Metodologia Ativa: uma Alternativa Motivacional de Aprendizagem em Cursos de Graduação / Hybrids Methodologies a Motivational Learning Alternative in Undergraduate Course
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1965 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma experiência pedagógica nas disciplinas de Introdução à logística, Gestão de Estoques e Gestão da Cadeia de Suprimentos em um curso de graduação. Seu objetivo foi o de verificar a validade do processo de aprendizagem e a interação dos alunos em um novo procedimento de aprendizagem com atividade educativa baseada em metodologias ativas, aplicada nas disciplinas acima mencionadas, no curso de graduação em Logística. O processo pode oferecer espaços formativos que potencializem o desenvolvimento da motivação intrínseca dos educandos, revelando forte aspectos ao desenvolvimento da autonomia desses alunos e, assim, caracterizar-se como alternativa viável para se colocar em prática essa metodologia. Foi aplicada, nas disciplinas indicadas, a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas. O resultado obtido aponta para o fato de as metodologias ativas serem viáveis ao método tradicional de ensino, mostrou ainda grande diferença em relação ao interesse, à motivação e ao desenvolvimento quanto à aprendizagem pelos alunos. Palavras-chave: Metodologias ativas. Aprendizagem Baseada em Problemas. Logística. ABSTRACT This work presents a pedagogical experience in the disciplines of Introduction to Logistics, Inventory Management and Supply Chain Management. The objective was to verify the validity of the learning process and the interaction of the students in a new learning procedure with educational activity based on hybrids methodologies, applied in the disciplines mentioned above, in the course of graduation in Logistics. The process can offer formative spaces that potentiate the development intrinsic motivation of students, revealing strong aspects to the development autonomy and, thus, to characterize themselves as a viable alternative to put this methodology into practice. The methodology of Problem Based in Learning was applied in the indicated disciplines. The obtained result points to the fact that the active methodologies are viable to the traditional method of teaching, showed great difference in relation to the interest, the motivation and the development regarding the students' learning. Keywords: Hybrids methodologies. Problem-Based Learning. Logistics. |
id |
FSA-3_57a7e71103f89578abf46c2ad165ee53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1965 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologia Ativa: uma Alternativa Motivacional de Aprendizagem em Cursos de Graduação / Hybrids Methodologies a Motivational Learning Alternative in Undergraduate CourseEste trabalho apresenta uma experiência pedagógica nas disciplinas de Introdução à logística, Gestão de Estoques e Gestão da Cadeia de Suprimentos em um curso de graduação. Seu objetivo foi o de verificar a validade do processo de aprendizagem e a interação dos alunos em um novo procedimento de aprendizagem com atividade educativa baseada em metodologias ativas, aplicada nas disciplinas acima mencionadas, no curso de graduação em Logística. O processo pode oferecer espaços formativos que potencializem o desenvolvimento da motivação intrínseca dos educandos, revelando forte aspectos ao desenvolvimento da autonomia desses alunos e, assim, caracterizar-se como alternativa viável para se colocar em prática essa metodologia. Foi aplicada, nas disciplinas indicadas, a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas. O resultado obtido aponta para o fato de as metodologias ativas serem viáveis ao método tradicional de ensino, mostrou ainda grande diferença em relação ao interesse, à motivação e ao desenvolvimento quanto à aprendizagem pelos alunos. Palavras-chave: Metodologias ativas. Aprendizagem Baseada em Problemas. Logística. ABSTRACT This work presents a pedagogical experience in the disciplines of Introduction to Logistics, Inventory Management and Supply Chain Management. The objective was to verify the validity of the learning process and the interaction of the students in a new learning procedure with educational activity based on hybrids methodologies, applied in the disciplines mentioned above, in the course of graduation in Logistics. The process can offer formative spaces that potentiate the development intrinsic motivation of students, revealing strong aspects to the development autonomy and, thus, to characterize themselves as a viable alternative to put this methodology into practice. The methodology of Problem Based in Learning was applied in the indicated disciplines. The obtained result points to the fact that the active methodologies are viable to the traditional method of teaching, showed great difference in relation to the interest, the motivation and the development regarding the students' learning. Keywords: Hybrids methodologies. Problem-Based Learning. Logistics.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Pozo, Hamilton; Fatec Rubens LaraSoares, Washigton Luiz Pereira2020-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/196510.12819/2020.17.2.6Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 2, fev. 2020; 94-121Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 2, fev. 2020; 94-1212317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1965/491492140http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1965/491492141http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1965/491492142http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1965/1211Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-03T13:50:27Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1965Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-02-03T13:50:27Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia Ativa: uma Alternativa Motivacional de Aprendizagem em Cursos de Graduação / Hybrids Methodologies a Motivational Learning Alternative in Undergraduate Course |
title |
Metodologia Ativa: uma Alternativa Motivacional de Aprendizagem em Cursos de Graduação / Hybrids Methodologies a Motivational Learning Alternative in Undergraduate Course |
spellingShingle |
Metodologia Ativa: uma Alternativa Motivacional de Aprendizagem em Cursos de Graduação / Hybrids Methodologies a Motivational Learning Alternative in Undergraduate Course Pozo, Hamilton; Fatec Rubens Lara |
title_short |
Metodologia Ativa: uma Alternativa Motivacional de Aprendizagem em Cursos de Graduação / Hybrids Methodologies a Motivational Learning Alternative in Undergraduate Course |
title_full |
Metodologia Ativa: uma Alternativa Motivacional de Aprendizagem em Cursos de Graduação / Hybrids Methodologies a Motivational Learning Alternative in Undergraduate Course |
title_fullStr |
Metodologia Ativa: uma Alternativa Motivacional de Aprendizagem em Cursos de Graduação / Hybrids Methodologies a Motivational Learning Alternative in Undergraduate Course |
title_full_unstemmed |
Metodologia Ativa: uma Alternativa Motivacional de Aprendizagem em Cursos de Graduação / Hybrids Methodologies a Motivational Learning Alternative in Undergraduate Course |
title_sort |
Metodologia Ativa: uma Alternativa Motivacional de Aprendizagem em Cursos de Graduação / Hybrids Methodologies a Motivational Learning Alternative in Undergraduate Course |
author |
Pozo, Hamilton; Fatec Rubens Lara |
author_facet |
Pozo, Hamilton; Fatec Rubens Lara Soares, Washigton Luiz Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Washigton Luiz Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pozo, Hamilton; Fatec Rubens Lara Soares, Washigton Luiz Pereira |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este trabalho apresenta uma experiência pedagógica nas disciplinas de Introdução à logística, Gestão de Estoques e Gestão da Cadeia de Suprimentos em um curso de graduação. Seu objetivo foi o de verificar a validade do processo de aprendizagem e a interação dos alunos em um novo procedimento de aprendizagem com atividade educativa baseada em metodologias ativas, aplicada nas disciplinas acima mencionadas, no curso de graduação em Logística. O processo pode oferecer espaços formativos que potencializem o desenvolvimento da motivação intrínseca dos educandos, revelando forte aspectos ao desenvolvimento da autonomia desses alunos e, assim, caracterizar-se como alternativa viável para se colocar em prática essa metodologia. Foi aplicada, nas disciplinas indicadas, a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas. O resultado obtido aponta para o fato de as metodologias ativas serem viáveis ao método tradicional de ensino, mostrou ainda grande diferença em relação ao interesse, à motivação e ao desenvolvimento quanto à aprendizagem pelos alunos. Palavras-chave: Metodologias ativas. Aprendizagem Baseada em Problemas. Logística. ABSTRACT This work presents a pedagogical experience in the disciplines of Introduction to Logistics, Inventory Management and Supply Chain Management. The objective was to verify the validity of the learning process and the interaction of the students in a new learning procedure with educational activity based on hybrids methodologies, applied in the disciplines mentioned above, in the course of graduation in Logistics. The process can offer formative spaces that potentiate the development intrinsic motivation of students, revealing strong aspects to the development autonomy and, thus, to characterize themselves as a viable alternative to put this methodology into practice. The methodology of Problem Based in Learning was applied in the indicated disciplines. The obtained result points to the fact that the active methodologies are viable to the traditional method of teaching, showed great difference in relation to the interest, the motivation and the development regarding the students' learning. Keywords: Hybrids methodologies. Problem-Based Learning. Logistics. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1965 10.12819/2020.17.2.6 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1965 |
identifier_str_mv |
10.12819/2020.17.2.6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1965/491492140 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1965/491492141 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1965/491492142 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1965/1211 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 2, fev. 2020; 94-121 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 2, fev. 2020; 94-121 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944911191441408 |