Evidências da Construção do Mercado de Escolas Inovadoras no Brasil / Evidence of the Marketing Making of Innovative Schools in Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Thiago Gomes de; Escola Hub; Fundação Dom Cabral.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Abreu, Júlia Helena Mila Santos Vital; Escola Hub
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2206
Resumo: Os Estudos de Mercado Construtivistas entendem mercados como fenômenos plásticos, dinâmicos e que se constituem a partir das interações e práticas entre seus atores, humanos e não humanos. Através desta perspectiva teórica, este trabalho procurou investigar a construção do mercado de escolas inovadoras no Brasil. Para isso, foi realizada pesquisa documental e utilizada técnica de análise de conteúdo. Os resultados permitiram que fossem encontradas três categorias de evidências: 1) Evidências de Atores; 2) Evidências de Dispositivos; 3) Evidências de Práticas. O artigo também apresenta uma discussão sobre as oportunidades de desenvolvimento teórico que o mercado de escolas inovadoras pode oferecer para os Estudos de Mercado Construtivistas, uma vez que se trata de um mercado que vive o início de sua formação. Palavras-chave: Estudos de Mercado Construtivistas. Escolas Inovadoras. Construção de Mercados. ABSTRACT Constructivist Market Studies understand markets as plastic and dynamic phenomena that are constituted from the interactions and practices between its actors, human and non-human. Through this theoretical perspective, this work sought to investigate the Market making of the innovative schools in Brazil. Documental research was carried out and content analysis technique was used. The results allowed three categories of evidence to be found: 1) Evidence of Actors; 2) Evidence of Devices; 3) Evidence of Practices. The article also presents a discussion on the opportunities for theoretical development that the market for innovative schools can offer for Constructivist Market Studies, since it is a market that is experiencing the beginning of its formation. Keywords: Constructivist Market Studies. Innovative Schools. Market Making.
id FSA-3_5ae0d91b5e2de21f70a10567f8260cbb
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2206
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Evidências da Construção do Mercado de Escolas Inovadoras no Brasil / Evidence of the Marketing Making of Innovative Schools in BrazilAdministração; Marketing; Construção de MercadosOs Estudos de Mercado Construtivistas entendem mercados como fenômenos plásticos, dinâmicos e que se constituem a partir das interações e práticas entre seus atores, humanos e não humanos. Através desta perspectiva teórica, este trabalho procurou investigar a construção do mercado de escolas inovadoras no Brasil. Para isso, foi realizada pesquisa documental e utilizada técnica de análise de conteúdo. Os resultados permitiram que fossem encontradas três categorias de evidências: 1) Evidências de Atores; 2) Evidências de Dispositivos; 3) Evidências de Práticas. O artigo também apresenta uma discussão sobre as oportunidades de desenvolvimento teórico que o mercado de escolas inovadoras pode oferecer para os Estudos de Mercado Construtivistas, uma vez que se trata de um mercado que vive o início de sua formação. Palavras-chave: Estudos de Mercado Construtivistas. Escolas Inovadoras. Construção de Mercados. ABSTRACT Constructivist Market Studies understand markets as plastic and dynamic phenomena that are constituted from the interactions and practices between its actors, human and non-human. Through this theoretical perspective, this work sought to investigate the Market making of the innovative schools in Brazil. Documental research was carried out and content analysis technique was used. The results allowed three categories of evidence to be found: 1) Evidence of Actors; 2) Evidence of Devices; 3) Evidence of Practices. The article also presents a discussion on the opportunities for theoretical development that the market for innovative schools can offer for Constructivist Market Studies, since it is a market that is experiencing the beginning of its formation. Keywords: Constructivist Market Studies. Innovative Schools. Market Making.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Almeida, Thiago Gomes de; Escola Hub; Fundação Dom Cabral.Abreu, Júlia Helena Mila Santos Vital; Escola Hub2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/220610.12819/2020.17.12.11Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 12, dez. 2020; 215-238Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 12, dez. 2020; 215-2382317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2206/491492586http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2206/491492587http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2206/491492588http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2206/1528http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2206/1529Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-08T15:37:04Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2206Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2021-01-08T15:37:04Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Evidências da Construção do Mercado de Escolas Inovadoras no Brasil / Evidence of the Marketing Making of Innovative Schools in Brazil
title Evidências da Construção do Mercado de Escolas Inovadoras no Brasil / Evidence of the Marketing Making of Innovative Schools in Brazil
spellingShingle Evidências da Construção do Mercado de Escolas Inovadoras no Brasil / Evidence of the Marketing Making of Innovative Schools in Brazil
Almeida, Thiago Gomes de; Escola Hub; Fundação Dom Cabral.
Administração; Marketing; Construção de Mercados
title_short Evidências da Construção do Mercado de Escolas Inovadoras no Brasil / Evidence of the Marketing Making of Innovative Schools in Brazil
title_full Evidências da Construção do Mercado de Escolas Inovadoras no Brasil / Evidence of the Marketing Making of Innovative Schools in Brazil
title_fullStr Evidências da Construção do Mercado de Escolas Inovadoras no Brasil / Evidence of the Marketing Making of Innovative Schools in Brazil
title_full_unstemmed Evidências da Construção do Mercado de Escolas Inovadoras no Brasil / Evidence of the Marketing Making of Innovative Schools in Brazil
title_sort Evidências da Construção do Mercado de Escolas Inovadoras no Brasil / Evidence of the Marketing Making of Innovative Schools in Brazil
author Almeida, Thiago Gomes de; Escola Hub; Fundação Dom Cabral.
author_facet Almeida, Thiago Gomes de; Escola Hub; Fundação Dom Cabral.
Abreu, Júlia Helena Mila Santos Vital; Escola Hub
author_role author
author2 Abreu, Júlia Helena Mila Santos Vital; Escola Hub
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Thiago Gomes de; Escola Hub; Fundação Dom Cabral.
Abreu, Júlia Helena Mila Santos Vital; Escola Hub
dc.subject.por.fl_str_mv Administração; Marketing; Construção de Mercados
topic Administração; Marketing; Construção de Mercados
description Os Estudos de Mercado Construtivistas entendem mercados como fenômenos plásticos, dinâmicos e que se constituem a partir das interações e práticas entre seus atores, humanos e não humanos. Através desta perspectiva teórica, este trabalho procurou investigar a construção do mercado de escolas inovadoras no Brasil. Para isso, foi realizada pesquisa documental e utilizada técnica de análise de conteúdo. Os resultados permitiram que fossem encontradas três categorias de evidências: 1) Evidências de Atores; 2) Evidências de Dispositivos; 3) Evidências de Práticas. O artigo também apresenta uma discussão sobre as oportunidades de desenvolvimento teórico que o mercado de escolas inovadoras pode oferecer para os Estudos de Mercado Construtivistas, uma vez que se trata de um mercado que vive o início de sua formação. Palavras-chave: Estudos de Mercado Construtivistas. Escolas Inovadoras. Construção de Mercados. ABSTRACT Constructivist Market Studies understand markets as plastic and dynamic phenomena that are constituted from the interactions and practices between its actors, human and non-human. Through this theoretical perspective, this work sought to investigate the Market making of the innovative schools in Brazil. Documental research was carried out and content analysis technique was used. The results allowed three categories of evidence to be found: 1) Evidence of Actors; 2) Evidence of Devices; 3) Evidence of Practices. The article also presents a discussion on the opportunities for theoretical development that the market for innovative schools can offer for Constructivist Market Studies, since it is a market that is experiencing the beginning of its formation. Keywords: Constructivist Market Studies. Innovative Schools. Market Making.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2206
10.12819/2020.17.12.11
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2206
identifier_str_mv 10.12819/2020.17.12.11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2206/491492586
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2206/491492587
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2206/491492588
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2206/1528
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2206/1529
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 12, dez. 2020; 215-238
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 12, dez. 2020; 215-238
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944908918128640