EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: ASPECTOS CONCEITUAIS E TEÓRICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rizzo, Deyvid Tenner de Souza
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Marcela Guarizo da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/183
Resumo: A interculturalidade se faz presente na sociedade e no campo educacional. Essa afirmativa pode ser constatada por meio dos constantes debates suscitados que abordam essa temática. Tal realidade provoca questionamentos que corroboram para reconhecimento de problemáticas relacionadas à diversidade cultural presente no mundo e, em especial, no território brasileiro, considerando a grande concentração de povos etnicamente diferenciados. Fato esse que fomenta a necessidade de se aproximar, compreender e refletir os conceitos basilares para uma educação intercultural.  É nesta intenção que o texto destaca os conceitos: cultura, identidade, diversidade, diferença, interculturalidade. Para essa abordagem foram utilizadas as perspectivas de autores do campo dos estudos culturais. Considerando que as questões relacionadas aos movimentos culturais se encontram em processo de transformações, torna-se relevante constatar conceitos para situar mais adequadamente esses processos, o que implica um estudo que contribua com o esforço de compreender as diferenças, viabilizando a preservação dos direitos humanos, superando estigmas, estereótipos, preconceitos e discriminações, respeitando a diversidade encontrada no cenário social e escolar.
id FSA-3_69b12d87db83fe2d9c31c0ef1e782bfc
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/183
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: ASPECTOS CONCEITUAIS E TEÓRICOSEducaçãoconceitos; identidades culturais; interculturalidade.A interculturalidade se faz presente na sociedade e no campo educacional. Essa afirmativa pode ser constatada por meio dos constantes debates suscitados que abordam essa temática. Tal realidade provoca questionamentos que corroboram para reconhecimento de problemáticas relacionadas à diversidade cultural presente no mundo e, em especial, no território brasileiro, considerando a grande concentração de povos etnicamente diferenciados. Fato esse que fomenta a necessidade de se aproximar, compreender e refletir os conceitos basilares para uma educação intercultural.  É nesta intenção que o texto destaca os conceitos: cultura, identidade, diversidade, diferença, interculturalidade. Para essa abordagem foram utilizadas as perspectivas de autores do campo dos estudos culturais. Considerando que as questões relacionadas aos movimentos culturais se encontram em processo de transformações, torna-se relevante constatar conceitos para situar mais adequadamente esses processos, o que implica um estudo que contribua com o esforço de compreender as diferenças, viabilizando a preservação dos direitos humanos, superando estigmas, estereótipos, preconceitos e discriminações, respeitando a diversidade encontrada no cenário social e escolar.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Rizzo, Deyvid Tenner de SouzaSilva, Marcela Guarizo da2013-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/183Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.2, abr./jun. 2013; 131-146Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.2, abr./jun. 2013; 131-1462317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/183/85Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-23T12:58:59Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/183Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2013-08-23T12:58:59Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: ASPECTOS CONCEITUAIS E TEÓRICOS
title EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: ASPECTOS CONCEITUAIS E TEÓRICOS
spellingShingle EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: ASPECTOS CONCEITUAIS E TEÓRICOS
Rizzo, Deyvid Tenner de Souza
Educação
conceitos; identidades culturais; interculturalidade.
title_short EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: ASPECTOS CONCEITUAIS E TEÓRICOS
title_full EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: ASPECTOS CONCEITUAIS E TEÓRICOS
title_fullStr EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: ASPECTOS CONCEITUAIS E TEÓRICOS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: ASPECTOS CONCEITUAIS E TEÓRICOS
title_sort EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: ASPECTOS CONCEITUAIS E TEÓRICOS
author Rizzo, Deyvid Tenner de Souza
author_facet Rizzo, Deyvid Tenner de Souza
Silva, Marcela Guarizo da
author_role author
author2 Silva, Marcela Guarizo da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rizzo, Deyvid Tenner de Souza
Silva, Marcela Guarizo da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
conceitos; identidades culturais; interculturalidade.
topic Educação
conceitos; identidades culturais; interculturalidade.
description A interculturalidade se faz presente na sociedade e no campo educacional. Essa afirmativa pode ser constatada por meio dos constantes debates suscitados que abordam essa temática. Tal realidade provoca questionamentos que corroboram para reconhecimento de problemáticas relacionadas à diversidade cultural presente no mundo e, em especial, no território brasileiro, considerando a grande concentração de povos etnicamente diferenciados. Fato esse que fomenta a necessidade de se aproximar, compreender e refletir os conceitos basilares para uma educação intercultural.  É nesta intenção que o texto destaca os conceitos: cultura, identidade, diversidade, diferença, interculturalidade. Para essa abordagem foram utilizadas as perspectivas de autores do campo dos estudos culturais. Considerando que as questões relacionadas aos movimentos culturais se encontram em processo de transformações, torna-se relevante constatar conceitos para situar mais adequadamente esses processos, o que implica um estudo que contribua com o esforço de compreender as diferenças, viabilizando a preservação dos direitos humanos, superando estigmas, estereótipos, preconceitos e discriminações, respeitando a diversidade encontrada no cenário social e escolar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-04
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/183
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/183/85
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.2, abr./jun. 2013; 131-146
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.2, abr./jun. 2013; 131-146
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944908436832256