School gardens as an instrument of food and nutrition education worked with visually impaired students: an extension report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Milena Meneghetti
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Kopper, Agnes Gomez, Oliveira, Luciana Dias de, Silva, Vanuska Lima da, Nascimento, Etho Roberio Medeiros, Sperb, Amanda Souza Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do FNDE
Texto Completo: https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/76
Resumo: O desenvolvimento de hábitos alimentares é estabelecido na infância, e perpassam as demais fases. Portanto, é importante a participação da família, mas também do ambiente escolar para estruturar as escolhas alimentares. Assim, atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) são úteis para atingir esse objetivo. No contexto de uma educação inclusiva, é pertinente identificar meios eficazes de garantir a acessibilidade desse conhecimento. Na deficiência visual, para aproximação do indivíduo ao alimento, é preciso ferramentas que incentivem os demais sentidos para assim proporcionar a autonomia das escolhas. Hortas escolares, fortemente associadas como estratégia de EAN, se mostram eficazes para o estreitamento dessa relação dos deficientes com os alimentos. Pela escassez de estudos que compreendam o padrão alimentar desse público, buscou-se observar como as ações de EAN utilizando as hortas impactam na relação com a alimentação desses estudantes.
id FNDE_45154dc3add544834e9daf8bf5d3ad1a
oai_identifier_str oai:ojs2.bomfim.fnde.gov.br:article/76
network_acronym_str FNDE
network_name_str Cadernos do FNDE
repository_id_str
spelling School gardens as an instrument of food and nutrition education worked with visually impaired students: an extension report Hortas escolares como instrumento de educação alimentar e nutricional trabalhada com estudantes deficientes visuais: um relato de extensãoEducação Alimentar e NutricionalTranstornos da VisãoHortas escolaresFood and Nutrition EducationVision DisordersSchool gardensO desenvolvimento de hábitos alimentares é estabelecido na infância, e perpassam as demais fases. Portanto, é importante a participação da família, mas também do ambiente escolar para estruturar as escolhas alimentares. Assim, atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) são úteis para atingir esse objetivo. No contexto de uma educação inclusiva, é pertinente identificar meios eficazes de garantir a acessibilidade desse conhecimento. Na deficiência visual, para aproximação do indivíduo ao alimento, é preciso ferramentas que incentivem os demais sentidos para assim proporcionar a autonomia das escolhas. Hortas escolares, fortemente associadas como estratégia de EAN, se mostram eficazes para o estreitamento dessa relação dos deficientes com os alimentos. Pela escassez de estudos que compreendam o padrão alimentar desse público, buscou-se observar como as ações de EAN utilizando as hortas impactam na relação com a alimentação desses estudantes.Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação2023-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/76Cadernos do FNDE; Vol. 4 No. 08 (2023): Construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional (Edição extra); 64-66Cadernos do FNDE ; v. 4 n. 08 (2023): Construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional (Edição extra); 64-66Cuadernos FNDE; Vol. 4 Núm. 08 (2023): Construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional (Edição extra); 64-662675-1925ark:/31127/cfnde.v4i08reponame:Cadernos do FNDEinstname:Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)instacron:FNDEporhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/76/46Copyright (c) 2023 Cadernos do FNDE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Milena MeneghettiKopper, Agnes GomezOliveira, Luciana Dias deSilva, Vanuska Lima daNascimento, Etho Roberio MedeirosSperb, Amanda Souza Silva2024-01-25T05:00:09Zoai:ojs2.bomfim.fnde.gov.br:article/76Revistahttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/indexPUBhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/oaicadernosfnde@gmail.com || danilo.costa@fnde.gov.br2675-19252675-1925opendoar:2024-01-25T05:00:09Cadernos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)false
dc.title.none.fl_str_mv School gardens as an instrument of food and nutrition education worked with visually impaired students: an extension report
Hortas escolares como instrumento de educação alimentar e nutricional trabalhada com estudantes deficientes visuais: um relato de extensão
title School gardens as an instrument of food and nutrition education worked with visually impaired students: an extension report
spellingShingle School gardens as an instrument of food and nutrition education worked with visually impaired students: an extension report
Soares, Milena Meneghetti
Educação Alimentar e Nutricional
Transtornos da Visão
Hortas escolares
Food and Nutrition Education
Vision Disorders
School gardens
title_short School gardens as an instrument of food and nutrition education worked with visually impaired students: an extension report
title_full School gardens as an instrument of food and nutrition education worked with visually impaired students: an extension report
title_fullStr School gardens as an instrument of food and nutrition education worked with visually impaired students: an extension report
title_full_unstemmed School gardens as an instrument of food and nutrition education worked with visually impaired students: an extension report
title_sort School gardens as an instrument of food and nutrition education worked with visually impaired students: an extension report
author Soares, Milena Meneghetti
author_facet Soares, Milena Meneghetti
Kopper, Agnes Gomez
Oliveira, Luciana Dias de
Silva, Vanuska Lima da
Nascimento, Etho Roberio Medeiros
Sperb, Amanda Souza Silva
author_role author
author2 Kopper, Agnes Gomez
Oliveira, Luciana Dias de
Silva, Vanuska Lima da
Nascimento, Etho Roberio Medeiros
Sperb, Amanda Souza Silva
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Milena Meneghetti
Kopper, Agnes Gomez
Oliveira, Luciana Dias de
Silva, Vanuska Lima da
Nascimento, Etho Roberio Medeiros
Sperb, Amanda Souza Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Alimentar e Nutricional
Transtornos da Visão
Hortas escolares
Food and Nutrition Education
Vision Disorders
School gardens
topic Educação Alimentar e Nutricional
Transtornos da Visão
Hortas escolares
Food and Nutrition Education
Vision Disorders
School gardens
description O desenvolvimento de hábitos alimentares é estabelecido na infância, e perpassam as demais fases. Portanto, é importante a participação da família, mas também do ambiente escolar para estruturar as escolhas alimentares. Assim, atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) são úteis para atingir esse objetivo. No contexto de uma educação inclusiva, é pertinente identificar meios eficazes de garantir a acessibilidade desse conhecimento. Na deficiência visual, para aproximação do indivíduo ao alimento, é preciso ferramentas que incentivem os demais sentidos para assim proporcionar a autonomia das escolhas. Hortas escolares, fortemente associadas como estratégia de EAN, se mostram eficazes para o estreitamento dessa relação dos deficientes com os alimentos. Pela escassez de estudos que compreendam o padrão alimentar desse público, buscou-se observar como as ações de EAN utilizando as hortas impactam na relação com a alimentação desses estudantes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/76
url https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/76
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/76/46
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Cadernos do FNDE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Cadernos do FNDE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
publisher.none.fl_str_mv Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do FNDE; Vol. 4 No. 08 (2023): Construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional (Edição extra); 64-66
Cadernos do FNDE ; v. 4 n. 08 (2023): Construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional (Edição extra); 64-66
Cuadernos FNDE; Vol. 4 Núm. 08 (2023): Construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional (Edição extra); 64-66
2675-1925
ark:/31127/cfnde.v4i08
reponame:Cadernos do FNDE
instname:Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
instacron:FNDE
instname_str Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
instacron_str FNDE
institution FNDE
reponame_str Cadernos do FNDE
collection Cadernos do FNDE
repository.name.fl_str_mv Cadernos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
repository.mail.fl_str_mv cadernosfnde@gmail.com || danilo.costa@fnde.gov.br
_version_ 1797048104017461248