Institutional advances and challenges for the implementation of Food and Nutrition Education actions aimed at promoting agroecologically based school gardens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Renata Lopes de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lacerda, Roberto dos Santos, Silva, Felipe de Sena e, Mendonça, Maria Thaiane da Silva, Oliviera, Carla Caroline de Jesus Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do FNDE
Texto Completo: https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/68
Resumo: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), regido pela Lei nº 11.947/2009, é uma importante estratégia para a garantia da Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA) pois estabelece a obrigatoriedade da aplicação de, pelos menos, 30% do valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aos estados e municípios, na compra de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar (AF) via Chamada Pública (CP). 1; 2; 3 Fruto de um reconhecimento político mitigado por movimentos sociais acerca das condições crônicas de vulnerabilidade socioeconômica dos povos tradicionais, a lei determina que nas CP devam ser priorizadas as comunidades tradicionais.  Visando a realização da dimensão qualitativa do DHAA e o fomento a modos de produção sustentáveis, também prevê a priorização de produtores orgânicos e agroecológicos. 1; 4. Não obstante os avanços legais, há evidências científicas acerca da participação incipiente e de prática discriminatória dos povos tradicionais na CP 5; 6; 7;8. Partindo da hipótese que este cenário de transgressão legal é, entre outros fatores, dado pelo distanciamento cultural e a ausência apoio estrutural e técnico para produção sustentável, o objetivo foi promover oficinas de hortas comunitária agroecológicas mediadas por posturas culturalmente relativizadoras.
id FNDE_926bc2d5c0e0f8599f48c08a3d8933e4
oai_identifier_str oai:ojs2.bomfim.fnde.gov.br:article/68
network_acronym_str FNDE
network_name_str Cadernos do FNDE
repository_id_str
spelling Institutional advances and challenges for the implementation of Food and Nutrition Education actions aimed at promoting agroecologically based school gardensAvanços institucionais e desafios a implantação ações de Educação Alimentar e Nutricional destinadas ao fomento de hortas escolares de base agroecológicaAlimentação EscolarHortasAgroecologiaScholl FeedingSchool GardensAgroecologyO Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), regido pela Lei nº 11.947/2009, é uma importante estratégia para a garantia da Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA) pois estabelece a obrigatoriedade da aplicação de, pelos menos, 30% do valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aos estados e municípios, na compra de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar (AF) via Chamada Pública (CP). 1; 2; 3 Fruto de um reconhecimento político mitigado por movimentos sociais acerca das condições crônicas de vulnerabilidade socioeconômica dos povos tradicionais, a lei determina que nas CP devam ser priorizadas as comunidades tradicionais.  Visando a realização da dimensão qualitativa do DHAA e o fomento a modos de produção sustentáveis, também prevê a priorização de produtores orgânicos e agroecológicos. 1; 4. Não obstante os avanços legais, há evidências científicas acerca da participação incipiente e de prática discriminatória dos povos tradicionais na CP 5; 6; 7;8. Partindo da hipótese que este cenário de transgressão legal é, entre outros fatores, dado pelo distanciamento cultural e a ausência apoio estrutural e técnico para produção sustentável, o objetivo foi promover oficinas de hortas comunitária agroecológicas mediadas por posturas culturalmente relativizadoras.Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação2023-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/68Cadernos do FNDE; Vol. 4 No. 08 (2023): Construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional (Edição extra); 44-48Cadernos do FNDE ; v. 4 n. 08 (2023): Construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional (Edição extra); 44-48Cuadernos FNDE; Vol. 4 Núm. 08 (2023): Construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional (Edição extra); 44-482675-1925ark:/31127/cfnde.v4i08reponame:Cadernos do FNDEinstname:Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)instacron:FNDEporhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/68/40Copyright (c) 2023 Cadernos do FNDE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Renata Lopes deLacerda, Roberto dos SantosSilva, Felipe de Sena eMendonça, Maria Thaiane da SilvaOliviera, Carla Caroline de Jesus Santos2024-01-25T05:00:09Zoai:ojs2.bomfim.fnde.gov.br:article/68Revistahttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/indexPUBhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/oaicadernosfnde@gmail.com || danilo.costa@fnde.gov.br2675-19252675-1925opendoar:2024-01-25T05:00:09Cadernos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)false
dc.title.none.fl_str_mv Institutional advances and challenges for the implementation of Food and Nutrition Education actions aimed at promoting agroecologically based school gardens
Avanços institucionais e desafios a implantação ações de Educação Alimentar e Nutricional destinadas ao fomento de hortas escolares de base agroecológica
title Institutional advances and challenges for the implementation of Food and Nutrition Education actions aimed at promoting agroecologically based school gardens
spellingShingle Institutional advances and challenges for the implementation of Food and Nutrition Education actions aimed at promoting agroecologically based school gardens
Siqueira, Renata Lopes de
Alimentação Escolar
Hortas
Agroecologia
Scholl Feeding
School Gardens
Agroecology
title_short Institutional advances and challenges for the implementation of Food and Nutrition Education actions aimed at promoting agroecologically based school gardens
title_full Institutional advances and challenges for the implementation of Food and Nutrition Education actions aimed at promoting agroecologically based school gardens
title_fullStr Institutional advances and challenges for the implementation of Food and Nutrition Education actions aimed at promoting agroecologically based school gardens
title_full_unstemmed Institutional advances and challenges for the implementation of Food and Nutrition Education actions aimed at promoting agroecologically based school gardens
title_sort Institutional advances and challenges for the implementation of Food and Nutrition Education actions aimed at promoting agroecologically based school gardens
author Siqueira, Renata Lopes de
author_facet Siqueira, Renata Lopes de
Lacerda, Roberto dos Santos
Silva, Felipe de Sena e
Mendonça, Maria Thaiane da Silva
Oliviera, Carla Caroline de Jesus Santos
author_role author
author2 Lacerda, Roberto dos Santos
Silva, Felipe de Sena e
Mendonça, Maria Thaiane da Silva
Oliviera, Carla Caroline de Jesus Santos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Renata Lopes de
Lacerda, Roberto dos Santos
Silva, Felipe de Sena e
Mendonça, Maria Thaiane da Silva
Oliviera, Carla Caroline de Jesus Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Alimentação Escolar
Hortas
Agroecologia
Scholl Feeding
School Gardens
Agroecology
topic Alimentação Escolar
Hortas
Agroecologia
Scholl Feeding
School Gardens
Agroecology
description O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), regido pela Lei nº 11.947/2009, é uma importante estratégia para a garantia da Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA) pois estabelece a obrigatoriedade da aplicação de, pelos menos, 30% do valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aos estados e municípios, na compra de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar (AF) via Chamada Pública (CP). 1; 2; 3 Fruto de um reconhecimento político mitigado por movimentos sociais acerca das condições crônicas de vulnerabilidade socioeconômica dos povos tradicionais, a lei determina que nas CP devam ser priorizadas as comunidades tradicionais.  Visando a realização da dimensão qualitativa do DHAA e o fomento a modos de produção sustentáveis, também prevê a priorização de produtores orgânicos e agroecológicos. 1; 4. Não obstante os avanços legais, há evidências científicas acerca da participação incipiente e de prática discriminatória dos povos tradicionais na CP 5; 6; 7;8. Partindo da hipótese que este cenário de transgressão legal é, entre outros fatores, dado pelo distanciamento cultural e a ausência apoio estrutural e técnico para produção sustentável, o objetivo foi promover oficinas de hortas comunitária agroecológicas mediadas por posturas culturalmente relativizadoras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/68
url https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/68
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/68/40
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Cadernos do FNDE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Cadernos do FNDE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
publisher.none.fl_str_mv Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do FNDE; Vol. 4 No. 08 (2023): Construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional (Edição extra); 44-48
Cadernos do FNDE ; v. 4 n. 08 (2023): Construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional (Edição extra); 44-48
Cuadernos FNDE; Vol. 4 Núm. 08 (2023): Construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional (Edição extra); 44-48
2675-1925
ark:/31127/cfnde.v4i08
reponame:Cadernos do FNDE
instname:Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
instacron:FNDE
instname_str Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
instacron_str FNDE
institution FNDE
reponame_str Cadernos do FNDE
collection Cadernos do FNDE
repository.name.fl_str_mv Cadernos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
repository.mail.fl_str_mv cadernosfnde@gmail.com || danilo.costa@fnde.gov.br
_version_ 1797048104005926912