School gardens as an instrument of food and nutrition education worked with visually impaired students: an extension report
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do FNDE |
Texto Completo: | https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/76 |
Resumo: | O desenvolvimento de hábitos alimentares é estabelecido na infância, e perpassam as demais fases. Portanto, é importante a participação da família, mas também do ambiente escolar para estruturar as escolhas alimentares. Assim, atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) são úteis para atingir esse objetivo. No contexto de uma educação inclusiva, é pertinente identificar meios eficazes de garantir a acessibilidade desse conhecimento. Na deficiência visual, para aproximação do indivíduo ao alimento, é preciso ferramentas que incentivem os demais sentidos para assim proporcionar a autonomia das escolhas. Hortas escolares, fortemente associadas como estratégia de EAN, se mostram eficazes para o estreitamento dessa relação dos deficientes com os alimentos. Pela escassez de estudos que compreendam o padrão alimentar desse público, buscou-se observar como as ações de EAN utilizando as hortas impactam na relação com a alimentação desses estudantes. |
id |
FNDE_45154dc3add544834e9daf8bf5d3ad1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.bomfim.fnde.gov.br:article/76 |
network_acronym_str |
FNDE |
network_name_str |
Cadernos do FNDE |
repository_id_str |
|
spelling |
School gardens as an instrument of food and nutrition education worked with visually impaired students: an extension report Hortas escolares como instrumento de educação alimentar e nutricional trabalhada com estudantes deficientes visuais: um relato de extensãoEducação Alimentar e NutricionalTranstornos da VisãoHortas escolaresFood and Nutrition EducationVision DisordersSchool gardensO desenvolvimento de hábitos alimentares é estabelecido na infância, e perpassam as demais fases. Portanto, é importante a participação da família, mas também do ambiente escolar para estruturar as escolhas alimentares. Assim, atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) são úteis para atingir esse objetivo. No contexto de uma educação inclusiva, é pertinente identificar meios eficazes de garantir a acessibilidade desse conhecimento. Na deficiência visual, para aproximação do indivíduo ao alimento, é preciso ferramentas que incentivem os demais sentidos para assim proporcionar a autonomia das escolhas. Hortas escolares, fortemente associadas como estratégia de EAN, se mostram eficazes para o estreitamento dessa relação dos deficientes com os alimentos. Pela escassez de estudos que compreendam o padrão alimentar desse público, buscou-se observar como as ações de EAN utilizando as hortas impactam na relação com a alimentação desses estudantes.Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação2023-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/76Cadernos do FNDE; Vol. 4 No. 08 (2023): Construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional (Edição extra); 64-66Cadernos do FNDE ; v. 4 n. 08 (2023): Construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional (Edição extra); 64-66Cuadernos FNDE; Vol. 4 Núm. 08 (2023): Construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional (Edição extra); 64-662675-1925ark:/31127/cfnde.v4i08reponame:Cadernos do FNDEinstname:Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)instacron:FNDEporhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/76/46Copyright (c) 2023 Cadernos do FNDE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Milena MeneghettiKopper, Agnes GomezOliveira, Luciana Dias deSilva, Vanuska Lima daNascimento, Etho Roberio MedeirosSperb, Amanda Souza Silva2024-01-25T05:00:09Zoai:ojs2.bomfim.fnde.gov.br:article/76Revistahttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/indexPUBhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/oaicadernosfnde@gmail.com || danilo.costa@fnde.gov.br2675-19252675-1925opendoar:2024-01-25T05:00:09Cadernos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
School gardens as an instrument of food and nutrition education worked with visually impaired students: an extension report Hortas escolares como instrumento de educação alimentar e nutricional trabalhada com estudantes deficientes visuais: um relato de extensão |
title |
School gardens as an instrument of food and nutrition education worked with visually impaired students: an extension report |
spellingShingle |
School gardens as an instrument of food and nutrition education worked with visually impaired students: an extension report Soares, Milena Meneghetti Educação Alimentar e Nutricional Transtornos da Visão Hortas escolares Food and Nutrition Education Vision Disorders School gardens |
title_short |
School gardens as an instrument of food and nutrition education worked with visually impaired students: an extension report |
title_full |
School gardens as an instrument of food and nutrition education worked with visually impaired students: an extension report |
title_fullStr |
School gardens as an instrument of food and nutrition education worked with visually impaired students: an extension report |
title_full_unstemmed |
School gardens as an instrument of food and nutrition education worked with visually impaired students: an extension report |
title_sort |
School gardens as an instrument of food and nutrition education worked with visually impaired students: an extension report |
author |
Soares, Milena Meneghetti |
author_facet |
Soares, Milena Meneghetti Kopper, Agnes Gomez Oliveira, Luciana Dias de Silva, Vanuska Lima da Nascimento, Etho Roberio Medeiros Sperb, Amanda Souza Silva |
author_role |
author |
author2 |
Kopper, Agnes Gomez Oliveira, Luciana Dias de Silva, Vanuska Lima da Nascimento, Etho Roberio Medeiros Sperb, Amanda Souza Silva |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Milena Meneghetti Kopper, Agnes Gomez Oliveira, Luciana Dias de Silva, Vanuska Lima da Nascimento, Etho Roberio Medeiros Sperb, Amanda Souza Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Alimentar e Nutricional Transtornos da Visão Hortas escolares Food and Nutrition Education Vision Disorders School gardens |
topic |
Educação Alimentar e Nutricional Transtornos da Visão Hortas escolares Food and Nutrition Education Vision Disorders School gardens |
description |
O desenvolvimento de hábitos alimentares é estabelecido na infância, e perpassam as demais fases. Portanto, é importante a participação da família, mas também do ambiente escolar para estruturar as escolhas alimentares. Assim, atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) são úteis para atingir esse objetivo. No contexto de uma educação inclusiva, é pertinente identificar meios eficazes de garantir a acessibilidade desse conhecimento. Na deficiência visual, para aproximação do indivíduo ao alimento, é preciso ferramentas que incentivem os demais sentidos para assim proporcionar a autonomia das escolhas. Hortas escolares, fortemente associadas como estratégia de EAN, se mostram eficazes para o estreitamento dessa relação dos deficientes com os alimentos. Pela escassez de estudos que compreendam o padrão alimentar desse público, buscou-se observar como as ações de EAN utilizando as hortas impactam na relação com a alimentação desses estudantes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/76 |
url |
https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/76 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/76/46 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cadernos do FNDE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cadernos do FNDE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do FNDE; Vol. 4 No. 08 (2023): Construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional (Edição extra); 64-66 Cadernos do FNDE ; v. 4 n. 08 (2023): Construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional (Edição extra); 64-66 Cuadernos FNDE; Vol. 4 Núm. 08 (2023): Construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional (Edição extra); 64-66 2675-1925 ark:/31127/cfnde.v4i08 reponame:Cadernos do FNDE instname:Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) instacron:FNDE |
instname_str |
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) |
instacron_str |
FNDE |
institution |
FNDE |
reponame_str |
Cadernos do FNDE |
collection |
Cadernos do FNDE |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosfnde@gmail.com || danilo.costa@fnde.gov.br |
_version_ |
1797048104017461248 |