Formação e Identidade Docente na Educação Física: Pesquisas nas “Escolas das Águas” / Training and Teaching Identity in Physical Education: Research in “Water of Schools”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2458 |
Resumo: | Este artigo é uma pesquisa qualitativa, tipo estado do conhecimento, que buscou analisar investigações que se intitulam dentro da área de conhecimento da identidade, formação docente, professores de Educação Física e escola do campo. A justificativa da escolha da última área se deu a partir do princípio de que as “Escolas das Águas” são consideradas escolas do campo. As discussões dos textos foram realizadas por intermédio da pesquisa bibliográfica exploratória, em artigos, teses e dissertações, com recorte temporal de 2010-2020. As buscas foram realizadas nos bancos de dados dos Periódicos CAPES, Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e GT 08 (Formação de professores) da ANPEd. Após aplicados os critérios de inclusão/exclusão, foi selecionada apenas uma dissertação do Catálogo de Teses e Dissertações CAPES. Baseado na escassez de trabalhos sobre o tema, considera-se necessário potencializar as produções acadêmicas que envolvam a temática em questão, sobretudo diante da carência de estudos na área. Palavras-chave: Formação de Professores. Identidade Docente. Escolas das Águas. Abstract: This article is a qualitative research, type state of knowledge, which sought to analyze investigations that are titled within the area of knowledge of identity, teacher training, physical education teachers and rural schools. The justification for choosing the last area was based on the principle that the “Water Schools” are considered rural schools. The discussions of the texts were carried out through exploratory bibliographic research, in articles, theses and dissertations, with a time frame of 2010-2020. The searches were carried out in the databases of CAPES Periodicals, CAPES Theses and Dissertations Catalog, Scientific Electronic Library Online (SciELO) and GT 08 (Teacher Training) of ANPEd. After applying the inclusion/exclusion criteria, only one dissertation from the CAPES Theses and Dissertations Catalog was selected. Based on the scarcity of works on the subject, it is considered necessary to enhance academic productions that involve the subject in question, especially given the lack of studies in the area. Keywords: Teacher training. Teaching Identity. Water of Schools. |
id |
FSA-3_58f003347e1ca541f8045cfc711b99a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2458 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação e Identidade Docente na Educação Física: Pesquisas nas “Escolas das Águas” / Training and Teaching Identity in Physical Education: Research in “Water of Schools”EducaçãoEste artigo é uma pesquisa qualitativa, tipo estado do conhecimento, que buscou analisar investigações que se intitulam dentro da área de conhecimento da identidade, formação docente, professores de Educação Física e escola do campo. A justificativa da escolha da última área se deu a partir do princípio de que as “Escolas das Águas” são consideradas escolas do campo. As discussões dos textos foram realizadas por intermédio da pesquisa bibliográfica exploratória, em artigos, teses e dissertações, com recorte temporal de 2010-2020. As buscas foram realizadas nos bancos de dados dos Periódicos CAPES, Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e GT 08 (Formação de professores) da ANPEd. Após aplicados os critérios de inclusão/exclusão, foi selecionada apenas uma dissertação do Catálogo de Teses e Dissertações CAPES. Baseado na escassez de trabalhos sobre o tema, considera-se necessário potencializar as produções acadêmicas que envolvam a temática em questão, sobretudo diante da carência de estudos na área. Palavras-chave: Formação de Professores. Identidade Docente. Escolas das Águas. Abstract: This article is a qualitative research, type state of knowledge, which sought to analyze investigations that are titled within the area of knowledge of identity, teacher training, physical education teachers and rural schools. The justification for choosing the last area was based on the principle that the “Water Schools” are considered rural schools. The discussions of the texts were carried out through exploratory bibliographic research, in articles, theses and dissertations, with a time frame of 2010-2020. The searches were carried out in the databases of CAPES Periodicals, CAPES Theses and Dissertations Catalog, Scientific Electronic Library Online (SciELO) and GT 08 (Teacher Training) of ANPEd. After applying the inclusion/exclusion criteria, only one dissertation from the CAPES Theses and Dissertations Catalog was selected. Based on the scarcity of works on the subject, it is considered necessary to enhance academic productions that involve the subject in question, especially given the lack of studies in the area. Keywords: Teacher training. Teaching Identity. Water of Schools. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Agradecimentos ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Identidade e Formação de Educadores - GRIFERoman, Andreza Sumára Gomes dos Santos; Universidade Federal do Mato Grosso do SulRizzo, Deyvid Tenner de Souza; Universidade Federal da Grande DouradosZaim-de-Melo, Rogério; Universidade Federal do Mato Grosso do SulNeira, Marcos Garcia; Universidade de São PauloGolin, Carlo Henrique; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul2022-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/245810.12819/2022.19.6.6Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.6, jun. 2022; 109-125Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.6, jun. 2022; 109-1252317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2458/491493288http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2458/491493289http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2458/491493290http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2458/1851http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2458/1852Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-21T18:57:45Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2458Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-06-21T18:57:45Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação e Identidade Docente na Educação Física: Pesquisas nas “Escolas das Águas” / Training and Teaching Identity in Physical Education: Research in “Water of Schools” |
title |
Formação e Identidade Docente na Educação Física: Pesquisas nas “Escolas das Águas” / Training and Teaching Identity in Physical Education: Research in “Water of Schools” |
spellingShingle |
Formação e Identidade Docente na Educação Física: Pesquisas nas “Escolas das Águas” / Training and Teaching Identity in Physical Education: Research in “Water of Schools” Roman, Andreza Sumára Gomes dos Santos; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Educação |
title_short |
Formação e Identidade Docente na Educação Física: Pesquisas nas “Escolas das Águas” / Training and Teaching Identity in Physical Education: Research in “Water of Schools” |
title_full |
Formação e Identidade Docente na Educação Física: Pesquisas nas “Escolas das Águas” / Training and Teaching Identity in Physical Education: Research in “Water of Schools” |
title_fullStr |
Formação e Identidade Docente na Educação Física: Pesquisas nas “Escolas das Águas” / Training and Teaching Identity in Physical Education: Research in “Water of Schools” |
title_full_unstemmed |
Formação e Identidade Docente na Educação Física: Pesquisas nas “Escolas das Águas” / Training and Teaching Identity in Physical Education: Research in “Water of Schools” |
title_sort |
Formação e Identidade Docente na Educação Física: Pesquisas nas “Escolas das Águas” / Training and Teaching Identity in Physical Education: Research in “Water of Schools” |
author |
Roman, Andreza Sumára Gomes dos Santos; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul |
author_facet |
Roman, Andreza Sumára Gomes dos Santos; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Rizzo, Deyvid Tenner de Souza; Universidade Federal da Grande Dourados Zaim-de-Melo, Rogério; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Neira, Marcos Garcia; Universidade de São Paulo Golin, Carlo Henrique; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
author_role |
author |
author2 |
Rizzo, Deyvid Tenner de Souza; Universidade Federal da Grande Dourados Zaim-de-Melo, Rogério; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Neira, Marcos Garcia; Universidade de São Paulo Golin, Carlo Henrique; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Agradecimentos ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Identidade e Formação de Educadores - GRIFE |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roman, Andreza Sumára Gomes dos Santos; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Rizzo, Deyvid Tenner de Souza; Universidade Federal da Grande Dourados Zaim-de-Melo, Rogério; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Neira, Marcos Garcia; Universidade de São Paulo Golin, Carlo Henrique; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação |
description |
Este artigo é uma pesquisa qualitativa, tipo estado do conhecimento, que buscou analisar investigações que se intitulam dentro da área de conhecimento da identidade, formação docente, professores de Educação Física e escola do campo. A justificativa da escolha da última área se deu a partir do princípio de que as “Escolas das Águas” são consideradas escolas do campo. As discussões dos textos foram realizadas por intermédio da pesquisa bibliográfica exploratória, em artigos, teses e dissertações, com recorte temporal de 2010-2020. As buscas foram realizadas nos bancos de dados dos Periódicos CAPES, Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e GT 08 (Formação de professores) da ANPEd. Após aplicados os critérios de inclusão/exclusão, foi selecionada apenas uma dissertação do Catálogo de Teses e Dissertações CAPES. Baseado na escassez de trabalhos sobre o tema, considera-se necessário potencializar as produções acadêmicas que envolvam a temática em questão, sobretudo diante da carência de estudos na área. Palavras-chave: Formação de Professores. Identidade Docente. Escolas das Águas. Abstract: This article is a qualitative research, type state of knowledge, which sought to analyze investigations that are titled within the area of knowledge of identity, teacher training, physical education teachers and rural schools. The justification for choosing the last area was based on the principle that the “Water Schools” are considered rural schools. The discussions of the texts were carried out through exploratory bibliographic research, in articles, theses and dissertations, with a time frame of 2010-2020. The searches were carried out in the databases of CAPES Periodicals, CAPES Theses and Dissertations Catalog, Scientific Electronic Library Online (SciELO) and GT 08 (Teacher Training) of ANPEd. After applying the inclusion/exclusion criteria, only one dissertation from the CAPES Theses and Dissertations Catalog was selected. Based on the scarcity of works on the subject, it is considered necessary to enhance academic productions that involve the subject in question, especially given the lack of studies in the area. Keywords: Teacher training. Teaching Identity. Water of Schools. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2458 10.12819/2022.19.6.6 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2458 |
identifier_str_mv |
10.12819/2022.19.6.6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2458/491493288 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2458/491493289 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2458/491493290 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2458/1851 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2458/1852 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.6, jun. 2022; 109-125 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.6, jun. 2022; 109-125 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944908234457088 |