A prática avaliativa no processo de ensino-aprendizagem no curso de fisioterapia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giselle Cunha Machado
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWFVP
Resumo: As mudanças ocorridas dentro do Sistema Educacional exigem uma reflexão sobre o processo de ensino aprendizagem na formação de profissionais da saúde. Dentro desse contexto, a prática avaliativa é a principal ferramenta para essa constatação. Nesse sentido, foi realizada uma revisão integrativa objetivando identificar as práticas avaliativas como propostas de ações pedagógicas inovadoras de metodologia de ensino aprendizagem na formação do fisioterapeuta. O levantamento bibliográfico ocorreu na Biblioteca Virtual em Saúde na base de dados caracterizada Lilacs e Medline. Foram adotados critérios de inclusão para recuperação dos trabalhos, sendo artigos científicos e documentos como teses e dissertações, publicados no período de 1999 a 2014, em periódicos nacionais e internacionais, indexados nos bancos de dados selecionados, nos idiomas português, espanhol e inglês, disponíveis em texto completo e que respondiam a questão de estudo. A coleta de dados ocorreu entre os meses de novembro de 2014 a março de 2015. A população encontrada, a partir dos descritores selecionados combinadas entre si foi de 389 documentos, dos quais 123 satisfaziam os critérios de inclusão estabelecidos. Após a análise dos títulos, objetivos e resumos deste material, apenas 5 manuscritos compuseram a amostra final dos resultados do estudo. A análise sobre as práticas avaliativas dos docentes fisioterapeutas demonstrou dois aspectos importantes: as marcas de uma Avaliação Tradicional ou Quantitativa presentes nas concepções de ensino da maioria dos professores, sendo que os docentes fisioterapeutas continuam utilizando as notas como forma de medir a aprendizagem dos alunos e através delas, classificá-los; e um pequeno indício de mudança para uma Avaliação da Aprendizagem ou Qualitativa, buscando-se estratégias para a melhoria na qualidade de ensino.
id UFMG_40ef1e1c5ecf53443451c99de405e258
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZWFVP
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marisa Antonini Ribeiro BastosValda da Penha CaldeiraGiselle Cunha Machado2019-08-13T06:00:12Z2019-08-13T06:00:12Z2015-04-24http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWFVPAs mudanças ocorridas dentro do Sistema Educacional exigem uma reflexão sobre o processo de ensino aprendizagem na formação de profissionais da saúde. Dentro desse contexto, a prática avaliativa é a principal ferramenta para essa constatação. Nesse sentido, foi realizada uma revisão integrativa objetivando identificar as práticas avaliativas como propostas de ações pedagógicas inovadoras de metodologia de ensino aprendizagem na formação do fisioterapeuta. O levantamento bibliográfico ocorreu na Biblioteca Virtual em Saúde na base de dados caracterizada Lilacs e Medline. Foram adotados critérios de inclusão para recuperação dos trabalhos, sendo artigos científicos e documentos como teses e dissertações, publicados no período de 1999 a 2014, em periódicos nacionais e internacionais, indexados nos bancos de dados selecionados, nos idiomas português, espanhol e inglês, disponíveis em texto completo e que respondiam a questão de estudo. A coleta de dados ocorreu entre os meses de novembro de 2014 a março de 2015. A população encontrada, a partir dos descritores selecionados combinadas entre si foi de 389 documentos, dos quais 123 satisfaziam os critérios de inclusão estabelecidos. Após a análise dos títulos, objetivos e resumos deste material, apenas 5 manuscritos compuseram a amostra final dos resultados do estudo. A análise sobre as práticas avaliativas dos docentes fisioterapeutas demonstrou dois aspectos importantes: as marcas de uma Avaliação Tradicional ou Quantitativa presentes nas concepções de ensino da maioria dos professores, sendo que os docentes fisioterapeutas continuam utilizando as notas como forma de medir a aprendizagem dos alunos e através delas, classificá-los; e um pequeno indício de mudança para uma Avaliação da Aprendizagem ou Qualitativa, buscando-se estratégias para a melhoria na qualidade de ensino.The changes within the Educational System calls for reflection on the process of teaching and learning in the training of health professionals. In this context, the evaluation practice is the main tool for this finding. In this sense, we performed an integrative review aimed to identify the evaluation practices as proposals for innovative pedagogical actions of learning teaching methods in the education of physiotherapists. The literature occurred in the Virtual Health Library in the database characterized Lilacs and Medline. Inclusion criteria were adopted for recovery of the work, with papers and documents such as theses and dissertations, published from 1999 to 2014, in national and international journals indexed in the selected database, in Portuguese, Spanish and English available Full text and answered the question of study. Data collection took place between the months of November 2014 to March 2015. The population found, from the selected descriptors combined with each other was 389 documents, of which 123 satisfied the inclusion criteria. After analyzing the titles, objectives and summaries of this material, only 5 manuscripts comprised the final sample of the study results. The analysis of the evaluation practices of physiotherapists teachers demonstrated two important aspects: the marks of a Traditional or Quantitative Evaluation present in teaching concepts of most teachers, and physical therapists teachers continue using the notes as a way to measure student learning and through them, sort them; and there is a small change of sign for a Learning or Qualitative Evaluation seeking to understand the stage of understanding in which the student is, seeking strategies for improving the quality of education.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação de recursos humanos em saúdeFisioterapiaEnsinosuperiorAprendizagemAvaliação educacionalPráticas avaliativasA prática avaliativa no processo de ensino-aprendizagem no curso de fisioterapiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALgiselle_cunha_machado.pdfapplication/pdf1522105https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWFVP/1/giselle_cunha_machado.pdf9a1531c7ef464505157aa2206a18bfc9MD51TEXTgiselle_cunha_machado.pdf.txtgiselle_cunha_machado.pdf.txtExtracted texttext/plain139108https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWFVP/2/giselle_cunha_machado.pdf.txt676bdc5f26d09a8ee8b1e9af28b0ec88MD521843/BUBD-9ZWFVP2019-11-14 21:27:07.264oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZWFVPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:27:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A prática avaliativa no processo de ensino-aprendizagem no curso de fisioterapia
title A prática avaliativa no processo de ensino-aprendizagem no curso de fisioterapia
spellingShingle A prática avaliativa no processo de ensino-aprendizagem no curso de fisioterapia
Giselle Cunha Machado
Fisioterapia
Ensino
superior
Aprendizagem
Avaliação educacional
Práticas avaliativas
Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
title_short A prática avaliativa no processo de ensino-aprendizagem no curso de fisioterapia
title_full A prática avaliativa no processo de ensino-aprendizagem no curso de fisioterapia
title_fullStr A prática avaliativa no processo de ensino-aprendizagem no curso de fisioterapia
title_full_unstemmed A prática avaliativa no processo de ensino-aprendizagem no curso de fisioterapia
title_sort A prática avaliativa no processo de ensino-aprendizagem no curso de fisioterapia
author Giselle Cunha Machado
author_facet Giselle Cunha Machado
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marisa Antonini Ribeiro Bastos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Valda da Penha Caldeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Giselle Cunha Machado
contributor_str_mv Marisa Antonini Ribeiro Bastos
Valda da Penha Caldeira
dc.subject.por.fl_str_mv Fisioterapia
Ensino
superior
Aprendizagem
Avaliação educacional
Práticas avaliativas
topic Fisioterapia
Ensino
superior
Aprendizagem
Avaliação educacional
Práticas avaliativas
Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
description As mudanças ocorridas dentro do Sistema Educacional exigem uma reflexão sobre o processo de ensino aprendizagem na formação de profissionais da saúde. Dentro desse contexto, a prática avaliativa é a principal ferramenta para essa constatação. Nesse sentido, foi realizada uma revisão integrativa objetivando identificar as práticas avaliativas como propostas de ações pedagógicas inovadoras de metodologia de ensino aprendizagem na formação do fisioterapeuta. O levantamento bibliográfico ocorreu na Biblioteca Virtual em Saúde na base de dados caracterizada Lilacs e Medline. Foram adotados critérios de inclusão para recuperação dos trabalhos, sendo artigos científicos e documentos como teses e dissertações, publicados no período de 1999 a 2014, em periódicos nacionais e internacionais, indexados nos bancos de dados selecionados, nos idiomas português, espanhol e inglês, disponíveis em texto completo e que respondiam a questão de estudo. A coleta de dados ocorreu entre os meses de novembro de 2014 a março de 2015. A população encontrada, a partir dos descritores selecionados combinadas entre si foi de 389 documentos, dos quais 123 satisfaziam os critérios de inclusão estabelecidos. Após a análise dos títulos, objetivos e resumos deste material, apenas 5 manuscritos compuseram a amostra final dos resultados do estudo. A análise sobre as práticas avaliativas dos docentes fisioterapeutas demonstrou dois aspectos importantes: as marcas de uma Avaliação Tradicional ou Quantitativa presentes nas concepções de ensino da maioria dos professores, sendo que os docentes fisioterapeutas continuam utilizando as notas como forma de medir a aprendizagem dos alunos e através delas, classificá-los; e um pequeno indício de mudança para uma Avaliação da Aprendizagem ou Qualitativa, buscando-se estratégias para a melhoria na qualidade de ensino.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T06:00:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T06:00:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWFVP
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWFVP
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWFVP/1/giselle_cunha_machado.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWFVP/2/giselle_cunha_machado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a1531c7ef464505157aa2206a18bfc9
676bdc5f26d09a8ee8b1e9af28b0ec88
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676654248984576