Atores, interesses e desafios na formulação do FUNDEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do FNDE |
Texto Completo: | https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/7 |
Resumo: | Este artigo consolidou a pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar os atores, interesses e desafios na formulação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Para analisar o cenário de formulação dessa política de financiamento da educação, adotou-se o método de análise documental. Os resultados da análise mostram que a formulação do FUNDEB teve participação de múltiplos atores e interesses concorrentes. Os desafios mais latentes foram a divergência de interesses e prioridades entre a área econômica e social da União e o tempo do processo de formulação dessa política. O contexto demonstrou amadurecimento na participação democrática na elaboração dessa política pública, elaborada na década de 2000. |
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Atores, interesses e desafios na formulação do FUNDEBActors, interests and challenges in the formulation of FundebFundebFormulação de Política PúblicaFinanciamento da Educação BásicaAtores, Interesses e Desafios na Formulação do FUNDEBEste artigo consolidou a pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar os atores, interesses e desafios na formulação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Para analisar o cenário de formulação dessa política de financiamento da educação, adotou-se o método de análise documental. Os resultados da análise mostram que a formulação do FUNDEB teve participação de múltiplos atores e interesses concorrentes. Os desafios mais latentes foram a divergência de interesses e prioridades entre a área econômica e social da União e o tempo do processo de formulação dessa política. O contexto demonstrou amadurecimento na participação democrática na elaboração dessa política pública, elaborada na década de 2000. The paper consolidates a master's research that aimed to analyze the actors, interests and challenges in the formulation of the Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). To analyze the scenario of formulation of this education financing policy, the document analysis method was adopted. The results of the analysis show that the formulation of Fundeb had the participation of multiple actors and competing interests. The most latent challenges were the divergence of interests and priorities between the economic and social area of the Union and the time taken to formulate this policy. The context showed maturity in democratic participation in the elaboration of this public policy, elaborated in the 2000s. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação2020-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstrutura da publicaçãoapplication/pdfhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/710.5281/zenodo.5752148Cadernos do FNDE; Vol. 1 No. 1 (2020): Knowledge Management in Educational Policies; 27-50Cadernos do FNDE ; v. 1 n. 1 (2020): Gestão do Conhecimento em Políticas Educacionais; 27-50Cuadernos FNDE; Vol. 1 Núm. 1 (2020): Gestión del conocimiento en las políticas educativas; 27-502675-1925ark:/31127/cfnde.v1i1reponame:Cadernos do FNDEinstname:Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)instacron:FNDEporhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/7/4Copyright (c) 2020 Cadernos do FNDE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonzaga, Elizete Tavares de Avila, Mario Lucio de 2022-10-13T13:56:22Zoai:ojs2.bomfim.fnde.gov.br:article/7Revistahttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/indexPUBhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/oaicadernosfnde@gmail.com || danilo.costa@fnde.gov.br2675-19252675-1925opendoar:2022-10-13T13:56:22Cadernos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)false |
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Este artigo consolidou a pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar os atores, interesses e desafios na formulação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Para analisar o cenário de formulação dessa política de financiamento da educação, adotou-se o método de análise documental. Os resultados da análise mostram que a formulação do FUNDEB teve participação de múltiplos atores e interesses concorrentes. Os desafios mais latentes foram a divergência de interesses e prioridades entre a área econômica e social da União e o tempo do processo de formulação dessa política. O contexto demonstrou amadurecimento na participação democrática na elaboração dessa política pública, elaborada na década de 2000. |
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