Graduandos de sete cursos de saúde: entre transtornos mentais comuns e o rendimento acadêmico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Espaço para a Saúde (Online) |
Texto Completo: | https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/717 |
Resumo: | Objetivou-se investigar a qualidade de vida e o sofrimento psíquico em 254 graduandos de sete cursos de saúde da Universidade Estadual da Paraíba. Utilizou-se: questionário sociodemográfico; e questionário complementar com uma questão de múltipla escolha, quatro questões dicotômicas e duas questões abertas, elaboradas com base em indicadores gerais de Transtornos Mentais Comuns – TMC, vivências acadêmicas e saúde, respectivamente. Os dados foram analisados por estatísticas descritivas no SPSS-23 e no GNU PSPP 1.0.1 (porcentagem, média e desvio-padrão). Como resultados, 61,2% não se sente satisfeito com o próprio rendimento acadêmico e 75,7% relatou ansiedade. Análise de conteúdo explicitou sobrecarga e tempo reduzido para lazer e atividades físicas. Destaca-se a necessidade de identificação precoce de TMC nesta população, visando melhor desempenho pessoal e profissional, considerando a promoção de fatores de proteção e a possibilidade de serviços de apoio em saúde mental. |
id |
FPP-1_8670d402f83ab6fb38cf38e0ea123af2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.168.194.69.20:article/717 |
network_acronym_str |
FPP-1 |
network_name_str |
Espaço para a Saúde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Graduandos de sete cursos de saúde: entre transtornos mentais comuns e o rendimento acadêmicoEstudantes de Ciências da Saúde. Saúde Mental. Qualidade de vida.Objetivou-se investigar a qualidade de vida e o sofrimento psíquico em 254 graduandos de sete cursos de saúde da Universidade Estadual da Paraíba. Utilizou-se: questionário sociodemográfico; e questionário complementar com uma questão de múltipla escolha, quatro questões dicotômicas e duas questões abertas, elaboradas com base em indicadores gerais de Transtornos Mentais Comuns – TMC, vivências acadêmicas e saúde, respectivamente. Os dados foram analisados por estatísticas descritivas no SPSS-23 e no GNU PSPP 1.0.1 (porcentagem, média e desvio-padrão). Como resultados, 61,2% não se sente satisfeito com o próprio rendimento acadêmico e 75,7% relatou ansiedade. Análise de conteúdo explicitou sobrecarga e tempo reduzido para lazer e atividades físicas. Destaca-se a necessidade de identificação precoce de TMC nesta população, visando melhor desempenho pessoal e profissional, considerando a promoção de fatores de proteção e a possibilidade de serviços de apoio em saúde mental.Faculdades Pequeno Príncipe2020-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/71710.22421/15177130-2020v21n2p42Espaço para a Saúde; Vol. 21 No. 2 (2020); 42-55Espaço para a Saúde; v. 21 n. 2 (2020); 42-551517-71300103-3832reponame:Espaço para a Saúde (Online)instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)instacron:FPPporhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/717/pdfCopyright (c) 2020 Jansen Souza Moreira, Ludwig Félix Machado Leal, Laércia Maria Bertulina de Medeiros, Mísia Carolyne Pereira de Moraishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Jansen SouzaLeal, Ludwig Félix MachadoMedeiros, Laércia Maria Bertulina deMorais, Mísia Carolyne Pereira de2022-02-14T16:53:12Zoai:ojs.168.194.69.20:article/717Revistahttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/PRIhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/oaiespaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br1517-71300103-3832opendoar:2022-02-14T16:53:12Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Graduandos de sete cursos de saúde: entre transtornos mentais comuns e o rendimento acadêmico |
title |
Graduandos de sete cursos de saúde: entre transtornos mentais comuns e o rendimento acadêmico |
spellingShingle |
Graduandos de sete cursos de saúde: entre transtornos mentais comuns e o rendimento acadêmico Moreira, Jansen Souza Estudantes de Ciências da Saúde. Saúde Mental. Qualidade de vida. |
title_short |
Graduandos de sete cursos de saúde: entre transtornos mentais comuns e o rendimento acadêmico |
title_full |
Graduandos de sete cursos de saúde: entre transtornos mentais comuns e o rendimento acadêmico |
title_fullStr |
Graduandos de sete cursos de saúde: entre transtornos mentais comuns e o rendimento acadêmico |
title_full_unstemmed |
Graduandos de sete cursos de saúde: entre transtornos mentais comuns e o rendimento acadêmico |
title_sort |
Graduandos de sete cursos de saúde: entre transtornos mentais comuns e o rendimento acadêmico |
author |
Moreira, Jansen Souza |
author_facet |
Moreira, Jansen Souza Leal, Ludwig Félix Machado Medeiros, Laércia Maria Bertulina de Morais, Mísia Carolyne Pereira de |
author_role |
author |
author2 |
Leal, Ludwig Félix Machado Medeiros, Laércia Maria Bertulina de Morais, Mísia Carolyne Pereira de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Jansen Souza Leal, Ludwig Félix Machado Medeiros, Laércia Maria Bertulina de Morais, Mísia Carolyne Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes de Ciências da Saúde. Saúde Mental. Qualidade de vida. |
topic |
Estudantes de Ciências da Saúde. Saúde Mental. Qualidade de vida. |
description |
Objetivou-se investigar a qualidade de vida e o sofrimento psíquico em 254 graduandos de sete cursos de saúde da Universidade Estadual da Paraíba. Utilizou-se: questionário sociodemográfico; e questionário complementar com uma questão de múltipla escolha, quatro questões dicotômicas e duas questões abertas, elaboradas com base em indicadores gerais de Transtornos Mentais Comuns – TMC, vivências acadêmicas e saúde, respectivamente. Os dados foram analisados por estatísticas descritivas no SPSS-23 e no GNU PSPP 1.0.1 (porcentagem, média e desvio-padrão). Como resultados, 61,2% não se sente satisfeito com o próprio rendimento acadêmico e 75,7% relatou ansiedade. Análise de conteúdo explicitou sobrecarga e tempo reduzido para lazer e atividades físicas. Destaca-se a necessidade de identificação precoce de TMC nesta população, visando melhor desempenho pessoal e profissional, considerando a promoção de fatores de proteção e a possibilidade de serviços de apoio em saúde mental. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/717 10.22421/15177130-2020v21n2p42 |
url |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/717 |
identifier_str_mv |
10.22421/15177130-2020v21n2p42 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/717/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Pequeno Príncipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Pequeno Príncipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Espaço para a Saúde; Vol. 21 No. 2 (2020); 42-55 Espaço para a Saúde; v. 21 n. 2 (2020); 42-55 1517-7130 0103-3832 reponame:Espaço para a Saúde (Online) instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) instacron:FPP |
instname_str |
Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) |
instacron_str |
FPP |
institution |
FPP |
reponame_str |
Espaço para a Saúde (Online) |
collection |
Espaço para a Saúde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) |
repository.mail.fl_str_mv |
espaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br |
_version_ |
1796797495500603392 |