O MÉTODO DO CASO E A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE GESTORES NO CONTEXTO BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suarez, Maribel Carvalho; Instituto COPPEAD de Administração
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Casotti, Letícia Moreira; Instituto COPPEAD de Administração
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/111
Resumo: Os métodos passivos de ensino têm sido questionados por suas limitações no desenvolvimento da capacidade de análise e senso crítico dos alunos. O modelo centrado no professor mostra-se inadequado ao ensino de Administração quando se entende que um dos principais objetivos da educação nessa área de conhecimento não está só na troca de informações, mas principalmente na formação de indivíduos capazes de pensar de maneira independente e criativa a realidade dos negócios. Uma das alternativas utilizadas por diversas escolas americanas e européias é o método do caso. Esse trabalho procura discutir a adequação dessa metodologia ao ensino de administração no Brasil, os requisitos básicos para a sua utilização e o papel do professor nesse modelo. Para isso, utiliza, ele próprio, de um caso e sua proposta de análise. Trata-se de um material do tipo “armchair”, criado a partir das experiências das autoras. A proposta é fornecer um instrumento a ser utilizado em workshops ou seminários que apresentem esse método de ensino para professores e/ou alunos.
id FSA-3_6e49091003a1f168663b59558b00dbfa
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/111
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling O MÉTODO DO CASO E A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE GESTORES NO CONTEXTO BRASILEIROAdministaçãométodos de ensino; método do caso; escolas de administraçãoOs métodos passivos de ensino têm sido questionados por suas limitações no desenvolvimento da capacidade de análise e senso crítico dos alunos. O modelo centrado no professor mostra-se inadequado ao ensino de Administração quando se entende que um dos principais objetivos da educação nessa área de conhecimento não está só na troca de informações, mas principalmente na formação de indivíduos capazes de pensar de maneira independente e criativa a realidade dos negócios. Uma das alternativas utilizadas por diversas escolas americanas e européias é o método do caso. Esse trabalho procura discutir a adequação dessa metodologia ao ensino de administração no Brasil, os requisitos básicos para a sua utilização e o papel do professor nesse modelo. Para isso, utiliza, ele próprio, de um caso e sua proposta de análise. Trata-se de um material do tipo “armchair”, criado a partir das experiências das autoras. A proposta é fornecer um instrumento a ser utilizado em workshops ou seminários que apresentem esse método de ensino para professores e/ou alunos.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Suarez, Maribel Carvalho; Instituto COPPEAD de AdministraçãoCasotti, Letícia Moreira; Instituto COPPEAD de Administração2013-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodo de Casoapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/111Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.1, jan./mar. 2013; 01-24Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.1, jan./mar. 2013; 01-242317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/111/75Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-06T22:08:07Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/111Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2013-06-06T22:08:07Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O MÉTODO DO CASO E A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE GESTORES NO CONTEXTO BRASILEIRO
title O MÉTODO DO CASO E A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE GESTORES NO CONTEXTO BRASILEIRO
spellingShingle O MÉTODO DO CASO E A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE GESTORES NO CONTEXTO BRASILEIRO
Suarez, Maribel Carvalho; Instituto COPPEAD de Administração
Administação
métodos de ensino; método do caso; escolas de administração
title_short O MÉTODO DO CASO E A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE GESTORES NO CONTEXTO BRASILEIRO
title_full O MÉTODO DO CASO E A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE GESTORES NO CONTEXTO BRASILEIRO
title_fullStr O MÉTODO DO CASO E A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE GESTORES NO CONTEXTO BRASILEIRO
title_full_unstemmed O MÉTODO DO CASO E A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE GESTORES NO CONTEXTO BRASILEIRO
title_sort O MÉTODO DO CASO E A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE GESTORES NO CONTEXTO BRASILEIRO
author Suarez, Maribel Carvalho; Instituto COPPEAD de Administração
author_facet Suarez, Maribel Carvalho; Instituto COPPEAD de Administração
Casotti, Letícia Moreira; Instituto COPPEAD de Administração
author_role author
author2 Casotti, Letícia Moreira; Instituto COPPEAD de Administração
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Suarez, Maribel Carvalho; Instituto COPPEAD de Administração
Casotti, Letícia Moreira; Instituto COPPEAD de Administração
dc.subject.por.fl_str_mv Administação
métodos de ensino; método do caso; escolas de administração
topic Administação
métodos de ensino; método do caso; escolas de administração
description Os métodos passivos de ensino têm sido questionados por suas limitações no desenvolvimento da capacidade de análise e senso crítico dos alunos. O modelo centrado no professor mostra-se inadequado ao ensino de Administração quando se entende que um dos principais objetivos da educação nessa área de conhecimento não está só na troca de informações, mas principalmente na formação de indivíduos capazes de pensar de maneira independente e criativa a realidade dos negócios. Uma das alternativas utilizadas por diversas escolas americanas e européias é o método do caso. Esse trabalho procura discutir a adequação dessa metodologia ao ensino de administração no Brasil, os requisitos básicos para a sua utilização e o papel do professor nesse modelo. Para isso, utiliza, ele próprio, de um caso e sua proposta de análise. Trata-se de um material do tipo “armchair”, criado a partir das experiências das autoras. A proposta é fornecer um instrumento a ser utilizado em workshops ou seminários que apresentem esse método de ensino para professores e/ou alunos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-03
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Método de Caso
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/111
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/111/75
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.1, jan./mar. 2013; 01-24
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.1, jan./mar. 2013; 01-24
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944910223605760