OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS ESCOLARES DE GEOGRAFIA / MEANS OF COMMUNICATION, DIGITAL TECHNOLOGIES AND SCHOLAR GEOGRAPHY PRACTICES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonini, Ivaine Maria
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cardoso, Juliana Carvalho; Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/391
Resumo: O estudo busca mapear o dia a dia das práticas escolares na Geografia na interface entre uso e operacionalidade dos meios de comunicações pelos estudantes e professores. O objetivo é analisar como eles se conectam no cotidiano escolar através das tecnologias digitais, trazidas pelos meios de comunicação, e, também, observar o entendimento deles sobre as novas linguagens trazidas pelos meios de comunicação contemporâneos. O solo teórico deste estudo esta lincado na Geografia e Estudos Culturais, para permitir estabelecer reflexões e discussões sobre a problemática do estudo. Para tanto, o caminho metodológico percorrido foi por meio da aplicação de um questionário e entrevista, em que foram levantadas questões referentes aos usos das tecnologias na vida dos estudantes. Fizeram parte da coleta de dados alunos e professores do ensino médio de uma escola pública de Porto Alegre. As análises foram direcionadas para compreender os conflitos existentes nas práticas escolares da Geografia. Os resultados dos achados apontam a existência de mundos diferentes habitados por corpos localizados no mesmo espaço. Enquanto alunos estão hiperconectados em tecnologias digitais o tempo todo para comunicar-se, os professores as utilizam mais esporadicamente e com outros fins. E ambos não as utilizam como ferramentas no auxílio do ensino e aprendizado durante as aulas de Geografia.   Palavras-chave: Ensino de geografia. Tecnologias de comunicação. Práticas escolares contemporâneas.   ABSTRACT Studies map out scholar practices in geography day by day in its interface among its use and how to operate in means of communication by students and teachers. The main goal is to analyze how they connect themselves in school routines daily through digital technologies, brought by means of communications and also by observing their understanding about new forms brought by their own evolution. The theory of this study is linked with Geography and cultural studies allowing to establish reflexions and discussions about problematic studies, that is, the methodological manner was applied by a quiz and interview and by these, it has been risen questions about the use of technologies in the students life. This poll was answered by high school students and teacher of a public school in the city of Porto Alegre. The analyses were very important to understand the conflicts that there are in the scholar geography practices. The results show the existence of different worlds existing in corpuses in the same space, meanwhile students are hipper-connected in digital technologies full time to connect among themselves. Teachers use the same technology to connect sporadically but they use for other purposes. Teachers and students don’t use these tools in favor of teaching and learning process during the geography classes.  Keywords: Geography teaching. Communication technologies. Scholar practices nowadays.
id FSA-3_0927497345a57d4a2d424253cb04d743
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/391
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS ESCOLARES DE GEOGRAFIA / MEANS OF COMMUNICATION, DIGITAL TECHNOLOGIES AND SCHOLAR GEOGRAPHY PRACTICESGeografia; Educação.O estudo busca mapear o dia a dia das práticas escolares na Geografia na interface entre uso e operacionalidade dos meios de comunicações pelos estudantes e professores. O objetivo é analisar como eles se conectam no cotidiano escolar através das tecnologias digitais, trazidas pelos meios de comunicação, e, também, observar o entendimento deles sobre as novas linguagens trazidas pelos meios de comunicação contemporâneos. O solo teórico deste estudo esta lincado na Geografia e Estudos Culturais, para permitir estabelecer reflexões e discussões sobre a problemática do estudo. Para tanto, o caminho metodológico percorrido foi por meio da aplicação de um questionário e entrevista, em que foram levantadas questões referentes aos usos das tecnologias na vida dos estudantes. Fizeram parte da coleta de dados alunos e professores do ensino médio de uma escola pública de Porto Alegre. As análises foram direcionadas para compreender os conflitos existentes nas práticas escolares da Geografia. Os resultados dos achados apontam a existência de mundos diferentes habitados por corpos localizados no mesmo espaço. Enquanto alunos estão hiperconectados em tecnologias digitais o tempo todo para comunicar-se, os professores as utilizam mais esporadicamente e com outros fins. E ambos não as utilizam como ferramentas no auxílio do ensino e aprendizado durante as aulas de Geografia.   Palavras-chave: Ensino de geografia. Tecnologias de comunicação. Práticas escolares contemporâneas.   ABSTRACT Studies map out scholar practices in geography day by day in its interface among its use and how to operate in means of communication by students and teachers. The main goal is to analyze how they connect themselves in school routines daily through digital technologies, brought by means of communications and also by observing their understanding about new forms brought by their own evolution. The theory of this study is linked with Geography and cultural studies allowing to establish reflexions and discussions about problematic studies, that is, the methodological manner was applied by a quiz and interview and by these, it has been risen questions about the use of technologies in the students life. This poll was answered by high school students and teacher of a public school in the city of Porto Alegre. The analyses were very important to understand the conflicts that there are in the scholar geography practices. The results show the existence of different worlds existing in corpuses in the same space, meanwhile students are hipper-connected in digital technologies full time to connect among themselves. Teachers use the same technology to connect sporadically but they use for other purposes. Teachers and students don’t use these tools in favor of teaching and learning process during the geography classes.  Keywords: Geography teaching. Communication technologies. Scholar practices nowadays.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)CapesTonini, Ivaine MariaCardoso, Juliana Carvalho; Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/391Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.2, abr./jun. 2014; 186-210Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.2, abr./jun. 2014; 186-2102317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/391/325Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-29T19:55:08Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/391Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2014-03-29T19:55:08Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS ESCOLARES DE GEOGRAFIA / MEANS OF COMMUNICATION, DIGITAL TECHNOLOGIES AND SCHOLAR GEOGRAPHY PRACTICES
title OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS ESCOLARES DE GEOGRAFIA / MEANS OF COMMUNICATION, DIGITAL TECHNOLOGIES AND SCHOLAR GEOGRAPHY PRACTICES
spellingShingle OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS ESCOLARES DE GEOGRAFIA / MEANS OF COMMUNICATION, DIGITAL TECHNOLOGIES AND SCHOLAR GEOGRAPHY PRACTICES
Tonini, Ivaine Maria
Geografia; Educação.
title_short OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS ESCOLARES DE GEOGRAFIA / MEANS OF COMMUNICATION, DIGITAL TECHNOLOGIES AND SCHOLAR GEOGRAPHY PRACTICES
title_full OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS ESCOLARES DE GEOGRAFIA / MEANS OF COMMUNICATION, DIGITAL TECHNOLOGIES AND SCHOLAR GEOGRAPHY PRACTICES
title_fullStr OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS ESCOLARES DE GEOGRAFIA / MEANS OF COMMUNICATION, DIGITAL TECHNOLOGIES AND SCHOLAR GEOGRAPHY PRACTICES
title_full_unstemmed OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS ESCOLARES DE GEOGRAFIA / MEANS OF COMMUNICATION, DIGITAL TECHNOLOGIES AND SCHOLAR GEOGRAPHY PRACTICES
title_sort OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS ESCOLARES DE GEOGRAFIA / MEANS OF COMMUNICATION, DIGITAL TECHNOLOGIES AND SCHOLAR GEOGRAPHY PRACTICES
author Tonini, Ivaine Maria
author_facet Tonini, Ivaine Maria
Cardoso, Juliana Carvalho; Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author_role author
author2 Cardoso, Juliana Carvalho; Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonini, Ivaine Maria
Cardoso, Juliana Carvalho; Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; Educação.
topic Geografia; Educação.
description O estudo busca mapear o dia a dia das práticas escolares na Geografia na interface entre uso e operacionalidade dos meios de comunicações pelos estudantes e professores. O objetivo é analisar como eles se conectam no cotidiano escolar através das tecnologias digitais, trazidas pelos meios de comunicação, e, também, observar o entendimento deles sobre as novas linguagens trazidas pelos meios de comunicação contemporâneos. O solo teórico deste estudo esta lincado na Geografia e Estudos Culturais, para permitir estabelecer reflexões e discussões sobre a problemática do estudo. Para tanto, o caminho metodológico percorrido foi por meio da aplicação de um questionário e entrevista, em que foram levantadas questões referentes aos usos das tecnologias na vida dos estudantes. Fizeram parte da coleta de dados alunos e professores do ensino médio de uma escola pública de Porto Alegre. As análises foram direcionadas para compreender os conflitos existentes nas práticas escolares da Geografia. Os resultados dos achados apontam a existência de mundos diferentes habitados por corpos localizados no mesmo espaço. Enquanto alunos estão hiperconectados em tecnologias digitais o tempo todo para comunicar-se, os professores as utilizam mais esporadicamente e com outros fins. E ambos não as utilizam como ferramentas no auxílio do ensino e aprendizado durante as aulas de Geografia.   Palavras-chave: Ensino de geografia. Tecnologias de comunicação. Práticas escolares contemporâneas.   ABSTRACT Studies map out scholar practices in geography day by day in its interface among its use and how to operate in means of communication by students and teachers. The main goal is to analyze how they connect themselves in school routines daily through digital technologies, brought by means of communications and also by observing their understanding about new forms brought by their own evolution. The theory of this study is linked with Geography and cultural studies allowing to establish reflexions and discussions about problematic studies, that is, the methodological manner was applied by a quiz and interview and by these, it has been risen questions about the use of technologies in the students life. This poll was answered by high school students and teacher of a public school in the city of Porto Alegre. The analyses were very important to understand the conflicts that there are in the scholar geography practices. The results show the existence of different worlds existing in corpuses in the same space, meanwhile students are hipper-connected in digital technologies full time to connect among themselves. Teachers use the same technology to connect sporadically but they use for other purposes. Teachers and students don’t use these tools in favor of teaching and learning process during the geography classes.  Keywords: Geography teaching. Communication technologies. Scholar practices nowadays.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/391
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/391/325
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.2, abr./jun. 2014; 186-210
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.2, abr./jun. 2014; 186-210
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944909486456832