UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE ESTRESSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ESTUDOS BRASILEIROS: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Luanara da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Hesper, Yasmim Regiane, da Silva, Jean Paulo, Sachetti, Virginia Azevedo Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/737
Resumo: Este estudo teve objetivo de identificar os instrumentos utilizados para avaliar estresse em crianças e/ou adolescentes em pesquisas na área da psicologia, publicadas no Brasil em idioma português, entre os anos 2009 e 2019. As buscas foram realizadas nas bases Scielo, Redalyc e BVS Brasil utilizando os termos stress AND criança OR adolescente. Após a seleção e triagem 16 artigos atenderam aos critérios de inclusão na amostra. Observou-se a predominância do uso da Escala de Stress Infantil (ESI) para avaliação em crianças, enquanto para avaliação em adolescentes os instrumentos foram variados. O contexto hospitalar e escolar foram os principais campos de utilização dos instrumentos, havendo também o esporte, atenção básica à saúde e política pública de assistência social. A avaliação do estresse em crianças e adolescentes é um desafio importante na prática profissional e a sistematização dos procedimentos avaliativos pode contribuir para processos de intervenção mais eficazes e responsáveis.
id FPM-1_d8c9749ad95f587b347901cb4e2bfb7b
oai_identifier_str oai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/737
network_acronym_str FPM-1
network_name_str Psicologia e Saúde em Debate
repository_id_str
spelling UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE ESTRESSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ESTUDOS BRASILEIROS: revisão integrativaUSE OF INSTRUMENTS TO ASSESS STRESS IN CHILDREN AND ADOLESCENTS IN BRAZILIAN STUDIES: integrative reviewINSTRUMENTOS PARA EVALUAR EL ESTRÉS EN NINÕS Y ADOLESCENTES: uma revisión integradora de estudios brasileñossaúde mentalestresse psicológicodesenvolvimento humanomental healthpsychological stresshuman developmentsalud mentalestrés psicológicodesarrollo humanoEste estudo teve objetivo de identificar os instrumentos utilizados para avaliar estresse em crianças e/ou adolescentes em pesquisas na área da psicologia, publicadas no Brasil em idioma português, entre os anos 2009 e 2019. As buscas foram realizadas nas bases Scielo, Redalyc e BVS Brasil utilizando os termos stress AND criança OR adolescente. Após a seleção e triagem 16 artigos atenderam aos critérios de inclusão na amostra. Observou-se a predominância do uso da Escala de Stress Infantil (ESI) para avaliação em crianças, enquanto para avaliação em adolescentes os instrumentos foram variados. O contexto hospitalar e escolar foram os principais campos de utilização dos instrumentos, havendo também o esporte, atenção básica à saúde e política pública de assistência social. A avaliação do estresse em crianças e adolescentes é um desafio importante na prática profissional e a sistematização dos procedimentos avaliativos pode contribuir para processos de intervenção mais eficazes e responsáveis.This study aimed to identify the instruments used to assess stress in children and/or adolescents in research in the field of psychology, published in Brazil in portuguese, between the years 2009 and 2019. The searches were carried out in the Scielo, Redalyc and BVS Brasil databases using the terms stress AND criança OR adolescente. After selection and screening, 16 articles met the inclusion criteria in the sample. There was a predominance of the use of the Escala de Stress Infantil (ESI) for assessment in children, while for assessment in adolescents the instruments were varied. The hospital and school were the main fields of use of the instruments, with sport practice, basic health care and public social assistance policy. The assessment of stress in children and adolescents is an important challenge in professional practice and the systematization of evaluation procedures can contribute to more effective and responsible intervention processes.Este estudio tuvo como objetivo identificar los instrumentos utilizados para evaluar el estrés en niños y/o adolescentes en investigaciones en el campo de la psicología publicadas en Brasil en portugués entre los años 2009 y 2019. Las búsquedas se realizaron en las bases de datos Scielo, Redalyc y BVS Brasil. utilizando los términos stress AND criança OR adolescente. Después de la selección y cribado, 16 artículos cumplieron los criterios de inclusión en la muestra. Predominó el uso de la Escala de Stress Infantil (ESI) para la evaluación en niños, mientras que para la evaluación en adolescentes los instrumentos fueron variados. El contexto hospitalario y escolar fueron los principales campos de uso de los instrumentos, con el deporte, la atención básica a la salud y la política pública asistencial. La evaluación del estrés en niños y adolescentes es un desafío importante en la práctica profesional y la sistematización de los procedimientos de evaluación puede contribuir a procesos de intervención más efectivos y responsables.Faculdade Patos de Minas2021-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/73710.22289/2446-922X.V7N1A21Psicologia e Saúde em debate; Vol. 7 No. 1 (2021); 293-314Psicologia e Saúde em debate; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 293-314Psicologia e Saúde em debate; v. 7 n. 1 (2021); 293-3142446-922X10.22289/2446-922X.V7N1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/737/484Copyright (c) 2021 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Luanara da SilvaHesper, Yasmim Regianeda Silva, Jean PauloSachetti, Virginia Azevedo Reis2023-08-01T03:31:37Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/737Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:37Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false
dc.title.none.fl_str_mv UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE ESTRESSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ESTUDOS BRASILEIROS: revisão integrativa
USE OF INSTRUMENTS TO ASSESS STRESS IN CHILDREN AND ADOLESCENTS IN BRAZILIAN STUDIES: integrative review
INSTRUMENTOS PARA EVALUAR EL ESTRÉS EN NINÕS Y ADOLESCENTES: uma revisión integradora de estudios brasileños
title UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE ESTRESSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ESTUDOS BRASILEIROS: revisão integrativa
spellingShingle UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE ESTRESSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ESTUDOS BRASILEIROS: revisão integrativa
dos Santos, Luanara da Silva
saúde mental
estresse psicológico
desenvolvimento humano
mental health
psychological stress
human development
salud mental
estrés psicológico
desarrollo humano
title_short UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE ESTRESSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ESTUDOS BRASILEIROS: revisão integrativa
title_full UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE ESTRESSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ESTUDOS BRASILEIROS: revisão integrativa
title_fullStr UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE ESTRESSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ESTUDOS BRASILEIROS: revisão integrativa
title_full_unstemmed UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE ESTRESSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ESTUDOS BRASILEIROS: revisão integrativa
title_sort UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE ESTRESSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ESTUDOS BRASILEIROS: revisão integrativa
author dos Santos, Luanara da Silva
author_facet dos Santos, Luanara da Silva
Hesper, Yasmim Regiane
da Silva, Jean Paulo
Sachetti, Virginia Azevedo Reis
author_role author
author2 Hesper, Yasmim Regiane
da Silva, Jean Paulo
Sachetti, Virginia Azevedo Reis
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Luanara da Silva
Hesper, Yasmim Regiane
da Silva, Jean Paulo
Sachetti, Virginia Azevedo Reis
dc.subject.por.fl_str_mv saúde mental
estresse psicológico
desenvolvimento humano
mental health
psychological stress
human development
salud mental
estrés psicológico
desarrollo humano
topic saúde mental
estresse psicológico
desenvolvimento humano
mental health
psychological stress
human development
salud mental
estrés psicológico
desarrollo humano
description Este estudo teve objetivo de identificar os instrumentos utilizados para avaliar estresse em crianças e/ou adolescentes em pesquisas na área da psicologia, publicadas no Brasil em idioma português, entre os anos 2009 e 2019. As buscas foram realizadas nas bases Scielo, Redalyc e BVS Brasil utilizando os termos stress AND criança OR adolescente. Após a seleção e triagem 16 artigos atenderam aos critérios de inclusão na amostra. Observou-se a predominância do uso da Escala de Stress Infantil (ESI) para avaliação em crianças, enquanto para avaliação em adolescentes os instrumentos foram variados. O contexto hospitalar e escolar foram os principais campos de utilização dos instrumentos, havendo também o esporte, atenção básica à saúde e política pública de assistência social. A avaliação do estresse em crianças e adolescentes é um desafio importante na prática profissional e a sistematização dos procedimentos avaliativos pode contribuir para processos de intervenção mais eficazes e responsáveis.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/737
10.22289/2446-922X.V7N1A21
url https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/737
identifier_str_mv 10.22289/2446-922X.V7N1A21
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/737/484
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saúde em debate; Vol. 7 No. 1 (2021); 293-314
Psicologia e Saúde em debate; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 293-314
Psicologia e Saúde em debate; v. 7 n. 1 (2021); 293-314
2446-922X
10.22289/2446-922X.V7N1
reponame:Psicologia e Saúde em Debate
instname:Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron:FPM
instname_str Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron_str FPM
institution FPM
reponame_str Psicologia e Saúde em Debate
collection Psicologia e Saúde em Debate
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)
repository.mail.fl_str_mv editor@dpgpsifpm.com.br
_version_ 1797042465075625984