Metodologia de Análise e Solução de Problemas como Mediadora na Aprendizagem Organizacional / Methodology of Analysis and Problem Solving as a Mediator in Organizational Learning
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1624 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo compreender em que medida a Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP) mediou a Aprendizagem Organizacional (AO) no Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Esta relação foi analisada tendo como objeto de estudo a construção do Regimento Interno das unidades administrativas do INCA. O quadro teórico baseia-se no reconhecimento de que a contribuição do MASP para a AO no INCA, implica na absorção do conhecimento dos indivíduos em propriedades coletivas, legitimamente reconhecidas e incorporadas nas suas práticas. A aprendizagem se dá no momento em que a Instituição, ao lidar com o ambiente, aproveita os recursos de que dispõe e, concomitantemente, explora novas oportunidades, mudando as práticas correntes. Desse modo, considerou-se que a correspondência entre as fases do MASP e a fundamentação téórica a partir dos modelos de Senge (2016) e Garvin (2003) acerca da AO foi o foco da pesquisa em que se verifica, por meio de uma pesquisa qualitativa no INCA, como o Masp relaciona-se a tais modelos. Palavras-chave: MASP. Ferramentas de Qualidade. Aprendizagem Organizacional. ABSTRACT This article aims to understand to what extent the Methodology of Analysis and Problem Solving (MASP) mediated Organizational Learning (AO) at the National Cancer Institute José Alencar Gomes da Silva (INCA). This relation was analyzed having as object of study the construction of the Internal Regulation of the administrative units of INCA. The theoretical framework is based on the recognition that the contribution of MASP to the AO in INCA implies the absorption of the knowledge of individuals in collective properties legitimately recognized and incorporated in their practices. Learning takes place when the Institution, in dealing with the environment, takes advantage of the resources it has and concomitantly explores new opportunities, changing current practices. Thus, it was considered that the correspondence between the phases of the MASP and the theoretical basis from the models of Senge (2016) and Garvin (2003), about the AO was the focus of the research that is verified by means of a research qualitative approach at INCA, as Masp is related to such models. Key words: Masp. Quality Tools. Organizational Learning. |
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