O MÉTODO DO CASO E A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE GESTORES NO CONTEXTO BRASILEIRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/111 |
Resumo: | Os métodos passivos de ensino têm sido questionados por suas limitações no desenvolvimento da capacidade de análise e senso crítico dos alunos. O modelo centrado no professor mostra-se inadequado ao ensino de Administração quando se entende que um dos principais objetivos da educação nessa área de conhecimento não está só na troca de informações, mas principalmente na formação de indivíduos capazes de pensar de maneira independente e criativa a realidade dos negócios. Uma das alternativas utilizadas por diversas escolas americanas e européias é o método do caso. Esse trabalho procura discutir a adequação dessa metodologia ao ensino de administração no Brasil, os requisitos básicos para a sua utilização e o papel do professor nesse modelo. Para isso, utiliza, ele próprio, de um caso e sua proposta de análise. Trata-se de um material do tipo “armchair”, criado a partir das experiências das autoras. A proposta é fornecer um instrumento a ser utilizado em workshops ou seminários que apresentem esse método de ensino para professores e/ou alunos. |
id |
FSA-3_6e49091003a1f168663b59558b00dbfa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/111 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
O MÉTODO DO CASO E A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE GESTORES NO CONTEXTO BRASILEIROAdministaçãométodos de ensino; método do caso; escolas de administraçãoOs métodos passivos de ensino têm sido questionados por suas limitações no desenvolvimento da capacidade de análise e senso crítico dos alunos. O modelo centrado no professor mostra-se inadequado ao ensino de Administração quando se entende que um dos principais objetivos da educação nessa área de conhecimento não está só na troca de informações, mas principalmente na formação de indivíduos capazes de pensar de maneira independente e criativa a realidade dos negócios. Uma das alternativas utilizadas por diversas escolas americanas e européias é o método do caso. Esse trabalho procura discutir a adequação dessa metodologia ao ensino de administração no Brasil, os requisitos básicos para a sua utilização e o papel do professor nesse modelo. Para isso, utiliza, ele próprio, de um caso e sua proposta de análise. Trata-se de um material do tipo “armchair”, criado a partir das experiências das autoras. A proposta é fornecer um instrumento a ser utilizado em workshops ou seminários que apresentem esse método de ensino para professores e/ou alunos.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Suarez, Maribel Carvalho; Instituto COPPEAD de AdministraçãoCasotti, Letícia Moreira; Instituto COPPEAD de Administração2013-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodo de Casoapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/111Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.1, jan./mar. 2013; 01-24Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.1, jan./mar. 2013; 01-242317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/111/75Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-06T22:08:07Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/111Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2013-06-06T22:08:07Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O MÉTODO DO CASO E A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE GESTORES NO CONTEXTO BRASILEIRO |
title |
O MÉTODO DO CASO E A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE GESTORES NO CONTEXTO BRASILEIRO |
spellingShingle |
O MÉTODO DO CASO E A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE GESTORES NO CONTEXTO BRASILEIRO Suarez, Maribel Carvalho; Instituto COPPEAD de Administração Administação métodos de ensino; método do caso; escolas de administração |
title_short |
O MÉTODO DO CASO E A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE GESTORES NO CONTEXTO BRASILEIRO |
title_full |
O MÉTODO DO CASO E A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE GESTORES NO CONTEXTO BRASILEIRO |
title_fullStr |
O MÉTODO DO CASO E A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE GESTORES NO CONTEXTO BRASILEIRO |
title_full_unstemmed |
O MÉTODO DO CASO E A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE GESTORES NO CONTEXTO BRASILEIRO |
title_sort |
O MÉTODO DO CASO E A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE GESTORES NO CONTEXTO BRASILEIRO |
author |
Suarez, Maribel Carvalho; Instituto COPPEAD de Administração |
author_facet |
Suarez, Maribel Carvalho; Instituto COPPEAD de Administração Casotti, Letícia Moreira; Instituto COPPEAD de Administração |
author_role |
author |
author2 |
Casotti, Letícia Moreira; Instituto COPPEAD de Administração |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Suarez, Maribel Carvalho; Instituto COPPEAD de Administração Casotti, Letícia Moreira; Instituto COPPEAD de Administração |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administação métodos de ensino; método do caso; escolas de administração |
topic |
Administação métodos de ensino; método do caso; escolas de administração |
description |
Os métodos passivos de ensino têm sido questionados por suas limitações no desenvolvimento da capacidade de análise e senso crítico dos alunos. O modelo centrado no professor mostra-se inadequado ao ensino de Administração quando se entende que um dos principais objetivos da educação nessa área de conhecimento não está só na troca de informações, mas principalmente na formação de indivíduos capazes de pensar de maneira independente e criativa a realidade dos negócios. Uma das alternativas utilizadas por diversas escolas americanas e européias é o método do caso. Esse trabalho procura discutir a adequação dessa metodologia ao ensino de administração no Brasil, os requisitos básicos para a sua utilização e o papel do professor nesse modelo. Para isso, utiliza, ele próprio, de um caso e sua proposta de análise. Trata-se de um material do tipo “armchair”, criado a partir das experiências das autoras. A proposta é fornecer um instrumento a ser utilizado em workshops ou seminários que apresentem esse método de ensino para professores e/ou alunos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Método de Caso |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/111 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/111/75 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.1, jan./mar. 2013; 01-24 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.1, jan./mar. 2013; 01-24 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944910223605760 |