INVESTIGAÇÃO SOBRE HABILIDADES AUDITIVAS E DESEMPENHO FONOLÓGICO EM PRÉ-ESCOLARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jáima Pinheiro de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Padilha, Edna Zakrzevski
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Espaço para a Saúde (Online)
Texto Completo: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/450
Resumo: O presente estudo teve por objetivo identificar relações entre os resultados da avaliação simplificada do processamento auditivo e o desempenho fonológico em pré-escolares. Participaram dessa pesquisa oito crianças, sendo cinco do sexo feminino e três do sexo masculino. A média de idade das crianças foi de cinco anos e dez meses. O estudo foi realizado numa cidade do interior do Estado do Paraná e a coleta ocorreu numa Clínica Escola de Fonoaudiologia. Foram aplicados os seguintes procedimentos: avaliação fonoaudiológica completa, aplicação de questionário para investigação de comportamentos auditivos, avaliação simplificada do processamento auditivo e avaliação fonológica. Os resultados indicaram: cinco participantes apresentaram relatos de dificuldades auditivas; todos os participantes apresentaram desempenhos indicativos de imaturidade das habilidades de processamento auditivo; um participante apresentou imaturidade fonológica. Os achados permitiram concluir que não foi possível estabelecer nenhuma relação direta entre comportamentos indicativos de desordem de processamento auditivo, baixo desempenho na avaliação simplificada do processamento auditivo e imaturidade fonológica, pois houve essa ocorrência simultânea apenas em um dos participantes. Ademais, uma adequada investigação de cada caso no qual haja suspeita de alteração destes aspectos faz-se necessária para uma melhor conduta.
id FPP-1_de253185cf54362bf051bca12cd26f35
oai_identifier_str oai:ojs.168.194.69.20:article/450
network_acronym_str FPP-1
network_name_str Espaço para a Saúde (Online)
repository_id_str
spelling INVESTIGAÇÃO SOBRE HABILIDADES AUDITIVAS E DESEMPENHO FONOLÓGICO EM PRÉ-ESCOLARESAudiçãoDesenvolvimento da linguagemPré-escolaresO presente estudo teve por objetivo identificar relações entre os resultados da avaliação simplificada do processamento auditivo e o desempenho fonológico em pré-escolares. Participaram dessa pesquisa oito crianças, sendo cinco do sexo feminino e três do sexo masculino. A média de idade das crianças foi de cinco anos e dez meses. O estudo foi realizado numa cidade do interior do Estado do Paraná e a coleta ocorreu numa Clínica Escola de Fonoaudiologia. Foram aplicados os seguintes procedimentos: avaliação fonoaudiológica completa, aplicação de questionário para investigação de comportamentos auditivos, avaliação simplificada do processamento auditivo e avaliação fonológica. Os resultados indicaram: cinco participantes apresentaram relatos de dificuldades auditivas; todos os participantes apresentaram desempenhos indicativos de imaturidade das habilidades de processamento auditivo; um participante apresentou imaturidade fonológica. Os achados permitiram concluir que não foi possível estabelecer nenhuma relação direta entre comportamentos indicativos de desordem de processamento auditivo, baixo desempenho na avaliação simplificada do processamento auditivo e imaturidade fonológica, pois houve essa ocorrência simultânea apenas em um dos participantes. Ademais, uma adequada investigação de cada caso no qual haja suspeita de alteração destes aspectos faz-se necessária para uma melhor conduta.Faculdades Pequeno Príncipe2012-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/45010.22421/15177130-2011v13n1p54Espaço para a Saúde; Vol. 13 No. 1 (2011); 54-65Espaço para a Saúde; v. 13 n. 1 (2011); 54-651517-71300103-3832reponame:Espaço para a Saúde (Online)instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)instacron:FPPporhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/450/438Copyright (c) 2012 Jáima Pinheiro de Oliveira, Edna Zakrzevski Padilhainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Jáima Pinheiro dePadilha, Edna Zakrzevski2022-02-14T16:52:56Zoai:ojs.168.194.69.20:article/450Revistahttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/PRIhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/oaiespaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br1517-71300103-3832opendoar:2022-02-14T16:52:56Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)false
dc.title.none.fl_str_mv INVESTIGAÇÃO SOBRE HABILIDADES AUDITIVAS E DESEMPENHO FONOLÓGICO EM PRÉ-ESCOLARES
title INVESTIGAÇÃO SOBRE HABILIDADES AUDITIVAS E DESEMPENHO FONOLÓGICO EM PRÉ-ESCOLARES
spellingShingle INVESTIGAÇÃO SOBRE HABILIDADES AUDITIVAS E DESEMPENHO FONOLÓGICO EM PRÉ-ESCOLARES
Oliveira, Jáima Pinheiro de
Audição
Desenvolvimento da linguagem
Pré-escolares
title_short INVESTIGAÇÃO SOBRE HABILIDADES AUDITIVAS E DESEMPENHO FONOLÓGICO EM PRÉ-ESCOLARES
title_full INVESTIGAÇÃO SOBRE HABILIDADES AUDITIVAS E DESEMPENHO FONOLÓGICO EM PRÉ-ESCOLARES
title_fullStr INVESTIGAÇÃO SOBRE HABILIDADES AUDITIVAS E DESEMPENHO FONOLÓGICO EM PRÉ-ESCOLARES
title_full_unstemmed INVESTIGAÇÃO SOBRE HABILIDADES AUDITIVAS E DESEMPENHO FONOLÓGICO EM PRÉ-ESCOLARES
title_sort INVESTIGAÇÃO SOBRE HABILIDADES AUDITIVAS E DESEMPENHO FONOLÓGICO EM PRÉ-ESCOLARES
author Oliveira, Jáima Pinheiro de
author_facet Oliveira, Jáima Pinheiro de
Padilha, Edna Zakrzevski
author_role author
author2 Padilha, Edna Zakrzevski
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jáima Pinheiro de
Padilha, Edna Zakrzevski
dc.subject.por.fl_str_mv Audição
Desenvolvimento da linguagem
Pré-escolares
topic Audição
Desenvolvimento da linguagem
Pré-escolares
description O presente estudo teve por objetivo identificar relações entre os resultados da avaliação simplificada do processamento auditivo e o desempenho fonológico em pré-escolares. Participaram dessa pesquisa oito crianças, sendo cinco do sexo feminino e três do sexo masculino. A média de idade das crianças foi de cinco anos e dez meses. O estudo foi realizado numa cidade do interior do Estado do Paraná e a coleta ocorreu numa Clínica Escola de Fonoaudiologia. Foram aplicados os seguintes procedimentos: avaliação fonoaudiológica completa, aplicação de questionário para investigação de comportamentos auditivos, avaliação simplificada do processamento auditivo e avaliação fonológica. Os resultados indicaram: cinco participantes apresentaram relatos de dificuldades auditivas; todos os participantes apresentaram desempenhos indicativos de imaturidade das habilidades de processamento auditivo; um participante apresentou imaturidade fonológica. Os achados permitiram concluir que não foi possível estabelecer nenhuma relação direta entre comportamentos indicativos de desordem de processamento auditivo, baixo desempenho na avaliação simplificada do processamento auditivo e imaturidade fonológica, pois houve essa ocorrência simultânea apenas em um dos participantes. Ademais, uma adequada investigação de cada caso no qual haja suspeita de alteração destes aspectos faz-se necessária para uma melhor conduta.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/450
10.22421/15177130-2011v13n1p54
url https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/450
identifier_str_mv 10.22421/15177130-2011v13n1p54
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/450/438
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Jáima Pinheiro de Oliveira, Edna Zakrzevski Padilha
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Jáima Pinheiro de Oliveira, Edna Zakrzevski Padilha
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Pequeno Príncipe
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Pequeno Príncipe
dc.source.none.fl_str_mv Espaço para a Saúde; Vol. 13 No. 1 (2011); 54-65
Espaço para a Saúde; v. 13 n. 1 (2011); 54-65
1517-7130
0103-3832
reponame:Espaço para a Saúde (Online)
instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
instacron:FPP
instname_str Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
instacron_str FPP
institution FPP
reponame_str Espaço para a Saúde (Online)
collection Espaço para a Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
repository.mail.fl_str_mv espaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br
_version_ 1796797494942760960