A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: perspectivas dos supervisores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/31622 |
Resumo: | Caracteriza-se o discurso acerca das práticas supervisivas de supervisores de estágio de futuros professores do ensino secundário em Cabo Verde, procurando compreender algumas das suas limitações e/ou insuficiências no exercício da função e as necessidades da sua formação. Foram concebidos, validados e aplicados questionários a 10 supervisores institucionais, 19 supervisores cooperantes e 66 estagiários, sendo também realizadas entrevistas de aprofundamento a três supervisores do ensino superior e três supervisores de escolas, com os resultados a mostrarem que urge formar os supervisores, incentivando-os a terem posturas mais reflexivas e críticas, valorizando uma atitude investigativa e de colaboração entre si, de modo a potenciar a qualidade da sua função supervisiva, num cenário reflexivo de formação docente. Mudanças organizacionais e de funcionamento emergem igualmente como fundamentais, a fim de melhorar a ação supervisiva dos supervisores e consequentemente o perfil de saída dos formandos e da educação em Cabo Verde. |
id |
RCAP_b17b1f6b8936e1dc5e3a46c19fb60277 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/31622 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: perspectivas dos supervisoresFormação inicial de professoresEstágio pedagógicoSupervisoresCabo VerdeCaracteriza-se o discurso acerca das práticas supervisivas de supervisores de estágio de futuros professores do ensino secundário em Cabo Verde, procurando compreender algumas das suas limitações e/ou insuficiências no exercício da função e as necessidades da sua formação. Foram concebidos, validados e aplicados questionários a 10 supervisores institucionais, 19 supervisores cooperantes e 66 estagiários, sendo também realizadas entrevistas de aprofundamento a três supervisores do ensino superior e três supervisores de escolas, com os resultados a mostrarem que urge formar os supervisores, incentivando-os a terem posturas mais reflexivas e críticas, valorizando uma atitude investigativa e de colaboração entre si, de modo a potenciar a qualidade da sua função supervisiva, num cenário reflexivo de formação docente. Mudanças organizacionais e de funcionamento emergem igualmente como fundamentais, a fim de melhorar a ação supervisiva dos supervisores e consequentemente o perfil de saída dos formandos e da educação em Cabo Verde.This article aims to characterize the supervisors’ discourse about their TP in the context of initial teacher education of future secondary schools’ teachers in Cape Verde, trying to understand some of their limitations and failures while performing their academical duties, and consequently their training needs. The methodology involves construction, validation, and application of questionnaires to 10 institutional supervisors, 19 cooperative supervisors and 66 future teachers, and in order to better understand the results interviews with three Higher Education supervisors and three school supervisors were carried on. The results show that it is urgent to develop supervisors’ competences, in order to promote reflexive and critical teachers, based in thinking and acting, as well as to increase collaboration with their peers, in a reflective scenario of teacher education. This will certainly enhance the quality of their supervisor role, and make them more active in their professional development, profile of trainees and, consequently, education in the archipelago, at large.Se caracteriza el discurso sobre las prácticas de supervisión de los supervisores de pasantías de futuros maestros de secundaria en Cabo Verde, tratando de comprender algunas de sus limitaciones y/o insuficiencias en el ejercicio de la función y, en consecuencia, las necesidades de su formación. Se diseñaron, validaron y aplicaron cuestionarios a 10 supervisores institucionales, 19 supervisores cooperantes y 66 aprendices. También se realizaron entrevistas en profundidad con tres supervisores de educación superior y tres supervisores escolares, con los resultados que muestran que es urgente capacitar a los supervisores, alentándolos a tener actitudes más reflexivas y críticas, valorando una actitud de investigación y colaboración entre ellos, con el fin de mejorar la calidad de su función de supervisión, en un escenario reflexivo de la formación del profesorado. Los cambios organizativos y operativos también emergen como fundamentales, con miras a mejorar la acción de supervisión de los supervisores y, en consecuencia, el perfil de salida de los graduados y la educación en Cabo Verde.Universidade Estadual do Ceará2021-07-22T16:59:15Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31622por2448-358310.25053/redufor.v5i13.1448Lima, Isabel Salomé de Miranda Santos deAndrade, Ana IsabelCosta, Nilza Maria Vilhena Nunes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:02Zoai:ria.ua.pt:10773/31622Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:27.314710Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: perspectivas dos supervisores |
title |
A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: perspectivas dos supervisores |
spellingShingle |
A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: perspectivas dos supervisores Lima, Isabel Salomé de Miranda Santos de Formação inicial de professores Estágio pedagógico Supervisores Cabo Verde |
title_short |
A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: perspectivas dos supervisores |
title_full |
A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: perspectivas dos supervisores |
title_fullStr |
A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: perspectivas dos supervisores |
title_full_unstemmed |
A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: perspectivas dos supervisores |
title_sort |
A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: perspectivas dos supervisores |
author |
Lima, Isabel Salomé de Miranda Santos de |
author_facet |
Lima, Isabel Salomé de Miranda Santos de Andrade, Ana Isabel Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Ana Isabel Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Isabel Salomé de Miranda Santos de Andrade, Ana Isabel Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores Estágio pedagógico Supervisores Cabo Verde |
topic |
Formação inicial de professores Estágio pedagógico Supervisores Cabo Verde |
description |
Caracteriza-se o discurso acerca das práticas supervisivas de supervisores de estágio de futuros professores do ensino secundário em Cabo Verde, procurando compreender algumas das suas limitações e/ou insuficiências no exercício da função e as necessidades da sua formação. Foram concebidos, validados e aplicados questionários a 10 supervisores institucionais, 19 supervisores cooperantes e 66 estagiários, sendo também realizadas entrevistas de aprofundamento a três supervisores do ensino superior e três supervisores de escolas, com os resultados a mostrarem que urge formar os supervisores, incentivando-os a terem posturas mais reflexivas e críticas, valorizando uma atitude investigativa e de colaboração entre si, de modo a potenciar a qualidade da sua função supervisiva, num cenário reflexivo de formação docente. Mudanças organizacionais e de funcionamento emergem igualmente como fundamentais, a fim de melhorar a ação supervisiva dos supervisores e consequentemente o perfil de saída dos formandos e da educação em Cabo Verde. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2020 2021-07-22T16:59:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/31622 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/31622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2448-3583 10.25053/redufor.v5i13.1448 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137690067664896 |