Processo de humanização na graduação: percepção do acadêmico do curso de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petinelli, Renan Pontes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Savio Aparecido Melo da, Pivoto, Nicolas, Talizin, Thalita Bento, Salles, Maria José Sparça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Espaço para a Saúde (Online)
Texto Completo: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/629
Resumo: O processo de humanização em formação médica é fundamental para o desenvolvimento de profissionais capacitados a assistirem ao paciente de forma digna, pautado na ética e empatia. O estudo, de caráter transversal e quantitativo, avaliou a percepção de estudantes de medicina de uma instituição pública do Paraná sobre o processo de humanização durante sua formação acadêmica. Os dados foram analisados por frequência relativa IC 95%. Revelou-se que 74,6% dos estudantes consideram que a sua formação contribua para a prática médica humanizada e que grande parte deles possui domínio sobre o conceito de determinação social do processo saúde e doença. Contudo, a metade deles não se considera apta a lidar com um dilema ético e moral. Embora haja um grande conhecimento sobre a humanização ao longo da graduação, ainda se faz necessário um aprimoramento da abordagem de assuntos relacionados à bioética e aos diversos fatores que interferem no processo saúde e doença.
id FPP-1_83875d3a2fbcf2d3d1248998526881d2
oai_identifier_str oai:ojs.168.194.69.20:article/629
network_acronym_str FPP-1
network_name_str Espaço para a Saúde (Online)
repository_id_str
spelling Processo de humanização na graduação: percepção do acadêmico do curso de medicinaHumanização da Assistência. Educação Médica. Recursos Humanos em Saúde.O processo de humanização em formação médica é fundamental para o desenvolvimento de profissionais capacitados a assistirem ao paciente de forma digna, pautado na ética e empatia. O estudo, de caráter transversal e quantitativo, avaliou a percepção de estudantes de medicina de uma instituição pública do Paraná sobre o processo de humanização durante sua formação acadêmica. Os dados foram analisados por frequência relativa IC 95%. Revelou-se que 74,6% dos estudantes consideram que a sua formação contribua para a prática médica humanizada e que grande parte deles possui domínio sobre o conceito de determinação social do processo saúde e doença. Contudo, a metade deles não se considera apta a lidar com um dilema ético e moral. Embora haja um grande conhecimento sobre a humanização ao longo da graduação, ainda se faz necessário um aprimoramento da abordagem de assuntos relacionados à bioética e aos diversos fatores que interferem no processo saúde e doença.Faculdades Pequeno Príncipe2021-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/62910.22421/15177130-2019v20n2p9Espaço para a Saúde; Vol. 20 No. 2 (2019); 9-18Espaço para a Saúde; v. 20 n. 2 (2019); 9-181517-71300103-3832reponame:Espaço para a Saúde (Online)instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)instacron:FPPporhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/629/pdfCopyright (c) 2021 Renan Pontes Petinelli, Savio Aparecido Melo da Silva, Nicolas Pivoto, Thalita Bento Talizin, Maria José Sparça Salleshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPetinelli, Renan PontesSilva, Savio Aparecido Melo daPivoto, NicolasTalizin, Thalita BentoSalles, Maria José Sparça2022-02-14T16:53:04Zoai:ojs.168.194.69.20:article/629Revistahttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/PRIhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/oaiespaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br1517-71300103-3832opendoar:2022-02-14T16:53:04Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de humanização na graduação: percepção do acadêmico do curso de medicina
title Processo de humanização na graduação: percepção do acadêmico do curso de medicina
spellingShingle Processo de humanização na graduação: percepção do acadêmico do curso de medicina
Petinelli, Renan Pontes
Humanização da Assistência. Educação Médica. Recursos Humanos em Saúde.
title_short Processo de humanização na graduação: percepção do acadêmico do curso de medicina
title_full Processo de humanização na graduação: percepção do acadêmico do curso de medicina
title_fullStr Processo de humanização na graduação: percepção do acadêmico do curso de medicina
title_full_unstemmed Processo de humanização na graduação: percepção do acadêmico do curso de medicina
title_sort Processo de humanização na graduação: percepção do acadêmico do curso de medicina
author Petinelli, Renan Pontes
author_facet Petinelli, Renan Pontes
Silva, Savio Aparecido Melo da
Pivoto, Nicolas
Talizin, Thalita Bento
Salles, Maria José Sparça
author_role author
author2 Silva, Savio Aparecido Melo da
Pivoto, Nicolas
Talizin, Thalita Bento
Salles, Maria José Sparça
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Petinelli, Renan Pontes
Silva, Savio Aparecido Melo da
Pivoto, Nicolas
Talizin, Thalita Bento
Salles, Maria José Sparça
dc.subject.por.fl_str_mv Humanização da Assistência. Educação Médica. Recursos Humanos em Saúde.
topic Humanização da Assistência. Educação Médica. Recursos Humanos em Saúde.
description O processo de humanização em formação médica é fundamental para o desenvolvimento de profissionais capacitados a assistirem ao paciente de forma digna, pautado na ética e empatia. O estudo, de caráter transversal e quantitativo, avaliou a percepção de estudantes de medicina de uma instituição pública do Paraná sobre o processo de humanização durante sua formação acadêmica. Os dados foram analisados por frequência relativa IC 95%. Revelou-se que 74,6% dos estudantes consideram que a sua formação contribua para a prática médica humanizada e que grande parte deles possui domínio sobre o conceito de determinação social do processo saúde e doença. Contudo, a metade deles não se considera apta a lidar com um dilema ético e moral. Embora haja um grande conhecimento sobre a humanização ao longo da graduação, ainda se faz necessário um aprimoramento da abordagem de assuntos relacionados à bioética e aos diversos fatores que interferem no processo saúde e doença.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/629
10.22421/15177130-2019v20n2p9
url https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/629
identifier_str_mv 10.22421/15177130-2019v20n2p9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/629/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Pequeno Príncipe
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Pequeno Príncipe
dc.source.none.fl_str_mv Espaço para a Saúde; Vol. 20 No. 2 (2019); 9-18
Espaço para a Saúde; v. 20 n. 2 (2019); 9-18
1517-7130
0103-3832
reponame:Espaço para a Saúde (Online)
instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
instacron:FPP
instname_str Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
instacron_str FPP
institution FPP
reponame_str Espaço para a Saúde (Online)
collection Espaço para a Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
repository.mail.fl_str_mv espaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br
_version_ 1796797495448174592