A CONSTRUÇÃO DO VÍNCULO MÃE-BEBÊ PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Vargas Weiss, Tatiane
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Baggio, Lissandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/922
Resumo: Este trabalho parte do pressuposto de que quando um bebê tem suas demandas atendidas pelo ambiente em que está inserido, um vínculo bem estabelecido com sua mãe e/ou cuidadores, poderá iniciar seu processo de encontrar-se, buscando desenvolver sua autonomia e independência.  O presente estudo tem como objetivo investigar o vínculo afetivo entre mãe e bebê quando o filho permanece na creche em tempo integral. Estudar os vínculos entre mães e bebês, nesse contexto, mostra-se relevante para se pensar estratégias e ações de promoção de saúde. No que se refere a metodologia, trata-se de uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo e exploratório. Participaram deste estudo, cinco mães com filhos com idades entre 10 meses à 1 ano e 3 meses, que durante o dia permanecem em escola municipal e particular em turno integral, em um município do noroeste do Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados, foi realizado uma entrevista semiestruturada e foram atendidos os princípios éticos necessários. Com a realização deste estudo, observou-se que as mães entrevistadas, cada uma a seu modo, buscam interagir com o filho de diferentes formas quando não estão na escola. Constatou-se ainda que as mães com rede de apoio, conseguem dedicar mais do seu tempo para com seus bebês, enquanto que as mães que tem a rede em menor tempo, conseguem dedicar-se menos por conta dos afazeres da casa, mas ambas se dedicam. Entendeu-se que é possível sim, desenvolver um bom vínculo, mesmo não estando o dia todo juntos.
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spelling A CONSTRUÇÃO DO VÍNCULO MÃE-BEBÊ PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA PRIMEIRA INFÂNCIATHE CONSTRUCTION OF THE MOTHER-INFANT BOND FOR CHILD DEVELOPMENT IN EARLY CHILDHOODLA CONSTRUCCIÓN DEL VÍNCULO MADRE-BEBÉ PARA EL DESARROLLO INFANTIL EN LA PRIMERA INFANCIARelacionamientoMaternidadNiñoRelationshipMaternityChildRelacionamentoMaternidadeCriançaEste trabalho parte do pressuposto de que quando um bebê tem suas demandas atendidas pelo ambiente em que está inserido, um vínculo bem estabelecido com sua mãe e/ou cuidadores, poderá iniciar seu processo de encontrar-se, buscando desenvolver sua autonomia e independência.  O presente estudo tem como objetivo investigar o vínculo afetivo entre mãe e bebê quando o filho permanece na creche em tempo integral. Estudar os vínculos entre mães e bebês, nesse contexto, mostra-se relevante para se pensar estratégias e ações de promoção de saúde. No que se refere a metodologia, trata-se de uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo e exploratório. Participaram deste estudo, cinco mães com filhos com idades entre 10 meses à 1 ano e 3 meses, que durante o dia permanecem em escola municipal e particular em turno integral, em um município do noroeste do Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados, foi realizado uma entrevista semiestruturada e foram atendidos os princípios éticos necessários. Com a realização deste estudo, observou-se que as mães entrevistadas, cada uma a seu modo, buscam interagir com o filho de diferentes formas quando não estão na escola. Constatou-se ainda que as mães com rede de apoio, conseguem dedicar mais do seu tempo para com seus bebês, enquanto que as mães que tem a rede em menor tempo, conseguem dedicar-se menos por conta dos afazeres da casa, mas ambas se dedicam. Entendeu-se que é possível sim, desenvolver um bom vínculo, mesmo não estando o dia todo juntos.This study assumes that when a baby has its demands met by the environment in which it is inserted, a well-established bond with its mother and/or caregivers can start its process of finding itself, seeking to develop its autonomy and independence. The present study aims to investigate the affective bond between mother and baby when the child remains full-time in a daycare. Studying the bonds between mothers and babies, in this context, is relevant to think about strategies and actions for health promotion. Regarding the methodology, it is a qualitative and exploratory field research. Five mothers with children up to 1 year and 3 months old participated in this study, who during the day remain in full-time municipal and private schools, in a municipality in the northwest of Rio Grande do Sul. For data collection, a semi-structured interview was carried out and the necessary ethical principles were met. With this study, it was observed that the mothers interviewed, each in their own way, seek to interact with their children in different ways when they are not at school. It has been also found that mothers with a support network are able to dedicate more of their time to their babies, while mothers who have the network for less time are able to dedicate themselves less due to household chores, but both are dedicate. It was understood that it is possible to develop a good bond, even not being together all day.Este trabajo parte del presupuesto de que cuando un bebé tiene sus demandas atendidas por el ambiente en que está insertado, un vínculo bien establecido con su madre y/o cuidadores, podrá iniciar su proceso de encontrarse, buscando desarrollar su autonomía e independencia.  El presente estudio tiene como objetivo, investigar el vínculo afectivo entre madre y bebé cuando el hijo permanece en la guardería en tiempo integral. Estudiar los vínculos entre madres y bebés, en ese contexto, se muestra relevante para pensar estrategias y acciones de promoción de salud. En lo que se refiere a metodología, se trata de una investigación de campo, de cuño cualitativo y exploratorio. Participaron de este estudio, cinco madres con hijos que tienen hasta 1 año y 3 meses de edad, que durante el día permanecen en escuela municipal y particular en turno integral, en un municipio del noroeste de Rio Grande do Sul. Para la colecta de datos, fue realizada una entrevista semiestructurada y fueron atendidos los principios éticos necesarios. Con la realización de este estudio, se observó que las madres entrevistadas, cada una a su modo, buscan interactuar con el hijo de diferentes formas cuando no están en la escuela. Se constató además que las madres con red de apoyo, consiguen dedicar más de su tiempo para con sus bebés, mientras que las madres que tienen la red en menor tiempo, consiguen dedicarse menos por cuenta de los quehaceres de la casa, pero ambas se dedican. Se entiende que es posible si desarrollar un buen vínculo, aunque no estando todo el día juntos.Faculdade Patos de Minas2023-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/92210.22289/2446-922X.V9N1A2Psicologia e Saúde em debate; Vol. 9 No. 1 (2023); 24-44Psicologia e Saúde em debate; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 24-44Psicologia e Saúde em debate; v. 9 n. 1 (2023); 24-442446-922X10.22289/2446-922X.V9N1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/922/563Copyright (c) 2023 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Vargas Weiss, TatianeBaggio, Lissandra2023-08-01T03:31:47Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/922Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:47Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false
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