Evidências da Construção do Mercado de Escolas Inovadoras no Brasil / Evidence of the Marketing Making of Innovative Schools in Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2206 |
Resumo: | Os Estudos de Mercado Construtivistas entendem mercados como fenômenos plásticos, dinâmicos e que se constituem a partir das interações e práticas entre seus atores, humanos e não humanos. Através desta perspectiva teórica, este trabalho procurou investigar a construção do mercado de escolas inovadoras no Brasil. Para isso, foi realizada pesquisa documental e utilizada técnica de análise de conteúdo. Os resultados permitiram que fossem encontradas três categorias de evidências: 1) Evidências de Atores; 2) Evidências de Dispositivos; 3) Evidências de Práticas. O artigo também apresenta uma discussão sobre as oportunidades de desenvolvimento teórico que o mercado de escolas inovadoras pode oferecer para os Estudos de Mercado Construtivistas, uma vez que se trata de um mercado que vive o início de sua formação. Palavras-chave: Estudos de Mercado Construtivistas. Escolas Inovadoras. Construção de Mercados. ABSTRACT Constructivist Market Studies understand markets as plastic and dynamic phenomena that are constituted from the interactions and practices between its actors, human and non-human. Through this theoretical perspective, this work sought to investigate the Market making of the innovative schools in Brazil. Documental research was carried out and content analysis technique was used. The results allowed three categories of evidence to be found: 1) Evidence of Actors; 2) Evidence of Devices; 3) Evidence of Practices. The article also presents a discussion on the opportunities for theoretical development that the market for innovative schools can offer for Constructivist Market Studies, since it is a market that is experiencing the beginning of its formation. Keywords: Constructivist Market Studies. Innovative Schools. Market Making. |
id |
FSA-3_5ae0d91b5e2de21f70a10567f8260cbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2206 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Evidências da Construção do Mercado de Escolas Inovadoras no Brasil / Evidence of the Marketing Making of Innovative Schools in BrazilAdministração; Marketing; Construção de MercadosOs Estudos de Mercado Construtivistas entendem mercados como fenômenos plásticos, dinâmicos e que se constituem a partir das interações e práticas entre seus atores, humanos e não humanos. Através desta perspectiva teórica, este trabalho procurou investigar a construção do mercado de escolas inovadoras no Brasil. Para isso, foi realizada pesquisa documental e utilizada técnica de análise de conteúdo. Os resultados permitiram que fossem encontradas três categorias de evidências: 1) Evidências de Atores; 2) Evidências de Dispositivos; 3) Evidências de Práticas. O artigo também apresenta uma discussão sobre as oportunidades de desenvolvimento teórico que o mercado de escolas inovadoras pode oferecer para os Estudos de Mercado Construtivistas, uma vez que se trata de um mercado que vive o início de sua formação. Palavras-chave: Estudos de Mercado Construtivistas. Escolas Inovadoras. Construção de Mercados. ABSTRACT Constructivist Market Studies understand markets as plastic and dynamic phenomena that are constituted from the interactions and practices between its actors, human and non-human. Through this theoretical perspective, this work sought to investigate the Market making of the innovative schools in Brazil. Documental research was carried out and content analysis technique was used. The results allowed three categories of evidence to be found: 1) Evidence of Actors; 2) Evidence of Devices; 3) Evidence of Practices. The article also presents a discussion on the opportunities for theoretical development that the market for innovative schools can offer for Constructivist Market Studies, since it is a market that is experiencing the beginning of its formation. Keywords: Constructivist Market Studies. Innovative Schools. Market Making.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Almeida, Thiago Gomes de; Escola Hub; Fundação Dom Cabral.Abreu, Júlia Helena Mila Santos Vital; Escola Hub2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/220610.12819/2020.17.12.11Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 12, dez. 2020; 215-238Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 12, dez. 2020; 215-2382317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2206/491492586http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2206/491492587http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2206/491492588http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2206/1528http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2206/1529Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-08T15:37:04Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2206Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2021-01-08T15:37:04Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evidências da Construção do Mercado de Escolas Inovadoras no Brasil / Evidence of the Marketing Making of Innovative Schools in Brazil |
title |
Evidências da Construção do Mercado de Escolas Inovadoras no Brasil / Evidence of the Marketing Making of Innovative Schools in Brazil |
spellingShingle |
Evidências da Construção do Mercado de Escolas Inovadoras no Brasil / Evidence of the Marketing Making of Innovative Schools in Brazil Almeida, Thiago Gomes de; Escola Hub; Fundação Dom Cabral. Administração; Marketing; Construção de Mercados |
title_short |
Evidências da Construção do Mercado de Escolas Inovadoras no Brasil / Evidence of the Marketing Making of Innovative Schools in Brazil |
title_full |
Evidências da Construção do Mercado de Escolas Inovadoras no Brasil / Evidence of the Marketing Making of Innovative Schools in Brazil |
title_fullStr |
Evidências da Construção do Mercado de Escolas Inovadoras no Brasil / Evidence of the Marketing Making of Innovative Schools in Brazil |
title_full_unstemmed |
Evidências da Construção do Mercado de Escolas Inovadoras no Brasil / Evidence of the Marketing Making of Innovative Schools in Brazil |
title_sort |
Evidências da Construção do Mercado de Escolas Inovadoras no Brasil / Evidence of the Marketing Making of Innovative Schools in Brazil |
author |
Almeida, Thiago Gomes de; Escola Hub; Fundação Dom Cabral. |
author_facet |
Almeida, Thiago Gomes de; Escola Hub; Fundação Dom Cabral. Abreu, Júlia Helena Mila Santos Vital; Escola Hub |
author_role |
author |
author2 |
Abreu, Júlia Helena Mila Santos Vital; Escola Hub |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Thiago Gomes de; Escola Hub; Fundação Dom Cabral. Abreu, Júlia Helena Mila Santos Vital; Escola Hub |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração; Marketing; Construção de Mercados |
topic |
Administração; Marketing; Construção de Mercados |
description |
Os Estudos de Mercado Construtivistas entendem mercados como fenômenos plásticos, dinâmicos e que se constituem a partir das interações e práticas entre seus atores, humanos e não humanos. Através desta perspectiva teórica, este trabalho procurou investigar a construção do mercado de escolas inovadoras no Brasil. Para isso, foi realizada pesquisa documental e utilizada técnica de análise de conteúdo. Os resultados permitiram que fossem encontradas três categorias de evidências: 1) Evidências de Atores; 2) Evidências de Dispositivos; 3) Evidências de Práticas. O artigo também apresenta uma discussão sobre as oportunidades de desenvolvimento teórico que o mercado de escolas inovadoras pode oferecer para os Estudos de Mercado Construtivistas, uma vez que se trata de um mercado que vive o início de sua formação. Palavras-chave: Estudos de Mercado Construtivistas. Escolas Inovadoras. Construção de Mercados. ABSTRACT Constructivist Market Studies understand markets as plastic and dynamic phenomena that are constituted from the interactions and practices between its actors, human and non-human. Through this theoretical perspective, this work sought to investigate the Market making of the innovative schools in Brazil. Documental research was carried out and content analysis technique was used. The results allowed three categories of evidence to be found: 1) Evidence of Actors; 2) Evidence of Devices; 3) Evidence of Practices. The article also presents a discussion on the opportunities for theoretical development that the market for innovative schools can offer for Constructivist Market Studies, since it is a market that is experiencing the beginning of its formation. Keywords: Constructivist Market Studies. Innovative Schools. Market Making. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2206 10.12819/2020.17.12.11 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2206 |
identifier_str_mv |
10.12819/2020.17.12.11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2206/491492586 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2206/491492587 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2206/491492588 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2206/1528 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2206/1529 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 12, dez. 2020; 215-238 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 12, dez. 2020; 215-238 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944908918128640 |