ISOLAMENTO SOCIAL E SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS LATINO-AMERICANOS NA PANDEMIA DA COVID-19: Revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Walsh Monteiro, André
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Rincón Uribe, Fabio Aléxis, Gouveia Júnior, Amauri, da Silva Pedroso, Janari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/1077
Resumo: O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática de publicações que relataram a avaliação da saúde mental de estudantes universitários da América Latina especificamente durante o período de isolamento social na pandemia da Covid-19. As bases de dados utilizadas para pesquisa, foram: Lilacs, PubMed, APA PsycInfo e Scielo para coleta de estudos em inglês, espanhol ou português. A consulta às bases ocorreu em maio de 2022 e os descritores adotados, foram: saúde mental, estudantes e pandemia. O booleano AND foi utilizado para combinação dos descritores. Foram incluídos estudos com graduandos em instituições da América Latina, envolvendo saúde mental e terem sido realizados durante o período de isolamento social. Foram excluídas todas as publicações que não fossem estudos empíricos, com outros membros da comunidade acadêmica ou em idiomas que não os da consulta às bases. A seleção de artigos elegíveis foi realizada por dois revisores que avaliaram a qualidade de cada um dos estudos para posterior extração dos dados. Para a síntese dos resultados foi utilizada a abordagem de narrativa de síntese temática. Foram identificadas 6.150 publicações inicialmente, que resultaram em 11 estudos incluídos após aplicação dos critérios de elegibilidade. Os resultados revelam, com exceção a um estudo, que a qualidade da saúde mental dos estudantes universitários latino-americanos durante o período de isolamento social na pandemia Covid-19 reduziu. Os impactos principais relatados envolvem aumento nos níveis de ansiedade, estresse e depressão, além de piora na qualidade do sono. Observou-se que a realização de atividade física e coping pré-estresse neste período serviram como fatores protetivos à saúde mental. Por outro lado, fatores como: sedentarismo, instabilidade econômica, ser do gênero feminino e ter tido Covid-19 se mostraram potencializadores à piora da saúde mental dos indivíduos.
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A consulta às bases ocorreu em maio de 2022 e os descritores adotados, foram: saúde mental, estudantes e pandemia. O booleano AND foi utilizado para combinação dos descritores. Foram incluídos estudos com graduandos em instituições da América Latina, envolvendo saúde mental e terem sido realizados durante o período de isolamento social. Foram excluídas todas as publicações que não fossem estudos empíricos, com outros membros da comunidade acadêmica ou em idiomas que não os da consulta às bases. A seleção de artigos elegíveis foi realizada por dois revisores que avaliaram a qualidade de cada um dos estudos para posterior extração dos dados. Para a síntese dos resultados foi utilizada a abordagem de narrativa de síntese temática. Foram identificadas 6.150 publicações inicialmente, que resultaram em 11 estudos incluídos após aplicação dos critérios de elegibilidade. Os resultados revelam, com exceção a um estudo, que a qualidade da saúde mental dos estudantes universitários latino-americanos durante o período de isolamento social na pandemia Covid-19 reduziu. Os impactos principais relatados envolvem aumento nos níveis de ansiedade, estresse e depressão, além de piora na qualidade do sono. Observou-se que a realização de atividade física e coping pré-estresse neste período serviram como fatores protetivos à saúde mental. Por outro lado, fatores como: sedentarismo, instabilidade econômica, ser do gênero feminino e ter tido Covid-19 se mostraram potencializadores à piora da saúde mental dos indivíduos.The objective of this study was to carry out a systematic review of publications that reported the assessment of the mental health of university students in Latin America specifically during the period of social isolation in the Covid-19 pandemic. The databases used for research were: Lilacs, PubMed, APA PsycInfo and Scielo to collect studies in english, spanish or portuguese. The database consultation took place in May 2022 and the descriptors adopted were: mental health, students and pandemic. The Boolean AND was used to combine the descriptors. Studies with undergraduates in institutions in Latin America were included, involving mental health and having been carried out during the period of social isolation. All publications that were not empirical studies, with other members of the academic community or in languages other than those used in the database consultation were excluded. The selection of eligible articles was carried out by two reviewers who assessed the quality of each study for subsequent data extraction. To synthesize the results, the thematic synthesis narrative approach was used. Were identified 6,150 publications initially, which resulted in 11 studies included after applying the eligibility criteria. The results reveal, with the exception of one study, that the quality of mental health of Latin American university students during the period of social isolation in the Covid-19 pandemic reduced. The main impacts reported involve an increase in levels of anxiety, stress and depression, as well as worsening sleep quality. It was observed that physical activity and pre-stress coping during this period served as protective factors for mental health. On the other hand, factors such as: sedentary lifestyle, economic instability, being female and having had Covid-19 were shown to aggravate the declining of individuals' mental health.El objetivo de este estudio fue realizar una revisión sistemática de publicaciones que reportaron la evaluación de la salud mental de estudiantes universitarios en América Latina, específicamente durante el período de aislamiento social en la pandemia de Covid-19. Las bases de datos utilizadas para la investigación fueron: Lilacs, PubMed, APA PsycInfo y Scielo para recolectar estudios en inglés, español o portugués. La consulta de la base de datos se realizó en mayo de 2022 y los descriptores adoptados fueron: salud mental, estudiantes y pandemia. Se utilizó el AND booleano para combinar los descriptores. Se incluyeron estudios con estudiantes de pregrado en instituciones de América Latina, que involucraran salud mental y que hubieran sido realizados durante el período de aislamiento social. Se excluyeron todas las publicaciones que no fueran estudios empíricos, con otros miembros de la comunidad académica o en idiomas distintos a los utilizados en la consulta de la base de datos. La selección de los artículos elegibles estuvo a cargo de dos revisores que evaluaron la calidad de cada estudio para la posterior extracción de datos. Para sintetizar los resultados se utilizó el enfoque narrativo de síntesis temática. Inicialmente se identificaron 6.150 publicaciones, lo que resultó en 11 estudios incluidos luego de aplicar los criterios de elegibilidad. Los resultados revelan, con excepción de un estudio, que la calidad de la salud mental de los estudiantes universitarios latinoamericanos durante el período de aislamiento social en la pandemia de la Covid-19 se redujo. Los principales impactos reportados implican un aumento de los niveles de ansiedad, estrés y depresión, así como un empeoramiento de la calidad del sueño. Se observó que la actividad física y el afrontamiento preestrés durante este período sirvieron como factores protectores de la salud mental. Por otro lado, factores como: el sedentarismo, la inestabilidad económica, ser mujer y haber contraído Covid-19 demostraron aumentar el empeoramiento de la salud mental de los individuos.Faculdade Patos de Minas2024-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/107710.22289/2446-922X.V10N1A7Psicologia e Saúde em debate; Vol. 10 No. 1 (2024); 105-126Psicologia e Saúde em debate; Vol. 10 Núm. 1 (2024); 105-126Psicologia e Saúde em debate; v. 10 n. 1 (2024); 105-1262446-922Xreponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/1077/650Copyright (c) 2024 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWalsh Monteiro, AndréRincón Uribe, Fabio AléxisGouveia Júnior, Amaurida Silva Pedroso, Janari2024-02-14T20:28:48Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/1077Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2024-02-14T20:28:48Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false
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