Atividade Interdisciplinar de Cunho Tecnológico na Educação Básica / Activity Interdisciplinary of Form Technological in the Basic Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bedin, Everton; Universidade Luterana do Brasil Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Del Pino, José Claudio; Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1301
Resumo: Este artigo traz à tona resultados de uma investigação crítico-reflexiva, realizada no viés das redes sociais, com o intuito investigar e refletir de que maneira o uso das TICs, como mecanismo de proliferação de ideias e emersão da interdisciplinaridade, pode auxiliar na qualificação dos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Fez-se referência a uma pesquisa exploratória de cunho quali-quantitativo via uso de grupo fechado no Facebook à luz das interações discentes-docentes. Verificou-se, por meio das interações, que os sujeitos compreendem a necessidade do uso das tecnologias para a qualificação do trabalho docente e a emersão da interdisciplinaridade na politecnia. Não obstante, a ação deste estudo indica a iniciativa e o incentivo aos professores em trabalhar ativamente e criticamente na teia das tecnologias. Assim, é sagaz pensar em competências e habilidades para se desenvolver atividades de cunho tecnológico nas escolas públicas em prol da promoção da interdisciplinaridade nas diferentes áreas do conhecimento. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Interações. Rede social.  ABSTRACT This article brings up results of a critical-reflexive research held in the bias social networks, in order to investigate and reflect how the use of ICTs, as proliferation mechanism ideas and emersion of interdisciplinarity, can assist in the qualification of the processes teaching and learning in the Elementary Education. Was made referring to an exploratory nature of quali-quantitative via use of closed group on Facebook in the light of student-teacher interactions. It has been found, through the interactions, that the subjects understand the need the use of technologies for qualification of teaching and the emergence of interdisciplinarity in the polytechnic. Regardless, this study indicates the action the initiative and the incentive for teachers to work actively and critically in web technologies. Like this, is shrewd thinking skills in and skills to develop technological nature of activities in public schools in favor of promoting interdisciplinary in different areas of knowledge. Keywords: Interdisciplinar. Interactions. Social networking.
id FSA-3_716f24e0dce586d849a59c2819ee0ef6
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1301
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Atividade Interdisciplinar de Cunho Tecnológico na Educação Básica / Activity Interdisciplinary of Form Technological in the Basic EducationEducaçãoEste artigo traz à tona resultados de uma investigação crítico-reflexiva, realizada no viés das redes sociais, com o intuito investigar e refletir de que maneira o uso das TICs, como mecanismo de proliferação de ideias e emersão da interdisciplinaridade, pode auxiliar na qualificação dos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Fez-se referência a uma pesquisa exploratória de cunho quali-quantitativo via uso de grupo fechado no Facebook à luz das interações discentes-docentes. Verificou-se, por meio das interações, que os sujeitos compreendem a necessidade do uso das tecnologias para a qualificação do trabalho docente e a emersão da interdisciplinaridade na politecnia. Não obstante, a ação deste estudo indica a iniciativa e o incentivo aos professores em trabalhar ativamente e criticamente na teia das tecnologias. Assim, é sagaz pensar em competências e habilidades para se desenvolver atividades de cunho tecnológico nas escolas públicas em prol da promoção da interdisciplinaridade nas diferentes áreas do conhecimento. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Interações. Rede social.  ABSTRACT This article brings up results of a critical-reflexive research held in the bias social networks, in order to investigate and reflect how the use of ICTs, as proliferation mechanism ideas and emersion of interdisciplinarity, can assist in the qualification of the processes teaching and learning in the Elementary Education. Was made referring to an exploratory nature of quali-quantitative via use of closed group on Facebook in the light of student-teacher interactions. It has been found, through the interactions, that the subjects understand the need the use of technologies for qualification of teaching and the emergence of interdisciplinarity in the polytechnic. Regardless, this study indicates the action the initiative and the incentive for teachers to work actively and critically in web technologies. Like this, is shrewd thinking skills in and skills to develop technological nature of activities in public schools in favor of promoting interdisciplinary in different areas of knowledge. Keywords: Interdisciplinar. Interactions. Social networking.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Bedin, Everton; Universidade Luterana do Brasil Universidade Federal do Rio Grande do SulDel Pino, José Claudio; Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/130110.12819/2017.14.2.5Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 2, mar./abr. 2017; 68-85Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 2, mar./abr. 2017; 68-852317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1301/1169http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1301/1170http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1301/1171http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1301/482Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-04T18:27:25Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1301Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2017-04-04T18:27:25Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade Interdisciplinar de Cunho Tecnológico na Educação Básica / Activity Interdisciplinary of Form Technological in the Basic Education
title Atividade Interdisciplinar de Cunho Tecnológico na Educação Básica / Activity Interdisciplinary of Form Technological in the Basic Education
spellingShingle Atividade Interdisciplinar de Cunho Tecnológico na Educação Básica / Activity Interdisciplinary of Form Technological in the Basic Education
Bedin, Everton; Universidade Luterana do Brasil Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Educação
title_short Atividade Interdisciplinar de Cunho Tecnológico na Educação Básica / Activity Interdisciplinary of Form Technological in the Basic Education
title_full Atividade Interdisciplinar de Cunho Tecnológico na Educação Básica / Activity Interdisciplinary of Form Technological in the Basic Education
title_fullStr Atividade Interdisciplinar de Cunho Tecnológico na Educação Básica / Activity Interdisciplinary of Form Technological in the Basic Education
title_full_unstemmed Atividade Interdisciplinar de Cunho Tecnológico na Educação Básica / Activity Interdisciplinary of Form Technological in the Basic Education
title_sort Atividade Interdisciplinar de Cunho Tecnológico na Educação Básica / Activity Interdisciplinary of Form Technological in the Basic Education
author Bedin, Everton; Universidade Luterana do Brasil Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author_facet Bedin, Everton; Universidade Luterana do Brasil Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Del Pino, José Claudio; Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author_role author
author2 Del Pino, José Claudio; Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bedin, Everton; Universidade Luterana do Brasil Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Del Pino, José Claudio; Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description Este artigo traz à tona resultados de uma investigação crítico-reflexiva, realizada no viés das redes sociais, com o intuito investigar e refletir de que maneira o uso das TICs, como mecanismo de proliferação de ideias e emersão da interdisciplinaridade, pode auxiliar na qualificação dos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Fez-se referência a uma pesquisa exploratória de cunho quali-quantitativo via uso de grupo fechado no Facebook à luz das interações discentes-docentes. Verificou-se, por meio das interações, que os sujeitos compreendem a necessidade do uso das tecnologias para a qualificação do trabalho docente e a emersão da interdisciplinaridade na politecnia. Não obstante, a ação deste estudo indica a iniciativa e o incentivo aos professores em trabalhar ativamente e criticamente na teia das tecnologias. Assim, é sagaz pensar em competências e habilidades para se desenvolver atividades de cunho tecnológico nas escolas públicas em prol da promoção da interdisciplinaridade nas diferentes áreas do conhecimento. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Interações. Rede social.  ABSTRACT This article brings up results of a critical-reflexive research held in the bias social networks, in order to investigate and reflect how the use of ICTs, as proliferation mechanism ideas and emersion of interdisciplinarity, can assist in the qualification of the processes teaching and learning in the Elementary Education. Was made referring to an exploratory nature of quali-quantitative via use of closed group on Facebook in the light of student-teacher interactions. It has been found, through the interactions, that the subjects understand the need the use of technologies for qualification of teaching and the emergence of interdisciplinarity in the polytechnic. Regardless, this study indicates the action the initiative and the incentive for teachers to work actively and critically in web technologies. Like this, is shrewd thinking skills in and skills to develop technological nature of activities in public schools in favor of promoting interdisciplinary in different areas of knowledge. Keywords: Interdisciplinar. Interactions. Social networking.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-23
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1301
10.12819/2017.14.2.5
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1301
identifier_str_mv 10.12819/2017.14.2.5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1301/1169
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1301/1170
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1301/1171
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1301/482
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 2, mar./abr. 2017; 68-85
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 2, mar./abr. 2017; 68-85
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944910774108160