A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: perspectivas dos supervisores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Isabel Salomé de Miranda Santos de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Andrade, Ana Isabel, Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31622
Resumo: Caracteriza-se o discurso acerca das práticas supervisivas de supervisores de estágio de futuros professores do ensino secundário em Cabo Verde, procurando compreender algumas das suas limitações e/ou insuficiências no exercício da função e as necessidades da sua formação. Foram concebidos, validados e aplicados questionários a 10 supervisores institucionais, 19 supervisores cooperantes e 66 estagiários, sendo também realizadas entrevistas de aprofundamento a três supervisores do ensino superior e três supervisores de escolas, com os resultados a mostrarem que urge formar os supervisores, incentivando-os a terem posturas mais reflexivas e críticas, valorizando uma atitude investigativa e de colaboração entre si, de modo a potenciar a qualidade da sua função supervisiva, num cenário reflexivo de formação docente. Mudanças organizacionais e de funcionamento emergem igualmente como fundamentais, a fim de melhorar a ação supervisiva dos supervisores e consequentemente o perfil de saída dos formandos e da educação em Cabo Verde.
id RCAP_b17b1f6b8936e1dc5e3a46c19fb60277
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/31622
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: perspectivas dos supervisoresFormação inicial de professoresEstágio pedagógicoSupervisoresCabo VerdeCaracteriza-se o discurso acerca das práticas supervisivas de supervisores de estágio de futuros professores do ensino secundário em Cabo Verde, procurando compreender algumas das suas limitações e/ou insuficiências no exercício da função e as necessidades da sua formação. Foram concebidos, validados e aplicados questionários a 10 supervisores institucionais, 19 supervisores cooperantes e 66 estagiários, sendo também realizadas entrevistas de aprofundamento a três supervisores do ensino superior e três supervisores de escolas, com os resultados a mostrarem que urge formar os supervisores, incentivando-os a terem posturas mais reflexivas e críticas, valorizando uma atitude investigativa e de colaboração entre si, de modo a potenciar a qualidade da sua função supervisiva, num cenário reflexivo de formação docente. Mudanças organizacionais e de funcionamento emergem igualmente como fundamentais, a fim de melhorar a ação supervisiva dos supervisores e consequentemente o perfil de saída dos formandos e da educação em Cabo Verde.This article aims to characterize the supervisors’ discourse about their TP in the context of initial teacher education of future secondary schools’ teachers in Cape Verde, trying to understand some of their limitations and failures while performing their academical duties, and consequently their training needs. The methodology involves construction, validation, and application of questionnaires to 10 institutional supervisors, 19 cooperative supervisors and 66 future teachers, and in order to better understand the results interviews with three Higher Education supervisors and three school supervisors were carried on. The results show that it is urgent to develop supervisors’ competences, in order to promote reflexive and critical teachers, based in thinking and acting, as well as to increase collaboration with their peers, in a reflective scenario of teacher education. This will certainly enhance the quality of their supervisor role, and make them more active in their professional development, profile of trainees and, consequently, education in the archipelago, at large.Se caracteriza el discurso sobre las prácticas de supervisión de los supervisores de pasantías de futuros maestros de secundaria en Cabo Verde, tratando de comprender algunas de sus limitaciones y/o insuficiencias en el ejercicio de la función y, en consecuencia, las necesidades de su formación. Se diseñaron, validaron y aplicaron cuestionarios a 10 supervisores institucionales, 19 supervisores cooperantes y 66 aprendices. También se realizaron entrevistas en profundidad con tres supervisores de educación superior y tres supervisores escolares, con los resultados que muestran que es urgente capacitar a los supervisores, alentándolos a tener actitudes más reflexivas y críticas, valorando una actitud de investigación y colaboración entre ellos, con el fin de mejorar la calidad de su función de supervisión, en un escenario reflexivo de la formación del profesorado. Los cambios organizativos y operativos también emergen como fundamentales, con miras a mejorar la acción de supervisión de los supervisores y, en consecuencia, el perfil de salida de los graduados y la educación en Cabo Verde.Universidade Estadual do Ceará2021-07-22T16:59:15Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31622por2448-358310.25053/redufor.v5i13.1448Lima, Isabel Salomé de Miranda Santos deAndrade, Ana IsabelCosta, Nilza Maria Vilhena Nunes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:02Zoai:ria.ua.pt:10773/31622Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:27.314710Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: perspectivas dos supervisores
title A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: perspectivas dos supervisores
spellingShingle A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: perspectivas dos supervisores
Lima, Isabel Salomé de Miranda Santos de
Formação inicial de professores
Estágio pedagógico
Supervisores
Cabo Verde
title_short A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: perspectivas dos supervisores
title_full A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: perspectivas dos supervisores
title_fullStr A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: perspectivas dos supervisores
title_full_unstemmed A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: perspectivas dos supervisores
title_sort A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: perspectivas dos supervisores
author Lima, Isabel Salomé de Miranda Santos de
author_facet Lima, Isabel Salomé de Miranda Santos de
Andrade, Ana Isabel
Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da
author_role author
author2 Andrade, Ana Isabel
Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Isabel Salomé de Miranda Santos de
Andrade, Ana Isabel
Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Estágio pedagógico
Supervisores
Cabo Verde
topic Formação inicial de professores
Estágio pedagógico
Supervisores
Cabo Verde
description Caracteriza-se o discurso acerca das práticas supervisivas de supervisores de estágio de futuros professores do ensino secundário em Cabo Verde, procurando compreender algumas das suas limitações e/ou insuficiências no exercício da função e as necessidades da sua formação. Foram concebidos, validados e aplicados questionários a 10 supervisores institucionais, 19 supervisores cooperantes e 66 estagiários, sendo também realizadas entrevistas de aprofundamento a três supervisores do ensino superior e três supervisores de escolas, com os resultados a mostrarem que urge formar os supervisores, incentivando-os a terem posturas mais reflexivas e críticas, valorizando uma atitude investigativa e de colaboração entre si, de modo a potenciar a qualidade da sua função supervisiva, num cenário reflexivo de formação docente. Mudanças organizacionais e de funcionamento emergem igualmente como fundamentais, a fim de melhorar a ação supervisiva dos supervisores e consequentemente o perfil de saída dos formandos e da educação em Cabo Verde.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020
2021-07-22T16:59:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/31622
url http://hdl.handle.net/10773/31622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2448-3583
10.25053/redufor.v5i13.1448
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137690067664896