Limitações Da Avaliação De Desempenho De Hospitais: Uma Crítica À Utilização De Indicadores Financeiros E Operacionais / Limitations Of Hospitals's Performance Evaluation: A Critique Of The Use Of Financial And Operational Indicators

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siade Barbosa, Déborah Mara; UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: de Souza, Antônio Artur; Universidade Federal de Minas Gerais, Santos, Thaís Alves dos; Universidade Federal de Minas Gerais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/767
Resumo: RESUMO  O presente ensaio teórico se dedicou a analisar a utilização de indicadores operacionais e financeiros como forma de avaliar o desempenho de hospitais, tendo em vista a consideração das especificidades das organizações hospitalares. Entendeu-se como relevante compreender o funcionamento da área da saúde no Brasil e seus possíveis desdobramentos, bem como analisar as metodologias de avaliação de desempenho e sua adequação à área da saúde. A utilização dos indicadores operacionais e financeiros nesta área também se fez importante para identificar os indicadores mais usuais e os impactos decorrentes de sua utilização. Verificou-se que os métodos de avaliação de desempenho que agregavam perspectivas financeiras e operacionais passaram a ser criticados por não serem suficientes para a compreensão da performance hospitalar. Faz-se necessária a consideração de outros atributos, denotando a necessidade de se contemplar a maior quantidade possível de variáveis intervenientes nos processos organizacionais. Para tanto, a confecção de uma técnica de avaliação de desempenho necessita de um modelo bastante complexo e específico em que se destacam aspectos internos e externos às organizações e indicadores que retratem a eficiência operacional e financeira dos hospitais, mas que também considerem perspectivas, tais como a social, a tecnológica e a inovativa. Entende-se que a esfera mais significativa a ser incluída neste novo modelo seja a social, por se tratar de uma espécie de organização prestadora de serviços e, por consequência, fortemente dependente de mão-de-obra. Ademais, lida com pessoas, logo, percepções de qualidade, presteza, rapidez e eficiência dos usuários estão fortemente relacionadas ao desempenho da organização. Palavras-chave: Gestão hospitalar. Avaliação de desempenho. Indicadores sociais. ABSTRACT This theoretical essay aimed to analyze the use of operational and financial indicators in order to evaluate the performance of hospitals considering the specificities of hospital organizations. It is believe important understand the functioning of the health sector in Brazil and its possible outcomes, and analyze the performance evaluation methodologies and their adaptations to health. The use of operational and financial indicators in this area has also important to identify the most common indicators and impacts arising from its use. It was found that the performance evaluation methods, united financial and operational perspectives and has been criticized as insufficient for the understanding of hospital performance. It is necessary to consider other attributes, denoting the need to include the greatest possible amount of intervening variables in organizational processes. Therefore, the construction of a performance evaluation technique requires a very complex and specific model which highlighted internal and external aspects organizations and indicators that portray the operational and financial efficiency of hospitals, but also consider perspectives such as social, technological and innovative. It is understood that the most significant sphere to be included in this new model is social, because it is a kind of service organization and therefore heavily dependent on hand labor. Moreover, dealing with people, so perceptions of quality, responsiveness, speed and efficiency of users are strongly related to the performance of the organization. Keywords: Hospital management. Performance evaluation.Social indicators.
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Verificou-se que os métodos de avaliação de desempenho que agregavam perspectivas financeiras e operacionais passaram a ser criticados por não serem suficientes para a compreensão da performance hospitalar. Faz-se necessária a consideração de outros atributos, denotando a necessidade de se contemplar a maior quantidade possível de variáveis intervenientes nos processos organizacionais. Para tanto, a confecção de uma técnica de avaliação de desempenho necessita de um modelo bastante complexo e específico em que se destacam aspectos internos e externos às organizações e indicadores que retratem a eficiência operacional e financeira dos hospitais, mas que também considerem perspectivas, tais como a social, a tecnológica e a inovativa. Entende-se que a esfera mais significativa a ser incluída neste novo modelo seja a social, por se tratar de uma espécie de organização prestadora de serviços e, por consequência, fortemente dependente de mão-de-obra. Ademais, lida com pessoas, logo, percepções de qualidade, presteza, rapidez e eficiência dos usuários estão fortemente relacionadas ao desempenho da organização. Palavras-chave: Gestão hospitalar. Avaliação de desempenho. Indicadores sociais. ABSTRACT This theoretical essay aimed to analyze the use of operational and financial indicators in order to evaluate the performance of hospitals considering the specificities of hospital organizations. It is believe important understand the functioning of the health sector in Brazil and its possible outcomes, and analyze the performance evaluation methodologies and their adaptations to health. The use of operational and financial indicators in this area has also important to identify the most common indicators and impacts arising from its use. It was found that the performance evaluation methods, united financial and operational perspectives and has been criticized as insufficient for the understanding of hospital performance. It is necessary to consider other attributes, denoting the need to include the greatest possible amount of intervening variables in organizational processes. Therefore, the construction of a performance evaluation technique requires a very complex and specific model which highlighted internal and external aspects organizations and indicators that portray the operational and financial efficiency of hospitals, but also consider perspectives such as social, technological and innovative. It is understood that the most significant sphere to be included in this new model is social, because it is a kind of service organization and therefore heavily dependent on hand labor. Moreover, dealing with people, so perceptions of quality, responsiveness, speed and efficiency of users are strongly related to the performance of the organization. Keywords: Hospital management. Performance evaluation.Social indicators.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)CAPESSiade Barbosa, Déborah Mara; UFMG - Universidade Federal de Minas Geraisde Souza, Antônio Artur; Universidade Federal de Minas GeraisSantos, Thaís Alves dos; Universidade Federal de Minas Gerais2015-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/76710.12819/2015.12.3.2Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.12, n.3, mai./jun. 2015; 24-48Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. 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