EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS: um desafio possível
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia e Saúde em Debate |
DOI: | 10.22289/2446-922X.V7N1A2 |
Texto Completo: | https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/720 |
Resumo: | Introdução: Nos últimos 50 anos se têm percebido um aumento na atividade sexual de crianças e adolescentes, com consequente aumento no número de gestações e prevalência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Objetivo: Analisar na literatura nacional dos últimos 5 anos aspectos relacionados a alguns desafios e potencialidades das ações de educação sexual nas escolas. Método: Foi realizada uma pesquisa de revisão narrativa da literatura. Resultados: Segundo a bibliografia consultada, o desenvolvimento das práticas de educação sexual nas escolas teve início no século XX, tendo como foco o controle de cunho epidemiológico, onde havia apenas discussões de cunho religioso de caráter higienista como estratégia de saúde pública. Conclusão: Mudanças na sociedade e movimentos feministas têm impulsionado debates sobre temas como a educação sexual, trazendo para um cotidiano a relevância de trabalhar tal questão. |
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EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS: um desafio possívelSEXUAL EDUCATION IN SCHOOLS: a possible challengeLA EDUCACIÓN SEXUAL EN LAS ESCUELAS: un posible desafíoHealth EducationCollective HealthSexualitySchoolEducación Para La SaludSalud PúblicaSexualidadColegioeducação em saúdesaúde coletivaeducaçãoIntrodução: Nos últimos 50 anos se têm percebido um aumento na atividade sexual de crianças e adolescentes, com consequente aumento no número de gestações e prevalência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Objetivo: Analisar na literatura nacional dos últimos 5 anos aspectos relacionados a alguns desafios e potencialidades das ações de educação sexual nas escolas. Método: Foi realizada uma pesquisa de revisão narrativa da literatura. Resultados: Segundo a bibliografia consultada, o desenvolvimento das práticas de educação sexual nas escolas teve início no século XX, tendo como foco o controle de cunho epidemiológico, onde havia apenas discussões de cunho religioso de caráter higienista como estratégia de saúde pública. Conclusão: Mudanças na sociedade e movimentos feministas têm impulsionado debates sobre temas como a educação sexual, trazendo para um cotidiano a relevância de trabalhar tal questão.Introduction: In the last 50 years there has been an increase in the sexual activity of children and adolescents, with a consequent increase in the number of pregnancies and the prevalence of Sexually Transmitted Infections (STIs). Objective: To analyze in the national literature of the last 5 years aspects related to some challenges and potential of sex education actions in schools. Method: A literature review was carried out. Results: The development of sex education practices in schools began in the 20th century, focusing on epidemiological control, where there were only hygienic religious discussions as a public health strategy. Conclusion: Changes in society and feminist movements have stimulated debates, such as, for example, on the topic of sexual education, bringing to the daily routine the relevance of working on this issue. In this sense, more research needs to be done and the data deserve to be analyzed, so that they do not only serve as epidemiological knowledge, but also to work on what they themselves reveal.Introducción: En los últimos 50 años se ha producido un incremento en la actividad sexual de niños y adolescentes, con el consecuente incremento en el número de embarazos y la prevalencia de Infecciones de Transmisión Sexual (ITS). Objetivo: Analizar en la literatura nacional de los últimos 5 años aspectos relacionados con algunos desafíos y potencialidades de las acciones de educación sexual en las escuelas. Método: Se realizó una revisión de la literatura. Resultados: Según la bibliografía consultada, el desarrollo de las prácticas de educación sexual en las escuelas se inició en el siglo XX, con foco en el control epidemiológico, donde solo existían discusiones religiosas higiénicas como estrategia de salud pública. Conclusión: Los cambios en la sociedad y los movimientos feministas han estimulado debates como, por ejemplo, sobre el tema de la educación sexual, llevando a la rutina diaria la relevancia de trabajar en este tema. En este sentido, es necesario realizar más investigaciones y los datos merecen ser analizados, para que no solo sirvan como conocimiento epidemiológico, sino también para trabajar sobre lo que revelan.Faculdade Patos de Minas2021-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/72010.22289/2446-922X.V7N1A2Psicologia e Saúde em debate; Vol. 7 No. 1 (2021); 15-26Psicologia e Saúde em debate; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 15-26Psicologia e Saúde em debate; v. 7 n. 1 (2021); 15-262446-922X10.22289/2446-922X.V7N1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/720/464Copyright (c) 2021 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Alexia Jade MachadoAraújo, Marielli MonteSousa, Alessandra Jaira MachadoAraújo, Paula MonteFigueiredo, Eugênia Bridget Gadelha2023-08-01T03:31:36Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/720Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:36Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false |
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