Educação para a Sustentabilidade na Administração: Uma Revisão Sistemática / Education for Sustainability in Management: A Systematic Review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2733 |
Resumo: | Mediante os inúmeros problemas que a sociedade enfrenta em decorrência da degradação do meio ambiente e a escassez de recursos naturais ocasionados pelo aumento de padrões de produção e consumo, isso tem despertado na sociedade o pensamento consciente diante da emergência planetária. Com isso, envolver a sociedade em prol da consciência ambiental torna-se um desafio para avançar na compreensão dos problemas ambientais, sendo necessária a disseminação de conhecimentos e informações, o incentivo a práticas ambientalmente corretas e estudos que oportunizem a sustentabilidade. Nesse contexto, o presente artigo teve como objetivo apresentar o panorama dos estudos qualitativos sobre a Educação para sustentabilidade na Administração por meio de uma revisão sistemática da literatura. A metodologia é qualitativa, de natureza exploratória e do tipo descritiva. A busca pelos artigos foi realizada na base Web of Science, da qual foram obtidas 36 produções, sendo considerados para a revisão dez artigos. Para este estudo, a revisão sistemática seguiu os protocolos delineados por Sampaio e Mancini (2007) e Tranfield et al., (2003) e, posteriormente, realizou-se uma análise de conteúdo categorial. Como resultado, constatou-se que a EpS na Administração tem sido pesquisada na literatura e que, apesar do quantitativo baixo de produções, foi possível visualizar vários temas atrelados à temática e que se apresenta como uma tendência interessante. É importante ressaltar que a implementação de ações de sustentabilidade reflete uma tarefa complexa e desafiadora, que apenas parece viável com disciplina, cuidado e engajamento de todas as partes interessadas.Palavras-chave: Educação e Sustentabilidade. Ensino superior. Escolas de negócios. ABSTRACTGiven the countless problems that society faces due to the degradation of the environment and the scarcity of natural resources caused by the increase in production and consumption patterns, this has awakened in society a conscious thought about the planetary emergency. Thus, involving society in favor of environmental awareness becomes a challenge to advance the understanding of environmental problems, being necessary the dissemination of knowledge and information, the encouragement of environmentally correct practices and studies that provide opportunities for sustainability. In this context, the present article aimed to present the panorama of qualitative studies on Education for Sustainability in Administration by means of a systematic literature review. The methodology is qualitative, exploratory, and descriptive in nature. The search for the articles was carried out in the Web of Science database, which obtained 36 productions, ten articles being considered for the review. For this study, the systematic review followed the protocols outlined by Sampaio and Mancini (2007) and Tranfield et al., (2003) and later, a categorical content analysis was performed. As a result, it was found that the HPS in Administration has been researched in the literature and that despite the low quantity of productions, it was possible to visualize several themes related to the theme and that it presents itself as an interesting trend. It is important to emphasize that the implementation of sustainability actions reflects a complex and challenging task, which only seems feasible with discipline, care, and engagement of all stakeholders.Keywords: Education and Sustainability. Higher Education. Business Schools. |
id |
FSA-3_2b13c662c59382c3ade92e500e2c6834 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2733 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação para a Sustentabilidade na Administração: Uma Revisão Sistemática / Education for Sustainability in Management: A Systematic ReviewAdministração; Educação.Mediante os inúmeros problemas que a sociedade enfrenta em decorrência da degradação do meio ambiente e a escassez de recursos naturais ocasionados pelo aumento de padrões de produção e consumo, isso tem despertado na sociedade o pensamento consciente diante da emergência planetária. Com isso, envolver a sociedade em prol da consciência ambiental torna-se um desafio para avançar na compreensão dos problemas ambientais, sendo necessária a disseminação de conhecimentos e informações, o incentivo a práticas ambientalmente corretas e estudos que oportunizem a sustentabilidade. Nesse contexto, o presente artigo teve como objetivo apresentar o panorama dos estudos qualitativos sobre a Educação para sustentabilidade na Administração por meio de uma revisão sistemática da literatura. A metodologia é qualitativa, de natureza exploratória e do tipo descritiva. A busca pelos artigos foi realizada na base Web of Science, da qual foram obtidas 36 produções, sendo considerados para a revisão dez artigos. Para este estudo, a revisão sistemática seguiu os protocolos delineados por Sampaio e Mancini (2007) e Tranfield et al., (2003) e, posteriormente, realizou-se uma análise de conteúdo categorial. Como resultado, constatou-se que a EpS na Administração tem sido pesquisada na literatura e que, apesar do quantitativo baixo de produções, foi possível visualizar vários temas atrelados à temática e que se apresenta como uma tendência interessante. É importante ressaltar que a implementação de ações de sustentabilidade reflete uma tarefa complexa e desafiadora, que apenas parece viável com disciplina, cuidado e engajamento de todas as partes interessadas.Palavras-chave: Educação e Sustentabilidade. Ensino superior. Escolas de negócios. ABSTRACTGiven the countless problems that society faces due to the degradation of the environment and the scarcity of natural resources caused by the increase in production and consumption patterns, this has awakened in society a conscious thought about the planetary emergency. Thus, involving society in favor of environmental awareness becomes a challenge to advance the understanding of environmental problems, being necessary the dissemination of knowledge and information, the encouragement of environmentally correct practices and studies that provide opportunities for sustainability. In this context, the present article aimed to present the panorama of qualitative studies on Education for Sustainability in Administration by means of a systematic literature review. The methodology is qualitative, exploratory, and descriptive in nature. The search for the articles was carried out in the Web of Science database, which obtained 36 productions, ten articles being considered for the review. For this study, the systematic review followed the protocols outlined by Sampaio and Mancini (2007) and Tranfield et al., (2003) and later, a categorical content analysis was performed. As a result, it was found that the HPS in Administration has been researched in the literature and that despite the low quantity of productions, it was possible to visualize several themes related to the theme and that it presents itself as an interesting trend. It is important to emphasize that the implementation of sustainability actions reflects a complex and challenging task, which only seems feasible with discipline, care, and engagement of all stakeholders.Keywords: Education and Sustainability. Higher Education. Business Schools.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Holanda, João Clécio de Sousa; Universidade Federal Rural do Semi-Árido(UFERSA)Moreira, Dário Policarpo dos Santos; Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)Cabral, Lílian Caporlíngua Giesta; Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)Oliveira, Agostinha Mafalda Barra de; Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)2023-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/273310.12819/2023.20.5.5Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 5, mai. 2023; 101-119Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 5, mai. 2023; 101-1192317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2733/491493900http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2733/491493901http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2733/491493902Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-03T16:31:57Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2733Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2023-05-03T16:31:57Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para a Sustentabilidade na Administração: Uma Revisão Sistemática / Education for Sustainability in Management: A Systematic Review |
title |
Educação para a Sustentabilidade na Administração: Uma Revisão Sistemática / Education for Sustainability in Management: A Systematic Review |
spellingShingle |
Educação para a Sustentabilidade na Administração: Uma Revisão Sistemática / Education for Sustainability in Management: A Systematic Review Holanda, João Clécio de Sousa; Universidade Federal Rural do Semi-Árido(UFERSA) Administração; Educação. |
title_short |
Educação para a Sustentabilidade na Administração: Uma Revisão Sistemática / Education for Sustainability in Management: A Systematic Review |
title_full |
Educação para a Sustentabilidade na Administração: Uma Revisão Sistemática / Education for Sustainability in Management: A Systematic Review |
title_fullStr |
Educação para a Sustentabilidade na Administração: Uma Revisão Sistemática / Education for Sustainability in Management: A Systematic Review |
title_full_unstemmed |
Educação para a Sustentabilidade na Administração: Uma Revisão Sistemática / Education for Sustainability in Management: A Systematic Review |
title_sort |
Educação para a Sustentabilidade na Administração: Uma Revisão Sistemática / Education for Sustainability in Management: A Systematic Review |
author |
Holanda, João Clécio de Sousa; Universidade Federal Rural do Semi-Árido(UFERSA) |
author_facet |
Holanda, João Clécio de Sousa; Universidade Federal Rural do Semi-Árido(UFERSA) Moreira, Dário Policarpo dos Santos; Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Cabral, Lílian Caporlíngua Giesta; Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Oliveira, Agostinha Mafalda Barra de; Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Dário Policarpo dos Santos; Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Cabral, Lílian Caporlíngua Giesta; Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Oliveira, Agostinha Mafalda Barra de; Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Holanda, João Clécio de Sousa; Universidade Federal Rural do Semi-Árido(UFERSA) Moreira, Dário Policarpo dos Santos; Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Cabral, Lílian Caporlíngua Giesta; Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Oliveira, Agostinha Mafalda Barra de; Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração; Educação. |
topic |
Administração; Educação. |
description |
Mediante os inúmeros problemas que a sociedade enfrenta em decorrência da degradação do meio ambiente e a escassez de recursos naturais ocasionados pelo aumento de padrões de produção e consumo, isso tem despertado na sociedade o pensamento consciente diante da emergência planetária. Com isso, envolver a sociedade em prol da consciência ambiental torna-se um desafio para avançar na compreensão dos problemas ambientais, sendo necessária a disseminação de conhecimentos e informações, o incentivo a práticas ambientalmente corretas e estudos que oportunizem a sustentabilidade. Nesse contexto, o presente artigo teve como objetivo apresentar o panorama dos estudos qualitativos sobre a Educação para sustentabilidade na Administração por meio de uma revisão sistemática da literatura. A metodologia é qualitativa, de natureza exploratória e do tipo descritiva. A busca pelos artigos foi realizada na base Web of Science, da qual foram obtidas 36 produções, sendo considerados para a revisão dez artigos. Para este estudo, a revisão sistemática seguiu os protocolos delineados por Sampaio e Mancini (2007) e Tranfield et al., (2003) e, posteriormente, realizou-se uma análise de conteúdo categorial. Como resultado, constatou-se que a EpS na Administração tem sido pesquisada na literatura e que, apesar do quantitativo baixo de produções, foi possível visualizar vários temas atrelados à temática e que se apresenta como uma tendência interessante. É importante ressaltar que a implementação de ações de sustentabilidade reflete uma tarefa complexa e desafiadora, que apenas parece viável com disciplina, cuidado e engajamento de todas as partes interessadas.Palavras-chave: Educação e Sustentabilidade. Ensino superior. Escolas de negócios. ABSTRACTGiven the countless problems that society faces due to the degradation of the environment and the scarcity of natural resources caused by the increase in production and consumption patterns, this has awakened in society a conscious thought about the planetary emergency. Thus, involving society in favor of environmental awareness becomes a challenge to advance the understanding of environmental problems, being necessary the dissemination of knowledge and information, the encouragement of environmentally correct practices and studies that provide opportunities for sustainability. In this context, the present article aimed to present the panorama of qualitative studies on Education for Sustainability in Administration by means of a systematic literature review. The methodology is qualitative, exploratory, and descriptive in nature. The search for the articles was carried out in the Web of Science database, which obtained 36 productions, ten articles being considered for the review. For this study, the systematic review followed the protocols outlined by Sampaio and Mancini (2007) and Tranfield et al., (2003) and later, a categorical content analysis was performed. As a result, it was found that the HPS in Administration has been researched in the literature and that despite the low quantity of productions, it was possible to visualize several themes related to the theme and that it presents itself as an interesting trend. It is important to emphasize that the implementation of sustainability actions reflects a complex and challenging task, which only seems feasible with discipline, care, and engagement of all stakeholders.Keywords: Education and Sustainability. Higher Education. Business Schools. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2733 10.12819/2023.20.5.5 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2733 |
identifier_str_mv |
10.12819/2023.20.5.5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2733/491493900 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2733/491493901 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2733/491493902 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 5, mai. 2023; 101-119 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 5, mai. 2023; 101-119 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944911972630528 |