Metodologia Ativa: uma Alternativa Motivacional de Aprendizagem em Cursos de Graduação / Hybrids Methodologies a Motivational Learning Alternative in Undergraduate Course

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pozo, Hamilton; Fatec Rubens Lara
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Soares, Washigton Luiz Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1965
Resumo: Este trabalho apresenta uma experiência pedagógica nas disciplinas de Introdução à logística, Gestão de Estoques e Gestão da Cadeia de Suprimentos em um curso de graduação. Seu objetivo foi o de verificar a validade do processo de aprendizagem e a interação dos alunos em um novo procedimento de aprendizagem com atividade educativa baseada em metodologias ativas, aplicada nas disciplinas acima mencionadas, no curso de graduação em Logística. O processo pode oferecer espaços formativos que potencializem o desenvolvimento da motivação intrínseca dos educandos, revelando forte aspectos ao desenvolvimento da autonomia desses alunos e, assim, caracterizar-se como alternativa viável para se colocar em prática essa metodologia. Foi aplicada, nas disciplinas indicadas, a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas. O resultado obtido aponta para o fato de as metodologias ativas serem viáveis ao método tradicional de ensino, mostrou ainda grande diferença em relação ao interesse, à motivação e ao desenvolvimento quanto à aprendizagem pelos alunos. Palavras-chave: Metodologias ativas. Aprendizagem Baseada em Problemas. Logística.  ABSTRACT This work presents a pedagogical experience in the disciplines of Introduction to Logistics, Inventory Management and Supply Chain Management. The objective was to verify the validity of the learning process and the interaction of the students in a new learning procedure with educational activity based on hybrids methodologies, applied in the disciplines mentioned above, in the course of graduation in Logistics. The process can offer formative spaces that potentiate the development intrinsic motivation of students, revealing strong aspects to the development autonomy and, thus, to characterize themselves as a viable alternative to put this methodology into practice. The methodology of Problem Based in Learning was applied in the indicated disciplines. The obtained result points to the fact that the active methodologies are viable to the traditional method of teaching, showed great difference in relation to the interest, the motivation and the development regarding the students' learning. Keywords: Hybrids methodologies. Problem-Based Learning. Logistics.
id FSA-3_57a7e71103f89578abf46c2ad165ee53
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1965
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Metodologia Ativa: uma Alternativa Motivacional de Aprendizagem em Cursos de Graduação / Hybrids Methodologies a Motivational Learning Alternative in Undergraduate CourseEste trabalho apresenta uma experiência pedagógica nas disciplinas de Introdução à logística, Gestão de Estoques e Gestão da Cadeia de Suprimentos em um curso de graduação. Seu objetivo foi o de verificar a validade do processo de aprendizagem e a interação dos alunos em um novo procedimento de aprendizagem com atividade educativa baseada em metodologias ativas, aplicada nas disciplinas acima mencionadas, no curso de graduação em Logística. O processo pode oferecer espaços formativos que potencializem o desenvolvimento da motivação intrínseca dos educandos, revelando forte aspectos ao desenvolvimento da autonomia desses alunos e, assim, caracterizar-se como alternativa viável para se colocar em prática essa metodologia. Foi aplicada, nas disciplinas indicadas, a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas. O resultado obtido aponta para o fato de as metodologias ativas serem viáveis ao método tradicional de ensino, mostrou ainda grande diferença em relação ao interesse, à motivação e ao desenvolvimento quanto à aprendizagem pelos alunos. Palavras-chave: Metodologias ativas. Aprendizagem Baseada em Problemas. Logística.  ABSTRACT This work presents a pedagogical experience in the disciplines of Introduction to Logistics, Inventory Management and Supply Chain Management. The objective was to verify the validity of the learning process and the interaction of the students in a new learning procedure with educational activity based on hybrids methodologies, applied in the disciplines mentioned above, in the course of graduation in Logistics. The process can offer formative spaces that potentiate the development intrinsic motivation of students, revealing strong aspects to the development autonomy and, thus, to characterize themselves as a viable alternative to put this methodology into practice. The methodology of Problem Based in Learning was applied in the indicated disciplines. The obtained result points to the fact that the active methodologies are viable to the traditional method of teaching, showed great difference in relation to the interest, the motivation and the development regarding the students' learning. Keywords: Hybrids methodologies. Problem-Based Learning. Logistics.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Pozo, Hamilton; Fatec Rubens LaraSoares, Washigton Luiz Pereira2020-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/196510.12819/2020.17.2.6Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 2, fev. 2020; 94-121Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 2, fev. 2020; 94-1212317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1965/491492140http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1965/491492141http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1965/491492142http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1965/1211Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-03T13:50:27Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1965Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-02-03T13:50:27Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia Ativa: uma Alternativa Motivacional de Aprendizagem em Cursos de Graduação / Hybrids Methodologies a Motivational Learning Alternative in Undergraduate Course
title Metodologia Ativa: uma Alternativa Motivacional de Aprendizagem em Cursos de Graduação / Hybrids Methodologies a Motivational Learning Alternative in Undergraduate Course
spellingShingle Metodologia Ativa: uma Alternativa Motivacional de Aprendizagem em Cursos de Graduação / Hybrids Methodologies a Motivational Learning Alternative in Undergraduate Course
Pozo, Hamilton; Fatec Rubens Lara
title_short Metodologia Ativa: uma Alternativa Motivacional de Aprendizagem em Cursos de Graduação / Hybrids Methodologies a Motivational Learning Alternative in Undergraduate Course
title_full Metodologia Ativa: uma Alternativa Motivacional de Aprendizagem em Cursos de Graduação / Hybrids Methodologies a Motivational Learning Alternative in Undergraduate Course
title_fullStr Metodologia Ativa: uma Alternativa Motivacional de Aprendizagem em Cursos de Graduação / Hybrids Methodologies a Motivational Learning Alternative in Undergraduate Course
title_full_unstemmed Metodologia Ativa: uma Alternativa Motivacional de Aprendizagem em Cursos de Graduação / Hybrids Methodologies a Motivational Learning Alternative in Undergraduate Course
title_sort Metodologia Ativa: uma Alternativa Motivacional de Aprendizagem em Cursos de Graduação / Hybrids Methodologies a Motivational Learning Alternative in Undergraduate Course
author Pozo, Hamilton; Fatec Rubens Lara
author_facet Pozo, Hamilton; Fatec Rubens Lara
Soares, Washigton Luiz Pereira
author_role author
author2 Soares, Washigton Luiz Pereira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pozo, Hamilton; Fatec Rubens Lara
Soares, Washigton Luiz Pereira
dc.subject.none.fl_str_mv
description Este trabalho apresenta uma experiência pedagógica nas disciplinas de Introdução à logística, Gestão de Estoques e Gestão da Cadeia de Suprimentos em um curso de graduação. Seu objetivo foi o de verificar a validade do processo de aprendizagem e a interação dos alunos em um novo procedimento de aprendizagem com atividade educativa baseada em metodologias ativas, aplicada nas disciplinas acima mencionadas, no curso de graduação em Logística. O processo pode oferecer espaços formativos que potencializem o desenvolvimento da motivação intrínseca dos educandos, revelando forte aspectos ao desenvolvimento da autonomia desses alunos e, assim, caracterizar-se como alternativa viável para se colocar em prática essa metodologia. Foi aplicada, nas disciplinas indicadas, a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas. O resultado obtido aponta para o fato de as metodologias ativas serem viáveis ao método tradicional de ensino, mostrou ainda grande diferença em relação ao interesse, à motivação e ao desenvolvimento quanto à aprendizagem pelos alunos. Palavras-chave: Metodologias ativas. Aprendizagem Baseada em Problemas. Logística.  ABSTRACT This work presents a pedagogical experience in the disciplines of Introduction to Logistics, Inventory Management and Supply Chain Management. The objective was to verify the validity of the learning process and the interaction of the students in a new learning procedure with educational activity based on hybrids methodologies, applied in the disciplines mentioned above, in the course of graduation in Logistics. The process can offer formative spaces that potentiate the development intrinsic motivation of students, revealing strong aspects to the development autonomy and, thus, to characterize themselves as a viable alternative to put this methodology into practice. The methodology of Problem Based in Learning was applied in the indicated disciplines. The obtained result points to the fact that the active methodologies are viable to the traditional method of teaching, showed great difference in relation to the interest, the motivation and the development regarding the students' learning. Keywords: Hybrids methodologies. Problem-Based Learning. Logistics.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1965
10.12819/2020.17.2.6
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1965
identifier_str_mv 10.12819/2020.17.2.6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1965/491492140
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1965/491492141
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1965/491492142
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1965/1211
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 2, fev. 2020; 94-121
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 2, fev. 2020; 94-121
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944911191441408