Literatura e Ensino de Língua / Literature and Language Teaching
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1916 |
Resumo: | Se propusermos um recorte de estudo sobre questões da língua, necessitaremos de um apoio a partir de textos literários. Assim, como a língua depende da linguagem para se configurar socialmente, se poderá indagar através da linguagem que suporta uma expressão corporal e atos individuais de entoação da oralidade, pressupondo uma existência simbólica, e daí, poderia transparecer o sistema linguístico especificado - como uma língua portuguesa, ou inglesa, ou japonesa, etc. Compete, pois, a quem aborda didaticamente um idioma a utilização de textos literários idiomáticos e, por vezes, textos estrangeiros em dados momentos comparativos, para configurar problemas que impliquem relações múltiplas, como entre o sujeito e a linguagem nos aspectos de subjetivação: por isso, lança-se mão da psicolinguística; entre a linguagem e a sociedade; entre a função simbólica e a sistematização em que se formam seus dados linguísticos; a língua particularizada e seus elementos constitutivos cabendo ainda comparação com outros idiomas, a fim de também decompor dados universais em grupos sociais particulares. Ressalte-se ainda uma abordagem pancrônica, a partir de uma sincronia bem delineada na linha do tempo. Então, a Literatura é a base de estudos de uma língua. Palavras-chave: Língua e Linguagem. Sincronia e Diacronia. Significado e Significante. Primeira e Segunda Articulações. Abstract If we propose a study clipping on language issues, we will need support from literary texts. Thus, as language depends on speech to be socially configured, one can inquire through language that supports bodily expression and individual acts of intonation of orality, presupposing a symbolic existence, and hence the specified linguistic system - as a language - that may emerge as a language, or the Portuguese, or the English, or the Japanese etc. Therefore, it is up to those who didactically approach a speech the use of idiomatic literary texts, and sometimes foreign texts in comparative moments, to configure problems that imply multiple relationships, such as between the individual and language in the aspects of subjectivation: this way who makes use of the psycholinguistics; between the language and the society, sociological; between the symbolic function and the systematization in which their linguistic data is formed; the particularized idiom and its constitutive elements should be compared with another, in order to break down an universal data system into the particular social groups. We also emphasize a panchronic approach, based on a well-delineated synchrony in the timeline. So the literature is the basis of language studies. Keywords: Language and Language. Synchrony and Diachrony. Meaning and Meaning. First and Second Articles. |
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