Modos de Descrição na imprensa popular da Alemanha e do Brasil: categorias para análise das maneiras de descrever
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/936 |
Resumo: | O presente artigo pretende analisar como a imprensa autodenominada popular inserida em dois universos sócio-culturais divergentes, o alemão e o brasileiro, descrevem acontecimentos e fatos noticiados. A partir do referencial teórico da análise do discurso de vertente francesa, partindo-se da metodologia de análise dos modos de organização do discurso descritivo, é que buscamos construir o percurso metodológico em que as análises das duas mídias em questão serão baseadas. Os objetos de análise foram constituídos de amostras de jornais cujas tiragens são as mais expressivas nos dois países em questão, a saber: “Super Notícia” (representante escolhido do jornal popular brasileiro) e “BILD Zeitung” (representante do Boulevardzeitung alemão). Os procedimentos de descrição são processos linguístico-discursivos importantes para a identificação dos valores e das formas argumentativas presentes e acessíveis na materialidade linguística. Assim, as atividades de descrição e argumentação encontram-se em camadas sedimentares que se comunicam, criando um todo textual que pode nos fornecer pistas sobre possíveis efeitos de sentido construídos e imagens de leitor projetadas. |
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Modos de Descrição na imprensa popular da Alemanha e do Brasil: categorias para análise das maneiras de descreverLinguística; Análise do DiscursoO presente artigo pretende analisar como a imprensa autodenominada popular inserida em dois universos sócio-culturais divergentes, o alemão e o brasileiro, descrevem acontecimentos e fatos noticiados. A partir do referencial teórico da análise do discurso de vertente francesa, partindo-se da metodologia de análise dos modos de organização do discurso descritivo, é que buscamos construir o percurso metodológico em que as análises das duas mídias em questão serão baseadas. Os objetos de análise foram constituídos de amostras de jornais cujas tiragens são as mais expressivas nos dois países em questão, a saber: “Super Notícia” (representante escolhido do jornal popular brasileiro) e “BILD Zeitung” (representante do Boulevardzeitung alemão). Os procedimentos de descrição são processos linguístico-discursivos importantes para a identificação dos valores e das formas argumentativas presentes e acessíveis na materialidade linguística. Assim, as atividades de descrição e argumentação encontram-se em camadas sedimentares que se comunicam, criando um todo textual que pode nos fornecer pistas sobre possíveis efeitos de sentido construídos e imagens de leitor projetadas.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Arantes, Poliana Coeli Costa; Universidade do Estado do Rio de Janeiro2015-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/93610.12819/2015.12.4.10Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.12, n.4, jul./ago. 2015; 158-178Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.12, n.4, jul./ago. 2015; 158-1782317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/936/585http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/936/586http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/936/587http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/936/171Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-01T14:36:55Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/936Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-07-01T14:36:55Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
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