Utilização de Estratégias de Ensino: Um Estudo com Docentes de Ciências Contábeis / Use of Teaching Strategies: A Study with Accounting Science Teachers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2843 |
Resumo: | Esse estudo teve como objetivo verificar quais estratégias de ensino, em termos de metodologias de ensino, recursos didáticos e instrumento de avaliação, são utilizadas pelos docentes de ciências contábeis. Para atingir tal objetivo foi realizada uma survey quantitativa, de caráter descritivo, com docentes de universidades brasileiras, públicas e privadas. Os resultados apontam que as estratégias de ensino mais utilizadas pelos docentes dos cursos de ciências contábeis são: metodologia de ensino – exercício, aula expositiva dialogada, aula expositiva básica, aula prática, recursos didáticos – data show, computador, ambiente virtual de aprendizagem, avaliação – exercícios, prova teórica, assiduidade e pontualidade e estudo de caso. O estudo contribui com a investigação das estratégias de ensino utilizadas para o ensino de contabilidade. Palavras-chave: Estratégias de Ensino. Ensino Superior. Ciências Contábeis. Docentes. ABSTRACT This study aimed to identify which teaching strategies, in terms of teaching methodologies, teaching resources and assessment instruments, are used by accounting science teachers. To achieve this objective, a quantitative, descriptive survey was carried out with professors from Brazilian universities, public and private. The results indicate that the teaching strategies most used by teachers of accounting science courses are: teaching methodology – exercise, dialogued expository class, basic expository class, practical class, teaching resources – data show, computer, virtual learning environment, assessment – exercises, theoretical test, attendance and punctuality and case study. The study contributes to the investigation of teaching strategies used to teach accounting. Keywords: Teaching Strategies. University education. Accounting Sciences. Teachers. |
id |
FSA-3_82559537d98d4287566fb25b2c7eee3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2843 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização de Estratégias de Ensino: Um Estudo com Docentes de Ciências Contábeis / Use of Teaching Strategies: A Study with Accounting Science TeachersContabilidadeEsse estudo teve como objetivo verificar quais estratégias de ensino, em termos de metodologias de ensino, recursos didáticos e instrumento de avaliação, são utilizadas pelos docentes de ciências contábeis. Para atingir tal objetivo foi realizada uma survey quantitativa, de caráter descritivo, com docentes de universidades brasileiras, públicas e privadas. Os resultados apontam que as estratégias de ensino mais utilizadas pelos docentes dos cursos de ciências contábeis são: metodologia de ensino – exercício, aula expositiva dialogada, aula expositiva básica, aula prática, recursos didáticos – data show, computador, ambiente virtual de aprendizagem, avaliação – exercícios, prova teórica, assiduidade e pontualidade e estudo de caso. O estudo contribui com a investigação das estratégias de ensino utilizadas para o ensino de contabilidade. Palavras-chave: Estratégias de Ensino. Ensino Superior. Ciências Contábeis. Docentes. ABSTRACT This study aimed to identify which teaching strategies, in terms of teaching methodologies, teaching resources and assessment instruments, are used by accounting science teachers. To achieve this objective, a quantitative, descriptive survey was carried out with professors from Brazilian universities, public and private. The results indicate that the teaching strategies most used by teachers of accounting science courses are: teaching methodology – exercise, dialogued expository class, basic expository class, practical class, teaching resources – data show, computer, virtual learning environment, assessment – exercises, theoretical test, attendance and punctuality and case study. The study contributes to the investigation of teaching strategies used to teach accounting. Keywords: Teaching Strategies. University education. Accounting Sciences. Teachers. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Manke, Rosana Vieira; Universidade Federal do Rio Grande - FURGGomes, Débora Gomes de; Professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURGTristão, Pâmela Amado; Professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/284310.12819/2023.20.11.6Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 11, nov. 2023; 112-141Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 11, nov. 2023; 112-1412317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2843/491494115http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2843/491494116http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2843/491494117http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2843/2334Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-16T21:17:07Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2843Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2023-11-16T21:17:07Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização de Estratégias de Ensino: Um Estudo com Docentes de Ciências Contábeis / Use of Teaching Strategies: A Study with Accounting Science Teachers |
title |
Utilização de Estratégias de Ensino: Um Estudo com Docentes de Ciências Contábeis / Use of Teaching Strategies: A Study with Accounting Science Teachers |
spellingShingle |
Utilização de Estratégias de Ensino: Um Estudo com Docentes de Ciências Contábeis / Use of Teaching Strategies: A Study with Accounting Science Teachers Manke, Rosana Vieira; Universidade Federal do Rio Grande - FURG Contabilidade |
title_short |
Utilização de Estratégias de Ensino: Um Estudo com Docentes de Ciências Contábeis / Use of Teaching Strategies: A Study with Accounting Science Teachers |
title_full |
Utilização de Estratégias de Ensino: Um Estudo com Docentes de Ciências Contábeis / Use of Teaching Strategies: A Study with Accounting Science Teachers |
title_fullStr |
Utilização de Estratégias de Ensino: Um Estudo com Docentes de Ciências Contábeis / Use of Teaching Strategies: A Study with Accounting Science Teachers |
title_full_unstemmed |
Utilização de Estratégias de Ensino: Um Estudo com Docentes de Ciências Contábeis / Use of Teaching Strategies: A Study with Accounting Science Teachers |
title_sort |
Utilização de Estratégias de Ensino: Um Estudo com Docentes de Ciências Contábeis / Use of Teaching Strategies: A Study with Accounting Science Teachers |
author |
Manke, Rosana Vieira; Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
author_facet |
Manke, Rosana Vieira; Universidade Federal do Rio Grande - FURG Gomes, Débora Gomes de; Professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG Tristão, Pâmela Amado; Professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Débora Gomes de; Professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG Tristão, Pâmela Amado; Professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manke, Rosana Vieira; Universidade Federal do Rio Grande - FURG Gomes, Débora Gomes de; Professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG Tristão, Pâmela Amado; Professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contabilidade |
topic |
Contabilidade |
description |
Esse estudo teve como objetivo verificar quais estratégias de ensino, em termos de metodologias de ensino, recursos didáticos e instrumento de avaliação, são utilizadas pelos docentes de ciências contábeis. Para atingir tal objetivo foi realizada uma survey quantitativa, de caráter descritivo, com docentes de universidades brasileiras, públicas e privadas. Os resultados apontam que as estratégias de ensino mais utilizadas pelos docentes dos cursos de ciências contábeis são: metodologia de ensino – exercício, aula expositiva dialogada, aula expositiva básica, aula prática, recursos didáticos – data show, computador, ambiente virtual de aprendizagem, avaliação – exercícios, prova teórica, assiduidade e pontualidade e estudo de caso. O estudo contribui com a investigação das estratégias de ensino utilizadas para o ensino de contabilidade. Palavras-chave: Estratégias de Ensino. Ensino Superior. Ciências Contábeis. Docentes. ABSTRACT This study aimed to identify which teaching strategies, in terms of teaching methodologies, teaching resources and assessment instruments, are used by accounting science teachers. To achieve this objective, a quantitative, descriptive survey was carried out with professors from Brazilian universities, public and private. The results indicate that the teaching strategies most used by teachers of accounting science courses are: teaching methodology – exercise, dialogued expository class, basic expository class, practical class, teaching resources – data show, computer, virtual learning environment, assessment – exercises, theoretical test, attendance and punctuality and case study. The study contributes to the investigation of teaching strategies used to teach accounting. Keywords: Teaching Strategies. University education. Accounting Sciences. Teachers. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2843 10.12819/2023.20.11.6 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2843 |
identifier_str_mv |
10.12819/2023.20.11.6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2843/491494115 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2843/491494116 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2843/491494117 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2843/2334 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 11, nov. 2023; 112-141 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 11, nov. 2023; 112-141 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944910193197056 |