Horta escolar agroecológica, trabalho com projetos e a educação ambiental: um estudo com professores do ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Victor Maia da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252628
Resumo: A implementação de hortas em escolas é algo que desperta o interesse geral, mas também o comprometimento de educandos e educadores. Neste trabalho, através de um projeto de ensino que utiliza hortas escolares agroecológicas como um recurso, espaço e estratégia pedagógica, objetivamos analisar a viabilidade de trabalhar a Educação Ambiental Crítica no âmbito escolar. Tal projeto de ensino tem potencial para materializar vivências, conhecimentos, conteúdos e habilidades curriculares, permitindo investigar o envolvimento e aceitação dos professores, de diferentes disciplinas, na utilização da horta para suas ações educativas relacionadas a esse processo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cuja perspectiva teórico-metodológica consiste na pesquisa colaborativa, valendo-se da contribuição dos professores em exercício no processo de investigação, na linha da Educação Ambiental Crítica, a partir de atividades interdisciplinares pensadas, elaboradas e desenvolvidas por eles ao longo do ano letivo. A proposta deste trabalho contemplou a implementação de um projeto de horta em uma escola pública urbana de tempo regular, voltado aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, no município de Elias Fausto/SP. Houve mobilização do corpo docente, no sentido de utilizá-la como um recurso didático, desenvolvendo estratégias para inserir a Educação Ambiental em suas disciplinas com a utilização da referida horta. A proposta foi aceita por treze professores, os quais assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. Esses professores, que, à época, lecionavam sete diferentes disciplinas, desenvolveram um total de 27 atividades ao longo do ano letivo, contextualizadas na horta agroecológica. Os resultados da pesquisa com a horta agroecológica apontam que se trata de uma estratégia de ensino promissora, que favorece o aprendizado do educando e mobiliza toda a escola em torno do mesmo objetivo. Contudo, prevaleceram algumas dificuldades importantes, dentre as quais se destacam: questões ligadas à formação docente no que tange ao processo educativo da Educação Ambiental; escassez de tempo e indisponibilidade dos docentes envolvidos no projeto para troca de experiência entre pares. Em síntese, os resultados apontam para a necessidade de aperfeiçoar o planejamento formativo para desenvolver tal processo educativo, de forma efetiva, em ambiente escolar.
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Tal projeto de ensino tem potencial para materializar vivências, conhecimentos, conteúdos e habilidades curriculares, permitindo investigar o envolvimento e aceitação dos professores, de diferentes disciplinas, na utilização da horta para suas ações educativas relacionadas a esse processo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cuja perspectiva teórico-metodológica consiste na pesquisa colaborativa, valendo-se da contribuição dos professores em exercício no processo de investigação, na linha da Educação Ambiental Crítica, a partir de atividades interdisciplinares pensadas, elaboradas e desenvolvidas por eles ao longo do ano letivo. A proposta deste trabalho contemplou a implementação de um projeto de horta em uma escola pública urbana de tempo regular, voltado aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, no município de Elias Fausto/SP. Houve mobilização do corpo docente, no sentido de utilizá-la como um recurso didático, desenvolvendo estratégias para inserir a Educação Ambiental em suas disciplinas com a utilização da referida horta. A proposta foi aceita por treze professores, os quais assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. Esses professores, que, à época, lecionavam sete diferentes disciplinas, desenvolveram um total de 27 atividades ao longo do ano letivo, contextualizadas na horta agroecológica. Os resultados da pesquisa com a horta agroecológica apontam que se trata de uma estratégia de ensino promissora, que favorece o aprendizado do educando e mobiliza toda a escola em torno do mesmo objetivo. Contudo, prevaleceram algumas dificuldades importantes, dentre as quais se destacam: questões ligadas à formação docente no que tange ao processo educativo da Educação Ambiental; escassez de tempo e indisponibilidade dos docentes envolvidos no projeto para troca de experiência entre pares. Em síntese, os resultados apontam para a necessidade de aperfeiçoar o planejamento formativo para desenvolver tal processo educativo, de forma efetiva, em ambiente escolar.The implementation of vegetable gardens in schools is something that arouses general interest, but also the commitment of students and educators. In this work, through a teaching project that uses agroecological school gardens as a resource, space and pedagogical strategy, we aim to analyze the feasibility of working on Critical Environmental Education at school level. Furthermore, such a teaching project has the potential to materialize experiences, knowledge, content and curricular skills, allowing us to investigate the involvement and acceptance of teachers, from different disciplines, in using the garden for their educational actions related to this process. This is a qualitative research, whose theoretical-methodological perspective consists of collaborative research, using the contribution of teachers in practice in the research process, in the line of Critical Environmental Education, based on interdisciplinary activities designed, developed and developed by them throughout the school year. The proposal of this work included the implementation of a vegetable garden project in a regular urban public school, aimed at students in the final years of Elementary School, in the municipality of Elias Fausto/SP. The teaching staff was mobilized to use it as a teaching resource, developing strategies to include Environmental Education in their subjects using the vegetable garden. The proposal was accepted by thirteen teachers, who signed the free and informed consent form. These teachers, who, at the time, taught seven different subjects, developed a total of 27 activities throughout the school year, contextualized in the agroecological garden. The results of the research with the agroecological garden indicate that it is a promising teaching strategy, which favors student learning and mobilizes the entire school around the same objective. However, some important difficulties prevailed, among which the following stand out: issues linked to teacher training regarding the educational process of Environmental Education; lack of time and unavailability of teachers involved in the project to exchange experience between peers. In summary, the results point to the need to improve training planning to develop this educational process, effectively, in a school environment.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva [UNESP]Cruz, Victor Maia da2024-01-11T13:56:37Z2024-01-11T13:56:37Z2023-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/25262801275640653805080000-0002-3130-3405porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-17T14:27:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252628Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:35:47.071626Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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