Proposição de um Framework para o Estudo da Motivação na Escolha de Cursos de Graduação / Proposition of a Framework for the Study of Motivation in the Choice of Undergraduate Courses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcellos, Tiago de Oliveira; Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Arruda, Dyego de Oliveira; Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), Santos, Caroline Oliveira; Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2158
Resumo: O presente artigo objetiva discutir o aspecto da motivação na escolha de cursos de graduação, apresentando um framework teórico-analítico que permita uma compreensão mais sistematizada da temática em análise. Entende-se, com base na revisão bibliográfica que foi conduzida para este artigo, que a motivação se refere ao conjunto de elementos que induzem os indivíduos a adotar, renunciar ou mesmo modificar um determinado curso de ação. Em suma, percebeu-se que o arcabouço conceitual mais potente e difundido no estudo da motivação na escolha de cursos de graduação é a teoria da autodeterminação, que entende a motivação enquanto um construto composto por uma dimensão intrínseca (relacionada aos sentimentos e percepções do indivíduo) e uma dimensão extrínseca (que é alusiva às questões do ambiente que cerca o sujeito). De um modo geral, vale ressaltar que o presente artigo, sem a pretensão de esgotar a temática em análise, preocupa-se em ressaltar a importância e indicar caminhos a partir dos quais se pode ter uma agenda de pesquisas e reflexões acerca da motivação no âmbito da escolha de cursos de graduação. Palavras-chave: Motivação. Processo Decisório. Ensino Superior. Cursos de Graduação.  ABSTRACT This article aims to discuss the motivation aspect in the choice of undergraduate courses, presenting a theoretical-analytical framework that allows a more systematic understanding of the subject under analysis. We understand, based on the bibliographic review that was conducted for this article, that motivation refers to the set of elements that induce individuals to adopt, renounce or modify a certain course of action. In short, we perceive that the most powerful and widespread conceptual framework in the study of motivation in choosing undergraduate courses is the theory of self-determination, which understands motivation as a construct composed of an intrinsic dimension (related to the individual's feelings and perceptions) and an extrinsic dimension (which is allusive to issues of the environment that surrounds the subject). In general, it is worth mentioning that the present article, without pretending to exhaust the topic under analysis, is concerned with emphasizing the importance and indicating paths from which we can have an agenda of research and reflections on motivation in the choice of undergraduate courses. Keywords: Motivation. Decision-making Process. University Education. Undergraduate courses.
id FSA-3_3869ce565ac4795391a6b755543408ad
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2158
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Proposição de um Framework para o Estudo da Motivação na Escolha de Cursos de Graduação / Proposition of a Framework for the Study of Motivation in the Choice of Undergraduate CoursesEnsino; Motivação; GraduaçãoO presente artigo objetiva discutir o aspecto da motivação na escolha de cursos de graduação, apresentando um framework teórico-analítico que permita uma compreensão mais sistematizada da temática em análise. Entende-se, com base na revisão bibliográfica que foi conduzida para este artigo, que a motivação se refere ao conjunto de elementos que induzem os indivíduos a adotar, renunciar ou mesmo modificar um determinado curso de ação. Em suma, percebeu-se que o arcabouço conceitual mais potente e difundido no estudo da motivação na escolha de cursos de graduação é a teoria da autodeterminação, que entende a motivação enquanto um construto composto por uma dimensão intrínseca (relacionada aos sentimentos e percepções do indivíduo) e uma dimensão extrínseca (que é alusiva às questões do ambiente que cerca o sujeito). De um modo geral, vale ressaltar que o presente artigo, sem a pretensão de esgotar a temática em análise, preocupa-se em ressaltar a importância e indicar caminhos a partir dos quais se pode ter uma agenda de pesquisas e reflexões acerca da motivação no âmbito da escolha de cursos de graduação. Palavras-chave: Motivação. Processo Decisório. Ensino Superior. Cursos de Graduação.  ABSTRACT This article aims to discuss the motivation aspect in the choice of undergraduate courses, presenting a theoretical-analytical framework that allows a more systematic understanding of the subject under analysis. We understand, based on the bibliographic review that was conducted for this article, that motivation refers to the set of elements that induce individuals to adopt, renounce or modify a certain course of action. In short, we perceive that the most powerful and widespread conceptual framework in the study of motivation in choosing undergraduate courses is the theory of self-determination, which understands motivation as a construct composed of an intrinsic dimension (related to the individual's feelings and perceptions) and an extrinsic dimension (which is allusive to issues of the environment that surrounds the subject). In general, it is worth mentioning that the present article, without pretending to exhaust the topic under analysis, is concerned with emphasizing the importance and indicating paths from which we can have an agenda of research and reflections on motivation in the choice of undergraduate courses. Keywords: Motivation. Decision-making Process. University Education. Undergraduate courses.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)O presente trabalho foi realizado com apoio do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ/MEC - BrasilVasconcellos, Tiago de Oliveira; Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)Arruda, Dyego de Oliveira; Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)Santos, Caroline Oliveira; Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/215810.12819/2020.17.11.13Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 11, nov. 2020; 237-262Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 11, nov. 2020; 237-2622317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2158/491492532http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2158/491492533http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2158/491492534http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2158/1455http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2158/1456Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-01T17:13:24Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2158Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-12-01T17:13:24Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposição de um Framework para o Estudo da Motivação na Escolha de Cursos de Graduação / Proposition of a Framework for the Study of Motivation in the Choice of Undergraduate Courses
title Proposição de um Framework para o Estudo da Motivação na Escolha de Cursos de Graduação / Proposition of a Framework for the Study of Motivation in the Choice of Undergraduate Courses
spellingShingle Proposição de um Framework para o Estudo da Motivação na Escolha de Cursos de Graduação / Proposition of a Framework for the Study of Motivation in the Choice of Undergraduate Courses
Vasconcellos, Tiago de Oliveira; Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)
Ensino; Motivação; Graduação
title_short Proposição de um Framework para o Estudo da Motivação na Escolha de Cursos de Graduação / Proposition of a Framework for the Study of Motivation in the Choice of Undergraduate Courses
title_full Proposição de um Framework para o Estudo da Motivação na Escolha de Cursos de Graduação / Proposition of a Framework for the Study of Motivation in the Choice of Undergraduate Courses
title_fullStr Proposição de um Framework para o Estudo da Motivação na Escolha de Cursos de Graduação / Proposition of a Framework for the Study of Motivation in the Choice of Undergraduate Courses
title_full_unstemmed Proposição de um Framework para o Estudo da Motivação na Escolha de Cursos de Graduação / Proposition of a Framework for the Study of Motivation in the Choice of Undergraduate Courses
title_sort Proposição de um Framework para o Estudo da Motivação na Escolha de Cursos de Graduação / Proposition of a Framework for the Study of Motivation in the Choice of Undergraduate Courses
author Vasconcellos, Tiago de Oliveira; Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)
author_facet Vasconcellos, Tiago de Oliveira; Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)
Arruda, Dyego de Oliveira; Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)
Santos, Caroline Oliveira; Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)
author_role author
author2 Arruda, Dyego de Oliveira; Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)
Santos, Caroline Oliveira; Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv O presente trabalho foi realizado com apoio do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ/MEC - Brasil
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcellos, Tiago de Oliveira; Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)
Arruda, Dyego de Oliveira; Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)
Santos, Caroline Oliveira; Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino; Motivação; Graduação
topic Ensino; Motivação; Graduação
description O presente artigo objetiva discutir o aspecto da motivação na escolha de cursos de graduação, apresentando um framework teórico-analítico que permita uma compreensão mais sistematizada da temática em análise. Entende-se, com base na revisão bibliográfica que foi conduzida para este artigo, que a motivação se refere ao conjunto de elementos que induzem os indivíduos a adotar, renunciar ou mesmo modificar um determinado curso de ação. Em suma, percebeu-se que o arcabouço conceitual mais potente e difundido no estudo da motivação na escolha de cursos de graduação é a teoria da autodeterminação, que entende a motivação enquanto um construto composto por uma dimensão intrínseca (relacionada aos sentimentos e percepções do indivíduo) e uma dimensão extrínseca (que é alusiva às questões do ambiente que cerca o sujeito). De um modo geral, vale ressaltar que o presente artigo, sem a pretensão de esgotar a temática em análise, preocupa-se em ressaltar a importância e indicar caminhos a partir dos quais se pode ter uma agenda de pesquisas e reflexões acerca da motivação no âmbito da escolha de cursos de graduação. Palavras-chave: Motivação. Processo Decisório. Ensino Superior. Cursos de Graduação.  ABSTRACT This article aims to discuss the motivation aspect in the choice of undergraduate courses, presenting a theoretical-analytical framework that allows a more systematic understanding of the subject under analysis. We understand, based on the bibliographic review that was conducted for this article, that motivation refers to the set of elements that induce individuals to adopt, renounce or modify a certain course of action. In short, we perceive that the most powerful and widespread conceptual framework in the study of motivation in choosing undergraduate courses is the theory of self-determination, which understands motivation as a construct composed of an intrinsic dimension (related to the individual's feelings and perceptions) and an extrinsic dimension (which is allusive to issues of the environment that surrounds the subject). In general, it is worth mentioning that the present article, without pretending to exhaust the topic under analysis, is concerned with emphasizing the importance and indicating paths from which we can have an agenda of research and reflections on motivation in the choice of undergraduate courses. Keywords: Motivation. Decision-making Process. University Education. Undergraduate courses.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-20
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2158
10.12819/2020.17.11.13
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2158
identifier_str_mv 10.12819/2020.17.11.13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2158/491492532
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2158/491492533
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2158/491492534
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2158/1455
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2158/1456
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 11, nov. 2020; 237-262
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 11, nov. 2020; 237-262
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944909401522176