Qualidade de Vida no Trabalho em uma Loja de Departamentos: Uma Análise Baseada no Modelo de Walton / Quality of Life at Work in a Department Store: An Analysis Based on Walton's Model

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leonice de Sousa; Instituto Federal do Piauí - IFPI
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima, Francisco Valdivino Rocha; Instituto Federal do Piauí - IFPI, Silva, Fabrício Carvalho da; Instituto Federal do Piauí - IFPI
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2356
Resumo: Os colaboradores são essenciais para as organizações atingirem seus objetivos. Assim, é relevante garantir o bem-estar e a satisfação das pessoas no ambiente de trabalho. O presente estudo objetivou analisar a percepção dos colaboradores de uma loja de departamentos da cidade de Teresina-PI, adotando como referência as dimensões de qualidade de vida no trabalho (QVT) propostas no modelo de Walton (1973). Trata-se de um estudo de caso realizado na W9 Varejo (nome fictício). A pesquisa classifica-se quanto à natureza, como aplicada e, quanto ao objetivo, como descritiva, bem como qualitativa e quantitativa, no que diz respeito à abordagem. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário estruturado no padrão Likert, enviado de forma eletrônica para os 160 funcionários da empresa, do quais 57,5% (n=92) devolveram com todas as perguntas respondidas. Os resultados indicaram que os colaboradores sentem-se satisfeitos na maioria das dimensões avaliadas. Apenas em duas dimensões (oportunidade de crescimento e segurança; e, trabalho e vida) observou-se neutralidade na escala de concordância, ambos com 36,9%. A pesquisa permitiu identificar como os funcionários da W9 Varejo percebem a qualidade de vida no trabalho, bem como apontar ações da gestão de recursos humanos para melhorias pontuais. Palavras-chave: Gestão de recursos humanos. Qualidade de vida no trabalho. Modelo de Walton. ABSTRACT Employees are essential for organizations to achieve their goals. Thus, it is relevant to ensure the well-being and satisfaction of people in the work environment. The present study aimed to analyze the perception of employees of a department store in the city of Teresina-PI, adopting as reference the dimensions of quality of work life (QWL) proposed in Walton's model (1973). This is a case study carried out at W9 Varejo (fictitious name). The research is classified as applied as to its nature and, as to its objective, as descriptive, as well as qualitative and quantitative, as to its approach. For data collection, we used a questionnaire structured in the Likert standard, sent electronically to the 160 employees of the company, of which 57.5% (n=92) returned with all the questions answered. The results indicated that the employees feel satisfied in most of the dimensions evaluated. Only in two dimensions (growth opportunity and security; and, work and life) was there neutrality in the agreement scale, both with 36.9%. The research allowed us to identify how the employees of W9 Varejo perceive the quality of life at work, as well as to point out actions of the human resources management for specific improvements. Keywords: Human resource management. Quality of work life. Walton's model.
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