Modelos de geração de viagens: supermercados como pólos geradores de viagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Pedro Henrique Soares
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Yunes, Rodrigo Pinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11929
Resumo: Os polos geradores de viagens (PGV’s) têm a característica de gerar uma quantidade considerável de viagens que irão impactar no sistema viário da cidade ou entorno em que se localiza. O objetivo desse trabalho foi realizar um estudo com os supermercados de Águas Claras e Taguatinga e que chegou em um modelo para explicação das viagens atraídas através das variáveis fornecidas pelos próprios supermercados. Os modelos de geração de viagens foram criados através de uma regressão linear por meio do software estatístico SPSS. O modelo de menor precisão que pode ser validado foi para o número médio de clientes/dia, através do número de vagas de estacionamento, com um R² de 0,701. O melhor modelo foi para o número de clientes no dia pico, através das variáveis do número de itens ofertados e número de funcionários, com R² de 0,99. Os modelos podem ser utilizados para estudos dos supermercados das regiões envolvidas.
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O modelo de menor precisão que pode ser validado foi para o número médio de clientes/dia, através do número de vagas de estacionamento, com um R² de 0,701. O melhor modelo foi para o número de clientes no dia pico, através das variáveis do número de itens ofertados e número de funcionários, com R² de 0,99. Os modelos podem ser utilizados para estudos dos supermercados das regiões envolvidas.Trip Generating Centers – TGCs have the characteristic of generating a considerable amount of trips that will affect the transport networks of the city or surroundings in which it is located. The aim of this work was to accomplish a study with the supermarkets of Águas Claras and Taguatinga and got a model to explain the attracted trips through the variables provided by the supermarkets themselves. The trip generation models were created through a linear regression by means of the stastical software SPSS. The least accurate model that can be validated was for the average number of clients/day, by means of the parking spaces, with a R² equals to 0,701. The best model was for the number of clients in the peak day, through the variables of the number of offered items and number of employees. The models can be used for studies of the supermarkets in the regions involved.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2019-03-14T17:34:57Z No. of bitstreams: 1 PedroHenriqueSoaresFreireRodrigoPinhoYunesTCCGraduacao2017.pdf: 2044019 bytes, checksum: 0709f609d8e8ba99abcd4d9b8181aed6 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-03-18T18:57:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PedroHenriqueSoaresFreireRodrigoPinhoYunesTCCGraduacao2017.pdf: 2044019 bytes, checksum: 0709f609d8e8ba99abcd4d9b8181aed6 (MD5)Made available in DSpace on 2019-03-18T18:57:11Z (GMT). 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