UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE ESTRESSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ESTUDOS BRASILEIROS: revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia e Saúde em Debate |
Texto Completo: | https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/737 |
Resumo: | Este estudo teve objetivo de identificar os instrumentos utilizados para avaliar estresse em crianças e/ou adolescentes em pesquisas na área da psicologia, publicadas no Brasil em idioma português, entre os anos 2009 e 2019. As buscas foram realizadas nas bases Scielo, Redalyc e BVS Brasil utilizando os termos stress AND criança OR adolescente. Após a seleção e triagem 16 artigos atenderam aos critérios de inclusão na amostra. Observou-se a predominância do uso da Escala de Stress Infantil (ESI) para avaliação em crianças, enquanto para avaliação em adolescentes os instrumentos foram variados. O contexto hospitalar e escolar foram os principais campos de utilização dos instrumentos, havendo também o esporte, atenção básica à saúde e política pública de assistência social. A avaliação do estresse em crianças e adolescentes é um desafio importante na prática profissional e a sistematização dos procedimentos avaliativos pode contribuir para processos de intervenção mais eficazes e responsáveis. |
id |
FPM-1_d8c9749ad95f587b347901cb4e2bfb7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/737 |
network_acronym_str |
FPM-1 |
network_name_str |
Psicologia e Saúde em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE ESTRESSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ESTUDOS BRASILEIROS: revisão integrativaUSE OF INSTRUMENTS TO ASSESS STRESS IN CHILDREN AND ADOLESCENTS IN BRAZILIAN STUDIES: integrative reviewINSTRUMENTOS PARA EVALUAR EL ESTRÉS EN NINÕS Y ADOLESCENTES: uma revisión integradora de estudios brasileñossaúde mentalestresse psicológicodesenvolvimento humanomental healthpsychological stresshuman developmentsalud mentalestrés psicológicodesarrollo humanoEste estudo teve objetivo de identificar os instrumentos utilizados para avaliar estresse em crianças e/ou adolescentes em pesquisas na área da psicologia, publicadas no Brasil em idioma português, entre os anos 2009 e 2019. As buscas foram realizadas nas bases Scielo, Redalyc e BVS Brasil utilizando os termos stress AND criança OR adolescente. Após a seleção e triagem 16 artigos atenderam aos critérios de inclusão na amostra. Observou-se a predominância do uso da Escala de Stress Infantil (ESI) para avaliação em crianças, enquanto para avaliação em adolescentes os instrumentos foram variados. O contexto hospitalar e escolar foram os principais campos de utilização dos instrumentos, havendo também o esporte, atenção básica à saúde e política pública de assistência social. A avaliação do estresse em crianças e adolescentes é um desafio importante na prática profissional e a sistematização dos procedimentos avaliativos pode contribuir para processos de intervenção mais eficazes e responsáveis.This study aimed to identify the instruments used to assess stress in children and/or adolescents in research in the field of psychology, published in Brazil in portuguese, between the years 2009 and 2019. The searches were carried out in the Scielo, Redalyc and BVS Brasil databases using the terms stress AND criança OR adolescente. After selection and screening, 16 articles met the inclusion criteria in the sample. There was a predominance of the use of the Escala de Stress Infantil (ESI) for assessment in children, while for assessment in adolescents the instruments were varied. The hospital and school were the main fields of use of the instruments, with sport practice, basic health care and public social assistance policy. The assessment of stress in children and adolescents is an important challenge in professional practice and the systematization of evaluation procedures can contribute to more effective and responsible intervention processes.Este estudio tuvo como objetivo identificar los instrumentos utilizados para evaluar el estrés en niños y/o adolescentes en investigaciones en el campo de la psicología publicadas en Brasil en portugués entre los años 2009 y 2019. Las búsquedas se realizaron en las bases de datos Scielo, Redalyc y BVS Brasil. utilizando los términos stress AND criança OR adolescente. Después de la selección y cribado, 16 artículos cumplieron los criterios de inclusión en la muestra. Predominó el uso de la Escala de Stress Infantil (ESI) para la evaluación en niños, mientras que para la evaluación en adolescentes los instrumentos fueron variados. El contexto hospitalario y escolar fueron los principales campos de uso de los instrumentos, con el deporte, la atención básica a la salud y la política pública asistencial. La evaluación del estrés en niños y adolescentes es un desafío importante en la práctica profesional y la sistematización de los procedimientos de evaluación puede contribuir a procesos de intervención más efectivos y responsables.Faculdade Patos de Minas2021-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/73710.22289/2446-922X.V7N1A21Psicologia e Saúde em debate; Vol. 7 No. 1 (2021); 293-314Psicologia e Saúde em debate; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 293-314Psicologia e Saúde em debate; v. 7 n. 1 (2021); 293-3142446-922X10.22289/2446-922X.V7N1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/737/484Copyright (c) 2021 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Luanara da SilvaHesper, Yasmim Regianeda Silva, Jean PauloSachetti, Virginia Azevedo Reis2023-08-01T03:31:37Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/737Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:37Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE ESTRESSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ESTUDOS BRASILEIROS: revisão integrativa USE OF INSTRUMENTS TO ASSESS STRESS IN CHILDREN AND ADOLESCENTS IN BRAZILIAN STUDIES: integrative review INSTRUMENTOS PARA EVALUAR EL ESTRÉS EN NINÕS Y ADOLESCENTES: uma revisión integradora de estudios brasileños |
title |
UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE ESTRESSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ESTUDOS BRASILEIROS: revisão integrativa |
spellingShingle |
UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE ESTRESSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ESTUDOS BRASILEIROS: revisão integrativa dos Santos, Luanara da Silva saúde mental estresse psicológico desenvolvimento humano mental health psychological stress human development salud mental estrés psicológico desarrollo humano |
title_short |
UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE ESTRESSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ESTUDOS BRASILEIROS: revisão integrativa |
title_full |
UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE ESTRESSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ESTUDOS BRASILEIROS: revisão integrativa |
title_fullStr |
UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE ESTRESSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ESTUDOS BRASILEIROS: revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE ESTRESSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ESTUDOS BRASILEIROS: revisão integrativa |
title_sort |
UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE ESTRESSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ESTUDOS BRASILEIROS: revisão integrativa |
author |
dos Santos, Luanara da Silva |
author_facet |
dos Santos, Luanara da Silva Hesper, Yasmim Regiane da Silva, Jean Paulo Sachetti, Virginia Azevedo Reis |
author_role |
author |
author2 |
Hesper, Yasmim Regiane da Silva, Jean Paulo Sachetti, Virginia Azevedo Reis |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Luanara da Silva Hesper, Yasmim Regiane da Silva, Jean Paulo Sachetti, Virginia Azevedo Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
saúde mental estresse psicológico desenvolvimento humano mental health psychological stress human development salud mental estrés psicológico desarrollo humano |
topic |
saúde mental estresse psicológico desenvolvimento humano mental health psychological stress human development salud mental estrés psicológico desarrollo humano |
description |
Este estudo teve objetivo de identificar os instrumentos utilizados para avaliar estresse em crianças e/ou adolescentes em pesquisas na área da psicologia, publicadas no Brasil em idioma português, entre os anos 2009 e 2019. As buscas foram realizadas nas bases Scielo, Redalyc e BVS Brasil utilizando os termos stress AND criança OR adolescente. Após a seleção e triagem 16 artigos atenderam aos critérios de inclusão na amostra. Observou-se a predominância do uso da Escala de Stress Infantil (ESI) para avaliação em crianças, enquanto para avaliação em adolescentes os instrumentos foram variados. O contexto hospitalar e escolar foram os principais campos de utilização dos instrumentos, havendo também o esporte, atenção básica à saúde e política pública de assistência social. A avaliação do estresse em crianças e adolescentes é um desafio importante na prática profissional e a sistematização dos procedimentos avaliativos pode contribuir para processos de intervenção mais eficazes e responsáveis. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/737 10.22289/2446-922X.V7N1A21 |
url |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/737 |
identifier_str_mv |
10.22289/2446-922X.V7N1A21 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/737/484 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Psicologia e Saúde em debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Psicologia e Saúde em debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Patos de Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Patos de Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia e Saúde em debate; Vol. 7 No. 1 (2021); 293-314 Psicologia e Saúde em debate; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 293-314 Psicologia e Saúde em debate; v. 7 n. 1 (2021); 293-314 2446-922X 10.22289/2446-922X.V7N1 reponame:Psicologia e Saúde em Debate instname:Faculdade Patos de Minas (FPM) instacron:FPM |
instname_str |
Faculdade Patos de Minas (FPM) |
instacron_str |
FPM |
institution |
FPM |
reponame_str |
Psicologia e Saúde em Debate |
collection |
Psicologia e Saúde em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor@dpgpsifpm.com.br |
_version_ |
1797042465075625984 |