Um Ensaio Teórico Sobre o Conceito de Disrupção e a Criação de Novos Mercados / A Theoretical Essay on the Concept of Disruption and the Creation of new Markets
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2519 |
Resumo: | A teoria das tecnologias/inovações disruptivas é uma das teorias mais influentes sobre como empresas e indústrias respondem à mudança tecnológica. Com o passar dos anos, a teoria das inovações disruptivas sofreu alterações em relação a seu conceito inicial, o que levou a teoria a ser aplicada em diferentes contextos. Em dissonância, a literatura acadêmica ainda não forneceu uma imagem clara do impacto da inovação disruptiva em novos mercados. Este ensaio teórico busca revisitar o conceito de disrupção que afeta as estruturas existentes do mercado principal e/ou cria uma oportunidade para um novo mercado. Dessa forma, este ensaio busca rever o conceito de inovação disruptiva apresentado na literatura e apresentar uma perspectiva acadêmica da disrupção e criação de novos mercados. Este ensaio teórico apresenta uma recapitulação da teoria das inovações disruptivas, seus diferentes conceitos presentes na literatura, sua não conformidade com os modelos, padrões e mercados vigentes, e seu potencial de afetar estruturas de mercado existente e criar novos mercados. Apesar de diferentes conceitos empregados, uma nova arquitetura de valor é apresentada na maioria das propostas, na qual a disrupção é encontrada no desenvolvimento de novas tecnologias disruptivas e sua integração em novos modelos de negócios. Este ensaio teórico busca contribuir com o melhor entendimento do conceito de inovações disruptivas, principalmente com seu impacto no desenvolvimento de novos mercados. Palavras-Chave: Inovação Disruptiva. Disrupção. Modelos de Negócios. Proposta de Valor. Novos Mercados. ABSTRACT The theory of disruptive technologies/innovations is one of the most influential theories on how companies and industries respond to technological change. Over the years, the theory of disruptive innovations has undergone changes in relation to its initial concept, which has led the theory to be applied in different contexts. In dissonance, the academic literature has not yet provided a clear picture of the impact of disruptive innovation on new markets. This theoretical essay seeks to revisit the concept of disruption that affects existing structures of the main market and/or creates an opportunity for a new market. In this way, this essay seeks to review the concept of disruptive innovation presented in the literature and present an academic perspective of disruption and creation of new markets. This theoretical essay presents a recap of the theory of disruptive innovations, its different concepts present in the literature, its non-compliance with current models, standards and markets, and its potential to affect existing market structures and create new markets. Despite the different concepts employed, a new value architecture is presented in most proposals, where disruption is found in the development of new disruptive technologies and their integration into new business models. This theoretical essay seeks to contribute to a better understanding of the concept of disruptive innovations, especially with their impact on the development of new markets. Keywords: Disruptive Innovation. Disruption. Business Models. Value Offer. New Markets. |
id |
FSA-3_0df1941e8bc1ebfd072e36f6876e8a0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2519 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Um Ensaio Teórico Sobre o Conceito de Disrupção e a Criação de Novos Mercados / A Theoretical Essay on the Concept of Disruption and the Creation of new MarketsAdministração; Inovação.A teoria das tecnologias/inovações disruptivas é uma das teorias mais influentes sobre como empresas e indústrias respondem à mudança tecnológica. Com o passar dos anos, a teoria das inovações disruptivas sofreu alterações em relação a seu conceito inicial, o que levou a teoria a ser aplicada em diferentes contextos. Em dissonância, a literatura acadêmica ainda não forneceu uma imagem clara do impacto da inovação disruptiva em novos mercados. Este ensaio teórico busca revisitar o conceito de disrupção que afeta as estruturas existentes do mercado principal e/ou cria uma oportunidade para um novo mercado. Dessa forma, este ensaio busca rever o conceito de inovação disruptiva apresentado na literatura e apresentar uma perspectiva acadêmica da disrupção e criação de novos mercados. Este ensaio teórico apresenta uma recapitulação da teoria das inovações disruptivas, seus diferentes conceitos presentes na literatura, sua não conformidade com os modelos, padrões e mercados vigentes, e seu potencial de afetar estruturas de mercado existente e criar novos mercados. Apesar de diferentes conceitos empregados, uma nova arquitetura de valor é apresentada na maioria das propostas, na qual a disrupção é encontrada no desenvolvimento de novas tecnologias disruptivas e sua integração em novos modelos de negócios. Este ensaio teórico busca contribuir com o melhor entendimento do conceito de inovações disruptivas, principalmente com seu impacto no desenvolvimento de novos mercados. Palavras-Chave: Inovação Disruptiva. Disrupção. Modelos de Negócios. Proposta de Valor. Novos Mercados. ABSTRACT The theory of disruptive technologies/innovations is one of the most influential theories on how companies and industries respond to technological change. Over the years, the theory of disruptive innovations has undergone changes in relation to its initial concept, which has led the theory to be applied in different contexts. In dissonance, the academic literature has not yet provided a clear picture of the impact of disruptive innovation on new markets. This theoretical essay seeks to revisit the concept of disruption that affects existing structures of the main market and/or creates an opportunity for a new market. In this way, this essay seeks to review the concept of disruptive innovation presented in the literature and present an academic perspective of disruption and creation of new markets. This theoretical essay presents a recap of the theory of disruptive innovations, its different concepts present in the literature, its non-compliance with current models, standards and markets, and its potential to affect existing market structures and create new markets. Despite the different concepts employed, a new value architecture is presented in most proposals, where disruption is found in the development of new disruptive technologies and their integration into new business models. This theoretical essay seeks to contribute to a better understanding of the concept of disruptive innovations, especially with their impact on the development of new markets. Keywords: Disruptive Innovation. Disruption. Business Models. Value Offer. New Markets.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Silva, João Paulo Nascimento da; Universidade Federal de Lavras (UFLA)Oliveira, Cledison Carlos; Universidade Federal de LavrasGrutzmann, André; Universidade Federal de Lavras2023-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/251910.12819/2023.20.1.10Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 1, jan. 2023; 187-205Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 1, jan. 2023; 187-2052317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2519/491493701http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2519/491493702http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2519/491493704Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-26T20:34:28Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2519Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2023-01-26T20:34:28Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um Ensaio Teórico Sobre o Conceito de Disrupção e a Criação de Novos Mercados / A Theoretical Essay on the Concept of Disruption and the Creation of new Markets |
title |
Um Ensaio Teórico Sobre o Conceito de Disrupção e a Criação de Novos Mercados / A Theoretical Essay on the Concept of Disruption and the Creation of new Markets |
spellingShingle |
Um Ensaio Teórico Sobre o Conceito de Disrupção e a Criação de Novos Mercados / A Theoretical Essay on the Concept of Disruption and the Creation of new Markets Silva, João Paulo Nascimento da; Universidade Federal de Lavras (UFLA) Administração; Inovação. |
title_short |
Um Ensaio Teórico Sobre o Conceito de Disrupção e a Criação de Novos Mercados / A Theoretical Essay on the Concept of Disruption and the Creation of new Markets |
title_full |
Um Ensaio Teórico Sobre o Conceito de Disrupção e a Criação de Novos Mercados / A Theoretical Essay on the Concept of Disruption and the Creation of new Markets |
title_fullStr |
Um Ensaio Teórico Sobre o Conceito de Disrupção e a Criação de Novos Mercados / A Theoretical Essay on the Concept of Disruption and the Creation of new Markets |
title_full_unstemmed |
Um Ensaio Teórico Sobre o Conceito de Disrupção e a Criação de Novos Mercados / A Theoretical Essay on the Concept of Disruption and the Creation of new Markets |
title_sort |
Um Ensaio Teórico Sobre o Conceito de Disrupção e a Criação de Novos Mercados / A Theoretical Essay on the Concept of Disruption and the Creation of new Markets |
author |
Silva, João Paulo Nascimento da; Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
author_facet |
Silva, João Paulo Nascimento da; Universidade Federal de Lavras (UFLA) Oliveira, Cledison Carlos; Universidade Federal de Lavras Grutzmann, André; Universidade Federal de Lavras |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Cledison Carlos; Universidade Federal de Lavras Grutzmann, André; Universidade Federal de Lavras |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, João Paulo Nascimento da; Universidade Federal de Lavras (UFLA) Oliveira, Cledison Carlos; Universidade Federal de Lavras Grutzmann, André; Universidade Federal de Lavras |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração; Inovação. |
topic |
Administração; Inovação. |
description |
A teoria das tecnologias/inovações disruptivas é uma das teorias mais influentes sobre como empresas e indústrias respondem à mudança tecnológica. Com o passar dos anos, a teoria das inovações disruptivas sofreu alterações em relação a seu conceito inicial, o que levou a teoria a ser aplicada em diferentes contextos. Em dissonância, a literatura acadêmica ainda não forneceu uma imagem clara do impacto da inovação disruptiva em novos mercados. Este ensaio teórico busca revisitar o conceito de disrupção que afeta as estruturas existentes do mercado principal e/ou cria uma oportunidade para um novo mercado. Dessa forma, este ensaio busca rever o conceito de inovação disruptiva apresentado na literatura e apresentar uma perspectiva acadêmica da disrupção e criação de novos mercados. Este ensaio teórico apresenta uma recapitulação da teoria das inovações disruptivas, seus diferentes conceitos presentes na literatura, sua não conformidade com os modelos, padrões e mercados vigentes, e seu potencial de afetar estruturas de mercado existente e criar novos mercados. Apesar de diferentes conceitos empregados, uma nova arquitetura de valor é apresentada na maioria das propostas, na qual a disrupção é encontrada no desenvolvimento de novas tecnologias disruptivas e sua integração em novos modelos de negócios. Este ensaio teórico busca contribuir com o melhor entendimento do conceito de inovações disruptivas, principalmente com seu impacto no desenvolvimento de novos mercados. Palavras-Chave: Inovação Disruptiva. Disrupção. Modelos de Negócios. Proposta de Valor. Novos Mercados. ABSTRACT The theory of disruptive technologies/innovations is one of the most influential theories on how companies and industries respond to technological change. Over the years, the theory of disruptive innovations has undergone changes in relation to its initial concept, which has led the theory to be applied in different contexts. In dissonance, the academic literature has not yet provided a clear picture of the impact of disruptive innovation on new markets. This theoretical essay seeks to revisit the concept of disruption that affects existing structures of the main market and/or creates an opportunity for a new market. In this way, this essay seeks to review the concept of disruptive innovation presented in the literature and present an academic perspective of disruption and creation of new markets. This theoretical essay presents a recap of the theory of disruptive innovations, its different concepts present in the literature, its non-compliance with current models, standards and markets, and its potential to affect existing market structures and create new markets. Despite the different concepts employed, a new value architecture is presented in most proposals, where disruption is found in the development of new disruptive technologies and their integration into new business models. This theoretical essay seeks to contribute to a better understanding of the concept of disruptive innovations, especially with their impact on the development of new markets. Keywords: Disruptive Innovation. Disruption. Business Models. Value Offer. New Markets. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2519 10.12819/2023.20.1.10 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2519 |
identifier_str_mv |
10.12819/2023.20.1.10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2519/491493701 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2519/491493702 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2519/491493704 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 1, jan. 2023; 187-205 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 1, jan. 2023; 187-205 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944907693391872 |