PERCEPÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA VIDA EM JOVENS PRATICANTES DE MODALIDADES ESPORTIVAS COM E SEM DEFICIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais Freire, Gabriel Lucas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fiorese, Lenamar, Xavier, Sherdson Emanoel da Silva, Lunardelli, Gustavo Bottega, Nascimento, Domingos Rodrigues do, Ribas, Marcelen Lopes, Nascimento Junior, José Roberto Andrade do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/745
Resumo: Esta investigação objetivou analisar as percepções de jovens praticantes de modalidades esportivas com e sem deficiência acerca do desenvolvimento de habilidades para vida por meio do esporte, em função do tipo de esporte, sexo, faixa etária e tempo de prática. Participaram da amostra 147 jovens atletas de modalidades olímpicas (n=57) e paralímpicas (n=90), com média de idade de 13.14 ± 1.37 anos e tempo de prática de 7.35± 4.83 anos. Os instrumentos utilizados foram: um questionário sociodemográfico e a Escala de Habilidades para a Vida para o Esporte (P-LSSS). A análise de dados foi conduzida por meio dos testes Kolmogorov-Smirnov, t independente e correlação de Pearson (p<0.05). Os praticantes mais experientes obtiveram maiores valores nas dimensões de liderança e comunicação (p<0.05). Na comparação entre os sexos, os meninos obtiveram maior percepção de aprendizagem nas variáveis: estabelecimento de metas, habilidades sociais e habilidades emocionais (p<0.05). Ao comparar as modalidades, os atletas de esportes olímpicos apresentaram diferenças significativas no trabalho em equipe, solução de problemas, habilidades emocionais, liderança, controle de tempo e comunicação (p<0.05). Conclui-se, com base na concepção de jovens atletas que o esporte pode contribuir com a aprendizagem de características positivas, sendo a prática esportiva no longo prazo um dos possíveis fatores que resultam no êxito deste processo.
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Os instrumentos utilizados foram: um questionário sociodemográfico e a Escala de Habilidades para a Vida para o Esporte (P-LSSS). A análise de dados foi conduzida por meio dos testes Kolmogorov-Smirnov, t independente e correlação de Pearson (p<0.05). Os praticantes mais experientes obtiveram maiores valores nas dimensões de liderança e comunicação (p<0.05). Na comparação entre os sexos, os meninos obtiveram maior percepção de aprendizagem nas variáveis: estabelecimento de metas, habilidades sociais e habilidades emocionais (p<0.05). Ao comparar as modalidades, os atletas de esportes olímpicos apresentaram diferenças significativas no trabalho em equipe, solução de problemas, habilidades emocionais, liderança, controle de tempo e comunicação (p<0.05). Conclui-se, com base na concepção de jovens atletas que o esporte pode contribuir com a aprendizagem de características positivas, sendo a prática esportiva no longo prazo um dos possíveis fatores que resultam no êxito deste processo.This investigation aimed to analyze the perceptions of young practitioners of Olympic and Paralympic modalities about the development of life skills through sport, according to sex, age group and time of practice. The sample included 147 young athletes from Olympic (n = 57) and Paralympic (n = 90) modalities, with an average age of 13.14 ± 1.37 years and practice time of 7.35 ± 4.83 years. The instruments used were: a sociodemographic questionnaire and the Life Skills Scale for Sport (P-LSSS). Data analysis was performed using the Kolmogorov-Smirnov tests, independent t and Pearson correlation (p <0.05). The most experienced practitioners obtained higher values ??in the dimensions of leadership and communication (p <0.05). When comparing the sexes, the boys obtained a greater perception of learning in the variables: goal setting, social skills and emotional skills (p <0.05). When comparing the modalities, Olympic sports athletes showed significant differences in teamwork, problem solving, emotional skills, leadership, time control and communication (p <0.05). It is concluded, based on the conception of young athletes, that sport can contribute to the learning of positive characteristics, with sports practice in the long run being one of the possible factors that result in the success of this process.Esta investigación tuvo como objetivo analizar las percepciones de los jóvenes que practican deporte con y sin discapacidad sobre el desarrollo de habilidades para la vida a través del deporte, en función del tipo de deporte, sexo, grupo de edad y tiempo de práctica. La muestra incluyó a 147 jóvenes deportistas de las modalidades olímpica (n = 57) y paralímpica (n = 90), con una edad media de 13,14 ± 1,37 años y tiempo de práctica de 7,35 ± 4,83 años. Los instrumentos utilizados fueron: un cuestionario sociodemográfico y la Escala de Habilidades para la Vida en el Deporte (P-LSSS). El análisis de los datos se realizó mediante las pruebas de Kolmogorov-Smirnov, t independiente y correlación de Pearson (p <0,05). Los practicantes más experimentados obtuvieron valores más altos en las dimensiones de liderazgo y comunicación (p <0.05). En la comparación entre sexos, los chicos obtuvieron una mayor percepción de aprendizaje en las variables: establecimiento de metas, habilidades sociales y habilidades emocionales (p <0,05). Al comparar las modalidades, los deportistas olímpicos mostraron diferencias significativas en el trabajo en equipo, resolución de problemas, habilidades emocionales, liderazgo, control del tiempo y comunicación (p <0,05). Se concluye, a partir de la concepción de los jóvenes deportistas, que el deporte puede contribuir al aprendizaje de características positivas, siendo la práctica deportiva a largo plazo uno de los posibles factores que redundan en el éxito de este proceso.Faculdade Patos de Minas2021-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/74510.22289/2446-922X.V7N1A18Psicologia e Saúde em debate; Vol. 7 No. 1 (2021); 256-267Psicologia e Saúde em debate; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 256-267Psicologia e Saúde em debate; v. 7 n. 1 (2021); 256-2672446-922X10.22289/2446-922X.V7N1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/745/481Copyright (c) 2021 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMorais Freire, Gabriel LucasFiorese, Lenamar Xavier, Sherdson Emanoel da Silva Lunardelli, Gustavo Bottega Nascimento, Domingos Rodrigues do Ribas, Marcelen LopesNascimento Junior, José Roberto Andrade do2023-08-01T03:31:38Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/745Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:38Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false
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