Prática avaliativa nos cursos da área da saúde em uma instituição de ensino superior privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hubie, Ana Paula Sakr
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ribeiro, Elaine Rossi, Mendes de Souza, Juliano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Espaço para a Saúde (Online)
Texto Completo: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/606
Resumo: O presente estudo buscou identificar e avaliar os métodos mais comumente utilizados nas avaliações dos estudantes dos cursos da saúde de uma Instituição de Ensino Superior privada do oeste do Paraná e, também, verificar se sua adoção tem por objetivo abranger as competências necessárias ao profissional formado. O trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa de campo, pela aplicação de um questionário que abordava desde o perfil sociodemográfico dos docentes entrevistados até características de sua prática avaliativa. Observou-se que os docentes da instituição pesquisada, utilizam recursos avaliativosdiversificados e notou-se que há uma procura dos docentes em estabelecer uma relação entre objetivos de aprendizagem e a forma na qual a avaliação é realizada. O estudo concluiu que há o desenvolvimento de uma prática avaliativa através da complementaridade das ferramentas disponíveis, a fim de alcançar seus objetivos de aprendizagem em favor da formação de profissionais competentes.
id FPP-1_fe9a787ccc2f4a86298237505f45f6d8
oai_identifier_str oai:ojs.168.194.69.20:article/606
network_acronym_str FPP-1
network_name_str Espaço para a Saúde (Online)
repository_id_str
spelling Prática avaliativa nos cursos da área da saúde em uma instituição de ensino superior privadaAvaliação Educacional. Educação em saúde. Ensino Superior. Avaliação em Saúde.O presente estudo buscou identificar e avaliar os métodos mais comumente utilizados nas avaliações dos estudantes dos cursos da saúde de uma Instituição de Ensino Superior privada do oeste do Paraná e, também, verificar se sua adoção tem por objetivo abranger as competências necessárias ao profissional formado. O trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa de campo, pela aplicação de um questionário que abordava desde o perfil sociodemográfico dos docentes entrevistados até características de sua prática avaliativa. Observou-se que os docentes da instituição pesquisada, utilizam recursos avaliativosdiversificados e notou-se que há uma procura dos docentes em estabelecer uma relação entre objetivos de aprendizagem e a forma na qual a avaliação é realizada. O estudo concluiu que há o desenvolvimento de uma prática avaliativa através da complementaridade das ferramentas disponíveis, a fim de alcançar seus objetivos de aprendizagem em favor da formação de profissionais competentes.Faculdades Pequeno Príncipe2018-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/60610.22421/15177130-2018v19n2p32Espaço para a Saúde; Vol. 19 No. 2 (2018); 32-42Espaço para a Saúde; v. 19 n. 2 (2018); 32-421517-71300103-3832reponame:Espaço para a Saúde (Online)instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)instacron:FPPporhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/606/pdfCopyright (c) 2018 Ana Paula Sakr Hubie, Elaine Rossi Ribeiro, Juliano Mendes de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHubie, Ana Paula SakrRibeiro, Elaine RossiMendes de Souza, Juliano2022-02-14T16:53:03Zoai:ojs.168.194.69.20:article/606Revistahttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/PRIhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/oaiespaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br1517-71300103-3832opendoar:2022-02-14T16:53:03Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática avaliativa nos cursos da área da saúde em uma instituição de ensino superior privada
title Prática avaliativa nos cursos da área da saúde em uma instituição de ensino superior privada
spellingShingle Prática avaliativa nos cursos da área da saúde em uma instituição de ensino superior privada
Hubie, Ana Paula Sakr
Avaliação Educacional. Educação em saúde. Ensino Superior. Avaliação em Saúde.
title_short Prática avaliativa nos cursos da área da saúde em uma instituição de ensino superior privada
title_full Prática avaliativa nos cursos da área da saúde em uma instituição de ensino superior privada
title_fullStr Prática avaliativa nos cursos da área da saúde em uma instituição de ensino superior privada
title_full_unstemmed Prática avaliativa nos cursos da área da saúde em uma instituição de ensino superior privada
title_sort Prática avaliativa nos cursos da área da saúde em uma instituição de ensino superior privada
author Hubie, Ana Paula Sakr
author_facet Hubie, Ana Paula Sakr
Ribeiro, Elaine Rossi
Mendes de Souza, Juliano
author_role author
author2 Ribeiro, Elaine Rossi
Mendes de Souza, Juliano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hubie, Ana Paula Sakr
Ribeiro, Elaine Rossi
Mendes de Souza, Juliano
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Educacional. Educação em saúde. Ensino Superior. Avaliação em Saúde.
topic Avaliação Educacional. Educação em saúde. Ensino Superior. Avaliação em Saúde.
description O presente estudo buscou identificar e avaliar os métodos mais comumente utilizados nas avaliações dos estudantes dos cursos da saúde de uma Instituição de Ensino Superior privada do oeste do Paraná e, também, verificar se sua adoção tem por objetivo abranger as competências necessárias ao profissional formado. O trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa de campo, pela aplicação de um questionário que abordava desde o perfil sociodemográfico dos docentes entrevistados até características de sua prática avaliativa. Observou-se que os docentes da instituição pesquisada, utilizam recursos avaliativosdiversificados e notou-se que há uma procura dos docentes em estabelecer uma relação entre objetivos de aprendizagem e a forma na qual a avaliação é realizada. O estudo concluiu que há o desenvolvimento de uma prática avaliativa através da complementaridade das ferramentas disponíveis, a fim de alcançar seus objetivos de aprendizagem em favor da formação de profissionais competentes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/606
10.22421/15177130-2018v19n2p32
url https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/606
identifier_str_mv 10.22421/15177130-2018v19n2p32
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/606/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Ana Paula Sakr Hubie, Elaine Rossi Ribeiro, Juliano Mendes de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Ana Paula Sakr Hubie, Elaine Rossi Ribeiro, Juliano Mendes de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Pequeno Príncipe
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Pequeno Príncipe
dc.source.none.fl_str_mv Espaço para a Saúde; Vol. 19 No. 2 (2018); 32-42
Espaço para a Saúde; v. 19 n. 2 (2018); 32-42
1517-7130
0103-3832
reponame:Espaço para a Saúde (Online)
instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
instacron:FPP
instname_str Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
instacron_str FPP
institution FPP
reponame_str Espaço para a Saúde (Online)
collection Espaço para a Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
repository.mail.fl_str_mv espaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br
_version_ 1796797495420911616