OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS ESCOLARES DE GEOGRAFIA / MEANS OF COMMUNICATION, DIGITAL TECHNOLOGIES AND SCHOLAR GEOGRAPHY PRACTICES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/391 |
Resumo: | O estudo busca mapear o dia a dia das práticas escolares na Geografia na interface entre uso e operacionalidade dos meios de comunicações pelos estudantes e professores. O objetivo é analisar como eles se conectam no cotidiano escolar através das tecnologias digitais, trazidas pelos meios de comunicação, e, também, observar o entendimento deles sobre as novas linguagens trazidas pelos meios de comunicação contemporâneos. O solo teórico deste estudo esta lincado na Geografia e Estudos Culturais, para permitir estabelecer reflexões e discussões sobre a problemática do estudo. Para tanto, o caminho metodológico percorrido foi por meio da aplicação de um questionário e entrevista, em que foram levantadas questões referentes aos usos das tecnologias na vida dos estudantes. Fizeram parte da coleta de dados alunos e professores do ensino médio de uma escola pública de Porto Alegre. As análises foram direcionadas para compreender os conflitos existentes nas práticas escolares da Geografia. Os resultados dos achados apontam a existência de mundos diferentes habitados por corpos localizados no mesmo espaço. Enquanto alunos estão hiperconectados em tecnologias digitais o tempo todo para comunicar-se, os professores as utilizam mais esporadicamente e com outros fins. E ambos não as utilizam como ferramentas no auxílio do ensino e aprendizado durante as aulas de Geografia. Palavras-chave: Ensino de geografia. Tecnologias de comunicação. Práticas escolares contemporâneas. ABSTRACT Studies map out scholar practices in geography day by day in its interface among its use and how to operate in means of communication by students and teachers. The main goal is to analyze how they connect themselves in school routines daily through digital technologies, brought by means of communications and also by observing their understanding about new forms brought by their own evolution. The theory of this study is linked with Geography and cultural studies allowing to establish reflexions and discussions about problematic studies, that is, the methodological manner was applied by a quiz and interview and by these, it has been risen questions about the use of technologies in the students life. This poll was answered by high school students and teacher of a public school in the city of Porto Alegre. The analyses were very important to understand the conflicts that there are in the scholar geography practices. The results show the existence of different worlds existing in corpuses in the same space, meanwhile students are hipper-connected in digital technologies full time to connect among themselves. Teachers use the same technology to connect sporadically but they use for other purposes. Teachers and students don’t use these tools in favor of teaching and learning process during the geography classes. Keywords: Geography teaching. Communication technologies. Scholar practices nowadays. |
id |
FSA-3_0927497345a57d4a2d424253cb04d743 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/391 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS ESCOLARES DE GEOGRAFIA / MEANS OF COMMUNICATION, DIGITAL TECHNOLOGIES AND SCHOLAR GEOGRAPHY PRACTICESGeografia; Educação.O estudo busca mapear o dia a dia das práticas escolares na Geografia na interface entre uso e operacionalidade dos meios de comunicações pelos estudantes e professores. O objetivo é analisar como eles se conectam no cotidiano escolar através das tecnologias digitais, trazidas pelos meios de comunicação, e, também, observar o entendimento deles sobre as novas linguagens trazidas pelos meios de comunicação contemporâneos. O solo teórico deste estudo esta lincado na Geografia e Estudos Culturais, para permitir estabelecer reflexões e discussões sobre a problemática do estudo. Para tanto, o caminho metodológico percorrido foi por meio da aplicação de um questionário e entrevista, em que foram levantadas questões referentes aos usos das tecnologias na vida dos estudantes. Fizeram parte da coleta de dados alunos e professores do ensino médio de uma escola pública de Porto Alegre. As análises foram direcionadas para compreender os conflitos existentes nas práticas escolares da Geografia. Os resultados dos achados apontam a existência de mundos diferentes habitados por corpos localizados no mesmo espaço. Enquanto alunos estão hiperconectados em tecnologias digitais o tempo todo para comunicar-se, os professores as utilizam mais esporadicamente e com outros fins. E ambos não as utilizam como ferramentas no auxílio do ensino e aprendizado durante as aulas de Geografia. Palavras-chave: Ensino de geografia. Tecnologias de comunicação. Práticas escolares contemporâneas. ABSTRACT Studies map out scholar practices in geography day by day in its interface among its use and how to operate in means of communication by students and teachers. The main goal is to analyze how they connect themselves in school routines daily through digital technologies, brought by means of communications and also by observing their understanding about new forms brought by their own evolution. The theory of this study is linked with Geography and cultural studies allowing to establish reflexions and discussions about problematic studies, that is, the methodological manner was applied by a quiz and interview and by these, it has been risen questions about the use of technologies in the students life. This poll was answered by high school students and teacher of a public school in the city of Porto Alegre. The analyses were very important to understand the conflicts that there are in the scholar geography practices. The results show the existence of different worlds existing in corpuses in the same space, meanwhile students are hipper-connected in digital technologies full time to connect among themselves. Teachers use the same technology to connect sporadically but they use for other purposes. Teachers and students don’t use these tools in favor of teaching and learning process during the geography classes. Keywords: Geography teaching. Communication technologies. Scholar practices nowadays.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)CapesTonini, Ivaine MariaCardoso, Juliana Carvalho; Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/391Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.2, abr./jun. 2014; 186-210Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.2, abr./jun. 2014; 186-2102317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/391/325Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-29T19:55:08Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/391Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2014-03-29T19:55:08Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS ESCOLARES DE GEOGRAFIA / MEANS OF COMMUNICATION, DIGITAL TECHNOLOGIES AND SCHOLAR GEOGRAPHY PRACTICES |
title |
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS ESCOLARES DE GEOGRAFIA / MEANS OF COMMUNICATION, DIGITAL TECHNOLOGIES AND SCHOLAR GEOGRAPHY PRACTICES |
spellingShingle |
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS ESCOLARES DE GEOGRAFIA / MEANS OF COMMUNICATION, DIGITAL TECHNOLOGIES AND SCHOLAR GEOGRAPHY PRACTICES Tonini, Ivaine Maria Geografia; Educação. |
title_short |
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS ESCOLARES DE GEOGRAFIA / MEANS OF COMMUNICATION, DIGITAL TECHNOLOGIES AND SCHOLAR GEOGRAPHY PRACTICES |
title_full |
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS ESCOLARES DE GEOGRAFIA / MEANS OF COMMUNICATION, DIGITAL TECHNOLOGIES AND SCHOLAR GEOGRAPHY PRACTICES |
title_fullStr |
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS ESCOLARES DE GEOGRAFIA / MEANS OF COMMUNICATION, DIGITAL TECHNOLOGIES AND SCHOLAR GEOGRAPHY PRACTICES |
title_full_unstemmed |
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS ESCOLARES DE GEOGRAFIA / MEANS OF COMMUNICATION, DIGITAL TECHNOLOGIES AND SCHOLAR GEOGRAPHY PRACTICES |
title_sort |
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS ESCOLARES DE GEOGRAFIA / MEANS OF COMMUNICATION, DIGITAL TECHNOLOGIES AND SCHOLAR GEOGRAPHY PRACTICES |
author |
Tonini, Ivaine Maria |
author_facet |
Tonini, Ivaine Maria Cardoso, Juliana Carvalho; Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Juliana Carvalho; Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tonini, Ivaine Maria Cardoso, Juliana Carvalho; Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia; Educação. |
topic |
Geografia; Educação. |
description |
O estudo busca mapear o dia a dia das práticas escolares na Geografia na interface entre uso e operacionalidade dos meios de comunicações pelos estudantes e professores. O objetivo é analisar como eles se conectam no cotidiano escolar através das tecnologias digitais, trazidas pelos meios de comunicação, e, também, observar o entendimento deles sobre as novas linguagens trazidas pelos meios de comunicação contemporâneos. O solo teórico deste estudo esta lincado na Geografia e Estudos Culturais, para permitir estabelecer reflexões e discussões sobre a problemática do estudo. Para tanto, o caminho metodológico percorrido foi por meio da aplicação de um questionário e entrevista, em que foram levantadas questões referentes aos usos das tecnologias na vida dos estudantes. Fizeram parte da coleta de dados alunos e professores do ensino médio de uma escola pública de Porto Alegre. As análises foram direcionadas para compreender os conflitos existentes nas práticas escolares da Geografia. Os resultados dos achados apontam a existência de mundos diferentes habitados por corpos localizados no mesmo espaço. Enquanto alunos estão hiperconectados em tecnologias digitais o tempo todo para comunicar-se, os professores as utilizam mais esporadicamente e com outros fins. E ambos não as utilizam como ferramentas no auxílio do ensino e aprendizado durante as aulas de Geografia. Palavras-chave: Ensino de geografia. Tecnologias de comunicação. Práticas escolares contemporâneas. ABSTRACT Studies map out scholar practices in geography day by day in its interface among its use and how to operate in means of communication by students and teachers. The main goal is to analyze how they connect themselves in school routines daily through digital technologies, brought by means of communications and also by observing their understanding about new forms brought by their own evolution. The theory of this study is linked with Geography and cultural studies allowing to establish reflexions and discussions about problematic studies, that is, the methodological manner was applied by a quiz and interview and by these, it has been risen questions about the use of technologies in the students life. This poll was answered by high school students and teacher of a public school in the city of Porto Alegre. The analyses were very important to understand the conflicts that there are in the scholar geography practices. The results show the existence of different worlds existing in corpuses in the same space, meanwhile students are hipper-connected in digital technologies full time to connect among themselves. Teachers use the same technology to connect sporadically but they use for other purposes. Teachers and students don’t use these tools in favor of teaching and learning process during the geography classes. Keywords: Geography teaching. Communication technologies. Scholar practices nowadays. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/391 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/391/325 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.2, abr./jun. 2014; 186-210 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.2, abr./jun. 2014; 186-210 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944909486456832 |