023): Construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional (Edição extra); 58-59
Cuadernos FNDE; Vol. 4 Núm. 08 (2023): Construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional (Edição extra); 58-59
2675-1925
ark:/31127/cfnde.v4i08
reponame:Cadernos do FNDE
instname:Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
instacron:FNDE
instname_str Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
instacron_str FNDE
institution FNDE
reponame_str Cadernos do FNDE
collection Cadernos do FNDE
repository.name.fl_str_mv Cadernos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
repository.mail.fl_str_mv cadernosfnde@gmail.com || danilo.costa@fnde.gov.br
_version_ 1797048104013266944