Graduandos de sete cursos de saúde: entre transtornos mentais comuns e o rendimento acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Jansen Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Leal, Ludwig Félix Machado, Medeiros, Laércia Maria Bertulina de, Morais, Mísia Carolyne Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Espaço para a Saúde (Online)
Texto Completo: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/717
Resumo: Objetivou-se investigar a qualidade de vida e o sofrimento psíquico em 254 graduandos de sete cursos de saúde da Universidade Estadual da Paraíba. Utilizou-se: questionário sociodemográfico; e questionário complementar com uma questão de múltipla escolha, quatro questões dicotômicas e duas questões abertas, elaboradas com base em indicadores gerais de Transtornos Mentais Comuns – TMC, vivências acadêmicas e saúde, respectivamente. Os dados foram analisados por estatísticas descritivas no SPSS-23 e no GNU PSPP 1.0.1 (porcentagem, média e desvio-padrão). Como resultados, 61,2% não se sente satisfeito com o próprio rendimento acadêmico e 75,7% relatou ansiedade. Análise de conteúdo explicitou sobrecarga e tempo reduzido para lazer e atividades físicas. Destaca-se a necessidade de identificação precoce de TMC nesta população, visando melhor desempenho pessoal e profissional, considerando a promoção de fatores de proteção e a possibilidade de serviços de apoio em saúde mental.
id FPP-1_8670d402f83ab6fb38cf38e0ea123af2
oai_identifier_str oai:ojs.168.194.69.20:article/717
network_acronym_str FPP-1
network_name_str Espaço para a Saúde (Online)
repository_id_str
spelling Graduandos de sete cursos de saúde: entre transtornos mentais comuns e o rendimento acadêmicoEstudantes de Ciências da Saúde. Saúde Mental. Qualidade de vida.Objetivou-se investigar a qualidade de vida e o sofrimento psíquico em 254 graduandos de sete cursos de saúde da Universidade Estadual da Paraíba. Utilizou-se: questionário sociodemográfico; e questionário complementar com uma questão de múltipla escolha, quatro questões dicotômicas e duas questões abertas, elaboradas com base em indicadores gerais de Transtornos Mentais Comuns – TMC, vivências acadêmicas e saúde, respectivamente. Os dados foram analisados por estatísticas descritivas no SPSS-23 e no GNU PSPP 1.0.1 (porcentagem, média e desvio-padrão). Como resultados, 61,2% não se sente satisfeito com o próprio rendimento acadêmico e 75,7% relatou ansiedade. Análise de conteúdo explicitou sobrecarga e tempo reduzido para lazer e atividades físicas. Destaca-se a necessidade de identificação precoce de TMC nesta população, visando melhor desempenho pessoal e profissional, considerando a promoção de fatores de proteção e a possibilidade de serviços de apoio em saúde mental.Faculdades Pequeno Príncipe2020-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/71710.22421/15177130-2020v21n2p42Espaço para a Saúde; Vol. 21 No. 2 (2020); 42-55Espaço para a Saúde; v. 21 n. 2 (2020); 42-551517-71300103-3832reponame:Espaço para a Saúde (Online)instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)instacron:FPPporhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/717/pdfCopyright (c) 2020 Jansen Souza Moreira, Ludwig Félix Machado Leal, Laércia Maria Bertulina de Medeiros, Mísia Carolyne Pereira de Moraishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Jansen SouzaLeal, Ludwig Félix MachadoMedeiros, Laércia Maria Bertulina deMorais, Mísia Carolyne Pereira de2022-02-14T16:53:12Zoai:ojs.168.194.69.20:article/717Revistahttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/PRIhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/oaiespaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br1517-71300103-3832opendoar:2022-02-14T16:53:12Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)false
dc.title.none.fl_str_mv Graduandos de sete cursos de saúde: entre transtornos mentais comuns e o rendimento acadêmico
title Graduandos de sete cursos de saúde: entre transtornos mentais comuns e o rendimento acadêmico
spellingShingle Graduandos de sete cursos de saúde: entre transtornos mentais comuns e o rendimento acadêmico
Moreira, Jansen Souza
Estudantes de Ciências da Saúde. Saúde Mental. Qualidade de vida.
title_short Graduandos de sete cursos de saúde: entre transtornos mentais comuns e o rendimento acadêmico
title_full Graduandos de sete cursos de saúde: entre transtornos mentais comuns e o rendimento acadêmico
title_fullStr Graduandos de sete cursos de saúde: entre transtornos mentais comuns e o rendimento acadêmico
title_full_unstemmed Graduandos de sete cursos de saúde: entre transtornos mentais comuns e o rendimento acadêmico
title_sort Graduandos de sete cursos de saúde: entre transtornos mentais comuns e o rendimento acadêmico
author Moreira, Jansen Souza
author_facet Moreira, Jansen Souza
Leal, Ludwig Félix Machado
Medeiros, Laércia Maria Bertulina de
Morais, Mísia Carolyne Pereira de
author_role author
author2 Leal, Ludwig Félix Machado
Medeiros, Laércia Maria Bertulina de
Morais, Mísia Carolyne Pereira de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Jansen Souza
Leal, Ludwig Félix Machado
Medeiros, Laércia Maria Bertulina de
Morais, Mísia Carolyne Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de Ciências da Saúde. Saúde Mental. Qualidade de vida.
topic Estudantes de Ciências da Saúde. Saúde Mental. Qualidade de vida.
description Objetivou-se investigar a qualidade de vida e o sofrimento psíquico em 254 graduandos de sete cursos de saúde da Universidade Estadual da Paraíba. Utilizou-se: questionário sociodemográfico; e questionário complementar com uma questão de múltipla escolha, quatro questões dicotômicas e duas questões abertas, elaboradas com base em indicadores gerais de Transtornos Mentais Comuns – TMC, vivências acadêmicas e saúde, respectivamente. Os dados foram analisados por estatísticas descritivas no SPSS-23 e no GNU PSPP 1.0.1 (porcentagem, média e desvio-padrão). Como resultados, 61,2% não se sente satisfeito com o próprio rendimento acadêmico e 75,7% relatou ansiedade. Análise de conteúdo explicitou sobrecarga e tempo reduzido para lazer e atividades físicas. Destaca-se a necessidade de identificação precoce de TMC nesta população, visando melhor desempenho pessoal e profissional, considerando a promoção de fatores de proteção e a possibilidade de serviços de apoio em saúde mental.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/717
10.22421/15177130-2020v21n2p42
url https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/717
identifier_str_mv 10.22421/15177130-2020v21n2p42
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/717/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Pequeno Príncipe
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Pequeno Príncipe
dc.source.none.fl_str_mv Espaço para a Saúde; Vol. 21 No. 2 (2020); 42-55
Espaço para a Saúde; v. 21 n. 2 (2020); 42-55
1517-7130
0103-3832
reponame:Espaço para a Saúde (Online)
instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
instacron:FPP
instname_str Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
instacron_str FPP
institution FPP
reponame_str Espaço para a Saúde (Online)
collection Espaço para a Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
repository.mail.fl_str_mv espaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br
_version_ 1796797495500603392