Servqual e Servperf: Interesse Acadêmico Internacional em Anos Recentes / Servqual and Servperf: International Academic Interest in Recent Years
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2677 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é buscar saber se as características intrínsecas do SERVQUAL e do SERVPERF são as responsáveis pela escolha desses instrumentos de mensuração de qualidade em serviços por parte da comunidade acadêmica de Administração. Para tanto, foi realizada pesquisa junto à amostra extraída da base Emerald de artigos publicados entre os anos de 2012 e 2021. O resultado mostrou que há clara preferência pelo SERVQUAL em detrimento do SERVPERF, e a análise das justificativas oferecidas pelos autores indicou que essa preferência deriva tão somente da popularidade do primeiro instrumento. Como conclusão, foi colocado que esse comportamento remeteria à preferência pela permanência em zonas de conforto metodológicas por parte dos pesquisadores de Administração, de forma a aumentar as chances de aceitação/publicação de seus estudos. Palavras-Chave: Servqual. Servperf. Qualidade. Serviços. ABSTRACT The purpose of this article is to seek to know if the intrinsic characteristics of SERVQUAL and SERVPERF are responsible for the choice of these instruments for measuring quality in services by the academic community of Administration. To this end, a survey was conducted with the sample extracted from the Emerald database of articles published between the years 2012 and 2021. The result showed that there is a clear preference for SERVQUAL over SERVPERF, and the analysis of the justifications offered by the authors indicated that this preference derives only from the popularity of the first instrument. In conclusion, it was placed that this behavior would refer to the preference for staying in methodological comfort zones by researchers in Administration, to increase the chances of acceptance/publication of their studies. Keywords: Servqual. Servperf. Quality. Services. |
id |
FSA-3_7dad755acfd07cd8d6799a006e68d50b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2677 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Servqual e Servperf: Interesse Acadêmico Internacional em Anos Recentes / Servqual and Servperf: International Academic Interest in Recent YearsAdministração; Marketing de serviçosO objetivo desse artigo é buscar saber se as características intrínsecas do SERVQUAL e do SERVPERF são as responsáveis pela escolha desses instrumentos de mensuração de qualidade em serviços por parte da comunidade acadêmica de Administração. Para tanto, foi realizada pesquisa junto à amostra extraída da base Emerald de artigos publicados entre os anos de 2012 e 2021. O resultado mostrou que há clara preferência pelo SERVQUAL em detrimento do SERVPERF, e a análise das justificativas oferecidas pelos autores indicou que essa preferência deriva tão somente da popularidade do primeiro instrumento. Como conclusão, foi colocado que esse comportamento remeteria à preferência pela permanência em zonas de conforto metodológicas por parte dos pesquisadores de Administração, de forma a aumentar as chances de aceitação/publicação de seus estudos. Palavras-Chave: Servqual. Servperf. Qualidade. Serviços. ABSTRACT The purpose of this article is to seek to know if the intrinsic characteristics of SERVQUAL and SERVPERF are responsible for the choice of these instruments for measuring quality in services by the academic community of Administration. To this end, a survey was conducted with the sample extracted from the Emerald database of articles published between the years 2012 and 2021. The result showed that there is a clear preference for SERVQUAL over SERVPERF, and the analysis of the justifications offered by the authors indicated that this preference derives only from the popularity of the first instrument. In conclusion, it was placed that this behavior would refer to the preference for staying in methodological comfort zones by researchers in Administration, to increase the chances of acceptance/publication of their studies. Keywords: Servqual. Servperf. Quality. Services. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Troccoli, Irene Raguenet; Universidade Estácio de Sá2023-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/267710.12819/2023.20.2.3Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 2, fev. 2023; 59-79Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 2, fev. 2023; 59-792317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2677/491493738http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2677/491493739http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2677/491493741http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2677/2094Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-17T20:08:31Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2677Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2023-02-17T20:08:31Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Servqual e Servperf: Interesse Acadêmico Internacional em Anos Recentes / Servqual and Servperf: International Academic Interest in Recent Years |
title |
Servqual e Servperf: Interesse Acadêmico Internacional em Anos Recentes / Servqual and Servperf: International Academic Interest in Recent Years |
spellingShingle |
Servqual e Servperf: Interesse Acadêmico Internacional em Anos Recentes / Servqual and Servperf: International Academic Interest in Recent Years Troccoli, Irene Raguenet; Universidade Estácio de Sá Administração; Marketing de serviços |
title_short |
Servqual e Servperf: Interesse Acadêmico Internacional em Anos Recentes / Servqual and Servperf: International Academic Interest in Recent Years |
title_full |
Servqual e Servperf: Interesse Acadêmico Internacional em Anos Recentes / Servqual and Servperf: International Academic Interest in Recent Years |
title_fullStr |
Servqual e Servperf: Interesse Acadêmico Internacional em Anos Recentes / Servqual and Servperf: International Academic Interest in Recent Years |
title_full_unstemmed |
Servqual e Servperf: Interesse Acadêmico Internacional em Anos Recentes / Servqual and Servperf: International Academic Interest in Recent Years |
title_sort |
Servqual e Servperf: Interesse Acadêmico Internacional em Anos Recentes / Servqual and Servperf: International Academic Interest in Recent Years |
author |
Troccoli, Irene Raguenet; Universidade Estácio de Sá |
author_facet |
Troccoli, Irene Raguenet; Universidade Estácio de Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Troccoli, Irene Raguenet; Universidade Estácio de Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração; Marketing de serviços |
topic |
Administração; Marketing de serviços |
description |
O objetivo desse artigo é buscar saber se as características intrínsecas do SERVQUAL e do SERVPERF são as responsáveis pela escolha desses instrumentos de mensuração de qualidade em serviços por parte da comunidade acadêmica de Administração. Para tanto, foi realizada pesquisa junto à amostra extraída da base Emerald de artigos publicados entre os anos de 2012 e 2021. O resultado mostrou que há clara preferência pelo SERVQUAL em detrimento do SERVPERF, e a análise das justificativas oferecidas pelos autores indicou que essa preferência deriva tão somente da popularidade do primeiro instrumento. Como conclusão, foi colocado que esse comportamento remeteria à preferência pela permanência em zonas de conforto metodológicas por parte dos pesquisadores de Administração, de forma a aumentar as chances de aceitação/publicação de seus estudos. Palavras-Chave: Servqual. Servperf. Qualidade. Serviços. ABSTRACT The purpose of this article is to seek to know if the intrinsic characteristics of SERVQUAL and SERVPERF are responsible for the choice of these instruments for measuring quality in services by the academic community of Administration. To this end, a survey was conducted with the sample extracted from the Emerald database of articles published between the years 2012 and 2021. The result showed that there is a clear preference for SERVQUAL over SERVPERF, and the analysis of the justifications offered by the authors indicated that this preference derives only from the popularity of the first instrument. In conclusion, it was placed that this behavior would refer to the preference for staying in methodological comfort zones by researchers in Administration, to increase the chances of acceptance/publication of their studies. Keywords: Servqual. Servperf. Quality. Services. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2677 10.12819/2023.20.2.3 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2677 |
identifier_str_mv |
10.12819/2023.20.2.3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2677/491493738 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2677/491493739 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2677/491493741 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2677/2094 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 2, fev. 2023; 59-79 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 2, fev. 2023; 59-79 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944910680784896 |