BRINCANDO COM MEU FILHO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faustino, Débora
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Isabela, Vida, Paula, Gomes, Patrícia, Lemgruber, Karla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/79
Resumo: O intervalo de tempo entre a gestação e os três anos de vida é crucial para o desenvolvimento de um indivíduo. Além de ser o período de produção de neurônios, as experiências vividas nessa fase ajudam a moldar os circuitos e a arquitetura do cérebro, estruturando formas de pensar, agir e sentir. A finalidade do projeto de intervenção foi propiciar o brincar entre mães e filhos e assim demonstrar que brincar junto desenvolve a criança além de fortalecer os laços afetivos. O importante é a relação que se estabelece nas brincadeiras, quando o adulto brinca com a criança, ela vivencia a experiência amorosa com o outro, sendo um meio de comunicação, é nesse brincar que a criança experimenta o conforto e se sente acolhida. Esse processo de aprendizado é vital para o desenvolvimento da confiança e autoestima, base para a construção do caráter e de futuros relacionamentos positivos e afetuosos.
id FPM-1_07624b8cb99b1813c2b4160a885f0bf5
oai_identifier_str oai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/79
network_acronym_str FPM-1
network_name_str Psicologia e Saúde em Debate
repository_id_str
spelling BRINCANDO COM MEU FILHO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básicobrincareducação infantilpsicologia escolardesenvolvimento infantilO intervalo de tempo entre a gestação e os três anos de vida é crucial para o desenvolvimento de um indivíduo. Além de ser o período de produção de neurônios, as experiências vividas nessa fase ajudam a moldar os circuitos e a arquitetura do cérebro, estruturando formas de pensar, agir e sentir. A finalidade do projeto de intervenção foi propiciar o brincar entre mães e filhos e assim demonstrar que brincar junto desenvolve a criança além de fortalecer os laços afetivos. O importante é a relação que se estabelece nas brincadeiras, quando o adulto brinca com a criança, ela vivencia a experiência amorosa com o outro, sendo um meio de comunicação, é nesse brincar que a criança experimenta o conforto e se sente acolhida. Esse processo de aprendizado é vital para o desenvolvimento da confiança e autoestima, base para a construção do caráter e de futuros relacionamentos positivos e afetuosos.Faculdade Patos de Minas2016-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/79Psicologia e Saúde em debate; Vol. 2 No. Supl. 1 (2016); 62Psicologia e Saúde em debate; Vol. 2 Núm. Supl. 1 (2016); 62Psicologia e Saúde em debate; v. 2 n. Supl. 1 (2016); 622446-922X10.22289/issn.2446-922X.V2SP1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/79/64Copyright (c) 2016 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFaustino, DéboraSilva, IsabelaVida, PaulaGomes, PatríciaLemgruber, Karla2023-08-01T03:31:09Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/79Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:09Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false
dc.title.none.fl_str_mv BRINCANDO COM MEU FILHO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico
title BRINCANDO COM MEU FILHO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico
spellingShingle BRINCANDO COM MEU FILHO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico
Faustino, Débora
brincar
educação infantil
psicologia escolar
desenvolvimento infantil
title_short BRINCANDO COM MEU FILHO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico
title_full BRINCANDO COM MEU FILHO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico
title_fullStr BRINCANDO COM MEU FILHO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico
title_full_unstemmed BRINCANDO COM MEU FILHO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico
title_sort BRINCANDO COM MEU FILHO: I Mostra de Práticas Psicológicas – Estágio Básico
author Faustino, Débora
author_facet Faustino, Débora
Silva, Isabela
Vida, Paula
Gomes, Patrícia
Lemgruber, Karla
author_role author
author2 Silva, Isabela
Vida, Paula
Gomes, Patrícia
Lemgruber, Karla
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faustino, Débora
Silva, Isabela
Vida, Paula
Gomes, Patrícia
Lemgruber, Karla
dc.subject.por.fl_str_mv brincar
educação infantil
psicologia escolar
desenvolvimento infantil
topic brincar
educação infantil
psicologia escolar
desenvolvimento infantil
description O intervalo de tempo entre a gestação e os três anos de vida é crucial para o desenvolvimento de um indivíduo. Além de ser o período de produção de neurônios, as experiências vividas nessa fase ajudam a moldar os circuitos e a arquitetura do cérebro, estruturando formas de pensar, agir e sentir. A finalidade do projeto de intervenção foi propiciar o brincar entre mães e filhos e assim demonstrar que brincar junto desenvolve a criança além de fortalecer os laços afetivos. O importante é a relação que se estabelece nas brincadeiras, quando o adulto brinca com a criança, ela vivencia a experiência amorosa com o outro, sendo um meio de comunicação, é nesse brincar que a criança experimenta o conforto e se sente acolhida. Esse processo de aprendizado é vital para o desenvolvimento da confiança e autoestima, base para a construção do caráter e de futuros relacionamentos positivos e afetuosos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/79
url https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/79
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/79/64
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saúde em debate; Vol. 2 No. Supl. 1 (2016); 62
Psicologia e Saúde em debate; Vol. 2 Núm. Supl. 1 (2016); 62
Psicologia e Saúde em debate; v. 2 n. Supl. 1 (2016); 62
2446-922X
10.22289/issn.2446-922X.V2SP1
reponame:Psicologia e Saúde em Debate
instname:Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron:FPM
instname_str Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron_str FPM
institution FPM
reponame_str Psicologia e Saúde em Debate
collection Psicologia e Saúde em Debate
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)
repository.mail.fl_str_mv editor@dpgpsifpm.com.br
_version_ 1797042462760370176