CONTRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO: PARA E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia e Saúde em Debate |
Texto Completo: | https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/407 |
Resumo: | Introdução: O tema que intitula esse estudo, “Contribuições do supervisor pedagógico para e na formação continuada de professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental,” nasceu de questionamentos e dúvidas surgidas no decorrer da vida escolar e profissional, enquanto supervisora pedagógica. Durante o tempo que desempenhei a função de supervisora pedagógica foi possível sentir e observar o crescimento e transformação pessoal, a ampliação da visão de mundo e do repertório teórico e prático na busca de contribuir para a melhoria do processo ensino aprendizagem na instituição. Desse modo, esse estudo aborda a prática do coordenador pedagógico e sua relação com a formação continuada dos professores em uma escola municipal que atende educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental no município de Patos de Minas, MG. Objetivo: Com a finalidade de ressaltarmos o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar, junto ao professor, o estudo traz à tona aspectos relevantes da prática docente no que se refere ao processo ensino aprendizagem e sua organização, bem como questões relacionadas às ações de formação continuada. Metodologia: Para esse fim recorremos à abordagem qualitativa, valendo-nos da observação e notas de campo, permeada pela pesquisa-ação, por ter sua base na vivencia profissional da autora. Considerações: O estudo levou-nos ao entendimento da importância do supervisor pedagógico e de sua ação na formação continuada docente realizada na escola. Ressalta também a efetividade das ações desse profissional, através de intervenções/orientações, quer sejam diretas ou não, que acontecem no contexto do trabalho pedagógico na escola. |
id |
FPM-1_5fff9ad47faaef82aa94119692a5a72e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/407 |
network_acronym_str |
FPM-1 |
network_name_str |
Psicologia e Saúde em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO: PARA E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALSupervisor pedagógicoFormaçãoProfessoresIntrodução: O tema que intitula esse estudo, “Contribuições do supervisor pedagógico para e na formação continuada de professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental,” nasceu de questionamentos e dúvidas surgidas no decorrer da vida escolar e profissional, enquanto supervisora pedagógica. Durante o tempo que desempenhei a função de supervisora pedagógica foi possível sentir e observar o crescimento e transformação pessoal, a ampliação da visão de mundo e do repertório teórico e prático na busca de contribuir para a melhoria do processo ensino aprendizagem na instituição. Desse modo, esse estudo aborda a prática do coordenador pedagógico e sua relação com a formação continuada dos professores em uma escola municipal que atende educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental no município de Patos de Minas, MG. Objetivo: Com a finalidade de ressaltarmos o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar, junto ao professor, o estudo traz à tona aspectos relevantes da prática docente no que se refere ao processo ensino aprendizagem e sua organização, bem como questões relacionadas às ações de formação continuada. Metodologia: Para esse fim recorremos à abordagem qualitativa, valendo-nos da observação e notas de campo, permeada pela pesquisa-ação, por ter sua base na vivencia profissional da autora. Considerações: O estudo levou-nos ao entendimento da importância do supervisor pedagógico e de sua ação na formação continuada docente realizada na escola. Ressalta também a efetividade das ações desse profissional, através de intervenções/orientações, quer sejam diretas ou não, que acontecem no contexto do trabalho pedagógico na escola.Faculdade Patos de Minas2018-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/407Psicologia e Saúde em debate; Vol. 4 No. Suppl1 (2018); 61-61Psicologia e Saúde em debate; Vol. 4 Núm. Suppl1 (2018); 61-61Psicologia e Saúde em debate; v. 4 n. Suppl1 (2018); 61-612446-922X10.22289/V4S1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/407/206Copyright (c) 2018 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Neusa Esméria da2023-08-01T03:31:20Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/407Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:20Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO: PARA E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
CONTRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO: PARA E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO: PARA E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Silva, Neusa Esméria da Supervisor pedagógico Formação Professores |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO: PARA E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO: PARA E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO: PARA E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO: PARA E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO: PARA E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Silva, Neusa Esméria da |
author_facet |
Silva, Neusa Esméria da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Neusa Esméria da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisor pedagógico Formação Professores |
topic |
Supervisor pedagógico Formação Professores |
description |
Introdução: O tema que intitula esse estudo, “Contribuições do supervisor pedagógico para e na formação continuada de professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental,” nasceu de questionamentos e dúvidas surgidas no decorrer da vida escolar e profissional, enquanto supervisora pedagógica. Durante o tempo que desempenhei a função de supervisora pedagógica foi possível sentir e observar o crescimento e transformação pessoal, a ampliação da visão de mundo e do repertório teórico e prático na busca de contribuir para a melhoria do processo ensino aprendizagem na instituição. Desse modo, esse estudo aborda a prática do coordenador pedagógico e sua relação com a formação continuada dos professores em uma escola municipal que atende educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental no município de Patos de Minas, MG. Objetivo: Com a finalidade de ressaltarmos o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar, junto ao professor, o estudo traz à tona aspectos relevantes da prática docente no que se refere ao processo ensino aprendizagem e sua organização, bem como questões relacionadas às ações de formação continuada. Metodologia: Para esse fim recorremos à abordagem qualitativa, valendo-nos da observação e notas de campo, permeada pela pesquisa-ação, por ter sua base na vivencia profissional da autora. Considerações: O estudo levou-nos ao entendimento da importância do supervisor pedagógico e de sua ação na formação continuada docente realizada na escola. Ressalta também a efetividade das ações desse profissional, através de intervenções/orientações, quer sejam diretas ou não, que acontecem no contexto do trabalho pedagógico na escola. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/407 |
url |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/407/206 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Psicologia e Saúde em debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Psicologia e Saúde em debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Patos de Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Patos de Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia e Saúde em debate; Vol. 4 No. Suppl1 (2018); 61-61 Psicologia e Saúde em debate; Vol. 4 Núm. Suppl1 (2018); 61-61 Psicologia e Saúde em debate; v. 4 n. Suppl1 (2018); 61-61 2446-922X 10.22289/V4S1 reponame:Psicologia e Saúde em Debate instname:Faculdade Patos de Minas (FPM) instacron:FPM |
instname_str |
Faculdade Patos de Minas (FPM) |
instacron_str |
FPM |
institution |
FPM |
reponame_str |
Psicologia e Saúde em Debate |
collection |
Psicologia e Saúde em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor@dpgpsifpm.com.br |
_version_ |
1797042463750225920 |