O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO CURRÍCULO DA ESCOLA NORMAL: TRAJETÓRIA INICIAL / TEACHING NATURAL SCIENCES IN NORMAL SCHOOL CURRICULUM: INITIAL TRAJECTORY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes Sobrinho, José Augusto de Carvalho; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/604
Resumo: O objetivo deste artigo é resgatar aspectos históricos relativos à implantação do ensino de Ciências Naturais, no currículo do Curso de Formação de Professores oferecido pela Escola Normal brasileira. Para isto foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental tendo como parâmetros a legislação específica, as matrizes curriculares e os programas de disciplinas, para uma compreensão das especificidades da área. Manifestações em prol da inclusão de disciplinas de Ciências Naturais no ensino Normal emergem no último quanto do século XIX, em meio à difusão do positivismo, darwinismo e materialismo. Em alguns currículos são citadas disciplinas como: Elementos de Cosmografia; Noções de Física, Química, História Natural; Elementos de Ciências Física e Naturais, e de Fisiologia e Higiene; Rudimentos de Física, Química, Botânica, Zoologia e Cosmografia e Higiene. Sem uma formação didático-pedagógica específica, os docentes eram profissionais que tinham profundos conhecimentos dos conteúdos da área. Por outro lado, as atividades experimentais demonstrativas foram introduzidas a partir do final do século XIX, em um ambiente de intensas e riquíssimas discussões dos ideais liberais e positivistas e de difusão das Ciências Naturais.  Palavras-Chave: Escola Normal. Ensino de Ciências Naturais. Formação de Professores.    ABSTRACT The main purpose of this article is to rescue historical aspects concerning to the implantation of the Natural Science teaching  in the curriculum of the Course offered by the  Normal brazilian School. It was realized for this a bibliographical and documents research based on specific  legislation as parameters, the curriculum matrices, disciplines and programs, to understanding the specifics of the area was conducted. Discussions demanding the inclusion of the teaching of Natural Science subjects in Normal School began in the last quarter of the XIX century, among the diffusion of positivism, Darwinism and materialism, Cosmography Elements; Physics; elementary Physics; Chemistry; Natural History; Elements of Natural and Physics Science; and the Physiology and Hygiene. Without specific didactic-pedagogic formation, docents were professionals that had a deep knowledge on the subjects of the area. On the other hand, the demonstatives experimental activities were introduced at the end of XIX century, when normal schools of the most important provinces acquired the called Cabinets of Physics, Chemistry and Natural History. The Normal School was transformed, at the of XIX century, in an environment of intense discussions of the liberal and positivists ideals and of diffusion of Naturals Sciences.   Keywords: Normal School. Natural Science teaching. Teacher formation.
id FSA-3_566747ed45a15aba367605ce727cf7e5
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/604
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO CURRÍCULO DA ESCOLA NORMAL: TRAJETÓRIA INICIAL / TEACHING NATURAL SCIENCES IN NORMAL SCHOOL CURRICULUM: INITIAL TRAJECTORYEducação; Formação de professores; Ensino de Ciências O objetivo deste artigo é resgatar aspectos históricos relativos à implantação do ensino de Ciências Naturais, no currículo do Curso de Formação de Professores oferecido pela Escola Normal brasileira. Para isto foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental tendo como parâmetros a legislação específica, as matrizes curriculares e os programas de disciplinas, para uma compreensão das especificidades da área. Manifestações em prol da inclusão de disciplinas de Ciências Naturais no ensino Normal emergem no último quanto do século XIX, em meio à difusão do positivismo, darwinismo e materialismo. Em alguns currículos são citadas disciplinas como: Elementos de Cosmografia; Noções de Física, Química, História Natural; Elementos de Ciências Física e Naturais, e de Fisiologia e Higiene; Rudimentos de Física, Química, Botânica, Zoologia e Cosmografia e Higiene. Sem uma formação didático-pedagógica específica, os docentes eram profissionais que tinham profundos conhecimentos dos conteúdos da área. Por outro lado, as atividades experimentais demonstrativas foram introduzidas a partir do final do século XIX, em um ambiente de intensas e riquíssimas discussões dos ideais liberais e positivistas e de difusão das Ciências Naturais.  Palavras-Chave: Escola Normal. Ensino de Ciências Naturais. Formação de Professores.    ABSTRACT The main purpose of this article is to rescue historical aspects concerning to the implantation of the Natural Science teaching  in the curriculum of the Course offered by the  Normal brazilian School. It was realized for this a bibliographical and documents research based on specific  legislation as parameters, the curriculum matrices, disciplines and programs, to understanding the specifics of the area was conducted. Discussions demanding the inclusion of the teaching of Natural Science subjects in Normal School began in the last quarter of the XIX century, among the diffusion of positivism, Darwinism and materialism, Cosmography Elements; Physics; elementary Physics; Chemistry; Natural History; Elements of Natural and Physics Science; and the Physiology and Hygiene. Without specific didactic-pedagogic formation, docents were professionals that had a deep knowledge on the subjects of the area. On the other hand, the demonstatives experimental activities were introduced at the end of XIX century, when normal schools of the most important provinces acquired the called Cabinets of Physics, Chemistry and Natural History. The Normal School was transformed, at the of XIX century, in an environment of intense discussions of the liberal and positivists ideals and of diffusion of Naturals Sciences.   Keywords: Normal School. Natural Science teaching. Teacher formation.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Mendes Sobrinho, José Augusto de Carvalho; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/604Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.3, jul./set. 2014; 268-286Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.3, jul./set. 2014; 268-2862317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/604/357Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-07-01T17:03:20Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/604Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2014-07-01T17:03:20Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO CURRÍCULO DA ESCOLA NORMAL: TRAJETÓRIA INICIAL / TEACHING NATURAL SCIENCES IN NORMAL SCHOOL CURRICULUM: INITIAL TRAJECTORY
title O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO CURRÍCULO DA ESCOLA NORMAL: TRAJETÓRIA INICIAL / TEACHING NATURAL SCIENCES IN NORMAL SCHOOL CURRICULUM: INITIAL TRAJECTORY
spellingShingle O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO CURRÍCULO DA ESCOLA NORMAL: TRAJETÓRIA INICIAL / TEACHING NATURAL SCIENCES IN NORMAL SCHOOL CURRICULUM: INITIAL TRAJECTORY
Mendes Sobrinho, José Augusto de Carvalho; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Educação; Formação de professores; Ensino de Ciências
title_short O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO CURRÍCULO DA ESCOLA NORMAL: TRAJETÓRIA INICIAL / TEACHING NATURAL SCIENCES IN NORMAL SCHOOL CURRICULUM: INITIAL TRAJECTORY
title_full O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO CURRÍCULO DA ESCOLA NORMAL: TRAJETÓRIA INICIAL / TEACHING NATURAL SCIENCES IN NORMAL SCHOOL CURRICULUM: INITIAL TRAJECTORY
title_fullStr O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO CURRÍCULO DA ESCOLA NORMAL: TRAJETÓRIA INICIAL / TEACHING NATURAL SCIENCES IN NORMAL SCHOOL CURRICULUM: INITIAL TRAJECTORY
title_full_unstemmed O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO CURRÍCULO DA ESCOLA NORMAL: TRAJETÓRIA INICIAL / TEACHING NATURAL SCIENCES IN NORMAL SCHOOL CURRICULUM: INITIAL TRAJECTORY
title_sort O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO CURRÍCULO DA ESCOLA NORMAL: TRAJETÓRIA INICIAL / TEACHING NATURAL SCIENCES IN NORMAL SCHOOL CURRICULUM: INITIAL TRAJECTORY
author Mendes Sobrinho, José Augusto de Carvalho; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
author_facet Mendes Sobrinho, José Augusto de Carvalho; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes Sobrinho, José Augusto de Carvalho; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Formação de professores; Ensino de Ciências
topic Educação; Formação de professores; Ensino de Ciências
description O objetivo deste artigo é resgatar aspectos históricos relativos à implantação do ensino de Ciências Naturais, no currículo do Curso de Formação de Professores oferecido pela Escola Normal brasileira. Para isto foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental tendo como parâmetros a legislação específica, as matrizes curriculares e os programas de disciplinas, para uma compreensão das especificidades da área. Manifestações em prol da inclusão de disciplinas de Ciências Naturais no ensino Normal emergem no último quanto do século XIX, em meio à difusão do positivismo, darwinismo e materialismo. Em alguns currículos são citadas disciplinas como: Elementos de Cosmografia; Noções de Física, Química, História Natural; Elementos de Ciências Física e Naturais, e de Fisiologia e Higiene; Rudimentos de Física, Química, Botânica, Zoologia e Cosmografia e Higiene. Sem uma formação didático-pedagógica específica, os docentes eram profissionais que tinham profundos conhecimentos dos conteúdos da área. Por outro lado, as atividades experimentais demonstrativas foram introduzidas a partir do final do século XIX, em um ambiente de intensas e riquíssimas discussões dos ideais liberais e positivistas e de difusão das Ciências Naturais.  Palavras-Chave: Escola Normal. Ensino de Ciências Naturais. Formação de Professores.    ABSTRACT The main purpose of this article is to rescue historical aspects concerning to the implantation of the Natural Science teaching  in the curriculum of the Course offered by the  Normal brazilian School. It was realized for this a bibliographical and documents research based on specific  legislation as parameters, the curriculum matrices, disciplines and programs, to understanding the specifics of the area was conducted. Discussions demanding the inclusion of the teaching of Natural Science subjects in Normal School began in the last quarter of the XIX century, among the diffusion of positivism, Darwinism and materialism, Cosmography Elements; Physics; elementary Physics; Chemistry; Natural History; Elements of Natural and Physics Science; and the Physiology and Hygiene. Without specific didactic-pedagogic formation, docents were professionals that had a deep knowledge on the subjects of the area. On the other hand, the demonstatives experimental activities were introduced at the end of XIX century, when normal schools of the most important provinces acquired the called Cabinets of Physics, Chemistry and Natural History. The Normal School was transformed, at the of XIX century, in an environment of intense discussions of the liberal and positivists ideals and of diffusion of Naturals Sciences.   Keywords: Normal School. Natural Science teaching. Teacher formation.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/604
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/604/357
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.3, jul./set. 2014; 268-286
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.3, jul./set. 2014; 268-286
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944904842313728