A importância da ludicidade na Educação Infantil: os jogos e brincadeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Vitória Camargos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lima, Silvia Cristina Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/550
Resumo: Introdução: Sabe-se que as brincadeiras e jogos é inerente a infância, as crianças brincam deforma espontânea, transformando objetos em brinquedos lúdicos. Enquanto brinca se desenvolvefisicamente, emocionalmente e intelectualmente. De modo que, as brincadeiras e jogos sãoelementos essenciais nas escolas de educação infantil. Contudo, a importância da brincadeira edos jogos, assim como trabalha-las nem sempre estão claras para os professores da educaçãoinfantil. Entendem o brincar como algo distante do ato de educar. Neste sentido, para o meioacadêmico é interessante o estudo acerca da importância das brincadeiras e jogos, para que hajaprofissionais capacitados com grande disposição em desenvolver seu trabalho com as crianças deforma divertida. Objetivo: Está pesquisa tem como objetivo verificar a importância dos jogos ebrincadeiras na educação infantil e como os mesmos devem ser trabalhados para que ocorra umaaprendizagem significativa e prazerosa. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de revisão deliteratura ainda em andamento, na qual, está sendo realizado estudos de autores consagrados quetratam desta temática através de análise de livros, artigos científicos e sites. Consiste em umapesquisa de cunho qualitativo em que há uma reflexão interpretativa acerca da importância e comotrabalhar os jogos e brincadeiras na educação infantil. Considerações: Considerando os estudosrealizados percebe-se que os jogos e brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento dacriança na interação social, na coordenação motora, na construção de sua identidade, além decontribuir com o desenvolvimento do conhecimento argumentativo e crítico. A partir do estudoconstatou-se ainda que a brincadeiras e jogos que necessitam da mediação do professor, já outrosas próprias crianças podem criar as regras e coordenar a brincadeira, o que favorece odesenvolvimento da autonomia. Assim, percebe-se que a educação lúdica para além deproporcionar um crescimento sadio possibilita a interação social como modo de inserção dospequenos na sociedade, de maneira que para a sociedade é relevante se desenvolver projetosacerca dessa temática, no intuito de propiciar o desenvolvimento do meio social, moral e dequalidade de vida.
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