Prática avaliativa nos cursos da área da saúde em uma instituição de ensino superior privada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Espaço para a Saúde (Online) |
Texto Completo: | https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/606 |
Resumo: | O presente estudo buscou identificar e avaliar os métodos mais comumente utilizados nas avaliações dos estudantes dos cursos da saúde de uma Instituição de Ensino Superior privada do oeste do Paraná e, também, verificar se sua adoção tem por objetivo abranger as competências necessárias ao profissional formado. O trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa de campo, pela aplicação de um questionário que abordava desde o perfil sociodemográfico dos docentes entrevistados até características de sua prática avaliativa. Observou-se que os docentes da instituição pesquisada, utilizam recursos avaliativosdiversificados e notou-se que há uma procura dos docentes em estabelecer uma relação entre objetivos de aprendizagem e a forma na qual a avaliação é realizada. O estudo concluiu que há o desenvolvimento de uma prática avaliativa através da complementaridade das ferramentas disponíveis, a fim de alcançar seus objetivos de aprendizagem em favor da formação de profissionais competentes. |
id |
FPP-1_fe9a787ccc2f4a86298237505f45f6d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.168.194.69.20:article/606 |
network_acronym_str |
FPP-1 |
network_name_str |
Espaço para a Saúde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática avaliativa nos cursos da área da saúde em uma instituição de ensino superior privadaAvaliação Educacional. Educação em saúde. Ensino Superior. Avaliação em Saúde.O presente estudo buscou identificar e avaliar os métodos mais comumente utilizados nas avaliações dos estudantes dos cursos da saúde de uma Instituição de Ensino Superior privada do oeste do Paraná e, também, verificar se sua adoção tem por objetivo abranger as competências necessárias ao profissional formado. O trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa de campo, pela aplicação de um questionário que abordava desde o perfil sociodemográfico dos docentes entrevistados até características de sua prática avaliativa. Observou-se que os docentes da instituição pesquisada, utilizam recursos avaliativosdiversificados e notou-se que há uma procura dos docentes em estabelecer uma relação entre objetivos de aprendizagem e a forma na qual a avaliação é realizada. O estudo concluiu que há o desenvolvimento de uma prática avaliativa através da complementaridade das ferramentas disponíveis, a fim de alcançar seus objetivos de aprendizagem em favor da formação de profissionais competentes.Faculdades Pequeno Príncipe2018-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/60610.22421/15177130-2018v19n2p32Espaço para a Saúde; Vol. 19 No. 2 (2018); 32-42Espaço para a Saúde; v. 19 n. 2 (2018); 32-421517-71300103-3832reponame:Espaço para a Saúde (Online)instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)instacron:FPPporhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/606/pdfCopyright (c) 2018 Ana Paula Sakr Hubie, Elaine Rossi Ribeiro, Juliano Mendes de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHubie, Ana Paula SakrRibeiro, Elaine RossiMendes de Souza, Juliano2022-02-14T16:53:03Zoai:ojs.168.194.69.20:article/606Revistahttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/PRIhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/oaiespaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br1517-71300103-3832opendoar:2022-02-14T16:53:03Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática avaliativa nos cursos da área da saúde em uma instituição de ensino superior privada |
title |
Prática avaliativa nos cursos da área da saúde em uma instituição de ensino superior privada |
spellingShingle |
Prática avaliativa nos cursos da área da saúde em uma instituição de ensino superior privada Hubie, Ana Paula Sakr Avaliação Educacional. Educação em saúde. Ensino Superior. Avaliação em Saúde. |
title_short |
Prática avaliativa nos cursos da área da saúde em uma instituição de ensino superior privada |
title_full |
Prática avaliativa nos cursos da área da saúde em uma instituição de ensino superior privada |
title_fullStr |
Prática avaliativa nos cursos da área da saúde em uma instituição de ensino superior privada |
title_full_unstemmed |
Prática avaliativa nos cursos da área da saúde em uma instituição de ensino superior privada |
title_sort |
Prática avaliativa nos cursos da área da saúde em uma instituição de ensino superior privada |
author |
Hubie, Ana Paula Sakr |
author_facet |
Hubie, Ana Paula Sakr Ribeiro, Elaine Rossi Mendes de Souza, Juliano |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Elaine Rossi Mendes de Souza, Juliano |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hubie, Ana Paula Sakr Ribeiro, Elaine Rossi Mendes de Souza, Juliano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Educacional. Educação em saúde. Ensino Superior. Avaliação em Saúde. |
topic |
Avaliação Educacional. Educação em saúde. Ensino Superior. Avaliação em Saúde. |
description |
O presente estudo buscou identificar e avaliar os métodos mais comumente utilizados nas avaliações dos estudantes dos cursos da saúde de uma Instituição de Ensino Superior privada do oeste do Paraná e, também, verificar se sua adoção tem por objetivo abranger as competências necessárias ao profissional formado. O trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa de campo, pela aplicação de um questionário que abordava desde o perfil sociodemográfico dos docentes entrevistados até características de sua prática avaliativa. Observou-se que os docentes da instituição pesquisada, utilizam recursos avaliativosdiversificados e notou-se que há uma procura dos docentes em estabelecer uma relação entre objetivos de aprendizagem e a forma na qual a avaliação é realizada. O estudo concluiu que há o desenvolvimento de uma prática avaliativa através da complementaridade das ferramentas disponíveis, a fim de alcançar seus objetivos de aprendizagem em favor da formação de profissionais competentes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/606 10.22421/15177130-2018v19n2p32 |
url |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/606 |
identifier_str_mv |
10.22421/15177130-2018v19n2p32 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/606/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Ana Paula Sakr Hubie, Elaine Rossi Ribeiro, Juliano Mendes de Souza https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Ana Paula Sakr Hubie, Elaine Rossi Ribeiro, Juliano Mendes de Souza https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Pequeno Príncipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Pequeno Príncipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Espaço para a Saúde; Vol. 19 No. 2 (2018); 32-42 Espaço para a Saúde; v. 19 n. 2 (2018); 32-42 1517-7130 0103-3832 reponame:Espaço para a Saúde (Online) instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) instacron:FPP |
instname_str |
Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) |
instacron_str |
FPP |
institution |
FPP |
reponame_str |
Espaço para a Saúde (Online) |
collection |
Espaço para a Saúde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) |
repository.mail.fl_str_mv |
espaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br |
_version_ |
1796797495420911616 |