A Utilização De Recursos E Atividades Didáticas Como Instrumento Para Melhorar A Formação Inicial Dos Pedagogos Para Lecionar Ciências / The Use Of Resources and Activities for Teaching How To Improve Home Instrument Training the Educators to Teach Scienc
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/39 |
Resumo: | O professor que leciona Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental é polivalente, sendo responsável pelo ensino de todas as disciplinas nesse nível de ensino. Tendo em vista isso e o fato do pedagogo poder exercer funções de magistério em diversos níveis de ensino, os cursos de formação de pedagogos devem prepará-los minimamente para a atuação em todas essas funções, havendo, segundo diversos autores, uma preparação superficial nos diversos conteúdos escolares específicos, inclusive Ciências Naturais. Visando modificar este quadro e tendo-se em vista a pequena carga horária disponível para que sejam trabalhados os conteúdos teóricos e metodológicos inerentes ao ensino de Ciências, foram elaboradas atividades diferenciadas na disciplina Metodologia das Ciências da Natureza, única disciplina que trabalha os conteúdos de Ciências Naturais no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPI, de forma que os alunos puderam vivenciar a Física, a Química, a Astronomia, a Biologia e a Geologia em atividades que ressaltam que estas se encontram presentes no nosso cotidiano. Com a aplicação das atividades, pudemos constatar que houve uma mudança positiva na visão que os futuros professores tinham acerca da disciplina Ciências, bem como o interesse e a compreensão destes em relação aos seus diversos conteúdos também aumentou. As atividades, 22 (vinte e duas) no total, permitiram que os futuros pedagogos tivessem acesso a propostas e sugestões variadas para a aplicação desses conteúdos em sala de aula, ampliando os horizontes de possibilidades, melhorando a qualidade da formação desses profissionais, tornando-os mais aptos para o ensino de Ciências. |
id |
FSA-3_8159f4f883d341c8b285617d82ace743 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/39 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
A Utilização De Recursos E Atividades Didáticas Como Instrumento Para Melhorar A Formação Inicial Dos Pedagogos Para Lecionar Ciências / The Use Of Resources and Activities for Teaching How To Improve Home Instrument Training the Educators to Teach SciencEducaçãoformação de professores; ensino de ciências; séries iniciais do ensino fundamental.O professor que leciona Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental é polivalente, sendo responsável pelo ensino de todas as disciplinas nesse nível de ensino. Tendo em vista isso e o fato do pedagogo poder exercer funções de magistério em diversos níveis de ensino, os cursos de formação de pedagogos devem prepará-los minimamente para a atuação em todas essas funções, havendo, segundo diversos autores, uma preparação superficial nos diversos conteúdos escolares específicos, inclusive Ciências Naturais. Visando modificar este quadro e tendo-se em vista a pequena carga horária disponível para que sejam trabalhados os conteúdos teóricos e metodológicos inerentes ao ensino de Ciências, foram elaboradas atividades diferenciadas na disciplina Metodologia das Ciências da Natureza, única disciplina que trabalha os conteúdos de Ciências Naturais no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPI, de forma que os alunos puderam vivenciar a Física, a Química, a Astronomia, a Biologia e a Geologia em atividades que ressaltam que estas se encontram presentes no nosso cotidiano. Com a aplicação das atividades, pudemos constatar que houve uma mudança positiva na visão que os futuros professores tinham acerca da disciplina Ciências, bem como o interesse e a compreensão destes em relação aos seus diversos conteúdos também aumentou. As atividades, 22 (vinte e duas) no total, permitiram que os futuros pedagogos tivessem acesso a propostas e sugestões variadas para a aplicação desses conteúdos em sala de aula, ampliando os horizontes de possibilidades, melhorando a qualidade da formação desses profissionais, tornando-os mais aptos para o ensino de Ciências.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Rodrigues, Micaías Andrade; Universidade Federal do Piauí2012-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/39Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.2, ago./dez. 2012; 113-126Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.2, ago./dez. 2012; 113-1262317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/39/50Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-14T14:33:16Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/39Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-14T14:33:16Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Utilização De Recursos E Atividades Didáticas Como Instrumento Para Melhorar A Formação Inicial Dos Pedagogos Para Lecionar Ciências / The Use Of Resources and Activities for Teaching How To Improve Home Instrument Training the Educators to Teach Scienc |
title |
A Utilização De Recursos E Atividades Didáticas Como Instrumento Para Melhorar A Formação Inicial Dos Pedagogos Para Lecionar Ciências / The Use Of Resources and Activities for Teaching How To Improve Home Instrument Training the Educators to Teach Scienc |
spellingShingle |
A Utilização De Recursos E Atividades Didáticas Como Instrumento Para Melhorar A Formação Inicial Dos Pedagogos Para Lecionar Ciências / The Use Of Resources and Activities for Teaching How To Improve Home Instrument Training the Educators to Teach Scienc Rodrigues, Micaías Andrade; Universidade Federal do Piauí Educação formação de professores; ensino de ciências; séries iniciais do ensino fundamental. |
title_short |
A Utilização De Recursos E Atividades Didáticas Como Instrumento Para Melhorar A Formação Inicial Dos Pedagogos Para Lecionar Ciências / The Use Of Resources and Activities for Teaching How To Improve Home Instrument Training the Educators to Teach Scienc |
title_full |
A Utilização De Recursos E Atividades Didáticas Como Instrumento Para Melhorar A Formação Inicial Dos Pedagogos Para Lecionar Ciências / The Use Of Resources and Activities for Teaching How To Improve Home Instrument Training the Educators to Teach Scienc |
title_fullStr |
A Utilização De Recursos E Atividades Didáticas Como Instrumento Para Melhorar A Formação Inicial Dos Pedagogos Para Lecionar Ciências / The Use Of Resources and Activities for Teaching How To Improve Home Instrument Training the Educators to Teach Scienc |
title_full_unstemmed |
A Utilização De Recursos E Atividades Didáticas Como Instrumento Para Melhorar A Formação Inicial Dos Pedagogos Para Lecionar Ciências / The Use Of Resources and Activities for Teaching How To Improve Home Instrument Training the Educators to Teach Scienc |
title_sort |
A Utilização De Recursos E Atividades Didáticas Como Instrumento Para Melhorar A Formação Inicial Dos Pedagogos Para Lecionar Ciências / The Use Of Resources and Activities for Teaching How To Improve Home Instrument Training the Educators to Teach Scienc |
author |
Rodrigues, Micaías Andrade; Universidade Federal do Piauí |
author_facet |
Rodrigues, Micaías Andrade; Universidade Federal do Piauí |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Micaías Andrade; Universidade Federal do Piauí |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação formação de professores; ensino de ciências; séries iniciais do ensino fundamental. |
topic |
Educação formação de professores; ensino de ciências; séries iniciais do ensino fundamental. |
description |
O professor que leciona Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental é polivalente, sendo responsável pelo ensino de todas as disciplinas nesse nível de ensino. Tendo em vista isso e o fato do pedagogo poder exercer funções de magistério em diversos níveis de ensino, os cursos de formação de pedagogos devem prepará-los minimamente para a atuação em todas essas funções, havendo, segundo diversos autores, uma preparação superficial nos diversos conteúdos escolares específicos, inclusive Ciências Naturais. Visando modificar este quadro e tendo-se em vista a pequena carga horária disponível para que sejam trabalhados os conteúdos teóricos e metodológicos inerentes ao ensino de Ciências, foram elaboradas atividades diferenciadas na disciplina Metodologia das Ciências da Natureza, única disciplina que trabalha os conteúdos de Ciências Naturais no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPI, de forma que os alunos puderam vivenciar a Física, a Química, a Astronomia, a Biologia e a Geologia em atividades que ressaltam que estas se encontram presentes no nosso cotidiano. Com a aplicação das atividades, pudemos constatar que houve uma mudança positiva na visão que os futuros professores tinham acerca da disciplina Ciências, bem como o interesse e a compreensão destes em relação aos seus diversos conteúdos também aumentou. As atividades, 22 (vinte e duas) no total, permitiram que os futuros pedagogos tivessem acesso a propostas e sugestões variadas para a aplicação desses conteúdos em sala de aula, ampliando os horizontes de possibilidades, melhorando a qualidade da formação desses profissionais, tornando-os mais aptos para o ensino de Ciências. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/39 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/39 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/39/50 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.2, ago./dez. 2012; 113-126 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.2, ago./dez. 2012; 113-126 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944905434759168 |