Formação e Identidade Docente na Educação Física: Pesquisas nas “Escolas das Águas” / Training and Teaching Identity in Physical Education: Research in “Water of Schools”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roman, Andreza Sumára Gomes dos Santos; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rizzo, Deyvid Tenner de Souza; Universidade Federal da Grande Dourados, Zaim-de-Melo, Rogério; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Neira, Marcos Garcia; Universidade de São Paulo, Golin, Carlo Henrique; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2458
Resumo: Este artigo é uma pesquisa qualitativa, tipo estado do conhecimento, que buscou analisar investigações que se intitulam dentro da área de conhecimento da identidade, formação docente, professores de Educação Física e escola do campo. A justificativa da escolha da última área se deu a partir do princípio de que as “Escolas das Águas” são consideradas escolas do campo. As discussões dos textos foram realizadas por intermédio da pesquisa bibliográfica exploratória, em artigos, teses e dissertações, com recorte temporal de 2010-2020. As buscas foram realizadas nos bancos de dados dos Periódicos CAPES, Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e GT 08 (Formação de professores) da ANPEd. Após aplicados os critérios de inclusão/exclusão, foi selecionada apenas uma dissertação do Catálogo de Teses e Dissertações CAPES. Baseado na escassez de trabalhos sobre o tema, considera-se necessário potencializar as produções acadêmicas que envolvam a temática em questão, sobretudo diante da carência de estudos na área. Palavras-chave: Formação de Professores. Identidade Docente. Escolas das Águas. Abstract: This article is a qualitative research, type state of knowledge, which sought to analyze investigations that are titled within the area of knowledge of identity, teacher training, physical education teachers and rural schools. The justification for choosing the last area was based on the principle that the “Water Schools” are considered rural schools. The discussions of the texts were carried out through exploratory bibliographic research, in articles, theses and dissertations, with a time frame of 2010-2020. The searches were carried out in the databases of CAPES Periodicals, CAPES Theses and Dissertations Catalog, Scientific Electronic Library Online (SciELO) and GT 08 (Teacher Training) of ANPEd. After applying the inclusion/exclusion criteria, only one dissertation from the CAPES Theses and Dissertations Catalog was selected. Based on the scarcity of works on the subject, it is considered necessary to enhance academic productions that involve the subject in question, especially given the lack of studies in the area. Keywords: Teacher training. Teaching Identity. Water of Schools.   
id FSA-3_58f003347e1ca541f8045cfc711b99a6
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2458
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Formação e Identidade Docente na Educação Física: Pesquisas nas “Escolas das Águas” / Training and Teaching Identity in Physical Education: Research in “Water of Schools”EducaçãoEste artigo é uma pesquisa qualitativa, tipo estado do conhecimento, que buscou analisar investigações que se intitulam dentro da área de conhecimento da identidade, formação docente, professores de Educação Física e escola do campo. A justificativa da escolha da última área se deu a partir do princípio de que as “Escolas das Águas” são consideradas escolas do campo. As discussões dos textos foram realizadas por intermédio da pesquisa bibliográfica exploratória, em artigos, teses e dissertações, com recorte temporal de 2010-2020. As buscas foram realizadas nos bancos de dados dos Periódicos CAPES, Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e GT 08 (Formação de professores) da ANPEd. Após aplicados os critérios de inclusão/exclusão, foi selecionada apenas uma dissertação do Catálogo de Teses e Dissertações CAPES. Baseado na escassez de trabalhos sobre o tema, considera-se necessário potencializar as produções acadêmicas que envolvam a temática em questão, sobretudo diante da carência de estudos na área. Palavras-chave: Formação de Professores. Identidade Docente. Escolas das Águas. Abstract: This article is a qualitative research, type state of knowledge, which sought to analyze investigations that are titled within the area of knowledge of identity, teacher training, physical education teachers and rural schools. The justification for choosing the last area was based on the principle that the “Water Schools” are considered rural schools. The discussions of the texts were carried out through exploratory bibliographic research, in articles, theses and dissertations, with a time frame of 2010-2020. The searches were carried out in the databases of CAPES Periodicals, CAPES Theses and Dissertations Catalog, Scientific Electronic Library Online (SciELO) and GT 08 (Teacher Training) of ANPEd. After applying the inclusion/exclusion criteria, only one dissertation from the CAPES Theses and Dissertations Catalog was selected. Based on the scarcity of works on the subject, it is considered necessary to enhance academic productions that involve the subject in question, especially given the lack of studies in the area. Keywords: Teacher training. Teaching Identity. Water of Schools.   Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Agradecimentos ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Identidade e Formação de Educadores - GRIFERoman, Andreza Sumára Gomes dos Santos; Universidade Federal do Mato Grosso do SulRizzo, Deyvid Tenner de Souza; Universidade Federal da Grande DouradosZaim-de-Melo, Rogério; Universidade Federal do Mato Grosso do SulNeira, Marcos Garcia; Universidade de São PauloGolin, Carlo Henrique; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul2022-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/245810.12819/2022.19.6.6Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.6, jun. 2022; 109-125Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.6, jun. 2022; 109-1252317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2458/491493288http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2458/491493289http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2458/491493290http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2458/1851http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2458/1852Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-21T18:57:45Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2458Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-06-21T18:57:45Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação e Identidade Docente na Educação Física: Pesquisas nas “Escolas das Águas” / Training and Teaching Identity in Physical Education: Research in “Water of Schools”
title Formação e Identidade Docente na Educação Física: Pesquisas nas “Escolas das Águas” / Training and Teaching Identity in Physical Education: Research in “Water of Schools”
spellingShingle Formação e Identidade Docente na Educação Física: Pesquisas nas “Escolas das Águas” / Training and Teaching Identity in Physical Education: Research in “Water of Schools”
Roman, Andreza Sumára Gomes dos Santos; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Educação
title_short Formação e Identidade Docente na Educação Física: Pesquisas nas “Escolas das Águas” / Training and Teaching Identity in Physical Education: Research in “Water of Schools”
title_full Formação e Identidade Docente na Educação Física: Pesquisas nas “Escolas das Águas” / Training and Teaching Identity in Physical Education: Research in “Water of Schools”
title_fullStr Formação e Identidade Docente na Educação Física: Pesquisas nas “Escolas das Águas” / Training and Teaching Identity in Physical Education: Research in “Water of Schools”
title_full_unstemmed Formação e Identidade Docente na Educação Física: Pesquisas nas “Escolas das Águas” / Training and Teaching Identity in Physical Education: Research in “Water of Schools”
title_sort Formação e Identidade Docente na Educação Física: Pesquisas nas “Escolas das Águas” / Training and Teaching Identity in Physical Education: Research in “Water of Schools”
author Roman, Andreza Sumára Gomes dos Santos; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
author_facet Roman, Andreza Sumára Gomes dos Santos; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Rizzo, Deyvid Tenner de Souza; Universidade Federal da Grande Dourados
Zaim-de-Melo, Rogério; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Neira, Marcos Garcia; Universidade de São Paulo
Golin, Carlo Henrique; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
author_role author
author2 Rizzo, Deyvid Tenner de Souza; Universidade Federal da Grande Dourados
Zaim-de-Melo, Rogério; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Neira, Marcos Garcia; Universidade de São Paulo
Golin, Carlo Henrique; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Agradecimentos ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Identidade e Formação de Educadores - GRIFE
dc.contributor.author.fl_str_mv Roman, Andreza Sumára Gomes dos Santos; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Rizzo, Deyvid Tenner de Souza; Universidade Federal da Grande Dourados
Zaim-de-Melo, Rogério; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Neira, Marcos Garcia; Universidade de São Paulo
Golin, Carlo Henrique; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description Este artigo é uma pesquisa qualitativa, tipo estado do conhecimento, que buscou analisar investigações que se intitulam dentro da área de conhecimento da identidade, formação docente, professores de Educação Física e escola do campo. A justificativa da escolha da última área se deu a partir do princípio de que as “Escolas das Águas” são consideradas escolas do campo. As discussões dos textos foram realizadas por intermédio da pesquisa bibliográfica exploratória, em artigos, teses e dissertações, com recorte temporal de 2010-2020. As buscas foram realizadas nos bancos de dados dos Periódicos CAPES, Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e GT 08 (Formação de professores) da ANPEd. Após aplicados os critérios de inclusão/exclusão, foi selecionada apenas uma dissertação do Catálogo de Teses e Dissertações CAPES. Baseado na escassez de trabalhos sobre o tema, considera-se necessário potencializar as produções acadêmicas que envolvam a temática em questão, sobretudo diante da carência de estudos na área. Palavras-chave: Formação de Professores. Identidade Docente. Escolas das Águas. Abstract: This article is a qualitative research, type state of knowledge, which sought to analyze investigations that are titled within the area of knowledge of identity, teacher training, physical education teachers and rural schools. The justification for choosing the last area was based on the principle that the “Water Schools” are considered rural schools. The discussions of the texts were carried out through exploratory bibliographic research, in articles, theses and dissertations, with a time frame of 2010-2020. The searches were carried out in the databases of CAPES Periodicals, CAPES Theses and Dissertations Catalog, Scientific Electronic Library Online (SciELO) and GT 08 (Teacher Training) of ANPEd. After applying the inclusion/exclusion criteria, only one dissertation from the CAPES Theses and Dissertations Catalog was selected. Based on the scarcity of works on the subject, it is considered necessary to enhance academic productions that involve the subject in question, especially given the lack of studies in the area. Keywords: Teacher training. Teaching Identity. Water of Schools.   
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-06
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2458
10.12819/2022.19.6.6
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2458
identifier_str_mv 10.12819/2022.19.6.6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2458/491493288
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2458/491493289
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2458/491493290
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2458/1851
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2458/1852
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.6, jun. 2022; 109-125
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.6, jun. 2022; 109-125
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944908234457088