Educação para a Sustentabilidade na Administração: Uma Revisão Sistemática / Education for Sustainability in Management: A Systematic Review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Holanda, João Clécio de Sousa; Universidade Federal Rural do Semi-Árido(UFERSA)
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Moreira, Dário Policarpo dos Santos; Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Cabral, Lílian Caporlíngua Giesta; Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Oliveira, Agostinha Mafalda Barra de; Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2733
Resumo: Mediante os inúmeros problemas que a sociedade enfrenta em decorrência da degradação do meio ambiente e a escassez de recursos naturais ocasionados pelo aumento de padrões de produção e consumo, isso tem despertado na sociedade o pensamento consciente diante da emergência planetária. Com isso, envolver a sociedade em prol da consciência ambiental torna-se um desafio para avançar na compreensão dos problemas ambientais, sendo necessária a disseminação de conhecimentos e informações, o incentivo a práticas ambientalmente corretas e estudos que oportunizem a sustentabilidade. Nesse contexto, o presente artigo teve como objetivo apresentar o panorama dos estudos qualitativos sobre a Educação para sustentabilidade na Administração por meio de uma revisão sistemática da literatura. A metodologia é qualitativa, de natureza exploratória e do tipo descritiva. A busca pelos artigos foi realizada na base Web of Science, da qual foram obtidas 36 produções, sendo considerados para a revisão dez artigos. Para este estudo, a revisão sistemática seguiu os protocolos delineados por Sampaio e Mancini (2007) e Tranfield et al., (2003) e, posteriormente, realizou-se uma análise de conteúdo categorial. Como resultado, constatou-se que a EpS na Administração tem sido pesquisada na literatura e que, apesar do quantitativo baixo de produções, foi possível visualizar vários temas atrelados à temática e que se apresenta como uma tendência interessante. É importante ressaltar que a implementação de ações de sustentabilidade reflete uma tarefa complexa e desafiadora, que apenas parece viável com disciplina, cuidado e engajamento de todas as partes interessadas.Palavras-chave: Educação e Sustentabilidade. Ensino superior. Escolas de negócios. ABSTRACTGiven the countless problems that society faces due to the degradation of the environment and the scarcity of natural resources caused by the increase in production and consumption patterns, this has awakened in society a conscious thought about the planetary emergency. Thus, involving society in favor of environmental awareness becomes a challenge to advance the understanding of environmental problems, being necessary the dissemination of knowledge and information, the encouragement of environmentally correct practices and studies that provide opportunities for sustainability. In this context, the present article aimed to present the panorama of qualitative studies on Education for Sustainability in Administration by means of a systematic literature review. The methodology is qualitative, exploratory, and descriptive in nature. The search for the articles was carried out in the Web of Science database, which obtained 36 productions, ten articles being considered for the review. For this study, the systematic review followed the protocols outlined by Sampaio and Mancini (2007) and Tranfield et al., (2003) and later, a categorical content analysis was performed. As a result, it was found that the HPS in Administration has been researched in the literature and that despite the low quantity of productions, it was possible to visualize several themes related to the theme and that it presents itself as an interesting trend. It is important to emphasize that the implementation of sustainability actions reflects a complex and challenging task, which only seems feasible with discipline, care, and engagement of all stakeholders.Keywords: Education and Sustainability. Higher Education. Business Schools.
id FSA-3_2b13c662c59382c3ade92e500e2c6834
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2733
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Educação para a Sustentabilidade na Administração: Uma Revisão Sistemática / Education for Sustainability in Management: A Systematic ReviewAdministração; Educação.Mediante os inúmeros problemas que a sociedade enfrenta em decorrência da degradação do meio ambiente e a escassez de recursos naturais ocasionados pelo aumento de padrões de produção e consumo, isso tem despertado na sociedade o pensamento consciente diante da emergência planetária. Com isso, envolver a sociedade em prol da consciência ambiental torna-se um desafio para avançar na compreensão dos problemas ambientais, sendo necessária a disseminação de conhecimentos e informações, o incentivo a práticas ambientalmente corretas e estudos que oportunizem a sustentabilidade. Nesse contexto, o presente artigo teve como objetivo apresentar o panorama dos estudos qualitativos sobre a Educação para sustentabilidade na Administração por meio de uma revisão sistemática da literatura. A metodologia é qualitativa, de natureza exploratória e do tipo descritiva. A busca pelos artigos foi realizada na base Web of Science, da qual foram obtidas 36 produções, sendo considerados para a revisão dez artigos. Para este estudo, a revisão sistemática seguiu os protocolos delineados por Sampaio e Mancini (2007) e Tranfield et al., (2003) e, posteriormente, realizou-se uma análise de conteúdo categorial. Como resultado, constatou-se que a EpS na Administração tem sido pesquisada na literatura e que, apesar do quantitativo baixo de produções, foi possível visualizar vários temas atrelados à temática e que se apresenta como uma tendência interessante. É importante ressaltar que a implementação de ações de sustentabilidade reflete uma tarefa complexa e desafiadora, que apenas parece viável com disciplina, cuidado e engajamento de todas as partes interessadas.Palavras-chave: Educação e Sustentabilidade. Ensino superior. Escolas de negócios. ABSTRACTGiven the countless problems that society faces due to the degradation of the environment and the scarcity of natural resources caused by the increase in production and consumption patterns, this has awakened in society a conscious thought about the planetary emergency. Thus, involving society in favor of environmental awareness becomes a challenge to advance the understanding of environmental problems, being necessary the dissemination of knowledge and information, the encouragement of environmentally correct practices and studies that provide opportunities for sustainability. In this context, the present article aimed to present the panorama of qualitative studies on Education for Sustainability in Administration by means of a systematic literature review. The methodology is qualitative, exploratory, and descriptive in nature. The search for the articles was carried out in the Web of Science database, which obtained 36 productions, ten articles being considered for the review. For this study, the systematic review followed the protocols outlined by Sampaio and Mancini (2007) and Tranfield et al., (2003) and later, a categorical content analysis was performed. As a result, it was found that the HPS in Administration has been researched in the literature and that despite the low quantity of productions, it was possible to visualize several themes related to the theme and that it presents itself as an interesting trend. It is important to emphasize that the implementation of sustainability actions reflects a complex and challenging task, which only seems feasible with discipline, care, and engagement of all stakeholders.Keywords: Education and Sustainability. Higher Education. Business Schools.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Holanda, João Clécio de Sousa; Universidade Federal Rural do Semi-Árido(UFERSA)Moreira, Dário Policarpo dos Santos; Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)Cabral, Lílian Caporlíngua Giesta; Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)Oliveira, Agostinha Mafalda Barra de; Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)2023-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/273310.12819/2023.20.5.5Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 5, mai. 2023; 101-119Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 5, mai. 2023; 101-1192317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2733/491493900http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2733/491493901http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2733/491493902Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-03T16:31:57Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2733Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2023-05-03T16:31:57Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para a Sustentabilidade na Administração: Uma Revisão Sistemática / Education for Sustainability in Management: A Systematic Review
title Educação para a Sustentabilidade na Administração: Uma Revisão Sistemática / Education for Sustainability in Management: A Systematic Review
spellingShingle Educação para a Sustentabilidade na Administração: Uma Revisão Sistemática / Education for Sustainability in Management: A Systematic Review
Holanda, João Clécio de Sousa; Universidade Federal Rural do Semi-Árido(UFERSA)
Administração; Educação.
title_short Educação para a Sustentabilidade na Administração: Uma Revisão Sistemática / Education for Sustainability in Management: A Systematic Review
title_full Educação para a Sustentabilidade na Administração: Uma Revisão Sistemática / Education for Sustainability in Management: A Systematic Review
title_fullStr Educação para a Sustentabilidade na Administração: Uma Revisão Sistemática / Education for Sustainability in Management: A Systematic Review
title_full_unstemmed Educação para a Sustentabilidade na Administração: Uma Revisão Sistemática / Education for Sustainability in Management: A Systematic Review
title_sort Educação para a Sustentabilidade na Administração: Uma Revisão Sistemática / Education for Sustainability in Management: A Systematic Review
author Holanda, João Clécio de Sousa; Universidade Federal Rural do Semi-Árido(UFERSA)
author_facet Holanda, João Clécio de Sousa; Universidade Federal Rural do Semi-Árido(UFERSA)
Moreira, Dário Policarpo dos Santos; Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
Cabral, Lílian Caporlíngua Giesta; Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
Oliveira, Agostinha Mafalda Barra de; Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
author_role author
author2 Moreira, Dário Policarpo dos Santos; Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
Cabral, Lílian Caporlíngua Giesta; Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
Oliveira, Agostinha Mafalda Barra de; Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Holanda, João Clécio de Sousa; Universidade Federal Rural do Semi-Árido(UFERSA)
Moreira, Dário Policarpo dos Santos; Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
Cabral, Lílian Caporlíngua Giesta; Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
Oliveira, Agostinha Mafalda Barra de; Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
dc.subject.por.fl_str_mv Administração; Educação.
topic Administração; Educação.
description Mediante os inúmeros problemas que a sociedade enfrenta em decorrência da degradação do meio ambiente e a escassez de recursos naturais ocasionados pelo aumento de padrões de produção e consumo, isso tem despertado na sociedade o pensamento consciente diante da emergência planetária. Com isso, envolver a sociedade em prol da consciência ambiental torna-se um desafio para avançar na compreensão dos problemas ambientais, sendo necessária a disseminação de conhecimentos e informações, o incentivo a práticas ambientalmente corretas e estudos que oportunizem a sustentabilidade. Nesse contexto, o presente artigo teve como objetivo apresentar o panorama dos estudos qualitativos sobre a Educação para sustentabilidade na Administração por meio de uma revisão sistemática da literatura. A metodologia é qualitativa, de natureza exploratória e do tipo descritiva. A busca pelos artigos foi realizada na base Web of Science, da qual foram obtidas 36 produções, sendo considerados para a revisão dez artigos. Para este estudo, a revisão sistemática seguiu os protocolos delineados por Sampaio e Mancini (2007) e Tranfield et al., (2003) e, posteriormente, realizou-se uma análise de conteúdo categorial. Como resultado, constatou-se que a EpS na Administração tem sido pesquisada na literatura e que, apesar do quantitativo baixo de produções, foi possível visualizar vários temas atrelados à temática e que se apresenta como uma tendência interessante. É importante ressaltar que a implementação de ações de sustentabilidade reflete uma tarefa complexa e desafiadora, que apenas parece viável com disciplina, cuidado e engajamento de todas as partes interessadas.Palavras-chave: Educação e Sustentabilidade. Ensino superior. Escolas de negócios. ABSTRACTGiven the countless problems that society faces due to the degradation of the environment and the scarcity of natural resources caused by the increase in production and consumption patterns, this has awakened in society a conscious thought about the planetary emergency. Thus, involving society in favor of environmental awareness becomes a challenge to advance the understanding of environmental problems, being necessary the dissemination of knowledge and information, the encouragement of environmentally correct practices and studies that provide opportunities for sustainability. In this context, the present article aimed to present the panorama of qualitative studies on Education for Sustainability in Administration by means of a systematic literature review. The methodology is qualitative, exploratory, and descriptive in nature. The search for the articles was carried out in the Web of Science database, which obtained 36 productions, ten articles being considered for the review. For this study, the systematic review followed the protocols outlined by Sampaio and Mancini (2007) and Tranfield et al., (2003) and later, a categorical content analysis was performed. As a result, it was found that the HPS in Administration has been researched in the literature and that despite the low quantity of productions, it was possible to visualize several themes related to the theme and that it presents itself as an interesting trend. It is important to emphasize that the implementation of sustainability actions reflects a complex and challenging task, which only seems feasible with discipline, care, and engagement of all stakeholders.Keywords: Education and Sustainability. Higher Education. Business Schools.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2733
10.12819/2023.20.5.5
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2733
identifier_str_mv 10.12819/2023.20.5.5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2733/491493900
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2733/491493901
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2733/491493902
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 5, mai. 2023; 101-119
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 5, mai. 2023; 101-119
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944911972630528