A Utilização De Recursos E Atividades Didáticas Como Instrumento Para Melhorar A Formação Inicial Dos Pedagogos Para Lecionar Ciências / The Use Of Resources and Activities for Teaching How To Improve Home Instrument Training the Educators to Teach Scienc

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Micaías Andrade; Universidade Federal do Piauí
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/39
Resumo: O professor que leciona Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental é polivalente, sendo responsável pelo ensino de todas as disciplinas nesse nível de ensino. Tendo em vista isso e o fato do pedagogo poder exercer funções de magistério em diversos níveis de ensino, os cursos de formação de pedagogos devem prepará-los minimamente para a atuação em todas essas funções, havendo, segundo diversos autores, uma preparação superficial nos diversos conteúdos escolares específicos, inclusive Ciências Naturais. Visando modificar este quadro e tendo-se em vista a pequena carga horária disponível para que sejam trabalhados os conteúdos teóricos e metodológicos inerentes ao ensino de Ciências, foram elaboradas atividades diferenciadas na disciplina Metodologia das Ciências da Natureza, única disciplina que trabalha os conteúdos de Ciências Naturais no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPI, de forma que os alunos puderam vivenciar a Física, a Química, a Astronomia, a Biologia e a Geologia em atividades que ressaltam que estas se encontram presentes no nosso cotidiano. Com a aplicação das atividades, pudemos constatar que houve uma mudança positiva na visão que os futuros professores tinham acerca da disciplina Ciências, bem como o interesse e a compreensão destes em relação aos seus diversos conteúdos também aumentou. As atividades, 22 (vinte e duas) no total, permitiram que os futuros pedagogos tivessem acesso a propostas e sugestões variadas para a aplicação desses conteúdos em sala de aula, ampliando os horizontes de possibilidades, melhorando a qualidade da formação desses profissionais, tornando-os mais aptos para o ensino de Ciências.
id FSA-3_8159f4f883d341c8b285617d82ace743
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/39
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling A Utilização De Recursos E Atividades Didáticas Como Instrumento Para Melhorar A Formação Inicial Dos Pedagogos Para Lecionar Ciências / The Use Of Resources and Activities for Teaching How To Improve Home Instrument Training the Educators to Teach SciencEducaçãoformação de professores; ensino de ciências; séries iniciais do ensino fundamental.O professor que leciona Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental é polivalente, sendo responsável pelo ensino de todas as disciplinas nesse nível de ensino. Tendo em vista isso e o fato do pedagogo poder exercer funções de magistério em diversos níveis de ensino, os cursos de formação de pedagogos devem prepará-los minimamente para a atuação em todas essas funções, havendo, segundo diversos autores, uma preparação superficial nos diversos conteúdos escolares específicos, inclusive Ciências Naturais. Visando modificar este quadro e tendo-se em vista a pequena carga horária disponível para que sejam trabalhados os conteúdos teóricos e metodológicos inerentes ao ensino de Ciências, foram elaboradas atividades diferenciadas na disciplina Metodologia das Ciências da Natureza, única disciplina que trabalha os conteúdos de Ciências Naturais no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPI, de forma que os alunos puderam vivenciar a Física, a Química, a Astronomia, a Biologia e a Geologia em atividades que ressaltam que estas se encontram presentes no nosso cotidiano. Com a aplicação das atividades, pudemos constatar que houve uma mudança positiva na visão que os futuros professores tinham acerca da disciplina Ciências, bem como o interesse e a compreensão destes em relação aos seus diversos conteúdos também aumentou. As atividades, 22 (vinte e duas) no total, permitiram que os futuros pedagogos tivessem acesso a propostas e sugestões variadas para a aplicação desses conteúdos em sala de aula, ampliando os horizontes de possibilidades, melhorando a qualidade da formação desses profissionais, tornando-os mais aptos para o ensino de Ciências.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Rodrigues, Micaías Andrade; Universidade Federal do Piauí2012-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/39Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.2, ago./dez. 2012; 113-126Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.2, ago./dez. 2012; 113-1262317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/39/50Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-14T14:33:16Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/39Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-14T14:33:16Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Utilização De Recursos E Atividades Didáticas Como Instrumento Para Melhorar A Formação Inicial Dos Pedagogos Para Lecionar Ciências / The Use Of Resources and Activities for Teaching How To Improve Home Instrument Training the Educators to Teach Scienc
title A Utilização De Recursos E Atividades Didáticas Como Instrumento Para Melhorar A Formação Inicial Dos Pedagogos Para Lecionar Ciências / The Use Of Resources and Activities for Teaching How To Improve Home Instrument Training the Educators to Teach Scienc
spellingShingle A Utilização De Recursos E Atividades Didáticas Como Instrumento Para Melhorar A Formação Inicial Dos Pedagogos Para Lecionar Ciências / The Use Of Resources and Activities for Teaching How To Improve Home Instrument Training the Educators to Teach Scienc
Rodrigues, Micaías Andrade; Universidade Federal do Piauí
Educação
formação de professores; ensino de ciências; séries iniciais do ensino fundamental.
title_short A Utilização De Recursos E Atividades Didáticas Como Instrumento Para Melhorar A Formação Inicial Dos Pedagogos Para Lecionar Ciências / The Use Of Resources and Activities for Teaching How To Improve Home Instrument Training the Educators to Teach Scienc
title_full A Utilização De Recursos E Atividades Didáticas Como Instrumento Para Melhorar A Formação Inicial Dos Pedagogos Para Lecionar Ciências / The Use Of Resources and Activities for Teaching How To Improve Home Instrument Training the Educators to Teach Scienc
title_fullStr A Utilização De Recursos E Atividades Didáticas Como Instrumento Para Melhorar A Formação Inicial Dos Pedagogos Para Lecionar Ciências / The Use Of Resources and Activities for Teaching How To Improve Home Instrument Training the Educators to Teach Scienc
title_full_unstemmed A Utilização De Recursos E Atividades Didáticas Como Instrumento Para Melhorar A Formação Inicial Dos Pedagogos Para Lecionar Ciências / The Use Of Resources and Activities for Teaching How To Improve Home Instrument Training the Educators to Teach Scienc
title_sort A Utilização De Recursos E Atividades Didáticas Como Instrumento Para Melhorar A Formação Inicial Dos Pedagogos Para Lecionar Ciências / The Use Of Resources and Activities for Teaching How To Improve Home Instrument Training the Educators to Teach Scienc
author Rodrigues, Micaías Andrade; Universidade Federal do Piauí
author_facet Rodrigues, Micaías Andrade; Universidade Federal do Piauí
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Micaías Andrade; Universidade Federal do Piauí
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
formação de professores; ensino de ciências; séries iniciais do ensino fundamental.
topic Educação
formação de professores; ensino de ciências; séries iniciais do ensino fundamental.
description O professor que leciona Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental é polivalente, sendo responsável pelo ensino de todas as disciplinas nesse nível de ensino. Tendo em vista isso e o fato do pedagogo poder exercer funções de magistério em diversos níveis de ensino, os cursos de formação de pedagogos devem prepará-los minimamente para a atuação em todas essas funções, havendo, segundo diversos autores, uma preparação superficial nos diversos conteúdos escolares específicos, inclusive Ciências Naturais. Visando modificar este quadro e tendo-se em vista a pequena carga horária disponível para que sejam trabalhados os conteúdos teóricos e metodológicos inerentes ao ensino de Ciências, foram elaboradas atividades diferenciadas na disciplina Metodologia das Ciências da Natureza, única disciplina que trabalha os conteúdos de Ciências Naturais no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPI, de forma que os alunos puderam vivenciar a Física, a Química, a Astronomia, a Biologia e a Geologia em atividades que ressaltam que estas se encontram presentes no nosso cotidiano. Com a aplicação das atividades, pudemos constatar que houve uma mudança positiva na visão que os futuros professores tinham acerca da disciplina Ciências, bem como o interesse e a compreensão destes em relação aos seus diversos conteúdos também aumentou. As atividades, 22 (vinte e duas) no total, permitiram que os futuros pedagogos tivessem acesso a propostas e sugestões variadas para a aplicação desses conteúdos em sala de aula, ampliando os horizontes de possibilidades, melhorando a qualidade da formação desses profissionais, tornando-os mais aptos para o ensino de Ciências.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-25
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/39
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/39
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/39/50
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.2, ago./dez. 2012; 113-126
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.2, ago./dez. 2012; 113-126
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944905434759168