Utilização de Estratégias de Ensino: Um Estudo com Docentes de Ciências Contábeis / Use of Teaching Strategies: A Study with Accounting Science Teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manke, Rosana Vieira; Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gomes, Débora Gomes de; Professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Tristão, Pâmela Amado; Professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2843
Resumo: Esse estudo teve como objetivo verificar quais estratégias de ensino, em termos de metodologias de ensino, recursos didáticos e instrumento de avaliação, são utilizadas pelos docentes de ciências contábeis. Para atingir tal objetivo foi realizada uma survey quantitativa, de caráter descritivo, com docentes de universidades brasileiras, públicas e privadas. Os resultados apontam que as estratégias de ensino mais utilizadas pelos docentes dos cursos de ciências contábeis são: metodologia de ensino – exercício, aula expositiva dialogada, aula expositiva básica, aula prática, recursos didáticos – data show, computador, ambiente virtual de aprendizagem, avaliação – exercícios, prova teórica, assiduidade e pontualidade e estudo de caso. O estudo contribui com a investigação das estratégias de ensino utilizadas para o ensino de contabilidade. Palavras-chave: Estratégias de Ensino. Ensino Superior. Ciências Contábeis. Docentes. ABSTRACT This study aimed to identify which teaching strategies, in terms of teaching methodologies, teaching resources and assessment instruments, are used by accounting science teachers. To achieve this objective, a quantitative, descriptive survey was carried out with professors from Brazilian universities, public and private. The results indicate that the teaching strategies most used by teachers of accounting science courses are: teaching methodology – exercise, dialogued expository class, basic expository class, practical class, teaching resources – data show, computer, virtual learning environment, assessment – exercises, theoretical test, attendance and punctuality and case study. The study contributes to the investigation of teaching strategies used to teach accounting. Keywords: Teaching Strategies. University education. Accounting Sciences. Teachers. 
id FSA-3_82559537d98d4287566fb25b2c7eee3e
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2843
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Utilização de Estratégias de Ensino: Um Estudo com Docentes de Ciências Contábeis / Use of Teaching Strategies: A Study with Accounting Science TeachersContabilidadeEsse estudo teve como objetivo verificar quais estratégias de ensino, em termos de metodologias de ensino, recursos didáticos e instrumento de avaliação, são utilizadas pelos docentes de ciências contábeis. Para atingir tal objetivo foi realizada uma survey quantitativa, de caráter descritivo, com docentes de universidades brasileiras, públicas e privadas. Os resultados apontam que as estratégias de ensino mais utilizadas pelos docentes dos cursos de ciências contábeis são: metodologia de ensino – exercício, aula expositiva dialogada, aula expositiva básica, aula prática, recursos didáticos – data show, computador, ambiente virtual de aprendizagem, avaliação – exercícios, prova teórica, assiduidade e pontualidade e estudo de caso. O estudo contribui com a investigação das estratégias de ensino utilizadas para o ensino de contabilidade. Palavras-chave: Estratégias de Ensino. Ensino Superior. Ciências Contábeis. Docentes. ABSTRACT This study aimed to identify which teaching strategies, in terms of teaching methodologies, teaching resources and assessment instruments, are used by accounting science teachers. To achieve this objective, a quantitative, descriptive survey was carried out with professors from Brazilian universities, public and private. The results indicate that the teaching strategies most used by teachers of accounting science courses are: teaching methodology – exercise, dialogued expository class, basic expository class, practical class, teaching resources – data show, computer, virtual learning environment, assessment – exercises, theoretical test, attendance and punctuality and case study. The study contributes to the investigation of teaching strategies used to teach accounting. Keywords: Teaching Strategies. University education. Accounting Sciences. Teachers. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Manke, Rosana Vieira; Universidade Federal do Rio Grande - FURGGomes, Débora Gomes de; Professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURGTristão, Pâmela Amado; Professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/284310.12819/2023.20.11.6Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 11, nov. 2023; 112-141Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 11, nov. 2023; 112-1412317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2843/491494115http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2843/491494116http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2843/491494117http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2843/2334Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-16T21:17:07Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2843Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2023-11-16T21:17:07Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de Estratégias de Ensino: Um Estudo com Docentes de Ciências Contábeis / Use of Teaching Strategies: A Study with Accounting Science Teachers
title Utilização de Estratégias de Ensino: Um Estudo com Docentes de Ciências Contábeis / Use of Teaching Strategies: A Study with Accounting Science Teachers
spellingShingle Utilização de Estratégias de Ensino: Um Estudo com Docentes de Ciências Contábeis / Use of Teaching Strategies: A Study with Accounting Science Teachers
Manke, Rosana Vieira; Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Contabilidade
title_short Utilização de Estratégias de Ensino: Um Estudo com Docentes de Ciências Contábeis / Use of Teaching Strategies: A Study with Accounting Science Teachers
title_full Utilização de Estratégias de Ensino: Um Estudo com Docentes de Ciências Contábeis / Use of Teaching Strategies: A Study with Accounting Science Teachers
title_fullStr Utilização de Estratégias de Ensino: Um Estudo com Docentes de Ciências Contábeis / Use of Teaching Strategies: A Study with Accounting Science Teachers
title_full_unstemmed Utilização de Estratégias de Ensino: Um Estudo com Docentes de Ciências Contábeis / Use of Teaching Strategies: A Study with Accounting Science Teachers
title_sort Utilização de Estratégias de Ensino: Um Estudo com Docentes de Ciências Contábeis / Use of Teaching Strategies: A Study with Accounting Science Teachers
author Manke, Rosana Vieira; Universidade Federal do Rio Grande - FURG
author_facet Manke, Rosana Vieira; Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Gomes, Débora Gomes de; Professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Tristão, Pâmela Amado; Professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG
author_role author
author2 Gomes, Débora Gomes de; Professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Tristão, Pâmela Amado; Professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Manke, Rosana Vieira; Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Gomes, Débora Gomes de; Professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Tristão, Pâmela Amado; Professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade
topic Contabilidade
description Esse estudo teve como objetivo verificar quais estratégias de ensino, em termos de metodologias de ensino, recursos didáticos e instrumento de avaliação, são utilizadas pelos docentes de ciências contábeis. Para atingir tal objetivo foi realizada uma survey quantitativa, de caráter descritivo, com docentes de universidades brasileiras, públicas e privadas. Os resultados apontam que as estratégias de ensino mais utilizadas pelos docentes dos cursos de ciências contábeis são: metodologia de ensino – exercício, aula expositiva dialogada, aula expositiva básica, aula prática, recursos didáticos – data show, computador, ambiente virtual de aprendizagem, avaliação – exercícios, prova teórica, assiduidade e pontualidade e estudo de caso. O estudo contribui com a investigação das estratégias de ensino utilizadas para o ensino de contabilidade. Palavras-chave: Estratégias de Ensino. Ensino Superior. Ciências Contábeis. Docentes. ABSTRACT This study aimed to identify which teaching strategies, in terms of teaching methodologies, teaching resources and assessment instruments, are used by accounting science teachers. To achieve this objective, a quantitative, descriptive survey was carried out with professors from Brazilian universities, public and private. The results indicate that the teaching strategies most used by teachers of accounting science courses are: teaching methodology – exercise, dialogued expository class, basic expository class, practical class, teaching resources – data show, computer, virtual learning environment, assessment – exercises, theoretical test, attendance and punctuality and case study. The study contributes to the investigation of teaching strategies used to teach accounting. Keywords: Teaching Strategies. University education. Accounting Sciences. Teachers. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2843
10.12819/2023.20.11.6
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2843
identifier_str_mv 10.12819/2023.20.11.6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2843/491494115
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2843/491494116
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2843/491494117
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2843/2334
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 11, nov. 2023; 112-141
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 11, nov. 2023; 112-141
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944910193197056