Capital Humano Como Diferencial Competitivo Para As Organizações / Human Capital How Competitive Edge For Organizations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kelsen Arcângelo Ferreira e; Faculdade Santo Agostinho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/418
Resumo: Em  função do cenário global, o capi­tal  humano  é  visto  como  diferencial  competitivopara as organizações. O atual mundo competiti­vo  e  dinâmico  como  conseqüência  daglobalização e  seus efeitos  remete as organiza­ções a buscarem em seus campos de atuação efora deles meios para alcançar  seus objetivos emanter­se em poder de competição  frente a ou­tros mercados. Em função de tal conjuntura, per­cebe­se a relevância do tema em questão abor­dando­o e desenvolvendo um  trabalho bibliográ­fico e de pesquisa que venham a ratificar os obje­tivos  de  enumerar  as  características,  os  pontospositivos e negativos que potencializam o capitalhumano  como  diferencial  competitivo  para  asorganizações, enfatizando de que maneira essecapital  passa  a  ser  visto  como  um  diferencial  eaté  que  ponto  pode  ser  considerado  como  tal.Para isso, a realização de uma pesquisa que rati­fique  a  diferenciação  do  capital  humano  vem  acontribuir  para  os  questionamentos  levantadosnas fontes bibliográficas. De onde se percebe que as pessoas no desenvolvimento de suas aptidõese  atividades  devem  desempenhar  intrinsecamen­te  a  busca  de  sua  auto­realização  em  comunhãocom o ambiente organizacional e com o meio ex­terno, num ciclo em que todos buscam interessespessoais e coletivos numa relação de mútua satis­fação. Com  isso,  o  presente  trabalho  desenvolveuma  linha  de  pensamento  que  atente  para  a  im­portância das pessoas no contexto organizacional,bem  como  aspectos  atuantes  e  influentes  nessaparceria entre  capital humano e empresa.
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