RELACIONAMENTO TREINADOR-ATLETA E PERCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA VIDA NO CONTEXTO DO HANDEBOL PARANAENSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, João Henrique Maximiano
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Freire, Gabriel Lucas Morais, Costa, Nathan Leonardo Gomes, do Nascimento Junior, José Roberto Andrade, Fiorese, Lenamar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/956
Resumo: A prática esportiva favorece o desenvolvimento de competências físicas, psicológicas e sociais dos participantes. Estudos recentes têm encontrado associação positiva entre a prática esportiva e o relacionamento treinador atletas e desenvolvimento de habilidades para vida. Assim, objetivo desse estudo foi investigar a relação treinador atleta e o desenvolvimento de habilidades para a vida em atletas de handebol comparando em função do sexo, tempo de prática, faixa etária e tempo com o treinador. Fizeram parte deste estudo 101 atletas de handebol participantes do JAPS etapa regional 2021, de ambos os sexos, com média de idade de 18.38 ± 5.15 anos. Os instrumentos utilizados foram: Escala de Habilidades para a Vida no Esporte (P-LSSS) e Coach-Athlete Relationship Questionnaire (CART-Q). A análise de dados realizada por meio dos testes de Kolmogorov-Smirnov e U de Mann-Whitney. Os resultados evidenciaram que as meninas têm uma melhor percepção do desenvolvimento das habilidades sociais (p=0,023) quando comparado aos meninos. Em relação ao relacionamento com o treinador os atletas com maior tempo de prática e mais tempo com o treinador percebem boa comunicação, respeito e confiança com o seu treinador (p<0,05). Concluiu- se que o sexo parece ser um fator interveniente no desenvolvimento de habilidades para vida em atletas de handebol e que tempo de prática e tempo com o treinador parece influenciar na percepção do relacionamento com o treinador.
id FPM-1_c843a38056b69b2c12cce347c5596069
oai_identifier_str oai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/956
network_acronym_str FPM-1
network_name_str Psicologia e Saúde em Debate
repository_id_str
spelling RELACIONAMENTO TREINADOR-ATLETA E PERCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA VIDA NO CONTEXTO DO HANDEBOL PARANAENSECOACH-ATHLETE RELATIONSHIP AND PERCEPTION OF LIFE SKILLS DEVELOPMENT IN THE CONTEXT OF HANDBALL IN PARANÁRELACIÓN ENTRENADOR-ATLETA Y PERCEPCIÓN DEL DESARROLLO DE HABILIDADES PARA LA VIDA EN EL CONTEXTO DEL BALONMANO PARANÁAtletasCrescimento e desenvolvimentoHabilidades SociaisEsportes de equipeAthletesGrowth and DevelopmentSocial SkillsTeam SportsAtletasCrecimiento y DesarrolloHabilidades socialesDeportes de EquipoA prática esportiva favorece o desenvolvimento de competências físicas, psicológicas e sociais dos participantes. Estudos recentes têm encontrado associação positiva entre a prática esportiva e o relacionamento treinador atletas e desenvolvimento de habilidades para vida. Assim, objetivo desse estudo foi investigar a relação treinador atleta e o desenvolvimento de habilidades para a vida em atletas de handebol comparando em função do sexo, tempo de prática, faixa etária e tempo com o treinador. Fizeram parte deste estudo 101 atletas de handebol participantes do JAPS etapa regional 2021, de ambos os sexos, com média de idade de 18.38 ± 5.15 anos. Os instrumentos utilizados foram: Escala de Habilidades para a Vida no Esporte (P-LSSS) e Coach-Athlete Relationship Questionnaire (CART-Q). A análise de dados realizada por meio dos testes de Kolmogorov-Smirnov e U de Mann-Whitney. Os resultados evidenciaram que as meninas têm uma melhor percepção do desenvolvimento das habilidades sociais (p=0,023) quando comparado aos meninos. Em relação ao relacionamento com o treinador os atletas com maior tempo de prática e mais tempo com o treinador percebem boa comunicação, respeito e confiança com o seu treinador (p<0,05). Concluiu- se que o sexo parece ser um fator interveniente no desenvolvimento de habilidades para vida em atletas de handebol e que tempo de prática e tempo com o treinador parece influenciar na percepção do relacionamento com o treinador.The practice of sports favors the development of physical, psychological and social skills of the participants. Recent studies have found a positive association between sports practice and the coach-athletes relationship and the development of life skills. Thus, the aim of this study was to investigate the coach-athlete relationship and the development of life skills in handball athletes, comparing according to sex, practice time, age group and time with the coach. The study included 101 handball athletes participating in the JAPS regional stage 2021, of both sexes, with a mean age of 18.38 ± 5.15 years. The instruments used were: Life Skills Scale in Sport (P-LSSS) and Coach-Athlete Relationship Questionnaire (CART-Q). Data analysis was performed using the Kolmogorov-Smirnov and Mann-Whitney U tests. The results showed that girls have a better perception of the development of social skills (p=0.023) when compared to boys. Regarding the relationship with the coach, athletes with more time of practice and more time with the coach perceive good communication, respect and trust with their coach (p<0.05). It was concluded that sex seems to be an intervening factor in the development of life skills in handball athletes and that practice time and time with the coach seem to influence the perception of the relationship with the coach.La práctica del deporte favorece el desarrollo de competencias físicas, psicológicas y sociales de los participantes. Estudios recientes han encontrado una asociación positiva entre la práctica deportiva y la relación entrenador-atleta y el desarrollo de habilidades para la vida. Así, El objetivo de este estudio fue investigar la relación entrenador-atleta y el desarrollo de habilidades para la vida en atletas de balonmano, comparando según sexo, tiempo de práctica, grupo de edad y tiempo con el entrenador. En este estudio participaron 101 atletas de balonmano participantes en la etapa regional JAPS 2021, de ambos sexos. Con una edad media de 18,38 ± 5,15 años. Los instrumentos utilizados fueron: Escala de Habilidades para la Vida en el Deporte (P-LSSS) y Cuestionario de Relación Entrenador-Deportista (CART-Q). Análisis de datos realizado mediante las pruebas U de Kolmogorov-Smirnov y Mann-Whitney. Los resultados mostraron que las niñas tienen una mejor percepción del desarrollo de las habilidades sociales (p=0,023) en comparación con los niños. En cuanto a la relación con el entrenador, los deportistas con más tiempo de práctica y más tiempo con el entrenador perciben buena comunicación, respeto y confianza con su entrenador (p<0,05). Concluido - Se encontró que el sexo parece ser un factor interviniente en el desarrollo de habilidades para la vida en los atletas de balonmano y que el tiempo de práctica y el tiempo con el entrenador parecen influir en la percepción de la relación con el entrenador.Faculdade Patos de Minas2023-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/95610.22289/2446-922X.V9N1A24Psicologia e Saúde em debate; Vol. 9 No. 1 (2023); 354-366Psicologia e Saúde em debate; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 354-366Psicologia e Saúde em debate; v. 9 n. 1 (2023); 354-3662446-922X10.22289/2446-922X.V9N1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/956/585Copyright (c) 2023 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, João Henrique MaximianoFreire, Gabriel Lucas MoraisCosta, Nathan Leonardo Gomesdo Nascimento Junior, José Roberto AndradeFiorese, Lenamar2023-08-01T03:31:49Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/956Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:49Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false
dc.title.none.fl_str_mv RELACIONAMENTO TREINADOR-ATLETA E PERCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA VIDA NO CONTEXTO DO HANDEBOL PARANAENSE
COACH-ATHLETE RELATIONSHIP AND PERCEPTION OF LIFE SKILLS DEVELOPMENT IN THE CONTEXT OF HANDBALL IN PARANÁ
RELACIÓN ENTRENADOR-ATLETA Y PERCEPCIÓN DEL DESARROLLO DE HABILIDADES PARA LA VIDA EN EL CONTEXTO DEL BALONMANO PARANÁ
title RELACIONAMENTO TREINADOR-ATLETA E PERCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA VIDA NO CONTEXTO DO HANDEBOL PARANAENSE
spellingShingle RELACIONAMENTO TREINADOR-ATLETA E PERCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA VIDA NO CONTEXTO DO HANDEBOL PARANAENSE
Pinto, João Henrique Maximiano
Atletas
Crescimento e desenvolvimento
Habilidades Sociais
Esportes de equipe
Athletes
Growth and Development
Social Skills
Team Sports
Atletas
Crecimiento y Desarrollo
Habilidades sociales
Deportes de Equipo
title_short RELACIONAMENTO TREINADOR-ATLETA E PERCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA VIDA NO CONTEXTO DO HANDEBOL PARANAENSE
title_full RELACIONAMENTO TREINADOR-ATLETA E PERCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA VIDA NO CONTEXTO DO HANDEBOL PARANAENSE
title_fullStr RELACIONAMENTO TREINADOR-ATLETA E PERCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA VIDA NO CONTEXTO DO HANDEBOL PARANAENSE
title_full_unstemmed RELACIONAMENTO TREINADOR-ATLETA E PERCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA VIDA NO CONTEXTO DO HANDEBOL PARANAENSE
title_sort RELACIONAMENTO TREINADOR-ATLETA E PERCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA VIDA NO CONTEXTO DO HANDEBOL PARANAENSE
author Pinto, João Henrique Maximiano
author_facet Pinto, João Henrique Maximiano
Freire, Gabriel Lucas Morais
Costa, Nathan Leonardo Gomes
do Nascimento Junior, José Roberto Andrade
Fiorese, Lenamar
author_role author
author2 Freire, Gabriel Lucas Morais
Costa, Nathan Leonardo Gomes
do Nascimento Junior, José Roberto Andrade
Fiorese, Lenamar
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, João Henrique Maximiano
Freire, Gabriel Lucas Morais
Costa, Nathan Leonardo Gomes
do Nascimento Junior, José Roberto Andrade
Fiorese, Lenamar
dc.subject.por.fl_str_mv Atletas
Crescimento e desenvolvimento
Habilidades Sociais
Esportes de equipe
Athletes
Growth and Development
Social Skills
Team Sports
Atletas
Crecimiento y Desarrollo
Habilidades sociales
Deportes de Equipo
topic Atletas
Crescimento e desenvolvimento
Habilidades Sociais
Esportes de equipe
Athletes
Growth and Development
Social Skills
Team Sports
Atletas
Crecimiento y Desarrollo
Habilidades sociales
Deportes de Equipo
description A prática esportiva favorece o desenvolvimento de competências físicas, psicológicas e sociais dos participantes. Estudos recentes têm encontrado associação positiva entre a prática esportiva e o relacionamento treinador atletas e desenvolvimento de habilidades para vida. Assim, objetivo desse estudo foi investigar a relação treinador atleta e o desenvolvimento de habilidades para a vida em atletas de handebol comparando em função do sexo, tempo de prática, faixa etária e tempo com o treinador. Fizeram parte deste estudo 101 atletas de handebol participantes do JAPS etapa regional 2021, de ambos os sexos, com média de idade de 18.38 ± 5.15 anos. Os instrumentos utilizados foram: Escala de Habilidades para a Vida no Esporte (P-LSSS) e Coach-Athlete Relationship Questionnaire (CART-Q). A análise de dados realizada por meio dos testes de Kolmogorov-Smirnov e U de Mann-Whitney. Os resultados evidenciaram que as meninas têm uma melhor percepção do desenvolvimento das habilidades sociais (p=0,023) quando comparado aos meninos. Em relação ao relacionamento com o treinador os atletas com maior tempo de prática e mais tempo com o treinador percebem boa comunicação, respeito e confiança com o seu treinador (p<0,05). Concluiu- se que o sexo parece ser um fator interveniente no desenvolvimento de habilidades para vida em atletas de handebol e que tempo de prática e tempo com o treinador parece influenciar na percepção do relacionamento com o treinador.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/956
10.22289/2446-922X.V9N1A24
url https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/956
identifier_str_mv 10.22289/2446-922X.V9N1A24
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/956/585
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saúde em debate; Vol. 9 No. 1 (2023); 354-366
Psicologia e Saúde em debate; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 354-366
Psicologia e Saúde em debate; v. 9 n. 1 (2023); 354-366
2446-922X
10.22289/2446-922X.V9N1
reponame:Psicologia e Saúde em Debate
instname:Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron:FPM
instname_str Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron_str FPM
institution FPM
reponame_str Psicologia e Saúde em Debate
collection Psicologia e Saúde em Debate
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)
repository.mail.fl_str_mv editor@dpgpsifpm.com.br
_version_ 1797042465710014464