O Trabalho Pedagógico do Ensino da Produção de Texto: Um olhar sobre as Modificações / The Pedagogical Work of Teaching of the Text Production: A Look About the Modifications

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Silvio Profirio da; Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu - FACIG/Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Recife - PCR.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lucena, Josete Marinho de; Universidade Federal da Paraíba – UFPB, estando vinculada ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas – DLCV
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1463
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral refletir acerca das modificações no trabalho pedagógico do ensino da produção de texto. Como objetivos específicos, pretendemos: (I) conhecer o tratamento dado ao eixo produção de texto na Coleção Português Linguagens – Ensino Médio (2013); (II) conhecer o enfoque dado à diversidade textual presente nos livros didáticos que compõem essa coleção. Para realização desses objetivos, recorremos aos subsídios da pesquisa documental, bem como à revisão de literatura e à análise dos livros didáticos em questão. Os resultados demonstram que o trabalho pedagógico do ensino da produção de texto no Brasil passou por um drástico processo de moldagem, contemplando um novo viés de ensino cujo foco está na potencialização da formação de produtores de texto autônomos e proficientes. Desses sujeitos, é requerida a habilidade de utilizar a produção de texto (escrito e oral) nas rotinas cotidianas. Sobre a Coleção Português Linguagens – Ensino Médio (2013), ela abrange a produção de texto escrito e oral, recorrendo aos subsídios dos gêneros discursivos procedentes de diferentes esferas sociocomunicativas (literários e não literários, bem como escritos e multimodais). O tratamento concedido aos gêneros discursivos contempla a reflexão acerca do seu funcionamento, abordando as suas características constitutivas, o que contribui, para a formação de usuários competentes da língua e de produtores de texto proficientes. Palavras-chave: Produção de Texto. Trabalho Pedagógico. Modificações. ABSTRACTThis work has as general objective to reflect on the modifications in the pedagogical work of teaching text production. As specific objectives, we intend to: (I) know the treatment given to the text production axis in the Portuguese Collection Languages - Middle Teaching (2013); (II) know the focus given to the textual diversity present in the didatic books that compose this collection. For implementation of those objectives, we resorted to the subsidies of documentary research, as well as literature review and to the analysis of the didatic books in question. The results demonstrate that the pedagogical work of teaching text production in Brazil passed for a drastic process of molding, contemplating a new teaching bias whose focus is in the potentialization of the formation of autonomous and proficient text producers. Of these subjects, is required the ability to use the production of text (written and oral) in the daily routines. About the Portuguese Collection Languages - Middle Teaching (2013), she includes the text production of written and oral, using the subsidies of discursive genres from different sociocommunication spheres (literary and non-literary as well as written and multimodal). The treatment granted to the discursive genres contemplates the reflection on its operation, approaching their constituent characteristics, what contributes, for the formation of competent users of the language and proficient text producers. Keywords: Text Production. Pedagogical Work. Modifications.
id FSA-3_2d9568446c1c5126f9e4c15919dd38a4
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1463
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling O Trabalho Pedagógico do Ensino da Produção de Texto: Um olhar sobre as Modificações / The Pedagogical Work of Teaching of the Text Production: A Look About the ModificationsLetrasEste trabalho tem como objetivo geral refletir acerca das modificações no trabalho pedagógico do ensino da produção de texto. Como objetivos específicos, pretendemos: (I) conhecer o tratamento dado ao eixo produção de texto na Coleção Português Linguagens – Ensino Médio (2013); (II) conhecer o enfoque dado à diversidade textual presente nos livros didáticos que compõem essa coleção. Para realização desses objetivos, recorremos aos subsídios da pesquisa documental, bem como à revisão de literatura e à análise dos livros didáticos em questão. Os resultados demonstram que o trabalho pedagógico do ensino da produção de texto no Brasil passou por um drástico processo de moldagem, contemplando um novo viés de ensino cujo foco está na potencialização da formação de produtores de texto autônomos e proficientes. Desses sujeitos, é requerida a habilidade de utilizar a produção de texto (escrito e oral) nas rotinas cotidianas. Sobre a Coleção Português Linguagens – Ensino Médio (2013), ela abrange a produção de texto escrito e oral, recorrendo aos subsídios dos gêneros discursivos procedentes de diferentes esferas sociocomunicativas (literários e não literários, bem como escritos e multimodais). O tratamento concedido aos gêneros discursivos contempla a reflexão acerca do seu funcionamento, abordando as suas características constitutivas, o que contribui, para a formação de usuários competentes da língua e de produtores de texto proficientes. Palavras-chave: Produção de Texto. Trabalho Pedagógico. Modificações. ABSTRACTThis work has as general objective to reflect on the modifications in the pedagogical work of teaching text production. As specific objectives, we intend to: (I) know the treatment given to the text production axis in the Portuguese Collection Languages - Middle Teaching (2013); (II) know the focus given to the textual diversity present in the didatic books that compose this collection. For implementation of those objectives, we resorted to the subsidies of documentary research, as well as literature review and to the analysis of the didatic books in question. The results demonstrate that the pedagogical work of teaching text production in Brazil passed for a drastic process of molding, contemplating a new teaching bias whose focus is in the potentialization of the formation of autonomous and proficient text producers. Of these subjects, is required the ability to use the production of text (written and oral) in the daily routines. About the Portuguese Collection Languages - Middle Teaching (2013), she includes the text production of written and oral, using the subsidies of discursive genres from different sociocommunication spheres (literary and non-literary as well as written and multimodal). The treatment granted to the discursive genres contemplates the reflection on its operation, approaching their constituent characteristics, what contributes, for the formation of competent users of the language and proficient text producers. Keywords: Text Production. Pedagogical Work. Modifications.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Silva, Silvio Profirio da; Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu - FACIG/Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Recife - PCR.Lucena, Josete Marinho de; Universidade Federal da Paraíba – UFPB, estando vinculada ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas – DLCV2017-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/146310.12819/2017.14.6.9Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 6, nov./dez. 2017; 165-186Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 6, nov./dez. 2017; 165-1862317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1463/1368http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1463/1369http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1463/1370http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1463/624http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1463/625Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-30T21:23:31Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1463Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2017-10-30T21:23:31Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Trabalho Pedagógico do Ensino da Produção de Texto: Um olhar sobre as Modificações / The Pedagogical Work of Teaching of the Text Production: A Look About the Modifications
title O Trabalho Pedagógico do Ensino da Produção de Texto: Um olhar sobre as Modificações / The Pedagogical Work of Teaching of the Text Production: A Look About the Modifications
spellingShingle O Trabalho Pedagógico do Ensino da Produção de Texto: Um olhar sobre as Modificações / The Pedagogical Work of Teaching of the Text Production: A Look About the Modifications
Silva, Silvio Profirio da; Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu - FACIG/Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Recife - PCR.
Letras
title_short O Trabalho Pedagógico do Ensino da Produção de Texto: Um olhar sobre as Modificações / The Pedagogical Work of Teaching of the Text Production: A Look About the Modifications
title_full O Trabalho Pedagógico do Ensino da Produção de Texto: Um olhar sobre as Modificações / The Pedagogical Work of Teaching of the Text Production: A Look About the Modifications
title_fullStr O Trabalho Pedagógico do Ensino da Produção de Texto: Um olhar sobre as Modificações / The Pedagogical Work of Teaching of the Text Production: A Look About the Modifications
title_full_unstemmed O Trabalho Pedagógico do Ensino da Produção de Texto: Um olhar sobre as Modificações / The Pedagogical Work of Teaching of the Text Production: A Look About the Modifications
title_sort O Trabalho Pedagógico do Ensino da Produção de Texto: Um olhar sobre as Modificações / The Pedagogical Work of Teaching of the Text Production: A Look About the Modifications
author Silva, Silvio Profirio da; Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu - FACIG/Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Recife - PCR.
author_facet Silva, Silvio Profirio da; Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu - FACIG/Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Recife - PCR.
Lucena, Josete Marinho de; Universidade Federal da Paraíba – UFPB, estando vinculada ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas – DLCV
author_role author
author2 Lucena, Josete Marinho de; Universidade Federal da Paraíba – UFPB, estando vinculada ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas – DLCV
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Silvio Profirio da; Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu - FACIG/Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Recife - PCR.
Lucena, Josete Marinho de; Universidade Federal da Paraíba – UFPB, estando vinculada ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas – DLCV
dc.subject.por.fl_str_mv Letras
topic Letras
description Este trabalho tem como objetivo geral refletir acerca das modificações no trabalho pedagógico do ensino da produção de texto. Como objetivos específicos, pretendemos: (I) conhecer o tratamento dado ao eixo produção de texto na Coleção Português Linguagens – Ensino Médio (2013); (II) conhecer o enfoque dado à diversidade textual presente nos livros didáticos que compõem essa coleção. Para realização desses objetivos, recorremos aos subsídios da pesquisa documental, bem como à revisão de literatura e à análise dos livros didáticos em questão. Os resultados demonstram que o trabalho pedagógico do ensino da produção de texto no Brasil passou por um drástico processo de moldagem, contemplando um novo viés de ensino cujo foco está na potencialização da formação de produtores de texto autônomos e proficientes. Desses sujeitos, é requerida a habilidade de utilizar a produção de texto (escrito e oral) nas rotinas cotidianas. Sobre a Coleção Português Linguagens – Ensino Médio (2013), ela abrange a produção de texto escrito e oral, recorrendo aos subsídios dos gêneros discursivos procedentes de diferentes esferas sociocomunicativas (literários e não literários, bem como escritos e multimodais). O tratamento concedido aos gêneros discursivos contempla a reflexão acerca do seu funcionamento, abordando as suas características constitutivas, o que contribui, para a formação de usuários competentes da língua e de produtores de texto proficientes. Palavras-chave: Produção de Texto. Trabalho Pedagógico. Modificações. ABSTRACTThis work has as general objective to reflect on the modifications in the pedagogical work of teaching text production. As specific objectives, we intend to: (I) know the treatment given to the text production axis in the Portuguese Collection Languages - Middle Teaching (2013); (II) know the focus given to the textual diversity present in the didatic books that compose this collection. For implementation of those objectives, we resorted to the subsidies of documentary research, as well as literature review and to the analysis of the didatic books in question. The results demonstrate that the pedagogical work of teaching text production in Brazil passed for a drastic process of molding, contemplating a new teaching bias whose focus is in the potentialization of the formation of autonomous and proficient text producers. Of these subjects, is required the ability to use the production of text (written and oral) in the daily routines. About the Portuguese Collection Languages - Middle Teaching (2013), she includes the text production of written and oral, using the subsidies of discursive genres from different sociocommunication spheres (literary and non-literary as well as written and multimodal). The treatment granted to the discursive genres contemplates the reflection on its operation, approaching their constituent characteristics, what contributes, for the formation of competent users of the language and proficient text producers. Keywords: Text Production. Pedagogical Work. Modifications.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1463
10.12819/2017.14.6.9
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1463
identifier_str_mv 10.12819/2017.14.6.9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1463/1368
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1463/1369
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1463/1370
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1463/624
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1463/625
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 6, nov./dez. 2017; 165-186
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 6, nov./dez. 2017; 165-186
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944911297347584