Análise Da Relação Do Desempenho Discente Em Comparação Com As Características Dos Docentes E Das Instituições De Ensino Superior / Performance Ratio Analysis Students Compared With The Characteristics Of Teachers And Higher Education Institutions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Telles, Ronaldo; Universidade do Vale do Itajaí
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Marinho, Sidnei Vieira; Universidade do Vale do Itajaí
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Inova Ação (Online)
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/inovaacao/article/view/807
Resumo: Resumo   O objetivo desteartigo é analisar a relação entre as características associadas às universidades brasileiras e docentes e sob o desempenho dos estudantes universitários, para isso recorre-se a uma regressão multivariada. Em particular, analisa-se os dados do Estado de Santa Catarina. Esta pesquisa adota uma análise quantitativa com base nos dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) coletados para o Censo da Educação Superior, 2011, para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e o Indicador de Diferença dentre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), ambos divulgados em 2011. A pesquisa apoia-se no referencial teórico da gestão universitária e aspectos da avaliação de desempenho para realizar a análise proposta. Os resultados da investigação indicam que as características das Instituições de Ensino Superior e dos docentes não conseguem explicar o desempenho apresentado pelos alunos no IDD, enquanto que estes mesmos indicadores possuem algum poder de explicação sobre o desempenho dos alunos destas instituições no ENADE. Em termos estatísticos para as regressões estimadas para o Brasil quase todos os indicadores se mostram significativos.   Palavras-chave: Avaliação de desempenho. Qualidade. Desempenho discente.     Abstract The objective of this paper is to analyze the relationship between the characteristics associated with Brazilian universities and teachers and in the performance of college students, for it refers to a multivariate regression. In particular, we analyze the data of the State of Santa Catarina. This research adopts a quantitative analysis based on the data provided by the National Institute of Educational Studies Teixeira (INEP) collected for the Census of Higher Education, 2011 to the National Examination of Student Performance (ENADE) and the difference indicator performances from the Observed and Expected (IDD), both released in 2011. the research is supported by the theoretical framework of university management and performance evaluation of aspects to perform the analysis proposed. Research results indicate that the characteristics of higher education institutions and teachers can not explain the performance shown by students in IDD, while these same indicators have some explanatory power on the performance of students in these institutions ENADE. In statistical terms for the regressions estimated for Brazil almost all indicators show significant.   Keywords: Performance evaluation. Quality. Student performance.  
id FSA-2_4496ea677ac33c2198e1fcc2d9f6ed91
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/807
network_acronym_str FSA-2
network_name_str Revista Inova Ação (Online)
repository_id_str
spelling Análise Da Relação Do Desempenho Discente Em Comparação Com As Características Dos Docentes E Das Instituições De Ensino Superior / Performance Ratio Analysis Students Compared With The Characteristics Of Teachers And Higher Education InstitutionsResumo   O objetivo desteartigo é analisar a relação entre as características associadas às universidades brasileiras e docentes e sob o desempenho dos estudantes universitários, para isso recorre-se a uma regressão multivariada. Em particular, analisa-se os dados do Estado de Santa Catarina. Esta pesquisa adota uma análise quantitativa com base nos dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) coletados para o Censo da Educação Superior, 2011, para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e o Indicador de Diferença dentre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), ambos divulgados em 2011. A pesquisa apoia-se no referencial teórico da gestão universitária e aspectos da avaliação de desempenho para realizar a análise proposta. Os resultados da investigação indicam que as características das Instituições de Ensino Superior e dos docentes não conseguem explicar o desempenho apresentado pelos alunos no IDD, enquanto que estes mesmos indicadores possuem algum poder de explicação sobre o desempenho dos alunos destas instituições no ENADE. Em termos estatísticos para as regressões estimadas para o Brasil quase todos os indicadores se mostram significativos.   Palavras-chave: Avaliação de desempenho. Qualidade. Desempenho discente.     Abstract The objective of this paper is to analyze the relationship between the characteristics associated with Brazilian universities and teachers and in the performance of college students, for it refers to a multivariate regression. In particular, we analyze the data of the State of Santa Catarina. This research adopts a quantitative analysis based on the data provided by the National Institute of Educational Studies Teixeira (INEP) collected for the Census of Higher Education, 2011 to the National Examination of Student Performance (ENADE) and the difference indicator performances from the Observed and Expected (IDD), both released in 2011. the research is supported by the theoretical framework of university management and performance evaluation of aspects to perform the analysis proposed. Research results indicate that the characteristics of higher education institutions and teachers can not explain the performance shown by students in IDD, while these same indicators have some explanatory power on the performance of students in these institutions ENADE. In statistical terms for the regressions estimated for Brazil almost all indicators show significant.   Keywords: Performance evaluation. Quality. Student performance.  Faculdade Santo AgostinhoTelles, Ronaldo; Universidade do Vale do ItajaíMarinho, Sidnei Vieira; Universidade do Vale do Itajaí2015-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/inovaacao/article/view/807Revista Inova Ação; Revista Inova Ação, Teresina, v.3, n.1, jan./jun. 2014; 71-872357-95011809-6514reponame:Revista Inova Ação (Online)instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/inovaacao/article/view/807/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-26T18:58:35Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/807Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/inovaacaoPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/inovaacao/oai||revistainovaacao@fsanet.com.br2357-95012357-9501opendoar:2015-01-26T18:58:35Revista Inova Ação (Online) - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise Da Relação Do Desempenho Discente Em Comparação Com As Características Dos Docentes E Das Instituições De Ensino Superior / Performance Ratio Analysis Students Compared With The Characteristics Of Teachers And Higher Education Institutions
title Análise Da Relação Do Desempenho Discente Em Comparação Com As Características Dos Docentes E Das Instituições De Ensino Superior / Performance Ratio Analysis Students Compared With The Characteristics Of Teachers And Higher Education Institutions
spellingShingle Análise Da Relação Do Desempenho Discente Em Comparação Com As Características Dos Docentes E Das Instituições De Ensino Superior / Performance Ratio Analysis Students Compared With The Characteristics Of Teachers And Higher Education Institutions
Telles, Ronaldo; Universidade do Vale do Itajaí
title_short Análise Da Relação Do Desempenho Discente Em Comparação Com As Características Dos Docentes E Das Instituições De Ensino Superior / Performance Ratio Analysis Students Compared With The Characteristics Of Teachers And Higher Education Institutions
title_full Análise Da Relação Do Desempenho Discente Em Comparação Com As Características Dos Docentes E Das Instituições De Ensino Superior / Performance Ratio Analysis Students Compared With The Characteristics Of Teachers And Higher Education Institutions
title_fullStr Análise Da Relação Do Desempenho Discente Em Comparação Com As Características Dos Docentes E Das Instituições De Ensino Superior / Performance Ratio Analysis Students Compared With The Characteristics Of Teachers And Higher Education Institutions
title_full_unstemmed Análise Da Relação Do Desempenho Discente Em Comparação Com As Características Dos Docentes E Das Instituições De Ensino Superior / Performance Ratio Analysis Students Compared With The Characteristics Of Teachers And Higher Education Institutions
title_sort Análise Da Relação Do Desempenho Discente Em Comparação Com As Características Dos Docentes E Das Instituições De Ensino Superior / Performance Ratio Analysis Students Compared With The Characteristics Of Teachers And Higher Education Institutions
author Telles, Ronaldo; Universidade do Vale do Itajaí
author_facet Telles, Ronaldo; Universidade do Vale do Itajaí
Marinho, Sidnei Vieira; Universidade do Vale do Itajaí
author_role author
author2 Marinho, Sidnei Vieira; Universidade do Vale do Itajaí
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Telles, Ronaldo; Universidade do Vale do Itajaí
Marinho, Sidnei Vieira; Universidade do Vale do Itajaí
description Resumo   O objetivo desteartigo é analisar a relação entre as características associadas às universidades brasileiras e docentes e sob o desempenho dos estudantes universitários, para isso recorre-se a uma regressão multivariada. Em particular, analisa-se os dados do Estado de Santa Catarina. Esta pesquisa adota uma análise quantitativa com base nos dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) coletados para o Censo da Educação Superior, 2011, para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e o Indicador de Diferença dentre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), ambos divulgados em 2011. A pesquisa apoia-se no referencial teórico da gestão universitária e aspectos da avaliação de desempenho para realizar a análise proposta. Os resultados da investigação indicam que as características das Instituições de Ensino Superior e dos docentes não conseguem explicar o desempenho apresentado pelos alunos no IDD, enquanto que estes mesmos indicadores possuem algum poder de explicação sobre o desempenho dos alunos destas instituições no ENADE. Em termos estatísticos para as regressões estimadas para o Brasil quase todos os indicadores se mostram significativos.   Palavras-chave: Avaliação de desempenho. Qualidade. Desempenho discente.     Abstract The objective of this paper is to analyze the relationship between the characteristics associated with Brazilian universities and teachers and in the performance of college students, for it refers to a multivariate regression. In particular, we analyze the data of the State of Santa Catarina. This research adopts a quantitative analysis based on the data provided by the National Institute of Educational Studies Teixeira (INEP) collected for the Census of Higher Education, 2011 to the National Examination of Student Performance (ENADE) and the difference indicator performances from the Observed and Expected (IDD), both released in 2011. the research is supported by the theoretical framework of university management and performance evaluation of aspects to perform the analysis proposed. Research results indicate that the characteristics of higher education institutions and teachers can not explain the performance shown by students in IDD, while these same indicators have some explanatory power on the performance of students in these institutions ENADE. In statistical terms for the regressions estimated for Brazil almost all indicators show significant.   Keywords: Performance evaluation. Quality. Student performance.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/inovaacao/article/view/807
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/inovaacao/article/view/807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/inovaacao/article/view/807/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Santo Agostinho
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Santo Agostinho
dc.source.none.fl_str_mv Revista Inova Ação; Revista Inova Ação, Teresina, v.3, n.1, jan./jun. 2014; 71-87
2357-9501
1809-6514
reponame:Revista Inova Ação (Online)
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista Inova Ação (Online)
collection Revista Inova Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Inova Ação (Online) - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainovaacao@fsanet.com.br
_version_ 1798945302964600832