Literatura e Humanização: uma Experiência Didática de Educação Humanística em Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Marlon Ribeiro da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gallian,Dante Marcello Claramonte, Schor,Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100093
Resumo: RESUMO Considerando a fundamental importância do debate sobre a humanização na área da saúde, apresentamos resultados de uma experiência didática de formação humanística com base na experiência estética causada pela literatura do romance “Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister”, de Goethe, com base numa atividade acadêmica oferecida a estudantes e profissionais da área da saúde. Investigamos o potencial desta experiência como meio de fomentar a formação humanística e a humanização. Na coleta dos dados utilizamos metodologias qualitativas, partindo da observação participante e da história oral de vida. Os dados foram analisados com base na Fenomenologia Hermenêutica. Inspirados na filosofia estética de Friedrich Schiller e Immanuel Kant, verificamos que a leitura do romance, com apoio da metodologia utilizada na atividade, proporcionou o que entendemos ser uma educação humanizadora, por meio da “ampliação da experiência da arte” e do “despertar lúdico”.
id ABEM-1_96edfe381156cbfc707826c808b63375
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022016000100093
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Literatura e Humanização: uma Experiência Didática de Educação Humanística em SaúdeHumanização da AssistênciaCapacitação de Recursos Humanos em SaúdeEstéticaEducação MédicaRESUMO Considerando a fundamental importância do debate sobre a humanização na área da saúde, apresentamos resultados de uma experiência didática de formação humanística com base na experiência estética causada pela literatura do romance “Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister”, de Goethe, com base numa atividade acadêmica oferecida a estudantes e profissionais da área da saúde. Investigamos o potencial desta experiência como meio de fomentar a formação humanística e a humanização. Na coleta dos dados utilizamos metodologias qualitativas, partindo da observação participante e da história oral de vida. Os dados foram analisados com base na Fenomenologia Hermenêutica. Inspirados na filosofia estética de Friedrich Schiller e Immanuel Kant, verificamos que a leitura do romance, com apoio da metodologia utilizada na atividade, proporcionou o que entendemos ser uma educação humanizadora, por meio da “ampliação da experiência da arte” e do “despertar lúdico”.Associação Brasileira de Educação Médica2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100093Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.1 2016reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v40n1e01542015info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Marlon Ribeiro daGallian,Dante Marcello ClaramonteSchor,Paulopor2016-05-06T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022016000100093Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2016-05-06T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura e Humanização: uma Experiência Didática de Educação Humanística em Saúde
title Literatura e Humanização: uma Experiência Didática de Educação Humanística em Saúde
spellingShingle Literatura e Humanização: uma Experiência Didática de Educação Humanística em Saúde
Silva,Marlon Ribeiro da
Humanização da Assistência
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Estética
Educação Médica
title_short Literatura e Humanização: uma Experiência Didática de Educação Humanística em Saúde
title_full Literatura e Humanização: uma Experiência Didática de Educação Humanística em Saúde
title_fullStr Literatura e Humanização: uma Experiência Didática de Educação Humanística em Saúde
title_full_unstemmed Literatura e Humanização: uma Experiência Didática de Educação Humanística em Saúde
title_sort Literatura e Humanização: uma Experiência Didática de Educação Humanística em Saúde
author Silva,Marlon Ribeiro da
author_facet Silva,Marlon Ribeiro da
Gallian,Dante Marcello Claramonte
Schor,Paulo
author_role author
author2 Gallian,Dante Marcello Claramonte
Schor,Paulo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Marlon Ribeiro da
Gallian,Dante Marcello Claramonte
Schor,Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Humanização da Assistência
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Estética
Educação Médica
topic Humanização da Assistência
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Estética
Educação Médica
description RESUMO Considerando a fundamental importância do debate sobre a humanização na área da saúde, apresentamos resultados de uma experiência didática de formação humanística com base na experiência estética causada pela literatura do romance “Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister”, de Goethe, com base numa atividade acadêmica oferecida a estudantes e profissionais da área da saúde. Investigamos o potencial desta experiência como meio de fomentar a formação humanística e a humanização. Na coleta dos dados utilizamos metodologias qualitativas, partindo da observação participante e da história oral de vida. Os dados foram analisados com base na Fenomenologia Hermenêutica. Inspirados na filosofia estética de Friedrich Schiller e Immanuel Kant, verificamos que a leitura do romance, com apoio da metodologia utilizada na atividade, proporcionou o que entendemos ser uma educação humanizadora, por meio da “ampliação da experiência da arte” e do “despertar lúdico”.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100093
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v40n1e01542015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.1 2016
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006116937728