Motivação e Engajamento dos Estudantes de Ciências Contábeis: Um Estudo sobre a Aplicabilidade da Escala de Martin 2016 / Motivation and Engagement of Accounting Students: A Study on the Applicability of the Martin Scale 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carlos José dos; UERJ
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gomes, Marcus Brauer, Alves, Francisco José dos Santos, Dias, Marcello Romani, Cardoso, Rodrigo Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2295
Resumo: O estudo sobre motivação e engajamento dos estudantes, seja em qualquer nível acadêmico, sempre será um grande desafio, haja vista os inúmeros fatores que podem afetar os estudantes. Sendo assim, este trabalho busca analisar e mensurar os principais fatores que influenciam a motivação e o engajamento dos estudantes de Ciências Contábeis em três instituições de ensino superior. Para tanto, foram realizadas pesquisas com 281 alunos em três universidades na cidade de Niterói - RJ, sendo que 220 formulários foram considerados válidos, sem rasuras. A pesquisa se deu através de um questionário, em papel e em sala de aula, a partir da escala para motivação e engajamento de Andrew Martin (2016), com os alunos matriculados entre primeiro e oitavo período. Os dados foram tratados estatisticamente de acordo com o método desenvolvido pelo autor da escala. Os resultados permitiram verificar, mediante análises quantitativas, que todas as premissas positivas, tanto para motivação quanto para engajamento, apresentaram seus escores acima da média e quase todos os aspectos negativos ficaram abaixo da média. Como conclusão do estudo, mesmo em se tratando de contexto diverso ao da pesquisa original realizado por Martin (2016), os resultados apresentados de modo geral foram com correlação dos construtos de alta ordem, corroborando inclusive à teoria apresentada na revisão da literatura. Palavras–chave: Motivação. Engajamento. Ciências Contábeis. Estudantes. ABSTRACT The study of student motivation and engagement, whether at any academic level, will always be a major challenge, given the many factors that can affect students. Thus, this paper seeks to analyze and measure the main factors that influence the motivation and engagement of accounting students in three higher education institutions. For that, we conducted research with 281 students at three universities in the city of Niteroi - RJ, and 220 forms were considered valid, without erasures. The research was done through a questionnaire, paper and classroom, from the scale for motivation and engagement of Andrew Martin (2016), with students enrolled between the first and eighth period. The data were treated statistically according to the method developed by the author of the scale. The results allowed to verify, through quantitative analyzes, that all the positive premises for both motivation and engagement, presented their scores above average and almost all negative aspects were below average. As conclusion of the study, even in a context different from that of the original research carried out by Martin (2016), the results presented in general were with correlation of high order constructs, corroborating even to the theory presented in the literature review. Keywords: Motivation. Engagement. Accounting Sciences. Student. Palavras–chave: Motivação; Engajamento; Ciências Contábeis; Estudantes.
id FSA-3_5f9b0d8659b66999a4fc053cd2c11eb9
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2295
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Motivação e Engajamento dos Estudantes de Ciências Contábeis: Um Estudo sobre a Aplicabilidade da Escala de Martin 2016 / Motivation and Engagement of Accounting Students: A Study on the Applicability of the Martin Scale 2016Motivação; Engajamento; Ciências Contábeis; Estudantes.O estudo sobre motivação e engajamento dos estudantes, seja em qualquer nível acadêmico, sempre será um grande desafio, haja vista os inúmeros fatores que podem afetar os estudantes. Sendo assim, este trabalho busca analisar e mensurar os principais fatores que influenciam a motivação e o engajamento dos estudantes de Ciências Contábeis em três instituições de ensino superior. Para tanto, foram realizadas pesquisas com 281 alunos em três universidades na cidade de Niterói - RJ, sendo que 220 formulários foram considerados válidos, sem rasuras. A pesquisa se deu através de um questionário, em papel e em sala de aula, a partir da escala para motivação e engajamento de Andrew Martin (2016), com os alunos matriculados entre primeiro e oitavo período. Os dados foram tratados estatisticamente de acordo com o método desenvolvido pelo autor da escala. Os resultados permitiram verificar, mediante análises quantitativas, que todas as premissas positivas, tanto para motivação quanto para engajamento, apresentaram seus escores acima da média e quase todos os aspectos negativos ficaram abaixo da média. Como conclusão do estudo, mesmo em se tratando de contexto diverso ao da pesquisa original realizado por Martin (2016), os resultados apresentados de modo geral foram com correlação dos construtos de alta ordem, corroborando inclusive à teoria apresentada na revisão da literatura. Palavras–chave: Motivação. Engajamento. Ciências Contábeis. Estudantes. ABSTRACT The study of student motivation and engagement, whether at any academic level, will always be a major challenge, given the many factors that can affect students. Thus, this paper seeks to analyze and measure the main factors that influence the motivation and engagement of accounting students in three higher education institutions. For that, we conducted research with 281 students at three universities in the city of Niteroi - RJ, and 220 forms were considered valid, without erasures. The research was done through a questionnaire, paper and classroom, from the scale for motivation and engagement of Andrew Martin (2016), with students enrolled between the first and eighth period. The data were treated statistically according to the method developed by the author of the scale. The results allowed to verify, through quantitative analyzes, that all the positive premises for both motivation and engagement, presented their scores above average and almost all negative aspects were below average. As conclusion of the study, even in a context different from that of the original research carried out by Martin (2016), the results presented in general were with correlation of high order constructs, corroborating even to the theory presented in the literature review. Keywords: Motivation. Engagement. Accounting Sciences. Student. Palavras–chave: Motivação; Engajamento; Ciências Contábeis; Estudantes.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Santos, Carlos José dos; UERJGomes, Marcus BrauerAlves, Francisco José dos SantosDias, Marcello RomaniCardoso, Rodrigo Azevedo2021-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/229510.12819/2021.18.5.3Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, mai. 2021; 31-48Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, mai. 2021; 31-482317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2295/491492791http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2295/491492792http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2295/491492793Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-26T20:31:15Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2295Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2021-05-26T20:31:15Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivação e Engajamento dos Estudantes de Ciências Contábeis: Um Estudo sobre a Aplicabilidade da Escala de Martin 2016 / Motivation and Engagement of Accounting Students: A Study on the Applicability of the Martin Scale 2016
title Motivação e Engajamento dos Estudantes de Ciências Contábeis: Um Estudo sobre a Aplicabilidade da Escala de Martin 2016 / Motivation and Engagement of Accounting Students: A Study on the Applicability of the Martin Scale 2016
spellingShingle Motivação e Engajamento dos Estudantes de Ciências Contábeis: Um Estudo sobre a Aplicabilidade da Escala de Martin 2016 / Motivation and Engagement of Accounting Students: A Study on the Applicability of the Martin Scale 2016
Santos, Carlos José dos; UERJ
Motivação; Engajamento; Ciências Contábeis; Estudantes.
title_short Motivação e Engajamento dos Estudantes de Ciências Contábeis: Um Estudo sobre a Aplicabilidade da Escala de Martin 2016 / Motivation and Engagement of Accounting Students: A Study on the Applicability of the Martin Scale 2016
title_full Motivação e Engajamento dos Estudantes de Ciências Contábeis: Um Estudo sobre a Aplicabilidade da Escala de Martin 2016 / Motivation and Engagement of Accounting Students: A Study on the Applicability of the Martin Scale 2016
title_fullStr Motivação e Engajamento dos Estudantes de Ciências Contábeis: Um Estudo sobre a Aplicabilidade da Escala de Martin 2016 / Motivation and Engagement of Accounting Students: A Study on the Applicability of the Martin Scale 2016
title_full_unstemmed Motivação e Engajamento dos Estudantes de Ciências Contábeis: Um Estudo sobre a Aplicabilidade da Escala de Martin 2016 / Motivation and Engagement of Accounting Students: A Study on the Applicability of the Martin Scale 2016
title_sort Motivação e Engajamento dos Estudantes de Ciências Contábeis: Um Estudo sobre a Aplicabilidade da Escala de Martin 2016 / Motivation and Engagement of Accounting Students: A Study on the Applicability of the Martin Scale 2016
author Santos, Carlos José dos; UERJ
author_facet Santos, Carlos José dos; UERJ
Gomes, Marcus Brauer
Alves, Francisco José dos Santos
Dias, Marcello Romani
Cardoso, Rodrigo Azevedo
author_role author
author2 Gomes, Marcus Brauer
Alves, Francisco José dos Santos
Dias, Marcello Romani
Cardoso, Rodrigo Azevedo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carlos José dos; UERJ
Gomes, Marcus Brauer
Alves, Francisco José dos Santos
Dias, Marcello Romani
Cardoso, Rodrigo Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação; Engajamento; Ciências Contábeis; Estudantes.
topic Motivação; Engajamento; Ciências Contábeis; Estudantes.
description O estudo sobre motivação e engajamento dos estudantes, seja em qualquer nível acadêmico, sempre será um grande desafio, haja vista os inúmeros fatores que podem afetar os estudantes. Sendo assim, este trabalho busca analisar e mensurar os principais fatores que influenciam a motivação e o engajamento dos estudantes de Ciências Contábeis em três instituições de ensino superior. Para tanto, foram realizadas pesquisas com 281 alunos em três universidades na cidade de Niterói - RJ, sendo que 220 formulários foram considerados válidos, sem rasuras. A pesquisa se deu através de um questionário, em papel e em sala de aula, a partir da escala para motivação e engajamento de Andrew Martin (2016), com os alunos matriculados entre primeiro e oitavo período. Os dados foram tratados estatisticamente de acordo com o método desenvolvido pelo autor da escala. Os resultados permitiram verificar, mediante análises quantitativas, que todas as premissas positivas, tanto para motivação quanto para engajamento, apresentaram seus escores acima da média e quase todos os aspectos negativos ficaram abaixo da média. Como conclusão do estudo, mesmo em se tratando de contexto diverso ao da pesquisa original realizado por Martin (2016), os resultados apresentados de modo geral foram com correlação dos construtos de alta ordem, corroborando inclusive à teoria apresentada na revisão da literatura. Palavras–chave: Motivação. Engajamento. Ciências Contábeis. Estudantes. ABSTRACT The study of student motivation and engagement, whether at any academic level, will always be a major challenge, given the many factors that can affect students. Thus, this paper seeks to analyze and measure the main factors that influence the motivation and engagement of accounting students in three higher education institutions. For that, we conducted research with 281 students at three universities in the city of Niteroi - RJ, and 220 forms were considered valid, without erasures. The research was done through a questionnaire, paper and classroom, from the scale for motivation and engagement of Andrew Martin (2016), with students enrolled between the first and eighth period. The data were treated statistically according to the method developed by the author of the scale. The results allowed to verify, through quantitative analyzes, that all the positive premises for both motivation and engagement, presented their scores above average and almost all negative aspects were below average. As conclusion of the study, even in a context different from that of the original research carried out by Martin (2016), the results presented in general were with correlation of high order constructs, corroborating even to the theory presented in the literature review. Keywords: Motivation. Engagement. Accounting Sciences. Student. Palavras–chave: Motivação; Engajamento; Ciências Contábeis; Estudantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2295
10.12819/2021.18.5.3
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2295
identifier_str_mv 10.12819/2021.18.5.3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2295/491492791
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2295/491492792
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2295/491492793
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, mai. 2021; 31-48
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, mai. 2021; 31-48
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944906030350336