A Compreensão do Conceito de Estratégia: Uma Análise em Acadêmicos dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis / Understanding the Strategy Concept: An Analysis in Academics of the Administration Courses and Accounting Sciences

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rambo, Iara Jaíne; Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pires, Kaique Trindade; Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC)., Silva, Thiago Bruno de Jesus; Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Lay, Luis Antonio; Universidade do Contestado (UnC), Sousa, Allison Manoel de; Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2436
Resumo: O objetivo do estudo foi identificar qual conceito de estratégia é mais percebido pelos acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis como sendo o que melhor define estratégia. Para tanto, usou-se um questionário, com perguntas fechadas, aos acadêmicos, matriculados no 6º e 8º períodos, dos cursos de graduação em administração e ciências contábeis de uma Instituição de Ensino Superior (IES) da iniciativa privada, localizada no sul do Maranhão. Os dados foram analisados por intermédio da estatística descritiva e regressão múltipla. Os achados indicam que o conceito de estratégia entendidos pelos alunos do curso de graduação em administração difere do conceito de estratégia compreendido pelos alunos de contabilidade. Tais evidências demonstram que alguns conceitos sobre a estratégia ainda não demonstram ser claramente definidos, o que impacta na formulação da estratégia organizacional pelos estudantes. Além disso, a dificuldade em traduzir os conceitos que podem ter sido ensinados em sala de aula pelos estudantes pode resultar em dificuldades na elaboração de planos e gestão de estratégias organizacionais. Palavras-chave: Administração. Ciências Contábeis. Conceitos de Estratégia. ABSTRACT Our study aimed to identify which strategy concept most perceived by Administration and Accounting Sciences students as being the one that best defines strategy. We used a questionnaire, with closed questions, to the academics, enrolled in the 6th and 8th periods, of the undergraduate courses in administration and accounting sciences of a Instituição de Ensino Superior (IES) of the private initiative located in the south of Maranhão. We analyzed the information obtained through descriptive statistics and multiple regression. We found that the concept of strategy understood by undergraduate business administration students differs from the concept of strategy understood by accounting students. These findings indicate that some concepts about the strategy do not yet demonstrate to be clearly defined, which impacts on the formulation of the organizational strategy by the students. In addition, the difficulty in translating the concepts that may have been taught in the classroom by students may result in difficulties in developing plans and managing organizational strategies. Keywords: Administration. Accounting Sciences. Strategy Concepts.
id FSA-3_828f12396e70a714eddc898bf0cbc8b6
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2436
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling A Compreensão do Conceito de Estratégia: Uma Análise em Acadêmicos dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis / Understanding the Strategy Concept: An Analysis in Academics of the Administration Courses and Accounting SciencesAdministração; Ciências Contábeis; Conceitos de Estratégia.O objetivo do estudo foi identificar qual conceito de estratégia é mais percebido pelos acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis como sendo o que melhor define estratégia. Para tanto, usou-se um questionário, com perguntas fechadas, aos acadêmicos, matriculados no 6º e 8º períodos, dos cursos de graduação em administração e ciências contábeis de uma Instituição de Ensino Superior (IES) da iniciativa privada, localizada no sul do Maranhão. Os dados foram analisados por intermédio da estatística descritiva e regressão múltipla. Os achados indicam que o conceito de estratégia entendidos pelos alunos do curso de graduação em administração difere do conceito de estratégia compreendido pelos alunos de contabilidade. Tais evidências demonstram que alguns conceitos sobre a estratégia ainda não demonstram ser claramente definidos, o que impacta na formulação da estratégia organizacional pelos estudantes. Além disso, a dificuldade em traduzir os conceitos que podem ter sido ensinados em sala de aula pelos estudantes pode resultar em dificuldades na elaboração de planos e gestão de estratégias organizacionais. Palavras-chave: Administração. Ciências Contábeis. Conceitos de Estratégia. ABSTRACT Our study aimed to identify which strategy concept most perceived by Administration and Accounting Sciences students as being the one that best defines strategy. We used a questionnaire, with closed questions, to the academics, enrolled in the 6th and 8th periods, of the undergraduate courses in administration and accounting sciences of a Instituição de Ensino Superior (IES) of the private initiative located in the south of Maranhão. We analyzed the information obtained through descriptive statistics and multiple regression. We found that the concept of strategy understood by undergraduate business administration students differs from the concept of strategy understood by accounting students. These findings indicate that some concepts about the strategy do not yet demonstrate to be clearly defined, which impacts on the formulation of the organizational strategy by the students. In addition, the difficulty in translating the concepts that may have been taught in the classroom by students may result in difficulties in developing plans and managing organizational strategies. Keywords: Administration. Accounting Sciences. Strategy Concepts.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Rambo, Iara Jaíne; Universidade Federal do Piauí (UFPI)Pires, Kaique Trindade; Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC).Silva, Thiago Bruno de Jesus; Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)Lay, Luis Antonio; Universidade do Contestado (UnC)Sousa, Allison Manoel de; Universidade Federal do Paraná (UFPR)2022-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/243610.12819/2022.19.3.4Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 3, mar. 2022; 72-95Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 3, mar. 2022; 72-952317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2436/491493175http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2436/491493176http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2436/491493177http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2436/1821Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-13T17:50:43Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2436Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-09-13T17:50:43Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Compreensão do Conceito de Estratégia: Uma Análise em Acadêmicos dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis / Understanding the Strategy Concept: An Analysis in Academics of the Administration Courses and Accounting Sciences
title A Compreensão do Conceito de Estratégia: Uma Análise em Acadêmicos dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis / Understanding the Strategy Concept: An Analysis in Academics of the Administration Courses and Accounting Sciences
spellingShingle A Compreensão do Conceito de Estratégia: Uma Análise em Acadêmicos dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis / Understanding the Strategy Concept: An Analysis in Academics of the Administration Courses and Accounting Sciences
Rambo, Iara Jaíne; Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Administração; Ciências Contábeis; Conceitos de Estratégia.
title_short A Compreensão do Conceito de Estratégia: Uma Análise em Acadêmicos dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis / Understanding the Strategy Concept: An Analysis in Academics of the Administration Courses and Accounting Sciences
title_full A Compreensão do Conceito de Estratégia: Uma Análise em Acadêmicos dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis / Understanding the Strategy Concept: An Analysis in Academics of the Administration Courses and Accounting Sciences
title_fullStr A Compreensão do Conceito de Estratégia: Uma Análise em Acadêmicos dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis / Understanding the Strategy Concept: An Analysis in Academics of the Administration Courses and Accounting Sciences
title_full_unstemmed A Compreensão do Conceito de Estratégia: Uma Análise em Acadêmicos dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis / Understanding the Strategy Concept: An Analysis in Academics of the Administration Courses and Accounting Sciences
title_sort A Compreensão do Conceito de Estratégia: Uma Análise em Acadêmicos dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis / Understanding the Strategy Concept: An Analysis in Academics of the Administration Courses and Accounting Sciences
author Rambo, Iara Jaíne; Universidade Federal do Piauí (UFPI)
author_facet Rambo, Iara Jaíne; Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Pires, Kaique Trindade; Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC).
Silva, Thiago Bruno de Jesus; Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Lay, Luis Antonio; Universidade do Contestado (UnC)
Sousa, Allison Manoel de; Universidade Federal do Paraná (UFPR)
author_role author
author2 Pires, Kaique Trindade; Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC).
Silva, Thiago Bruno de Jesus; Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Lay, Luis Antonio; Universidade do Contestado (UnC)
Sousa, Allison Manoel de; Universidade Federal do Paraná (UFPR)
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rambo, Iara Jaíne; Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Pires, Kaique Trindade; Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC).
Silva, Thiago Bruno de Jesus; Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Lay, Luis Antonio; Universidade do Contestado (UnC)
Sousa, Allison Manoel de; Universidade Federal do Paraná (UFPR)
dc.subject.por.fl_str_mv Administração; Ciências Contábeis; Conceitos de Estratégia.
topic Administração; Ciências Contábeis; Conceitos de Estratégia.
description O objetivo do estudo foi identificar qual conceito de estratégia é mais percebido pelos acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis como sendo o que melhor define estratégia. Para tanto, usou-se um questionário, com perguntas fechadas, aos acadêmicos, matriculados no 6º e 8º períodos, dos cursos de graduação em administração e ciências contábeis de uma Instituição de Ensino Superior (IES) da iniciativa privada, localizada no sul do Maranhão. Os dados foram analisados por intermédio da estatística descritiva e regressão múltipla. Os achados indicam que o conceito de estratégia entendidos pelos alunos do curso de graduação em administração difere do conceito de estratégia compreendido pelos alunos de contabilidade. Tais evidências demonstram que alguns conceitos sobre a estratégia ainda não demonstram ser claramente definidos, o que impacta na formulação da estratégia organizacional pelos estudantes. Além disso, a dificuldade em traduzir os conceitos que podem ter sido ensinados em sala de aula pelos estudantes pode resultar em dificuldades na elaboração de planos e gestão de estratégias organizacionais. Palavras-chave: Administração. Ciências Contábeis. Conceitos de Estratégia. ABSTRACT Our study aimed to identify which strategy concept most perceived by Administration and Accounting Sciences students as being the one that best defines strategy. We used a questionnaire, with closed questions, to the academics, enrolled in the 6th and 8th periods, of the undergraduate courses in administration and accounting sciences of a Instituição de Ensino Superior (IES) of the private initiative located in the south of Maranhão. We analyzed the information obtained through descriptive statistics and multiple regression. We found that the concept of strategy understood by undergraduate business administration students differs from the concept of strategy understood by accounting students. These findings indicate that some concepts about the strategy do not yet demonstrate to be clearly defined, which impacts on the formulation of the organizational strategy by the students. In addition, the difficulty in translating the concepts that may have been taught in the classroom by students may result in difficulties in developing plans and managing organizational strategies. Keywords: Administration. Accounting Sciences. Strategy Concepts.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2436
10.12819/2022.19.3.4
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2436
identifier_str_mv 10.12819/2022.19.3.4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2436/491493175
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2436/491493176
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2436/491493177
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2436/1821
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 3, mar. 2022; 72-95
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 3, mar. 2022; 72-95
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944909965656064