Impacto de um Polo Gerador de Viagens no Nível de Serviço de Rotatória em uma Capital Nordestina / Impact of a Travel Generator Polo in the Rotating Service Level in a Northeast Capital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, André Saker de; Prefeitura Municipal de Timo/MA
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Caselli, Francisco de Tarso Ribeiro; Universidade Federal do Piauí - UFPI, Andrade, Anderson Mendes; Universidade Federal do Piauí - UFPI
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2076
Resumo: O presente trabalho busca analisar como uma rotatória numa metrópole do Nordeste é afetada pelo aumento do tráfego gerado por alocação de um polo gerador de viagens em sua área. O trabalho contou com levantamento bibliográfico sobre o tema e utilizou amostragem e observação in loco obedecendo à metodologia do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes -DNIT, realizando a contagem do número de veículos nos quatro pontos da rótula, conforme mostra, anotando as placas dos veículos que entravam e saíam da rotatória fazendo uma linha de segmentação a cada 15 minutos. Os dados foram tabulados e analisados com auxílio do MS Excel ®. Os resultados mostraram que, em se mantendo a taxa de crescimento atual de 7% para frota, o nível de serviço em horário de pico irá cair de forma acentuada chegando ao pior nível em 2022. Também se observou que o não respeito às regras de condução também causa atrasos e conflitos reduzindo a segurança no tráfego da rotatória. As propostas sugeridas são a alocação de mecanismos auxiliares de redução de tempo como semáforos e campanha educativa para manter o nível de serviço. Palavras-chave: Tráfego. Rotatória. Nível de Serviço. ABSTRACT The present work seeks to analyze how a roundabout in a metropolis in the Northeast is affected by the increase in traffic generated by the allocation of a pole that generates trips in its area. The work included a bibliographic survey on the subject and used sampling and observation in loco, following the methodology of the National Department of Transport Infrastructure - NDIT, counting the number of vehicles in the four points of the spine, as shown by noting the license plates of the vehicles that they entered and left the roundabout making a segmentation line every 15 minutes. The data were tabulated and analyzed with the aid of MS Excel ®. The results showed that if the current growth rate of 7% for the fleet is maintained, the service level during peak hours will drop sharply reaching the worst level in 2022. It has also been observed that failure to respect driving rules also causes delays and conflicts reducing traffic safety at the roundabout. The suggested proposals are the allocation of auxiliary time-saving mechanisms such as traffic lights and an educational campaign to maintain the level of service. Keywords: Traffic. Roundabout. Service Level.
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