BRINCANDO COM MEU FILHO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia e Saúde em Debate |
Texto Completo: | https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/79 |
Resumo: | O intervalo de tempo entre a gestação e os três anos de vida é crucial para o desenvolvimento de um indivíduo. Além de ser o período de produção de neurônios, as experiências vividas nessa fase ajudam a moldar os circuitos e a arquitetura do cérebro, estruturando formas de pensar, agir e sentir. A finalidade do projeto de intervenção foi propiciar o brincar entre mães e filhos e assim demonstrar que brincar junto desenvolve a criança além de fortalecer os laços afetivos. O importante é a relação que se estabelece nas brincadeiras, quando o adulto brinca com a criança, ela vivencia a experiência amorosa com o outro, sendo um meio de comunicação, é nesse brincar que a criança experimenta o conforto e se sente acolhida. Esse processo de aprendizado é vital para o desenvolvimento da confiança e autoestima, base para a construção do caráter e de futuros relacionamentos positivos e afetuosos. |
id |
FPM-1_07624b8cb99b1813c2b4160a885f0bf5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/79 |
network_acronym_str |
FPM-1 |
network_name_str |
Psicologia e Saúde em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
BRINCANDO COM MEU FILHO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básicobrincareducação infantilpsicologia escolardesenvolvimento infantilO intervalo de tempo entre a gestação e os três anos de vida é crucial para o desenvolvimento de um indivíduo. Além de ser o período de produção de neurônios, as experiências vividas nessa fase ajudam a moldar os circuitos e a arquitetura do cérebro, estruturando formas de pensar, agir e sentir. A finalidade do projeto de intervenção foi propiciar o brincar entre mães e filhos e assim demonstrar que brincar junto desenvolve a criança além de fortalecer os laços afetivos. O importante é a relação que se estabelece nas brincadeiras, quando o adulto brinca com a criança, ela vivencia a experiência amorosa com o outro, sendo um meio de comunicação, é nesse brincar que a criança experimenta o conforto e se sente acolhida. Esse processo de aprendizado é vital para o desenvolvimento da confiança e autoestima, base para a construção do caráter e de futuros relacionamentos positivos e afetuosos.Faculdade Patos de Minas2016-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/79Psicologia e Saúde em debate; Vol. 2 No. Supl. 1 (2016); 62Psicologia e Saúde em debate; Vol. 2 Núm. Supl. 1 (2016); 62Psicologia e Saúde em debate; v. 2 n. Supl. 1 (2016); 622446-922X10.22289/issn.2446-922X.V2SP1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/79/64Copyright (c) 2016 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFaustino, DéboraSilva, IsabelaVida, PaulaGomes, PatríciaLemgruber, Karla2023-08-01T03:31:09Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/79Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:09Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BRINCANDO COM MEU FILHO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico |
title |
BRINCANDO COM MEU FILHO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico |
spellingShingle |
BRINCANDO COM MEU FILHO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico Faustino, Débora brincar educação infantil psicologia escolar desenvolvimento infantil |
title_short |
BRINCANDO COM MEU FILHO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico |
title_full |
BRINCANDO COM MEU FILHO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico |
title_fullStr |
BRINCANDO COM MEU FILHO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico |
title_full_unstemmed |
BRINCANDO COM MEU FILHO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico |
title_sort |
BRINCANDO COM MEU FILHO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico |
author |
Faustino, Débora |
author_facet |
Faustino, Débora Silva, Isabela Vida, Paula Gomes, Patrícia Lemgruber, Karla |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Isabela Vida, Paula Gomes, Patrícia Lemgruber, Karla |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faustino, Débora Silva, Isabela Vida, Paula Gomes, Patrícia Lemgruber, Karla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
brincar educação infantil psicologia escolar desenvolvimento infantil |
topic |
brincar educação infantil psicologia escolar desenvolvimento infantil |
description |
O intervalo de tempo entre a gestação e os três anos de vida é crucial para o desenvolvimento de um indivíduo. Além de ser o período de produção de neurônios, as experiências vividas nessa fase ajudam a moldar os circuitos e a arquitetura do cérebro, estruturando formas de pensar, agir e sentir. A finalidade do projeto de intervenção foi propiciar o brincar entre mães e filhos e assim demonstrar que brincar junto desenvolve a criança além de fortalecer os laços afetivos. O importante é a relação que se estabelece nas brincadeiras, quando o adulto brinca com a criança, ela vivencia a experiência amorosa com o outro, sendo um meio de comunicação, é nesse brincar que a criança experimenta o conforto e se sente acolhida. Esse processo de aprendizado é vital para o desenvolvimento da confiança e autoestima, base para a construção do caráter e de futuros relacionamentos positivos e afetuosos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/79 |
url |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/79 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/79/64 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Psicologia e Saúde em debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Psicologia e Saúde em debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Patos de Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Patos de Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia e Saúde em debate; Vol. 2 No. Supl. 1 (2016); 62 Psicologia e Saúde em debate; Vol. 2 Núm. Supl. 1 (2016); 62 Psicologia e Saúde em debate; v. 2 n. Supl. 1 (2016); 62 2446-922X 10.22289/issn.2446-922X.V2SP1 reponame:Psicologia e Saúde em Debate instname:Faculdade Patos de Minas (FPM) instacron:FPM |
instname_str |
Faculdade Patos de Minas (FPM) |
instacron_str |
FPM |
institution |
FPM |
reponame_str |
Psicologia e Saúde em Debate |
collection |
Psicologia e Saúde em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor@dpgpsifpm.com.br |
_version_ |
1797042462760370176 |