RELACIONAMENTO TREINADOR-ATLETA E PERCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA VIDA NO CONTEXTO DO HANDEBOL PARANAENSE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia e Saúde em Debate |
Texto Completo: | https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/956 |
Resumo: | A prática esportiva favorece o desenvolvimento de competências físicas, psicológicas e sociais dos participantes. Estudos recentes têm encontrado associação positiva entre a prática esportiva e o relacionamento treinador atletas e desenvolvimento de habilidades para vida. Assim, objetivo desse estudo foi investigar a relação treinador atleta e o desenvolvimento de habilidades para a vida em atletas de handebol comparando em função do sexo, tempo de prática, faixa etária e tempo com o treinador. Fizeram parte deste estudo 101 atletas de handebol participantes do JAPS etapa regional 2021, de ambos os sexos, com média de idade de 18.38 ± 5.15 anos. Os instrumentos utilizados foram: Escala de Habilidades para a Vida no Esporte (P-LSSS) e Coach-Athlete Relationship Questionnaire (CART-Q). A análise de dados realizada por meio dos testes de Kolmogorov-Smirnov e U de Mann-Whitney. Os resultados evidenciaram que as meninas têm uma melhor percepção do desenvolvimento das habilidades sociais (p=0,023) quando comparado aos meninos. Em relação ao relacionamento com o treinador os atletas com maior tempo de prática e mais tempo com o treinador percebem boa comunicação, respeito e confiança com o seu treinador (p<0,05). Concluiu- se que o sexo parece ser um fator interveniente no desenvolvimento de habilidades para vida em atletas de handebol e que tempo de prática e tempo com o treinador parece influenciar na percepção do relacionamento com o treinador. |
id |
FPM-1_c843a38056b69b2c12cce347c5596069 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/956 |
network_acronym_str |
FPM-1 |
network_name_str |
Psicologia e Saúde em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
RELACIONAMENTO TREINADOR-ATLETA E PERCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA VIDA NO CONTEXTO DO HANDEBOL PARANAENSECOACH-ATHLETE RELATIONSHIP AND PERCEPTION OF LIFE SKILLS DEVELOPMENT IN THE CONTEXT OF HANDBALL IN PARANÁRELACIÓN ENTRENADOR-ATLETA Y PERCEPCIÓN DEL DESARROLLO DE HABILIDADES PARA LA VIDA EN EL CONTEXTO DEL BALONMANO PARANÁAtletasCrescimento e desenvolvimentoHabilidades SociaisEsportes de equipeAthletesGrowth and DevelopmentSocial SkillsTeam SportsAtletasCrecimiento y DesarrolloHabilidades socialesDeportes de EquipoA prática esportiva favorece o desenvolvimento de competências físicas, psicológicas e sociais dos participantes. Estudos recentes têm encontrado associação positiva entre a prática esportiva e o relacionamento treinador atletas e desenvolvimento de habilidades para vida. Assim, objetivo desse estudo foi investigar a relação treinador atleta e o desenvolvimento de habilidades para a vida em atletas de handebol comparando em função do sexo, tempo de prática, faixa etária e tempo com o treinador. Fizeram parte deste estudo 101 atletas de handebol participantes do JAPS etapa regional 2021, de ambos os sexos, com média de idade de 18.38 ± 5.15 anos. Os instrumentos utilizados foram: Escala de Habilidades para a Vida no Esporte (P-LSSS) e Coach-Athlete Relationship Questionnaire (CART-Q). A análise de dados realizada por meio dos testes de Kolmogorov-Smirnov e U de Mann-Whitney. Os resultados evidenciaram que as meninas têm uma melhor percepção do desenvolvimento das habilidades sociais (p=0,023) quando comparado aos meninos. Em relação ao relacionamento com o treinador os atletas com maior tempo de prática e mais tempo com o treinador percebem boa comunicação, respeito e confiança com o seu treinador (p<0,05). Concluiu- se que o sexo parece ser um fator interveniente no desenvolvimento de habilidades para vida em atletas de handebol e que tempo de prática e tempo com o treinador parece influenciar na percepção do relacionamento com o treinador.The practice of sports favors the development of physical, psychological and social skills of the participants. Recent studies have found a positive association between sports practice and the coach-athletes relationship and the development of life skills. Thus, the aim of this study was to investigate the coach-athlete relationship and the development of life skills in handball athletes, comparing according to sex, practice time, age group and time with the coach. The study included 101 handball athletes participating in the JAPS regional stage 2021, of both sexes, with a mean age of 18.38 ± 5.15 years. The instruments used were: Life Skills Scale in Sport (P-LSSS) and Coach-Athlete Relationship Questionnaire (CART-Q). Data analysis was performed using the Kolmogorov-Smirnov and Mann-Whitney U tests. The results showed that girls have a better perception of the development of social skills (p=0.023) when compared to boys. Regarding the relationship with the coach, athletes with more time of practice and more time with the coach perceive good communication, respect and trust with their coach (p<0.05). It was concluded that sex seems to be an intervening factor in the development of life skills in handball athletes and that practice time and time with the coach seem to influence the perception of the relationship with the coach.La práctica del deporte favorece el desarrollo de competencias físicas, psicológicas y sociales de los participantes. Estudios recientes han encontrado una asociación positiva entre la práctica deportiva y la relación entrenador-atleta y el desarrollo de habilidades para la vida. Así, El objetivo de este estudio fue investigar la relación entrenador-atleta y el desarrollo de habilidades para la vida en atletas de balonmano, comparando según sexo, tiempo de práctica, grupo de edad y tiempo con el entrenador. En este estudio participaron 101 atletas de balonmano participantes en la etapa regional JAPS 2021, de ambos sexos. Con una edad media de 18,38 ± 5,15 años. Los instrumentos utilizados fueron: Escala de Habilidades para la Vida en el Deporte (P-LSSS) y Cuestionario de Relación Entrenador-Deportista (CART-Q). Análisis de datos realizado mediante las pruebas U de Kolmogorov-Smirnov y Mann-Whitney. Los resultados mostraron que las niñas tienen una mejor percepción del desarrollo de las habilidades sociales (p=0,023) en comparación con los niños. En cuanto a la relación con el entrenador, los deportistas con más tiempo de práctica y más tiempo con el entrenador perciben buena comunicación, respeto y confianza con su entrenador (p<0,05). Concluido - Se encontró que el sexo parece ser un factor interviniente en el desarrollo de habilidades para la vida en los atletas de balonmano y que el tiempo de práctica y el tiempo con el entrenador parecen influir en la percepción de la relación con el entrenador.Faculdade Patos de Minas2023-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/95610.22289/2446-922X.V9N1A24Psicologia e Saúde em debate; Vol. 9 No. 1 (2023); 354-366Psicologia e Saúde em debate; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 354-366Psicologia e Saúde em debate; v. 9 n. 1 (2023); 354-3662446-922X10.22289/2446-922X.V9N1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/956/585Copyright (c) 2023 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, João Henrique MaximianoFreire, Gabriel Lucas MoraisCosta, Nathan Leonardo Gomesdo Nascimento Junior, José Roberto AndradeFiorese, Lenamar2023-08-01T03:31:49Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/956Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:49Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELACIONAMENTO TREINADOR-ATLETA E PERCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA VIDA NO CONTEXTO DO HANDEBOL PARANAENSE COACH-ATHLETE RELATIONSHIP AND PERCEPTION OF LIFE SKILLS DEVELOPMENT IN THE CONTEXT OF HANDBALL IN PARANÁ RELACIÓN ENTRENADOR-ATLETA Y PERCEPCIÓN DEL DESARROLLO DE HABILIDADES PARA LA VIDA EN EL CONTEXTO DEL BALONMANO PARANÁ |
title |
RELACIONAMENTO TREINADOR-ATLETA E PERCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA VIDA NO CONTEXTO DO HANDEBOL PARANAENSE |
spellingShingle |
RELACIONAMENTO TREINADOR-ATLETA E PERCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA VIDA NO CONTEXTO DO HANDEBOL PARANAENSE Pinto, João Henrique Maximiano Atletas Crescimento e desenvolvimento Habilidades Sociais Esportes de equipe Athletes Growth and Development Social Skills Team Sports Atletas Crecimiento y Desarrollo Habilidades sociales Deportes de Equipo |
title_short |
RELACIONAMENTO TREINADOR-ATLETA E PERCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA VIDA NO CONTEXTO DO HANDEBOL PARANAENSE |
title_full |
RELACIONAMENTO TREINADOR-ATLETA E PERCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA VIDA NO CONTEXTO DO HANDEBOL PARANAENSE |
title_fullStr |
RELACIONAMENTO TREINADOR-ATLETA E PERCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA VIDA NO CONTEXTO DO HANDEBOL PARANAENSE |
title_full_unstemmed |
RELACIONAMENTO TREINADOR-ATLETA E PERCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA VIDA NO CONTEXTO DO HANDEBOL PARANAENSE |
title_sort |
RELACIONAMENTO TREINADOR-ATLETA E PERCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA VIDA NO CONTEXTO DO HANDEBOL PARANAENSE |
author |
Pinto, João Henrique Maximiano |
author_facet |
Pinto, João Henrique Maximiano Freire, Gabriel Lucas Morais Costa, Nathan Leonardo Gomes do Nascimento Junior, José Roberto Andrade Fiorese, Lenamar |
author_role |
author |
author2 |
Freire, Gabriel Lucas Morais Costa, Nathan Leonardo Gomes do Nascimento Junior, José Roberto Andrade Fiorese, Lenamar |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, João Henrique Maximiano Freire, Gabriel Lucas Morais Costa, Nathan Leonardo Gomes do Nascimento Junior, José Roberto Andrade Fiorese, Lenamar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atletas Crescimento e desenvolvimento Habilidades Sociais Esportes de equipe Athletes Growth and Development Social Skills Team Sports Atletas Crecimiento y Desarrollo Habilidades sociales Deportes de Equipo |
topic |
Atletas Crescimento e desenvolvimento Habilidades Sociais Esportes de equipe Athletes Growth and Development Social Skills Team Sports Atletas Crecimiento y Desarrollo Habilidades sociales Deportes de Equipo |
description |
A prática esportiva favorece o desenvolvimento de competências físicas, psicológicas e sociais dos participantes. Estudos recentes têm encontrado associação positiva entre a prática esportiva e o relacionamento treinador atletas e desenvolvimento de habilidades para vida. Assim, objetivo desse estudo foi investigar a relação treinador atleta e o desenvolvimento de habilidades para a vida em atletas de handebol comparando em função do sexo, tempo de prática, faixa etária e tempo com o treinador. Fizeram parte deste estudo 101 atletas de handebol participantes do JAPS etapa regional 2021, de ambos os sexos, com média de idade de 18.38 ± 5.15 anos. Os instrumentos utilizados foram: Escala de Habilidades para a Vida no Esporte (P-LSSS) e Coach-Athlete Relationship Questionnaire (CART-Q). A análise de dados realizada por meio dos testes de Kolmogorov-Smirnov e U de Mann-Whitney. Os resultados evidenciaram que as meninas têm uma melhor percepção do desenvolvimento das habilidades sociais (p=0,023) quando comparado aos meninos. Em relação ao relacionamento com o treinador os atletas com maior tempo de prática e mais tempo com o treinador percebem boa comunicação, respeito e confiança com o seu treinador (p<0,05). Concluiu- se que o sexo parece ser um fator interveniente no desenvolvimento de habilidades para vida em atletas de handebol e que tempo de prática e tempo com o treinador parece influenciar na percepção do relacionamento com o treinador. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/956 10.22289/2446-922X.V9N1A24 |
url |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/956 |
identifier_str_mv |
10.22289/2446-922X.V9N1A24 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/956/585 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Psicologia e Saúde em debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Psicologia e Saúde em debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Patos de Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Patos de Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia e Saúde em debate; Vol. 9 No. 1 (2023); 354-366 Psicologia e Saúde em debate; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 354-366 Psicologia e Saúde em debate; v. 9 n. 1 (2023); 354-366 2446-922X 10.22289/2446-922X.V9N1 reponame:Psicologia e Saúde em Debate instname:Faculdade Patos de Minas (FPM) instacron:FPM |
instname_str |
Faculdade Patos de Minas (FPM) |
instacron_str |
FPM |
institution |
FPM |
reponame_str |
Psicologia e Saúde em Debate |
collection |
Psicologia e Saúde em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor@dpgpsifpm.com.br |
_version_ |
1797042465710014464 |