ANSIEDADE NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: psicoterapia corporal e música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Renata Samara de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferreira, Leonardo Carrijo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/597
Resumo: Introdução: O ambiente acadêmico proporciona uma jornada de vivências, que contribuem deforma significativa para o crescimento pessoal e profissional dos discentes, mas ao mesmo tempodemanda muita responsabilidade e adaptação frente a sua formação acadêmica. Durante agraduação, os estudantes universitários vivenciam diversos momentos de enorme tensão, queestão relacionados ao desempenho de atividades avaliativas. Considera-se o uso de técnicascorporais, que possam ser vinculadas a música para promover a diminuição da ansiedade epossibilitar bem-estar. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo realizar uma investigação eanálise de atividades de relaxamento para estudantes universitários, vinculada ao uso da aplicaçãode técnicas corporais com música para promover a diminuição da ansiedade e possibilitar bemestar.Metodologia: O estudo foi elaborado na forma de uma revisão conceitual da literatura.Considerações: O presente estudo destaca que, a ansiedade, característica da vida humana éfundamental para sobrevivência, no sentido de auxiliar no enfrentamento de situações e adaptaçõesimpostas pela complexidade da existência do ser humano. O ambiente acadêmico contribui demaneira positiva para o crescimento pessoal e profissional na formação de discentes. O fato é quedurante a graduação, os estudantes universitários, vivenciam momentos de enorme tensão,principalmente diante de situações que envolvem atividades avaliativas. A jornada acadêmica éampla, demanda responsabilidade, compromisso, comprometimento e adaptação. E vários são osfatores que podem desencadear o aumento dos níveis de ansiedade e prejudicar a aprendizagem,interferindo na produtividade acadêmica de alunos e afetar sua vida de uma forma geral. Estudosreferentes à aplicação da psicoterapia corporal nos mais diversos campos, apresentam resultadossatisfatórios e positivos nesse contexto. A música é um fenômeno capaz de atingir o corpo emodificar as emoções. No campo da saúde a música possui uma importância terapêutica e eficáciacomprovada por estimular efeitos no ser humano, nos aspectos somáticos, psicológicos, sociais,cognitivos e espirituais. A aplicabilidade de exercícios de relaxamento adicionados à música nocotidiano dos discentes, como estratégia adicional com a finalidade de proporcionar o alívio detensões e da própria ansiedade, podem auxiliar e melhorar numa forma de enfrentamento maissaudável, diante das exigências e conflitos derivados do contexto acadêmico e da vidacontemporânea. Em suma, estudos comprovam tanto a eficácia da psicoterapia corporal quanto damúsica como estratégias que proporcionam relaxamento e bem-estar. O objetivo desse estudo foialcançado, no entanto nota-se uma escassez de estudos referente a aplicação da psicoterapiacorporal juntamente com a música. Diante disso, ressalta -se a relevância de pesquisas quepossam verificar os resultados de ambas, de forma conjunta para proporcionar o equilíbrio dosníveis de ansiedade.
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