Marketing em Escritórios de Contabilidade no Estado do Paraná / Marketing in Accounting Offices in the State of Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
DOI: | 10.12819/2020.17.6.5 |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2032 |
Resumo: | A presente investigação buscou determinar os aspectos relevantes de mercado no ambiente de atuação dos escritórios de contabilidade do Estado do Paraná. O objetivo, portanto, foi identificar como os escritórios de contabilidade paranaenses usam as ferramentas de marketing dispostos na literatura, que aborda o tema aplicado ao segmento de serviços. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa, mediante levantamento com o instrumento adaptado de Peleias, Hernandez, Garcia e Silva (2007). Evidencia-se a questão temporal da pesquisa de Peleias et al. (2007) até a presente investigação, observando-se de ampla forma maiores aderências dos instrumentos de marketing por escritórios contábeis, refletindo-se como vantagem competitiva para esses. Nessa perspectiva, as contribuições tornam-se válidas tanto no viés profissional dos escritórios contábeis como na literatura científica sobre o tema. A amostra obtida compreende 38 escritórios de contabilidade situados no Estado do Paraná, sendo a maioria de pequeno porte, abrangendo até 100 clientes. Os resultados são comparados com estudos relacionados ao tema de marketing aplicado a empresas de serviços contábeis, publicados no Brasil e no Exterior. De forma geral, denota-se a pertinência do Marketing 3.0, mediante a evolução na relação dos contadores com os clientes, na resolução de problemas, que em tempos atrás não tinham o devido suporte tecnológico, no foco à qualidade do serviço prestado e, principalmente, no marketing de gestão de pessoas (sejam clientes, funcionários ou terceiros, como advogados e empresas de auditoria). Palavras-Chave: Competitividade. Marketing. Contabilidade Gerencial. ABSTRACT The present investigation sought to determine the relevant aspects of the market in the operating environment of the accounting offices of the State of Paraná. The goal is, therefore, to identify how the accounting offices in Paraná use the marketing tools available in the literature, which addresses the theme applied in the services segment. It is a descriptive and qualitative research, through survey, with the instrument adapted from Peleias, Hernandez, Garcia and Silva (2007). It is evidenced the temporal question of the research of Peleias et al. (2007) until the present investigation, with greater adherence of the marketing instruments by accounting offices, reflecting as a competitive advantage for them. In this perspective, the contributions become valid both in the professional bias, in the accounting offices, and in the scientific literature on the subject. The sample obtained comprises 36 accounting offices located in the State of Paraná, most of which are small, covering up to 100 clients. The results are compared with studies published in Brazil and abroad related to the marketing theme applied to accounting services companies. In general terms, Marketing 3.0 is pertinent, through the evolution of the relationship between accountants and customers, in the resolution of problems that did not have due technological support, focus on the quality of the service provided and, above all, the marketing of (whether clients, employees or third parties, such as lawyers and audit firms). Keywords: Competitiveness. Marketing. Management Accounting. |
id |
FSA-3_000ac2c569b6c627cd20b4993045a8fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2032 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
spelling |
Marketing em Escritórios de Contabilidade no Estado do Paraná / Marketing in Accounting Offices in the State of ParanáAdministração; Contabilidade.A presente investigação buscou determinar os aspectos relevantes de mercado no ambiente de atuação dos escritórios de contabilidade do Estado do Paraná. O objetivo, portanto, foi identificar como os escritórios de contabilidade paranaenses usam as ferramentas de marketing dispostos na literatura, que aborda o tema aplicado ao segmento de serviços. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa, mediante levantamento com o instrumento adaptado de Peleias, Hernandez, Garcia e Silva (2007). Evidencia-se a questão temporal da pesquisa de Peleias et al. (2007) até a presente investigação, observando-se de ampla forma maiores aderências dos instrumentos de marketing por escritórios contábeis, refletindo-se como vantagem competitiva para esses. Nessa perspectiva, as contribuições tornam-se válidas tanto no viés profissional dos escritórios contábeis como na literatura científica sobre o tema. A amostra obtida compreende 38 escritórios de contabilidade situados no Estado do Paraná, sendo a maioria de pequeno porte, abrangendo até 100 clientes. Os resultados são comparados com estudos relacionados ao tema de marketing aplicado a empresas de serviços contábeis, publicados no Brasil e no Exterior. De forma geral, denota-se a pertinência do Marketing 3.0, mediante a evolução na relação dos contadores com os clientes, na resolução de problemas, que em tempos atrás não tinham o devido suporte tecnológico, no foco à qualidade do serviço prestado e, principalmente, no marketing de gestão de pessoas (sejam clientes, funcionários ou terceiros, como advogados e empresas de auditoria). Palavras-Chave: Competitividade. Marketing. Contabilidade Gerencial. ABSTRACT The present investigation sought to determine the relevant aspects of the market in the operating environment of the accounting offices of the State of Paraná. The goal is, therefore, to identify how the accounting offices in Paraná use the marketing tools available in the literature, which addresses the theme applied in the services segment. It is a descriptive and qualitative research, through survey, with the instrument adapted from Peleias, Hernandez, Garcia and Silva (2007). It is evidenced the temporal question of the research of Peleias et al. (2007) until the present investigation, with greater adherence of the marketing instruments by accounting offices, reflecting as a competitive advantage for them. In this perspective, the contributions become valid both in the professional bias, in the accounting offices, and in the scientific literature on the subject. The sample obtained comprises 36 accounting offices located in the State of Paraná, most of which are small, covering up to 100 clients. The results are compared with studies published in Brazil and abroad related to the marketing theme applied to accounting services companies. In general terms, Marketing 3.0 is pertinent, through the evolution of the relationship between accountants and customers, in the resolution of problems that did not have due technological support, focus on the quality of the service provided and, above all, the marketing of (whether clients, employees or third parties, such as lawyers and audit firms). Keywords: Competitiveness. Marketing. Management Accounting.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).Reckziegel, Valmor; Universidade Estadual do Oeste do ParanáGomes, Débora Gomes de; Universidade Federal do Rio GrandePiva, Regiane de Souza; Centro Universitário UNIVELFrare, Anderson Betti; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)Moreno, Katyane Aline Cantu; Pontifícia Universidade Católica do Paraná2020-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/203210.12819/2020.17.6.5Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 6, jun. 2020; 89-109Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 6, jun. 2020; 89-1092317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2032/491492253http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2032/491492254http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2032/491492255http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2032/1303http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2032/1304Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-30T17:03:28Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2032Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-06-30T17:03:28Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing em Escritórios de Contabilidade no Estado do Paraná / Marketing in Accounting Offices in the State of Paraná |
title |
Marketing em Escritórios de Contabilidade no Estado do Paraná / Marketing in Accounting Offices in the State of Paraná |
spellingShingle |
Marketing em Escritórios de Contabilidade no Estado do Paraná / Marketing in Accounting Offices in the State of Paraná Marketing em Escritórios de Contabilidade no Estado do Paraná / Marketing in Accounting Offices in the State of Paraná Reckziegel, Valmor; Universidade Estadual do Oeste do Paraná Administração; Contabilidade. Reckziegel, Valmor; Universidade Estadual do Oeste do Paraná Administração; Contabilidade. |
title_short |
Marketing em Escritórios de Contabilidade no Estado do Paraná / Marketing in Accounting Offices in the State of Paraná |
title_full |
Marketing em Escritórios de Contabilidade no Estado do Paraná / Marketing in Accounting Offices in the State of Paraná |
title_fullStr |
Marketing em Escritórios de Contabilidade no Estado do Paraná / Marketing in Accounting Offices in the State of Paraná Marketing em Escritórios de Contabilidade no Estado do Paraná / Marketing in Accounting Offices in the State of Paraná |
title_full_unstemmed |
Marketing em Escritórios de Contabilidade no Estado do Paraná / Marketing in Accounting Offices in the State of Paraná Marketing em Escritórios de Contabilidade no Estado do Paraná / Marketing in Accounting Offices in the State of Paraná |
title_sort |
Marketing em Escritórios de Contabilidade no Estado do Paraná / Marketing in Accounting Offices in the State of Paraná |
author |
Reckziegel, Valmor; Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
author_facet |
Reckziegel, Valmor; Universidade Estadual do Oeste do Paraná Reckziegel, Valmor; Universidade Estadual do Oeste do Paraná Gomes, Débora Gomes de; Universidade Federal do Rio Grande Piva, Regiane de Souza; Centro Universitário UNIVEL Frare, Anderson Betti; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Moreno, Katyane Aline Cantu; Pontifícia Universidade Católica do Paraná Gomes, Débora Gomes de; Universidade Federal do Rio Grande Piva, Regiane de Souza; Centro Universitário UNIVEL Frare, Anderson Betti; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Moreno, Katyane Aline Cantu; Pontifícia Universidade Católica do Paraná |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Débora Gomes de; Universidade Federal do Rio Grande Piva, Regiane de Souza; Centro Universitário UNIVEL Frare, Anderson Betti; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Moreno, Katyane Aline Cantu; Pontifícia Universidade Católica do Paraná |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reckziegel, Valmor; Universidade Estadual do Oeste do Paraná Gomes, Débora Gomes de; Universidade Federal do Rio Grande Piva, Regiane de Souza; Centro Universitário UNIVEL Frare, Anderson Betti; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Moreno, Katyane Aline Cantu; Pontifícia Universidade Católica do Paraná |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração; Contabilidade. |
topic |
Administração; Contabilidade. |
description |
A presente investigação buscou determinar os aspectos relevantes de mercado no ambiente de atuação dos escritórios de contabilidade do Estado do Paraná. O objetivo, portanto, foi identificar como os escritórios de contabilidade paranaenses usam as ferramentas de marketing dispostos na literatura, que aborda o tema aplicado ao segmento de serviços. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa, mediante levantamento com o instrumento adaptado de Peleias, Hernandez, Garcia e Silva (2007). Evidencia-se a questão temporal da pesquisa de Peleias et al. (2007) até a presente investigação, observando-se de ampla forma maiores aderências dos instrumentos de marketing por escritórios contábeis, refletindo-se como vantagem competitiva para esses. Nessa perspectiva, as contribuições tornam-se válidas tanto no viés profissional dos escritórios contábeis como na literatura científica sobre o tema. A amostra obtida compreende 38 escritórios de contabilidade situados no Estado do Paraná, sendo a maioria de pequeno porte, abrangendo até 100 clientes. Os resultados são comparados com estudos relacionados ao tema de marketing aplicado a empresas de serviços contábeis, publicados no Brasil e no Exterior. De forma geral, denota-se a pertinência do Marketing 3.0, mediante a evolução na relação dos contadores com os clientes, na resolução de problemas, que em tempos atrás não tinham o devido suporte tecnológico, no foco à qualidade do serviço prestado e, principalmente, no marketing de gestão de pessoas (sejam clientes, funcionários ou terceiros, como advogados e empresas de auditoria). Palavras-Chave: Competitividade. Marketing. Contabilidade Gerencial. ABSTRACT The present investigation sought to determine the relevant aspects of the market in the operating environment of the accounting offices of the State of Paraná. The goal is, therefore, to identify how the accounting offices in Paraná use the marketing tools available in the literature, which addresses the theme applied in the services segment. It is a descriptive and qualitative research, through survey, with the instrument adapted from Peleias, Hernandez, Garcia and Silva (2007). It is evidenced the temporal question of the research of Peleias et al. (2007) until the present investigation, with greater adherence of the marketing instruments by accounting offices, reflecting as a competitive advantage for them. In this perspective, the contributions become valid both in the professional bias, in the accounting offices, and in the scientific literature on the subject. The sample obtained comprises 36 accounting offices located in the State of Paraná, most of which are small, covering up to 100 clients. The results are compared with studies published in Brazil and abroad related to the marketing theme applied to accounting services companies. In general terms, Marketing 3.0 is pertinent, through the evolution of the relationship between accountants and customers, in the resolution of problems that did not have due technological support, focus on the quality of the service provided and, above all, the marketing of (whether clients, employees or third parties, such as lawyers and audit firms). Keywords: Competitiveness. Marketing. Management Accounting. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2032 10.12819/2020.17.6.5 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2032 |
identifier_str_mv |
10.12819/2020.17.6.5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2032/491492253 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2032/491492254 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2032/491492255 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2032/1303 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2032/1304 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 6, jun. 2020; 89-109 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 6, jun. 2020; 89-109 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1822181228398247936 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.12819/2020.17.6.5 |